03 agosto 2022

Vereador manifestou preocupação com a falta de moradia para famílias de baixa renda em Fraiburgo

Vereador Osenir Ribeiro (PP)

O Sindicalista e Vereador pelo PP, Osenir Ribeiro usou a tribuna dia 1º de Agosto para manifestar sua preocupação com os fatos ocorridos na ocupação Vila União, que foi exaustivamente veiculado e comentado através das mídias sociais.  

Sem aprofundar o assunto e nem apontar "culpados", o vereador lembrou a todos que ele faz parte do Conselho Municipal de Habitação de interesse social, na qual compartilha responsabilidade com todo o Legislativo, Executivo, Governo Estadual e Federal.  

Aproveitou a ocasião também para convidar todas estas entidades a unirem forças e sugeriu que discutam a elaboração de um plano para solucionar esse problema de falta de moradia para famílias de baixa renda.  

Ressaltou que esse problema de falta de moradias vem de longa data, que já faz muito tempo que nenhum projeto é realizado neste setor.  Disse acreditar que hoje existam somente no bairro São Miguel algo em torno de 100 famílias vivendo em condições impróprias, famílias que pagavam aluguel e que hoje não conseguem ter renda suficiente para manter suas dignidade e acabam buscando alternativas nas ocupações.  

Portanto, Osenir assegura que o fato ocorrido só deu visibilidade a um problema social que tende a se agravar com a atual conjuntura econômica, se nenhuma política pública de habitação for estabelecida no curto prazo pelo governo.  

No final o vereador informou que recentemente solicitou ao poder executivo através de uma indicação de nº 054/2022 que foi aprovada por todos os seus pares o seguinte pedido: “ que o executivo realize um levantamento para saber o número exato de famílias que dependem de aluguel e que residem de forma precária em áreas de risco’. 

E com base nas informações formule um projeto habitacional, buscando a parceria do Governo do Estado, e que o projeto seja voltado para as famílias de baixa renda.   

Encerrou sua fala, dizendo: “Não podemos esquecer que a Constituição Federal de 1988 assegurou que moradia é competência comum da União, dos Estados e dos Municípios.