20 março 2022

Desta forma Fraiburgo nunca será referência no turismo

Como conselheiro de Turismo de Fraiburgo que "estou", sai neste domingo dia 20 de março 2022, para caminhar em espaços centrais dedicados ao lazer e aos passeios turísticos. O local escolhido foi a quadra de areia e pista de skate como também o seu entorno. 

Lixos embaixo das mesas, calçadas inacabadas, garrafas vazias de bebidas alcoólicas

Me causou enorme espanto ver as condições do complexo  criado ao lado do Centro de Eventos Sebastião Andrade dos Santos.   Quero registrar que a ação que vem devastando este ambiente não pode ser colocado na conta dos administradores do município, porém, somente a lenta reação  em recuperar, regulamentar e limpar este local.

Fios elétricos expostos, cadeados sem função, lixos espalhados, luminárias destruídas 

Em rápido passeio, já pude perceber vários problemas, que poderiam ser evitados com a fixação de um único zelador e com constantes visitas de manutenção.  Muito lixo espalhado, muitas garrafas de bebidas alcoólicas, restos de embalagens de alimentos, lixeiros inadequados, muitas peças quebradas, telas danificadas, falta de uma drenagem eficiente ( No futebol e no Voleibol), Bancos quebrados, parte de obra inacabada e até sobras de portas que não se encaixam no contexto.

Pedaços das mesas faltando, ausência de drenagem, uma porta abandonada.

Pude notar também que os locais mais frequentado pelas pessoas de mais idade, como a academia ao ar livre está muito bem conservada.  Na sessão que abriga as mesas de xadrez e dama faltam também partes de madeira que compõem o tabuleiro. 

A academia esta bem cuidada, ao lado os bancos faltando peças no assento

Sei do esforço que esta administração (2022) tem feito para colocar os nossos equipamentos turísticos em evidência, porém, alerto que um turista desavisado pode acabar passando neste local e levar uma imagem imprecisa da nossa cidade.  Lembrando, que este local fica há menos de 500 metros dos dois maiores ícones  de turismo de Fraiburgo: Hotel Renar e o Castelinho Boutique Hotel, centro de desembarque de muitos turistas, inclusive este local pode ser visível de um dos hotéis. 

Sabemos que no turismo de experiência os pequenos detalhes são os que mais contam, e em minha opinião este local faz parte do cartão de visitas e está com muitos detalhes deixando a desejar.  Longe de fazer uma crítica vazia, o objetivo é apenas alertar e pedir que olhem para esses detalhes.