19/05/2020

A magia da circulação do dinheiro


Em uma cidade Serrana de Santa Catarina, em uma época em que ocorreu muito frio e muito desemprego. A cidade estava deserta.  Os habitantes, endividados e vivendo às custas do crédito.   


Em um momento atípico, chega um “gringo rico” e entra num pequeno hotel mediano. O mesmo saca uma nota de R$ 100,00, põe no balcão e pede para ver um quarto e fala “subirei lá se eu gostar eu fico, senão você me devolve a nota”.   

Enquanto o gringo vê o quarto, demora algum tempo, o proprietário do hotel agoniado pela falta, e entendendo que ele ficaria, sai levando a nota de R$ 100,00 e entra no açougue e resolve pagar uma dívida com o açougueiro.   

O açougueiro pega a nota e caminha até onde está o criador de suínos a quem deve e também paga.  O criador de suínos, por sua vez, pega também a nota e corre ao veterinário para liquidar sua dívida. 

O veterinário, com a nota em mãos, vai até a “boate” pagar o que devia a uma prostituta (em tempos de crise essa classe também trabalha a crédito). A prostituta sai com o dinheiro em direção ao pequeno hotel, lugar onde, às vezes, levava seus clientes e que ultimamente não havia pago pelas acomodações, e paga a conta. Nesse momento, o gringo retorna do quarto e passa no balcão, diz não vou ficar, vou em frente, pede a nota de volta, agradece, mas diz não ser o que esperava e sai do hotel e da cidade. 

Passa alguns minutos, a paz volta a reinar na simples cidade. Ninguém acumulou nenhum valor em mãos, porém agora esta parte da cidade vive sem dívidas e começa a ver o futuro com confiança!  Moral da história: Quando circula o dinheiro, não há crise!   Nesta história “qualquer coincidência é mera semelhança”, muitas cidades serranas estão com dificuldades de circular dinheiro. 

Portanto mais importante que eleger um político para cuidar das finanças de nossa cidade, será eleger um administrador com uma visão moderna e que entenda, que precisamos desenvolver mecanismos que facilitem a circulação dos pouco recursos que ainda existem. Uma atitude simples e que gera um efeito positivo, garante muitos empregos na cidade é comprar de empresas que os lucros, garantida mente são investidos na cidade, por que o oposto passa a garantir o emprego alheio e sempre dificulta a circulação do dinheiro.

Uma Ficção ...