10/02/2017

Coluna de Opinião de Cesar Malinoski

Os novos fiscais

Os novos fiscais do povo, principalmente os novatos, demonstram que chegaram com muita “sede ao pote”. A grande quantidade de indicações no legislativo elaborada pelos novatos comunicam que suas bases são exigente e eles querem “dominar o mundo”. Porém, os mais velhos sugerem cautela, a experiência diz que essa enxurrada de indicações, poderão e serão usadas contra os novatos no parlamento. Os excessos de intenção, sem uma prévia execução vão gerar cobranças políticas intensas. Aguardem.

Prevendo o futuro

Ontem conversei com um vereador mais experiente aqui da terra da maçã, e ele disse estar preocupado com os colegas que fazem previsão de futuro. Sabem daquela frase antiga: “colocam os bois na frente da carroça”. Ele afirmou: que colegas dele advinham onde vai ser realizado uma obra, um reparo, uma ação e correm antes fazer uma “selfie” no local, depois esperam a coisa acontecer, fazem uma indicação com o mesmo objeto, e tiram foto durante a execução. Não dizem nada pra ninguém, mas deixam pela a imaginação do povo a conclusão. Povo sem informação completa com a imaginação.



A nova safra

Desta nova safra de legisladores, a opinião pública tem comentado muito sobre a postura do vereador Marquinhos. Tem conquistados até novos fãs. Tem gente apostando na sua jovialidade e que ele vai crescer dentro da sua sigla. Tem comentários demonstrando que ele tem visitado muitos órgãos públicos, a exemplo do Ortifrai, do setor de obras, colégios estaduais, se preocupado com melhorias nas estruturas esportivas, e dado ouvidos a muitos empresários. Numa fala dele: “disse que só fará indicação para ajudar ao executivo”. Fiquei pensando seria isto uma crítica aos outros colegas que fizeram ou fazem indicações com outros propósitos? Isso só o tempo dirá.


Safra futura


Utilizando uma metáfora (da colheita), temos que pensar nas safras de legisladores do futuro. Analisei aqueles que abriram mão a amigos, colegas e outros candidatos, e deixaram de colocar seus nomes, mas que agora penso ter chegado o seu momento. O jovem Bitinha (Bruno Boeira), sempre tão apaixonado pela política e militante fervoroso, tem sido comentários das rodas política que afirmam que ele será candidato na próxima. Agora, já formado Bacharel em direito, pode se dedicar com mais facilidade a este projeto futuro. Ele não confirma, mas suas ações demonstram que ele tem o “vírus da política” no seu sangue.