30/10/2016

Gean Loureiro (PMDB) é eleito prefeito de Florianópolis

Candidato do PMDB recebeu 50,26% dos votos válidos a diferença foi
 de 1153 votos a seu favor.

Gean Loureiro (PMDB) foi eleito neste domingo (30), em segundo turno, o novo prefeito de Florianópolis. Com a apuração completa às 18h50, o candidato teve 50,26% dos votos válidos, e Angela Amin (PP) 49,74%.  

Gean Loureiro concorreu pela coligação "Um novo olhar para Florianópolis" (PMDB / PSDB / DEM / PDT / PRB / PRTB / PSC / PTB / PTN / SD / PR / PRP / PPS / PPL / PTC) e tem como vice-prefeito João Batista (PSDB).

Ângela Amin estava na frente, até a apuração dos últimos 2% das seções apuradas, quando houve a virada. A candidata derrotada conversou com a RBS TV após o resultado. "Dever cumprido. Eu procurei fazer todo o processo político de maneira diferente e espero continuar fazendo, pelo bem da nossa cidade", disse Ângela.

Nas três primeiras pesquisas do Instituto Brasileiro de Opinião Pública e Estatística (Ibope), do segundo turno, encomendadas pela RBS TV, o candidato liderou a disputa. A campanha ficou bastante acirrada nas últimas semanas, onde ambos os candidatos adotaram uma estratégia de acusações e denúncias.

Biografia
Eleito cinco vezes vereador da capital catarinense, Gean Loureiro concorreu à prefeitura de Florianópolis pelo Partido do Movimento Democrático do Brasil (PMDB). Ele foi eleito pela primeira vez em 1992 para a Câmara da capital catarinense. Assumiu mandato de deputado federal em 2011. No ano seguinte, foi candidato à prefeitura de Florianópolis. Em 2013, foi presidente da Fundação do Meio Ambiente (Fatma). Em 2014, foi eleito deputado estadual.

Ele tem 43 anos e é natural de Florianópolis. É formado em direito pela Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC) e administração pela Universidade do Vale do Itajaí (Univali). Também tem mestrado em engenharia pela UFSC.   Ao Tribunal Superior Eleitoral (TSE) declarou como bens um apartamento, um terreno, um carro, aplicações e poupança, no valor de R$ 536.744,97. O plano de governo do candidato pode ser acessado no site do Tribunal.

Propostas
Durante a campanha, Gean Loureiro afirmou que vai priorizar o transporte coletivo sobre o individual e os meios não motorizados sobre os motorizados. Também disse que vai concluir o elevado do Rio Tavares, abrir a UPA do Continente, criar pelo menos 2,5 mil vagas em creches, ampliar as vagas em período integral na educação. (Veja frases de Gean no "Da boca do candidato").