07/08/2016

Quem será o próximo prefeito de Fraiburgo?



A ultima dupla a decidir parceria foi a do atual vice-prefeito Juliano Cesar Costa e do empresário do ramo imobiliário Nilso Soberano.  A escolha por Soberano apresentou um grau de surpresa no meio politico.  Juliano fez parte da coligação que elegeu Ivo Biazzolo e por não concordar com a aproximação  do atual prefeito com adversários  políticos, preferiu se afastar da administração.  A partir do afastamento ele lançou seu nome rumo a uma pré-candidatura solo, recentemente confirmada em convenção.   Por querer ter uma oportunidade de conduzir o município, o que segundo ele não foi possível em nenhum momento, mesmo tendo a  parceria com Biazzolo.  Apresenta a sua dupla como uma opção para os que querem um governo mais progressista.  Uns querem ressurgir, outros querem voltar, outros querem ficar, ele diz querer a oportunidade que não teve.


A dupla Nelmar e Gabriel representam um eleitorado mais tradicional de Fraiburgo.  São os eleitores que desejam manter uma  política realizada de cima para baixo.  Durante os oito anos de seu governo, Nelmar sempre apresentou um grau de austeridade fiscal acima da média, atitude que lhe rendeu inúmeros adjetivos também austeros.  Em minha opinião sua imagem política não está relacionada a mudança ou a renovação, está muito mais para manutenção do padrão anterior.  A decisão de concorrer a chapa pura, apesar de haver opiniões de que seu nome é favorito, não lhe permitiu ampliar a sua candidatura em termos numéricos.  A aliança com o PSC e com o desconhecido PTC não lhe permitiu ampliar o leque numérico de voto, tendo em vista que os mesmos já fizeram parte desta coligação no passado e no decorrer da campanha pode não lhe trazer o aumento desejado.


A dupla Claudete Gheller e Julio Santos apresentam perfis     psicológicos bem opostos um do outro. Enquanto Claudete é calma e reflexiva , Julio Santos é mais sanguíneo e é frequentemente lembrado como um "show-man".  Provavelmente durante a campanha alguns personagens vivido por Julio podem ser responsabilizado por perdas imediatas de votos.  Claudete  tem parte de sua imagem ligada a administração de Nelmar Pinz e recentemente a administração de Ivo Biazzolo o que pode produzir duvidas numa boa parcela da população.   Apesar de grande experiência na área pública mesmo nunca tendo sido prefeita, adversários insistem em dizer que falta a ela “conhecimento de administração pública”, porém em sua coligação ecoa a fala de renovação e mudança.  Aspecto forte será a presença de uma mulher com possibilidade de governar, talvez este seja o diferencial.


Os populista de Fraiburgo se uniram em torno da dupla Edi Lemos e Paulo Cesar (Litrinho). Edi é outro candidato que quer voltar para a administração pública.  Muitos calculavam que após doze anos fora do meio político Edi nunca tentaria esta volta. Todos sabem que Edi ficou afastado durante oito anos e foi declarado inelegível neste período por ter praticado uma administração muito liberal e que deixou  vários problemas sociais a serem resolvidas pela posteridade.  Edi diz ser sempre pelo mais pobre, porém ao observar o quadro doze anos depois os seus pobres continuam carentes.  A grande pergunta será? Se Edi conquistar a cadeira de prefeito terá facilidade de governar tendo a sua frente a Lei de Responsabilidade Fiscal? Para muitos a volta de Edi implicará na volta de outros amigos que estiveram fora da política por anos.