16/09/2015

Carelli entrega mesas digitais para todas as escolas da Rede Municipal de Videira


16/09/2015- As novas tecnologias têm quebrado uma série de paradigmas nos processos de ensino e aprendizagem pelo mundo. O desafio está em engajar e motivar a geração atual de estudantes no cotidiano da sala de aula, sem deixar de lado as diretrizes curriculares e as condições de atuação dos professores. É nesse contexto, que a Secretaria de Educação da Prefeitura de Videira acaba de investir na aquisição de dez mesas interativas digitais com jogos educativos (Playtable) que vão tornar a vida escolar mais prazerosa e mais eficaz para os alunos da Rede Municipal de Ensino.

A entrega simbólica das mesas digitais foi feita pelo prefeito Wilmar Carelli e pela secretária de Educação, Roberta Martinez  na Escola Municipal Prefeito Paulo Fioravante Penso. No entanto, os equipamentos foram instalados nas oito unidades escolares da Rede Municipal, beneficiando centenas alunos. O investimento da Prefeitura é de cerca de R$ 100 mil. “Estou muito impressionado com a tecnologia dessas mesas e com o grande impacto que nossos alunos sofrerão no processo de aprendizagem. Como administrador público me sinto extremamente feliz em poder colocar a Educação Municipal de Videira na relação das melhores e mais modernas do Estado”, disse Carelli ressaltando que os indicadores educacionais de Videira estão acima da média regional e estadual.

A secretária de Educação, Roberta Martinez explica que o material adquirido dará subsídio prático aos professores que trabalham com crianças com necessidades educacionais especiais tanto em classes regulares como em salas de recursos, contribuindo para a aprendizagem, o desenvolvimento e consequentemente para a inclusão escolar e social dessas crianças. “Especialistas em Educação apontam que o brinquedo antecipa o desenvolvimento; com ele a criança começa a adquirir a motivação, as habilidades e as atitudes necessárias a sua participação social. A prática pedagógica pautada no lúdico contribui para o desenvolvimento cognitivo, afetivo, social, linguístico e físico motor das crianças, e também para o desenvolvimento de conteúdos curriculares” , destaca a secretária ressaltando que além do uso da mesa interativa os estudantes continuarão contando com uma fundamentação teórica e com o apoio de professores e pedagogos para que o conteúdo seja adequado.

A Mesa Interativa

A PlayTable é uma mesa interativa touchscreen (tela sensível ao toque) com jogos e atividades para educar e ao mesmo tempo divertir crianças de todas as idades. Os jogos e atividades lúdicas instalados no equipamento são especialmente construídos para desenvolver o lado cognitivo da criança, explorando suas habilidades de raciocínio, concentração, percepção, classificação e compreensão, além de sua coordenação motora.

Através da tela de toque as crianças interagem com jogos divertidos, enquanto aprendem temas como matemática, língua portuguesa, ciências, inglês, entre outras disciplinas alinhadas com o programa do Ministério da Educação.  Ela é resistente, lacrada e totalmente segura porque é feita de plástico e possui cantos arredondados. Em Videira, a ferramenta será utilizada principalmente nas salas de educação especial, pois seu conteúdo é acessível para crianças com diferentes níveis de deficiência motora ou psíquica.

Para que a mesa digital seja totalmente aproveitada e inserida no planejamento escolar da Rede Municipal de Ensino de Videira, vários professores e orientadores foram capacitados pela empresa que fabricou o equipamento.  A professora da sala de Educação Especial da Escola Paulo Penso Fabiana Colissi está empolgada com a nova ferramenta e elogiou a iniciativa da Secretaria de Educação em investir e diversificar as ferramentas de Ensino. “Como a gente trabalha com alunos com dificuldade de aprendizagem, todo o material lúdico e recursos diferenciados vem auxiliar na aprendizagem das crianças. A gente sabe que hoje, os alunos tem muito acesso às tecnologias, então esses materiais são muito importantes porque as crianças aprendem a lidar com os conceitos aprendidos em sala de aula de uma forma mais próxima da realidade deles, pois já estão familiarizados”.

Nos próximos dias a Secretaria de Educação também realiza a entrega de lousas digitais e sistemas de projeção para todas as escolas do município.


Silvia Palma
Assessoria de Comunicação Prefeitura de Videira
Fotos: Pedro Schaitel