10/08/2015

Estação Experimental recebe pesquisadores da Inglaterra

Objetivo da visita foi prospectar parcerias científicas no âmbito internacional

Pesquisadores Hugo Agripino Medeiros, Richard Harrison,
Peter Gregory, Vinícius Caliari, Marco Dalbó,
André Külkamp de Souza e Alexandre Menezes Netto
Videira – Conhecer gestão, aprimorar técnicas e prospectar parcerias. Esses foram os objetivos da visita, realizada nesta semana, de pesquisadores ingleses. Estiveram participando da visita o diretor do centro de pesquisa East Malling Research (EMR), de Londres, Inglaterra; Professor Peter Gregory e o Pesquisador Richard Harrison. O gerente da estação, Vinícius Caliari acompanhou os visitantes e explanou sobre os trabalhos desenvolvidos na unidade.
O EMR é um Centro de Referência em pesquisa de fruticultura de clima temperado na União Européia, com trabalhos em melhoramento vegetal, manejo sustentável de pragas e doenças, ciência de uso de recursos para produção agrícola, pesquisas para produção de novos porta enxertos e recentemente também avançando nos estudos da vitivinicultura.
 Os pesquisadores ingleses demonstraram interesse de firmar uma parceria com a Epagri para desenvolver estudos em fruticultura de clima temperado. Durante o encontro os visitantes puderam conhecer a estrutura de pesquisa da Estação Experimental de Videira (EEV), acompanharam a execução de alguns experimentos e efetivaram uma reunião com os pesquisadores da unidade.
Para Caliari o interesse de centros de pesquisas internacionais nos trabalhos desenvolvidos na unidade de Videira só reforça a eficiência e as expertises dos pesquisados locais, inclusive contando com repercussão significativa no meio científico e acadêmico internacional. “Os pesquisadores demonstraram grande interesse em desenvolver trabalhos com uvas para espumantes e ficaram bastante interessados nos resultados dos estudos com aromas. Esse talvez tenha sido o primeiro passo rumo a uma parceria de sucesso entre os centros de pesquisa” finalizou.