30/05/2015

9ª SDR realiza Seminário de Demanda

Videira – A Secretaria de Estado de Desenvolvimento Regional – 9ª SDR, com sede em Videira, mobilizou mais de 150 pessoas, na realização do Seminário de Levantamento de Demanda, que é parte integrante do Plano Pluri Anual (PPA -2016-2019). O evento contou com a parceria da Unoesc, juntamente com a Editora Êxito e foi realizado no Auditório da Universidade, com início às 13h30min, da sexta-feira, dia 29 de maio. Para o secretário Dorival Carlos Borga, a participação demonstra o compromisso da comunidade regional com iniciativas que discutam um futuro melhor para a região “Queremos agradecer as empresas parceiras e em especial todas as pessoas que dispuseram um pouco do seu tempo para pensar na região. Esse é o primeiro passo para que o desenvolvimento regional aconteça de forma efetiva. Agora todas as demandas levantadas no seminário passarão por um estudo de viabilidade que identificará e escolherá as alternativas de solução. É um trabalho feito a quatro mãos” afirmou o secretário.

A reunião teve início com a formação da mesa de honra que contou com a presença
Presidente e vice do Legislativo Fraiburguense Cersão e Oracir
do deputado estadual Natalino Lázare, do coordenador do orçamento estadual da Assembleia Legislativa, Adilor Guglielmi, do vice-reitor da Unoesc, Antonio Carlos de Souza e do secretário de estado de desenvolvimento regional, Dorival Carlos Borga. Na sequência foram repassadas instruções acerca da realização do Levantamento de Demanda e apresentado informações sobre a região, especificando dados referentes a números populacionais, IDH, renda, entre outros fatores.Os trabalhos no Seminário prosseguiram com a separação em grupos que debateram sete eixos temáticos: Educação; Infraestrutura; Saúde; Desenvolvimento Social e Habitação; Indústria, Comércio e Serviços; Segurança Pública e Agricultura. Em cada grupo aproximadamente 20 pessoas entre autoridades, empresários e representantes da sociedade civil organizada levantaram as principais demandas de cada setor. No mesmo grupo foram votadas e priorizadas as cinco mais importantes.
No retorno para o grande grupo, já com a lista das 35 demandas levantadas pelos eixos temáticos, todos os presentes puderam efetuar a última votação, elencando as cinco prioridades, seguindo o seu ponto de vista. As cédulas de votação foram recolhidas e serão compiladas, para que na sequência os Comitês Temáticos do Conselho de Desenvolvimento Regional possa realizar o próximo passo, que concentra-se no estudo de viabilidade, elencando alternativas e quantificando-as para posterior encaminhamento ao Governo de Estado para a elaboração do Plano Pluri Anual (PPA 2016-2019)
Para um dos participantes, Flavio José Martins, a organização está de parabéns “Esse é o primeiro grande passo para que a região se desenvolva: o pensar coletivo no melhor para a região e não apenas para o seu ponto de vista. Com a participação maciça da comunidade que integra todos os municípios da 9ª SDR o procedimento torna-se mais participativo e os resultados serão ainda melhores” afirmou.
O vice-reitor da Unoesc, Antonio Carlos de Souza, também evidenciou a importância do debate regionalizado “A Unoesc cumpre sua missão de contribuir com o desenvolvimento regional e abre suas portas para o debate coletivo em prol das melhorias que a região necessita. Após esse trabalho, fica o compromisso de todos em acompanhar as ações, para que as mesmas aconteçam e que tenhamos mais qualidade de vida, prosperidade, crescimento econômico, até pela relevância que a região tem para a economia do estado de Santa Catarina” finaliza Antonio Carlos.