29/10/2013

Árvores do Lago das araucárias podem secar e morrer

Especialista em botânica afirma que cipó invasor está matando as árvores do cartão postal de Fraiburgo

Nossa reportagem caminhou em torno do Lago das Araucárias em Fraiburgo com um especialista em botânica o bancário Juvenal Figueiredo que demonstrou grande preocupação com a morte precoce das árvores neste local.   Identificamos um ataque de um cipó invasor que faz um ataque agressivo e mata a árvore se apropriando da seiva, a árvore em pouco tempo seca e morre.  A maioria do verde de algumas árvores é das folhas dos invasores.  Ele calcula que em breve, se não for arrancado este cipó, que todas morrerão.   No meio do lago há um local onde os pássaros pretos fazem seus ninhos e determinamos a presença do invasor nestas árvores também, segundo ele se esses locais acabarem o berçário de pássaros acabarão também.  Sem árvores, sem ninhos, sem ninhos sem pássaros.  Não estamos dizendo que não há cuidados com as árvores do lago, por sinal há todo um cuidado de limpeza, apenas que o conhecimento em botânica de quem cuida das árvores não é suficiente.  Sugerimos a contratação dos serviços uma assessoria, biólogo ou de um botânico, para que nosso cartão postal possa ter uma vida útil bem maior. Está claro que este cipó deve ser erradicado, pois se trata de uma invasora.

Invasão: 
Processo que compreende a instalação e grande proliferação de uma espécie não nativa do ambiente, levando a desequilíbrios na comunidade. A espécie invasora passa a competir fortemente com as espécies nativas, levando-as à extinção local. Invasões biológicas afetam processos ecológicos, o meio físico, a biota e podem trazer danos econômicos. 

Cipós e trepadeiras:
Pertencem a um grupo de plantas que germinam no solo, mantêm-se enraizadas no solo durante toda sua vida e necessitam de um suporte para manterem-se eretas e crescerem em direção à luz abundante disponível sobre o dossel das florestas. As trepadeiras podem ser herbáceas ou lenhosas. As lianas são trepadeiras lenhosas, sendo considerado um pleonasmo falar em "liana lenhosa".