08 setembro 2013

O Brasil depois de 7 de setembro

A Independência do Brasil marca o fim da exploração e colonização europeia. Mas ainda há quem não saiba como este fato aconteceu.

Desfile de 7 de setembro em Fraiburgo SC
Os feriados são datas comemorativas, histórias ou religiosas, muito importantes para a cultura popular brasileira. No Caso do dia 7 de setembro, comemora-se o dia da Independência do Brasil da colonização de Portugal, que durou mais de 300 anos. A independência tornou o Brasil um país sob-regime monárquico, entretanto, os laços com Portugal ainda eram fortes, já que o nosso “proclamador da Independência” e consequente rei era filho da Coroa Portuguesa.  Este fato da história de nosso país foi muito importante para que ele conquistasse a Proclamação da República em 1889, o que transformou o Brasil em um país totalmente livre e independente de qualquer outra nação. O dia 7 de Setembro é conhecido também como “Dia da Pátria” ou “Dia da Independência”.

Momento em que a banda  passa e o povo olha
A Independência do Brasil foi reconhecida primeiramente pelo México e pelos Estados Unidos. Portugal exigiu o pagamento de 2 milhões de libras, e Dom Pedro recorreu à Inglaterra para o empréstimo deste dinheiro. Mas naquela época, a Independência do Brasil não significou um fato muito importante para os mais pobres no Brasil. Eles sequer acompanharam ou entenderam este fato. A escravidão continuou em vigor e a classe que mais se beneficiou foi à elite agrária, a qual deu suporte à Dom Pedro.    De acordo com o calendário oficial do Brasil e pela Lei 605, de 1946, o dia 7 de setembro é comemorado como feriado nacional e são permitidas apenas as atividades privadas e administrativas absolutamente indispensáveis.