13/04/2013

EXPOFRAI 2013 PREVÊ UM MILHÃO DE REAIS NA COMERCIALIZAÇÃO DE ANIMAIS

FOTO : CINEGRAF - IMAGENS


Palestras técnicas, leilões, exposição da indústria, do comércio, de máquinas, de implementos e shows regionais e nacionais são algumas das atrações da Expofrai 2013 – Feira Multissetorial que iniciou nesta sexta-feira (12) e prossegue até domingo (14), no Parque da Maçã, em Fraiburgo. Em paralelo, ocorre a 27ª Feira do Terneiro, Terneira e Gado em Geral e o 7º Seminário de Gado de Leite.
Os eventos são uma realização do Sindicato dos Produtores Rurais de Fraiburgo, Prefeitura Municipal de Fraiburgo e Associação Empresarial (ACIAF), com apoio da Federação da Agricultura e Pecuária do Estado de Santa Catarina (Faesc) e do Serviço Nacional de Aprendizagem Rural (Senar/SC).
De acordo com o presidente do Sindicato dos Produtores Rurais de Fraiburgo, Ângelo Benincá, estarão em exposição 350 animais de gado de corte e leite e ovinos. “A expectativa é gerar R$ 1 milhão em negócios com a comercialização dos animais, durante os leilões”, antecipa. Os visitantes também poderão conferir os mais de 70 estandes dos setores da indústria, comércio, máquinas e implementos.
PROGRAMAÇÃO
Nesta sexta-feira (12), a abertura do parque ocorreu às 8 horas. A partir das 14 horas iniciam os julgamentos das raças Devon, Holandesa, Hereford, Jersey, Brahman e de ovinos. Às 19h30, está prevista a palestra técnica “Viabilidade do cultivo de nogueira pecan”, com o engenheiro agrônomo Julio Cezar Farias Medeiros.  No mesmo horário, acontece a palestra “Cruzamento industrial e carnes angus certificada”, com o especialista em pecuária de corte Roberto Barcelos. Às 22 horas, inicia o show nacional com Danilo Dyba e Grupo Kanoa.
No sábado (13), às 8 horas inicia o VII Seminário de Gado de Leite, no qual devem participar 400 produtores. A partir das 8h30 estão previstas as palestras técnicas “Pastagens para a produção leiteira para o meio oeste”, “Nutrição de gado leiteiro com pastagens” e “Gado de leite: melhoramento genético”. Às 11h30, acontece a solenidade de abertura da Expofrai 2013.
Às 15 horas, ocorre o leilão de novilhas Jersey, Holandesa, ovinos e caprinos, com financiamento bancário pelo Banco do Brasil, Sicredi e Sicoob. Às 22 horas, inicia o show com o Grupo Talagaço.
No domingo (14), às 12 horas, ocorre o almoço e o 7o Festival do Michuim. Às 13h30, tem início o Leilão do Terneiro, Terneira e Gado Geral. Às 16 horas, ocorre show nacional com o Grupo Barra da Saia.