04/12/2012

DEPUTADO  RENO CARAMORI FOI  PARANINFO
DA 3ª TURMA DO PROJETO PESCAR


 Foto: Lidiane Cattani Rabello



(Esq. para direita) Carlos Luhrs, Rosemari Ferlin, Tarsila Orsi dos Santos, da CDL de Caçador, o paraninfo, deputado estadual Reno Caramori, Leila Longo Romão, presidente do CDL e diretora do Projeto Pescar e Juarez Lopes, diretor do Instituto Federal Tecnológico de Caçador.  

Projeto Pescar
"Se queres matar a fome de alguém, dá-lhe um peixe. Mas se quiseres que ele nunca mais passe fome, ensine-o a pescar" (Lao-Tsé). Ao relembrar o provérbio chinês que inspirou Geraldo Tollens Linck a criar o Projeto Pescar, em 1976, o deputado Reno Caramori, paraninfo da terceira turma formada pelo CDL de Caçador, enalteceu a importância das ações desenvolvidas. “O Projeto Pescar tem o grande mérito de abrir portas e criar oportunidades valiosas, ao treinar e encaminhar nossos jovens para o mercado de trabalho. Contribui, assim, de forma exemplar, para a construção e fortalecimento da cidadania”, avalia o parlamentar. Para a Fundação Projeto Pescar e seus parceiros, “as organizações socialmente responsáveis podem contribuir e promover oportunidades de preparação de adolescentes em situação econômica desfavorável”. Através do projeto, os benefícios da educação e da formação técnica são estendidos a um segmento da população com poucas possibilidades de progresso pessoal e profissional, contribuindo assim para um desenvolvimento comunitário sustentado. Como resultado do investimento social privado, cerca de 20 mil jovens do Projeto Pescar já ingressaram no mercado de trabalho em onze estados brasileiros, além do Distrito Federal. São jovens que, hoje, têm uma nova perspectiva de vida. 

Rede Pescar

A Fundação Projeto Pescar é uma organização não governamental, sem fins lucrativos, mantida por empresas e instituições privadas e públicas. As organizações franqueadas do projeto formam uma rede com 146 unidades, distribuídas nos estados do Rio Grande do Sul, Santa Catarina, Paraná, São Paulo, Rio de Janeiro, Minas Gerais, Ceará, Pernambuco, Bahia, Alagoas, Rio Grande do Norte e Brasília (DF).   A experiência construída através do Projeto Pescar, em 35 anos dedicados à educação e capacitação profissional, é compartilhada atualmente com organizações parceiras que, a exemplo do CDL, mantêm suas próprias Unidades Pescar e encaminham os jovens formados ao mercado de trabalho.   Certificadora do Programa de Aprendizagem Profissional - Jovem Aprendiz (Lei nº 10.097/2000, regulamentada pelo Decreto nº 5.598/2005), a instituição possui seu modelo próprio chamado Jovem Aprendiz Pescar. A entidade foi declarada de Utilidade Pública pela Secretaria do Trabalho, Cidadania e Assistência Social do Estado do Rio Grande do Sul (Registro nº 311538) e de Utilidade Pública Federal (Portaria n° 1522 de 08/11/02, publicado no D.O.U de 11/11/02.

 



www.alexandreacosta.com.br
 
Cursos, Palestras , Comunicação e Expressão