10/06/2016

Quatro partidos de Fraiburgo discutem projetos políticos

Quatro partidos discutem ações em comum
No dia 10 e Junho de 2016, às 19h30min aconteceu em Fraiburgo uma reunião de aproximação entre quatro partidos: PSC, PT, PR e PEN. A Reunião foi no salão de festa da Igreja Católica do São José. Estiveram presentes representantes das executivas das quatro agremiações como: Paulo Cesar Ribeiro (Litrinho) e Tadeu Borges do PR,  Arnaldo, Renato e o vereador Josiel do PSC, Celso Jaques da Luz presidente do PEN, e Valcir Gaio representante do PT. Na pauta foi apreciada uma proposta de alinhamento politico para fortalecimento do grupo visando as eleições de outubro. Foi bem aceita a indicação um nome comum para representar o quarteto numa pré-composição na majoritária.  Após cada partido falar de suas potencialidades, foi revelado as previsões de desempenho esperado. Estimou-se que as quatro forças juntas possam atingir de 4 mil a 4,5 mil votos na eleição. Quantidade que pode interessar a qualquer um dos quatro maiores partidos de Fraiburgo numa coligação, tornando o grupo um potencial "fiel da balança".
  
Em noite fria lideranças partidárias discutem união de esforços

Coluna de opinião publicada no Jornal o Catarinense de 10/06/2016

Prisões à vista

Depois dos pedidos de prisão feitos contra: Cunha, Jucá, Sarney, Renan e  também do Japonês da Federal, figura pitoresca nas prisões de famosos,  os palpiteiros de plantão de Fraiburgo, acham que tudo é possível, estão tentando fazer uma lista com nomes  regionais de possíveis futuros presos pela GAECO.  A lista  já contém  vários nomes de expressão e se forem certos os palpites, “podem” influenciar na próxima corrida eleitoral em outubro.


Pedindo devolução

Eu moro no bairro Jardim América em Fraiburgo, porém moro de aluguel.  Fui procurado por algumas pessoas que moram no bairro e são proprietários.   O objetivo desta visita foi informar e convidar se eu queria participar de uma ação coletiva contra  a cobranças do asfalto a qual dizem ter descoberto ter havido cobrança abusiva.  Não sei se é verdade, mas é fato visível que os asfaltos do bairro estão ficando danificados em tempo muito curto.   O povo está se organizando para buscar seus direitos.

Quatro eleitos

Aprendi uma coisa trabalhando no meio político, até que até que se abram as urnas todos os candidatos estão eleitos.  Converso e ouço as conversas dos apoiadores mais ferrenhos  dos quatro nomes  em destaque em Fraiburgo.  Edi diz estar à frente dos outros três candidatos,  Pinz deixa claro que hoje ganha com margem folgada,  Ivo prega que seu nome é o melhor e confia na tradição da reeleição, muito forte em Fraiburgo, Juliano sempre otimista aposta na sua capacidade de agregar partidos pequenos.  A única lição certa é,  antes das urnas abrirem todos estão eleitos.

Melhorar para o comércio

O  Vereador Josiel (PSC) apresenta na próxima sessão um PROJETO DE LEI, que segundo ele, se aprovado, vai dar condições de igualdade aos comerciantes do ramo de confecções com as feiras ambulantes (Feiras de roupas – Feiras do Brás). Estas feiras acontecem com frequência no município e causam descontentamentos aos comerciantes.   Josiel afirma que os produtos que são comercializados nestas feiras ambulantes não fornecem nenhuma garantia contra falha e má qualidade.  Em contrapartida o comerciante de Fraiburgo, emprega mão de obra local, investe no município, pagam os tributos, etc. O projeto não quer proibir, mas sim regulamentar evitando que haja prejuízos para quem compra.  O vereador convida todos para participarem da sessão quando será submetido a votação na segunda-feira próxima.

08/06/2016

Japonês da Federal é preso em Curitiba

Newton Ishii ficou conhecido por conduzir presos da Operação Lava Jato.
Ele foi preso na tarde de terça-feira (7), de acordo com a Polícia Federal.

Adriana Justi e Bibiana Dionísio - Do G1 PR
O policial federal Newton Ishii, chamado de Japonês da Federal e que ficou conhecido durante a Operação Lava Jato, foi preso na terça-feira (7) em Curitiba. O mandado foi expedido pela Vara de Execução Penal da Justiça Federal, em Foz do Iguaçu, no oeste do Paraná.  Ele está detido na Superintendência da Polícia Federal na capital paranaense. De acordo com o advogado do agente, Oswaldo de Mello Junior, Ishii foi condenado a quatro anos e dois meses em virtude da Operação Sucuri, que descobriu envolvimento de agentes na entrada de contrabando no país. As investigações mostraram que os agentes facilitavam a entrada de contrabando no país, pela fronteira com o Paraguai, em Foz do Iguaçu. O caso tramita sob segredo de Justiça. "O Superior Tribunal de Justiça (STJ) negou um recurso que nós tínhamos recorrido na semana passada sobre a condenação em Foz. Ao saber da expedição do mandado de prisão, meu cliente foi avisado e imediatamente se apresentou em Curitiba", disse o advogado.   Oswaldo afirmou ainda que Newton já cumpriu quatro meses da pena e que isso será descontado da condenação total. Segundo ele, a pena será cumprida em regime semiaberto.

Nome citado na Lava Jato

O nome de Newton Ishii foi citado em meio à Operação Lava Jato na gravação que levou à prisão o senador cassado Delcídio Amaral, em Brasília.  No áudio, o senador fazia tratativas com o chefe de gabinete dele, Diogo Ferreira, o advogado Edson Ribeiro e o filho do ex-diretor da Petrobras Nestor Cerveró, Bernardo, buscando um plano de fuga para Cerveró, que estava preso na carceragem da Polícia Federal em Curitiba.  O agente é citado durante a conversa quando o grupo discute quem estaria vazando informações para revistas. Delcídio se refere a um policial como "japonês bonzinho", que seria o responsável pela carceragem.  A Polícia Federal disse, na ocasião, que iria apurar se o nome citado na conversa era o do agente.

Fama

Com a deflagração da Operação Lava Jato, o agente passou a ser conhecido em todo o Brasil. A cada fase da operação nestes mais de dois anos, Newton Ishii aparecia ao lado empreiteiros, operadores financeiros, políticos e funcionários públicos que eram presos.A fama se expandiu pelo Brasil se tornando, inclusive, tema da marchinha da carnaval. 

Inverno chuvoso e primavera com “La niña” para a região meio oeste

Engenheiro agrônomo,  Mauro Santini
Boletim trimestral da Epagri Ciram evidencia que inverno será chuvoso na região e o fenômeno climático “La niña” estará presente na primavera  e parte do verão. Videira – O inverno será chuvoso em todo o estado de Santa Catarina, em especial, para a região meio oeste. Pelo menos é isso que indica a previsão climática da Epagri Ciram. Para o secretário executivo da 9ª ADR, Euro Vieceli, as previsões contribuem para a programação das atividades, especialmente as rurais “É um serviço de extrema importância que a Epagri Ciram promove e disponibiliza aos interessados. Todos podem conferir essas informações diretamente no site da Epagri” afirmou.  Segundo as previsões, no trimestre, de junho a agosto, a chuva estará próxima ou acima da média para Santa Catarina, sendo os valores acima da média mais prováveis de ocorrer no mês de julho e principalmente em agosto.  Junho deve ser o menos chuvoso dos meses de inverno, no entanto poucos episódios de chuva pode alcançar o total esperado. Nesse mês, a chuva deve continuar ocorrendo de forma irregular, com maiores períodos de dias sem chuva e mais ensolarados.  No mês de junho, os valores esperados de chuva variam de 110 a 170 mm em média do Oeste ao Planalto e, 70 a 130 mm nas demais regiões.  Os meses de junho e julho são bem parecidos em relação a média climatológica de 80 a 140 mm do Planalto ao Litoral e, de 130 a 170 mm no Oeste e Meio Oeste. Em relação à temperatura a previsão é de valores próximos à média climatológica, no trimestre. Nos meses de inverno, a probabilidade de ocorrência de veranicos é pequena, portanto o mais comum são as atuações de massas de ar frio de origem polar. Estas massas devem ser frequentes e mais intensas, típicas do Sul do Brasil.  Serão características deste inverno: nevoeiros associados à nebulosidade baixa, com redução de visibilidade, geada ampla e episódios de neve nas áreas mais altas do Estado.  “Destacamos que embora sejam previsões o nível de assertividade é alta, principalmente quando acompanhada continuamente”  destacou o gerente de Políticas Socioeconômicas Urbanas e Rurais, e engenheiro agrônomo,  Mauro Santini. Com relação à “La niña”, fenômeno que implica numa menor quantidade de chuvas, há indicações de ocorrência já a partir do mês de agosto devendo se estender até o inicio de 2017. Quanto às condições e intensidade deste fenômeno, serão calculadas de forma mais precisa a partir de meados do mês de agosto.  “Acreditamos que estas informações poderão ser usadas, pelos envolvidos com o agronegócio, para a tomada de decisão especialmente no que se refere ao preparo do solo, início dos plantios e manejo dos rebanhos, finaliza  Mauro Santini. ( JOSIANE ZAGO )

07/06/2016

Andragás entrega fogão a ganhadora do sorteio

O que é GLP?

O GLP, Gás Liquefeito de Petróleo, é uma mistura de hidrocarbonetos líquidos obtidos 
em processo convencional nas refinarias, quando produzido a partir do petróleo. Pode ser também produzido a partir do gás natural, em unidades de processamento de gás natural (UPGNs).     É popularmente conhecido como “gás de cozinha”, pois seu principal uso acontece na cocção dos alimentos. Também é utilizado em várias etapas industriais e agrícolas. Em estado líquido, o GLP é mais leve do que a água e pode ser facilmente armazenado a uma pressão moderada. Em estado gasoso, ele é mais pesado do que o ar, o que faz com que se concentre próximo ao solo em caso de vazamento. Por ser invisível e inodoro, adiciona-se um odorizante não-tóxico, a mercaptana, como medida de segurança. Por sua facilidade de armazenamento, transporte, grande eficiência térmica e limpeza na queima, o GLP é usado intensivamente em todo o mundo.


Ganhadora: Maria Aparecida Leite
Avenida Caçador 845   Bairro São José  Fraiburgo -SC