02/06/2016

Coluna publicada no Jornal o Catarinense 03-06-2016


Pesquisa de intenção

Com a aproximação do período eleitoral, aconteceu uma  "invasão" de empresas realizando pesquisas de intenção de voto nas cidades.   Nada que não faça parte do sistema democrático. Pelo contrário, sedimenta muito mais o processo.  Porém, fui abordado em duas ocasiões, na primeira  nada de anormal queriam apenas saber dos quatro nomes em evidência em Fraiburgo.  Na segunda entrevista, a mesma empresa, com nova metodologia, semelhante a aquelas empregadas em pesquisa social.  Quando terminou todas as perguntas a entrevistadora diz: "Qual seu nome, seu endereço e seu telefone"? A principio eu reagi dizendo  como vocês fazem pesquisas e querem identificar com precisão o cidadão? ela respondeu é só para caso de confirmação, para empresa saber se o senhor foi realmente entrevistado.


Pesquisa com intenção

Eu particularmente me senti INVADIDO, CONSTRANGIDO  e desprotegido com o pedido dessa informação,  porém de forma proposital e para  firmar a prova do que falo, dei o meu nome e meu número e aguardo ser contactado pela empresa.   Essa estratégia ascendeu uma curiosidade jornalistica na minha cabeça,  fui para o centro e fiquei longo tempo observando os entrevistadores, cada vez que saía um entrevistado eu me certificava que seu nome, endereço e telefone foi registrado, e todos confirmaram que sim.  Hoje devo consultar o Juiz eleitoral da comarca de Fraiburgo e saber se esta pratica é avalizada pela lei eleitoral.  Se for legal é no minimo desconfortável e invasiva. 

Ilegal ou imoral?

Antes mesmo de eu saber se essa prática é NORMAL e LEGAL, a imaginação começou a funcionar.  No primeiro quadro se essa informação ficar restrita na empresa, pode não causar dolo.  Porém essas pesquisas são encomendadas por pessoas, empresas, entidades, e são pagas.  Fica obvio que quem paga quer as informações  para visualizar sua condição, poder corrigir erros, projetar novas estratégias,  mudar sua rejeição, enfim melhorar a sua campanha em poder dos números.  Mas, se cai nas mãos de um "político habilidoso", ele pode, em poder do seu nome, endereço, do seu telefone, fazer uma visita, ligar, mostrar as amarguras que sua vida vai ficar, ou as alegrias que ela pode ter se MUDAR AQUELA OPINIÃO manifestada na pesquisa.  Imagine se o entrevistado for um servidor público ou ocupa um cargo comissionado?   Bom! depois do exposto, acredito que haverá muitas situações constrangedoras a se imaginar. 

Erros propositais 

Tenho notado, nessas pesquisas, alguns erros primários.   Parece que quem elaborou os nomes e formou os possíveis pares de candidatos coligados, ou desconhece a realidade politica de  Fraiburgo ou quer criar um cenário irreal.   Além do mais cometeram erros na grafia com alguns nomes.  Erros de grafia induz o entrevistado a votar em um nome que lhe parece certo e familiar.  Eu mesmo, acostumado a escrever todo dia o nome de vários políticos, fiquei tentando descobrir quem seria o candidato chamado BRAUM, citado como vice ou o Gelso.  Será que essas pesquisas que contém  nomes com pouco capital politico associado à candidatos de ponta, enquanto alguns favoritos são mantidos com o que eles tem de melhor, não é um forma de privilégio?  Tenho minhas dúvidas e careço de mais observação para fechar a minha opinião neste caso.
Área de anexos

Coluna de opinião publicada no Jornal o Catarinense de 27-05



Lentidão Política

Fraiburgo está sofrendo de desaceleração política.  Enquanto as cidades vizinhas, Lebon Regis, Videira e monte Carlo já decidiram os nomes dos companheiros de chapa, Fraiburgo se encolhe.  Aqui não sabemos quem serão os candidatos e quem serão os vice-candidatos,  muito menos quais partidos poderão estar coligados.  Alguns palpiteiros dizem que isso é estratégia inteligente, outros falam que essa demora é uma falta de coragem.  Vale alertar que a campanha será muito curta e as tratativas devem acontecer bem antes, como também toda parte documental tem que ser antecipada.  Quando se der a largada não haverá tempo a não ser para pedir voto. 

Fraiburgo será Brasil

Depois de uma demorada reunião na Terça Feira, 24 de maio, foi confirmado que Brasil e Argentina futsal farão uma partida dia 25/07 as 21 horas na cidade de Fraiburgo. O local do jogo será no centro de eventos ex-prefeito Sebastião Andrade dos Santos (Bastiãozinho), A equipe do Brasil de Futsal, chega em Fraiburgo dia 18/07 realiza treinos até dia 26/07 quando faz o jogo.  Vem com o time principal que vai disputar mundial em setembro na Colômbia. O melhor futsal do mundo em Fraiburgo será Transmitido ao vivo pelo Sport TV para mais de 150 países.  Fraiburgo sedia mais um evento de grande proporção e deve lotar o centro de eventos.

APAE Feliz

O  Assessor externo do deputado Gean Loureiro (PMDB), Nei Santos (Neizinho) compareceu na sede da APAE de Fraiburgo para anunciar a liberação de uma emenda parlamentar no valor de  R$ 50.000,00 em favor da entidade.  Este valor foi liberado na conta da prefeitura municipal que pode utilizar o valor em  outras atividades, contanto que em contrapartida compre algumas lousas digitais para APAE.  Como não havia mais tempo hábil para a liberação de uma subvenção direta para APAE,  firmou-se um convênio com a prefeitura municipal de Fraiburgo a qual concordou em atender as necessidades da APAE.  Neizinho afirmou que há tempos vem se empenhando pessoalmente para que fosse liberado essa quantia em favor da APAE, ficou muito feliz que tudo deu certo.
 
Lebon Régis

A Justiça Federal de Caçador acatou denuncia do Ministério Público Federal contra o prefeito de Lebon Régis, Ludovino Labas (PSDB), o ex-presidente da Defesa Civil daquele município, Osmar Padilha Puttkammer, a empresa Dal Mas & Amaral LTDA-ME e o empresário Luiz Antônio Dal Mas. O pedido feito pelo MPF pede a condenação dos réus em ação por ato de improbidade administrativa que investiga desvio de recursos na ordem de quase meio milhão de reais enviados pelo Ministério da Integração Nacional para a prefeitura municipal.  

30/05/2016

Arma com luneta é apreendida em Fraiburgo

Ocorrência de posse ilegal de arma de fogo aconteceu no fim da tarde de domingo (29) na Rua Alberto Wengrath, bairro São Miguel. A guarnição da viatura PM4042 em rondas avistou um veiculo que agiu de forma suspeita ao ver os policiais. Foi dado ordem de parada, o mesmo evadiu-se e foi abordado posteriormente.  No interior do veículo foi localizado uma espingarda cal .22, com luneta e 08 munições intactas no carregador. As guarnições das viaturas PM4748, PM1188 e PM4651 deslocaram em apoio. A PM entrou em contato com a Delegacia de plantão em Videira e foi deslocado com o envolvido preso em flagrante.         Fonte: PM de Fraiburgo

28/05/2016

Delegado conta detalhes do crime que levou professora a morte

Acusado: José Carlos Gonçalves de Oliveira,
 59 anos,
Foto:Caçador Online/Divulgação
O delegado da Comarca de Caçador, Eduardo Mattos, divulgou na sexta-feira (27) detalhes do assassinato da professora Vanderleia Birnfeld, 42 anos. As informações foram repassadas em coletiva de imprensa na delegacia.  De acordo com Mattos, o acusado do crime, José Carlos Gonçalves de Oliveira, 59 anos, é ex-namorado de Vanderleia e a matou porque não aceitava o fim do relacionamento.José Carlos foi preso na última quarta-feira (25) em Brasília. Ele confessou o crime e contou à polícia que tinha abandonado o corpo às margens de uma estrada no interior de Calmon. Vanderleia tinha vários cortes pelo corpo e quatro tiros na cabeça. “Desde o dia seguinte do desaparecimento já tínhamos o mandado de prisão do José Carlos, mas ele viajou de carro até Brasília, depois foi de avião até Maceió, Natal e Porto Alegre. Viajou 8.600 km em 36 horas tentando despistar a polícia”, relatou o delegado ao informar que a prisão aconteceu quando o homem retornava à Brasília. “Acreditamos que ele tinha planos de fugir para a Europa”, acrescentou Mattos.

Provas

De acordo com Mattos, no mesmo dia em que Vanderleia desapareceu, familiares ligaram para José Carlos. O ex-namorado disse estar em Brasília e fingiu não saber de nada. Mas a polícia conseguiu provas de que ele esteve em Caçador no dia do crime. O homem tentou alugar um carro na cidade.  Além disso, duas testemunhas disseram ter visto uma mulher sendo agredida no estacionamento do mercado, onde o carro da professora foi encontrado

Vanderleia foi morta no mesmo dia

Segundo informou o delegado, José Carlos queria levar Vanderleia com ele até Brasília. A polícia acredita que ao passar no posto da PRE em Calmon, a professora tentou reagir, na tentativa de ser vista no carro de José Carlos. “Foi aí que o ex-namorado teria desferido os primeiros golpes com um canivete. Logo em seguida ele acessou uma estrada secundária e executou Vanderleia com quatro tiros na cabeça, abandonando o corpo no mato e seguiu viagem”.

No carro dele havia fitas e sangue

A Polícia de Caçador deslocou uma equipe à Brasília para prender José Carlos. Na garagem da casa dele estava o carro onde matou Vanderleia. Havia vestígios de sangue e fitas. Foi nesse momento que ele confessou o crime.

Se conheceram no presídio

A polícia não soube precisar a data em que Vanderleia e José Carlos começaram a sair juntos, nem quando o relacionamento acabou. Os dois se conheceram no presídio regional de Caçador. Vanderleia dava aulas de informática no local. José Carlos também trabalhava no ramo de informática e teria visitado o local para conhecer o laboratório e os computadores utilizados.  

Fonte: Caçador Online

27/05/2016

A polícia encontra corpo da professora que estava sumida

Vanderleia Birnfeld, 42 anos foi 
encontrada morta
A informação foi repassada pelo delegado da Comarca de Caçador, Eduardo Mattos, que viajou para Brasília onde prendeu o acusado do crime na tarde de quarta-feira, 25. O , o suspeito do crime é JOSÉ CARLOS DE OLIVEIRA é um ex-namorado de Vanderleia.  Ao mesmo tempo em que prendeu o autor do crime, a polícia conseguiu localizar o corpo de Vanderleia, que estava jogado nas margens de uma estrada no interior do município de Calmon. O homem confessou o crime e contou à polícia o local onde abandonou o corpo. 

Morte violenta:

Segundo a Polícia Civil e o IGP, a morte da professora foi violenta. O corpo, que já estava em certo estado de decomposição, tinha vários cortes superficiais, além de quatro tiros na cabeça.

Velório e cremação:

O corpo de Vanderleia foi velado das 15 h às 17 h na quinta-feira, 26, no Memorial São Pedro, em Caçador, onde foi cremado em seguida.

Relembre o caso:

JOSÉ CARLOS DE OLIVEIRA
suspeito de sequestrar, matar
e ocultar o corpo da professora de
Caçador, sua ex- namorada.
Vanderleia foi vista pela última vez no dia 16 de maio às 17 h 30 min, após dar aula na escola municipal Morada do Sol, onde trabalhava há mais de 10 anos.  Como não retornou para casa e não apareceu na escola no dia seguinte, a família e os colegas de trabalho acionaram a polícia. Vanderleia morava com o filho de 22 anos, a nora e um neto pequeno. No dia seguinte, terça-feira 17 de maio, a polícia localizou o carro de Vanderleia no estacionamento de um supermercado no centro de Caçador.   A partir daí várias pessoas foram ouvidas pela polícia. A investigação seguiu em sigilo até esta quarta-feira dia 25 de maio, quando o delegado comunicou a elucidação do caso. Segundo familiares e amigos, Vanderleia era uma pessoa feliz e bastante empenhada no trabalho. No dia em que desapareceu ela deu aula normalmente. Um fato estranho foi que o carro dela amanheceu riscado naquele dia. Outra situação atípica foi um princípio de incêndio no apartamento de Vanderleia há cerca de três meses, com suspeita de ser criminoso.


A Polícia Civil elucidou o caso da professora Vanderleia Birnfeld, 42 anos, desaparecida desde o último dia 16 de maio em Caçador. Amigos e familiares ainda tinham esperança de que ela fosse encontrada viva, mas a notícia foi a pior. Vanderleia foi assassinada.

A informação foi repassada pelo delegado da Comarca de Caçador, Eduardo Mattos, que viajou para Brasília onde prendeu o acusado do crime na tarde desta quarta-feira, 25. O nome dele não foi divulgado, mas sabe-se que é um ex-namorado de Vanderleia.

Ao mesmo tempo em que prendeu o autor do crime, a polícia conseguiu localizar o corpo de Vanderleia, que estava no interior do município de Calmon.O corpo foi encaminhado ao Instituto Médico Legal de Caçador para exames necroscópicos.