30/05/2016

Arma com luneta é apreendida em Fraiburgo

Ocorrência de posse ilegal de arma de fogo aconteceu no fim da tarde de domingo (29) na Rua Alberto Wengrath, bairro São Miguel. A guarnição da viatura PM4042 em rondas avistou um veiculo que agiu de forma suspeita ao ver os policiais. Foi dado ordem de parada, o mesmo evadiu-se e foi abordado posteriormente.  No interior do veículo foi localizado uma espingarda cal .22, com luneta e 08 munições intactas no carregador. As guarnições das viaturas PM4748, PM1188 e PM4651 deslocaram em apoio. A PM entrou em contato com a Delegacia de plantão em Videira e foi deslocado com o envolvido preso em flagrante.         Fonte: PM de Fraiburgo

28/05/2016

Delegado conta detalhes do crime que levou professora a morte

Acusado: José Carlos Gonçalves de Oliveira,
 59 anos,
Foto:Caçador Online/Divulgação
O delegado da Comarca de Caçador, Eduardo Mattos, divulgou na sexta-feira (27) detalhes do assassinato da professora Vanderleia Birnfeld, 42 anos. As informações foram repassadas em coletiva de imprensa na delegacia.  De acordo com Mattos, o acusado do crime, José Carlos Gonçalves de Oliveira, 59 anos, é ex-namorado de Vanderleia e a matou porque não aceitava o fim do relacionamento.José Carlos foi preso na última quarta-feira (25) em Brasília. Ele confessou o crime e contou à polícia que tinha abandonado o corpo às margens de uma estrada no interior de Calmon. Vanderleia tinha vários cortes pelo corpo e quatro tiros na cabeça. “Desde o dia seguinte do desaparecimento já tínhamos o mandado de prisão do José Carlos, mas ele viajou de carro até Brasília, depois foi de avião até Maceió, Natal e Porto Alegre. Viajou 8.600 km em 36 horas tentando despistar a polícia”, relatou o delegado ao informar que a prisão aconteceu quando o homem retornava à Brasília. “Acreditamos que ele tinha planos de fugir para a Europa”, acrescentou Mattos.

Provas

De acordo com Mattos, no mesmo dia em que Vanderleia desapareceu, familiares ligaram para José Carlos. O ex-namorado disse estar em Brasília e fingiu não saber de nada. Mas a polícia conseguiu provas de que ele esteve em Caçador no dia do crime. O homem tentou alugar um carro na cidade.  Além disso, duas testemunhas disseram ter visto uma mulher sendo agredida no estacionamento do mercado, onde o carro da professora foi encontrado

Vanderleia foi morta no mesmo dia

Segundo informou o delegado, José Carlos queria levar Vanderleia com ele até Brasília. A polícia acredita que ao passar no posto da PRE em Calmon, a professora tentou reagir, na tentativa de ser vista no carro de José Carlos. “Foi aí que o ex-namorado teria desferido os primeiros golpes com um canivete. Logo em seguida ele acessou uma estrada secundária e executou Vanderleia com quatro tiros na cabeça, abandonando o corpo no mato e seguiu viagem”.

No carro dele havia fitas e sangue

A Polícia de Caçador deslocou uma equipe à Brasília para prender José Carlos. Na garagem da casa dele estava o carro onde matou Vanderleia. Havia vestígios de sangue e fitas. Foi nesse momento que ele confessou o crime.

Se conheceram no presídio

A polícia não soube precisar a data em que Vanderleia e José Carlos começaram a sair juntos, nem quando o relacionamento acabou. Os dois se conheceram no presídio regional de Caçador. Vanderleia dava aulas de informática no local. José Carlos também trabalhava no ramo de informática e teria visitado o local para conhecer o laboratório e os computadores utilizados.  

Fonte: Caçador Online

27/05/2016

A polícia encontra corpo da professora que estava sumida

Vanderleia Birnfeld, 42 anos foi 
encontrada morta
A informação foi repassada pelo delegado da Comarca de Caçador, Eduardo Mattos, que viajou para Brasília onde prendeu o acusado do crime na tarde de quarta-feira, 25. O , o suspeito do crime é JOSÉ CARLOS DE OLIVEIRA é um ex-namorado de Vanderleia.  Ao mesmo tempo em que prendeu o autor do crime, a polícia conseguiu localizar o corpo de Vanderleia, que estava jogado nas margens de uma estrada no interior do município de Calmon. O homem confessou o crime e contou à polícia o local onde abandonou o corpo. 

Morte violenta:

Segundo a Polícia Civil e o IGP, a morte da professora foi violenta. O corpo, que já estava em certo estado de decomposição, tinha vários cortes superficiais, além de quatro tiros na cabeça.

Velório e cremação:

O corpo de Vanderleia foi velado das 15 h às 17 h na quinta-feira, 26, no Memorial São Pedro, em Caçador, onde foi cremado em seguida.

Relembre o caso:

JOSÉ CARLOS DE OLIVEIRA
suspeito de sequestrar, matar
e ocultar o corpo da professora de
Caçador, sua ex- namorada.
Vanderleia foi vista pela última vez no dia 16 de maio às 17 h 30 min, após dar aula na escola municipal Morada do Sol, onde trabalhava há mais de 10 anos.  Como não retornou para casa e não apareceu na escola no dia seguinte, a família e os colegas de trabalho acionaram a polícia. Vanderleia morava com o filho de 22 anos, a nora e um neto pequeno. No dia seguinte, terça-feira 17 de maio, a polícia localizou o carro de Vanderleia no estacionamento de um supermercado no centro de Caçador.   A partir daí várias pessoas foram ouvidas pela polícia. A investigação seguiu em sigilo até esta quarta-feira dia 25 de maio, quando o delegado comunicou a elucidação do caso. Segundo familiares e amigos, Vanderleia era uma pessoa feliz e bastante empenhada no trabalho. No dia em que desapareceu ela deu aula normalmente. Um fato estranho foi que o carro dela amanheceu riscado naquele dia. Outra situação atípica foi um princípio de incêndio no apartamento de Vanderleia há cerca de três meses, com suspeita de ser criminoso.


A Polícia Civil elucidou o caso da professora Vanderleia Birnfeld, 42 anos, desaparecida desde o último dia 16 de maio em Caçador. Amigos e familiares ainda tinham esperança de que ela fosse encontrada viva, mas a notícia foi a pior. Vanderleia foi assassinada.

A informação foi repassada pelo delegado da Comarca de Caçador, Eduardo Mattos, que viajou para Brasília onde prendeu o acusado do crime na tarde desta quarta-feira, 25. O nome dele não foi divulgado, mas sabe-se que é um ex-namorado de Vanderleia.

Ao mesmo tempo em que prendeu o autor do crime, a polícia conseguiu localizar o corpo de Vanderleia, que estava no interior do município de Calmon.O corpo foi encaminhado ao Instituto Médico Legal de Caçador para exames necroscópicos.