17/05/2016

PF desarticula organização que desviava dinheiro de obras em SC

Foto: Polícia Federal / Divulgação / Divulgação
A Polícia Federal de Santa Catarina deflagrou, na manhã desta terça-feira, a operação Água de Prata para reprimir uma organização criminosa que desviava recursos públicos de prefeituras do Sul do Estado. A ação de hoje cumpriu 34 mandados de busca e apreensão, quatro de prisão preventiva e 17 de condução coercitiva em 18 cidades do Estado. 

Das quatro prisões preventivas, uma delas foi realizada em Florianópolis, envolvendo um servidor público federal. Também houve prisões em Concórdia, Araranguá e Siderópolis. De acordo com o delegado da Polícia Federal Criciúma, Cláudio Roberto Trapp, ainda não há a confirmação da participação de gestores públicos no esquema, mas ele acredita que as prefeituras devem colaborar para que os fatos sejam esclarecidos e haja bom uso do dinheiro público. 

Ainda não sabemos da participação deles (gestores públicos), mas existe a participação de diversos fiscais em diversas prefeituras, indício de servidores públicos e empresas licitadas especificamente para fiscalizar a execução — explica.

Segundo a PF, a quadrilha estaria infiltrada em pelo menos nove prefeituras de SC desviando recursos públicos obtidos por meio de convênios com a União para obras de saneamento do PAC II. De acordo com as investigações, em apenas três obras fiscalizadas, teriam sido desviados cerca de R$ 2 milhões.

Nas cidades de Orleans, Siderópolis, Cocal do Sul e Turvo, as investigações apontaram irregularidades na execução de obras de saneamento básico. Valas com profundidade menor do que o especificado e sem as escoras, utilização de material inadequado, entre outras irregularidades, foram encontradas pela fiscalização da Controladoria-Geral da União (CGU). Nos demais municípios, o trabalho continua, agora na segunda fase da operação.


As apurações se iniciaram em fevereiro de 2015 e resultaram na instauração de inquéritos policiais em ao menos nove municípios de SC. Cerca de 150 Agentes Federais cumpriram as diligências em Criciúma, Orleans, Siderópolis, Cocal do Sul, Jacinto Machado, Araranguá, Sombrio, Balneário Gaivota, Turvo, Santa Rosa do Sul, Arroio do Silva, Forquilhinha, Meleiro, Urussanga, Florianópolis, São José e Concórdia.

Fonte: DC: (Diário Catarinense

Projeto Florestam Fernandes foi homenageado pela câmara municipal

Carolina, Vereador Josiel Nunes da Silva e Jésie da Rosa
O Projeto de Inclusão Digital Florestan Fernandes foi homenageado na segunda-feira (16/05), durante a 15ª Sessão Ordinária da Câmara de Vereadores de Fraiburgo, na sessão foi apresentada, votada e entregue a Moção de Reconhecimento e Parabenização, ao projeto e a 18 voluntários que contribuíram desde outubro de 2006 a dezembro de 2015, para que 1350 moradores e moradoras de diversos bairros de Fraiburgo fizesse um dos 06 (seis) cursos oferecidos pelo Projeto de Inclusão Digital Florestan Fernandes, a moção foi apresentada pelo vereador Josiel da Silva.  Foram homenageadas as seguintes pessoas: Beatriz Dos Santos; Bruna De Fátima Rodrigues; Carolina Dos Santos; Ellen Cristiane Dos Santos; e Wanusa Zago dos Santos (Instrutoras do curso de informática básica). Jesié da Rosa e Vilmar Martins (Instrutores do curso de informática básica); Rafael Carlos Rodrigues (Instrutor do Curso de Introdução ao Designer Gráfico); João Leandro Pereira da Silveira (Coordenador Técnico e Instrutor do Curso de Montagem e Manutenção de Computadores); Aroldo Schulze; Fabiane Aparecida Guedes; e Sofia Hermes (Recebimento de Matrículas e Inscrições); João Carlos Rodrigues; Orides dos Santos; e Sergio Morais ( Reforma, Manutenção e aJardinamento); Ivonete dos Santos; Mariza Aparecida Fidélis Ribeiro Rodrigues; e Tereza dos Santos (Limpeza e Faxina).

15/05/2016

Desavença acaba em morte de jovem de 22 anos por facadas

O crime aconteceu no dia 15 de maio por volta das 15 h :30 min na Avenida mais movimentada do bairro São Miguel, estrada que liga o bairro São Cristóvão, corta o São Miguel e termina no bairro nossa Senhora Aparecida: denominada de  Avenida Guilherme Pinz. Até o momento as informações apuradas pela Policia Militar nos dá conta de que Leandro Moraes-22 anos ( Conhecido por Nando) morava e trabalhava em Lebon Régis e passava o final de semana em Fraiburgo e foi morto com facadas no pescoço. A policia também apurou que já havia desavenças entre o agressor e a vitima. 

Jovem de 22 anos é morto a facada em Fraiburgo

O crime aconteceu no dia 15 de maio por volta das 15h:30 min na Avenida mais movimentada do bairro São Miguel, no trecho que liga o bairro São Cristóvão, corta o São Miguel e entra no bairro nossa Senhora Aparecida: denominada de Avenida Guilherme Pinz. Até o momento as informações apuradas pela Policia Militar nos dá conta de que Leandro Moraes - 22 anos ( Conhecido por Nando) morava e trabalhava em Lebon Régis e passava o final de semana em Fraiburgo. A policia também apurou que já havia desavenças entre o agressor e a vitima. O corpo ainda está no local aguardando os peritos do Instituto Geral de Perícia o I.G.P.  Maiores informações serão divulgadas mais tarde no blog.  Fonte: Genauro Stefansk



PSC de Fraiburgo define nomes de pré-candidatos a majoritária

Alguns filiados e membros da executiva do PSC de Fraiburgo -SC
PSC esteve reunido neste sábado dia 14 de maio  de 2016 na sala de reuniões do SITRUFRAI. Um encontro com alguns filiados e a Executiva, com o objetivo de avançar no projeto eleições municipais deste ano. Como deliberação, o Partido define por maioria dos participantes atendendo  que a voz do povo esta sugerindo nas ruas, é necessário desvincular a política da corrupção, é clamor que os homens públicos se desvinculem dos interesses pessoais e trabalhem para administrar os bens e os serviços que são do povo. Neste contexto, o grupo evidenciou que em Fraiburgo é necessário que algum partido apresente uma alternativa nova, um nome novo, uma ideia nova, que seja sustentado na lisura na responsabilidade, e sobretudo que tenha habilidade e competência para fazer o melhor como gestor público.

Foi formalizado algumas filiações pendentes
O PSC, definiu e apresentou na reunião três nomes que tem o perfil como o povo merece, para postular uma candidatura a chapa majoritária nas próximas eleições.  O Vereador Josiel Silva, o Empresário Marcelo Oliveira, o ex secretário Orélio Beal, são nomes apresentados, que estavam na reunião e que se colocaram a disposição como pré candidatos a prefeito do partido para construir um projeto de gestão positiva. Outros nomes também podem surgir no partido já que hoje são mais de 350 filiados oficiais,  existindo  muitas filiações que ainda não foram oficializadas, a meta do partido é completar mais de 500 filiações até as eleições.  O PSC de Fraiburgo, não é Cristão só pelo nome, mas sobretudo pela filosofia que quer implantar também na política, é perfeitamente possível aliar a competência e a habilidade aos dogmas da dignidade do respeito, do amor e da família. Nós não queremos ser diferentes, nos queremos ser o correto.

13/05/2016

Expo ACIAF é oficialmente aberta em Fraiburgo

O Legislativo Fraiburguense representado pelo vereador
Oracir Ferreira de Deus
Empresários, autoridades, representantes de entidades e a comunidade estiveram participando, nesta quinta-feira dia 12, da abertura oficial da Expo ACIAF 2016. O evento aconteceu no Centro de Eventos Fraiburgo e reuniu público significativo que conferiram os mais de 130 espaços de exposições de produtos e serviços e as primeiras oficinas gratuitas realizadas. A Câmara legislativa foi representada pelo vereador presidente Oracir Ferreira de Deus e contou com a presença dos vereadores: Gabriel Fantin, Rodrigo de Lara, Valcir Rezzadori, Claudio Bazuca, Gerson de Matia e Francisco Maciel da Silva.

Segundo o presidente da ACIAF, Luiz Felipe Torcatto Zanella, a grande motivação em promover a Expo ACIAF está atrelada a geração de negócios e o fomento ao desenvolvimento local e regional “Queremos de um modo especial agradecer a cada um dos apoiadores, parceiros, ao nosso conselho superior, fiscal, a todos os diretores que integram a ACIAF e também a equipe técnica que não mediu esforços para transformar a Expo ACIAF 2016 em um evento ainda mais expressivo e grandioso” afirmou.

Durante a abertura do evento também foi formalizado a parceria entre a Associação Empresarial de Fraiburgo e a Prefeitura de Fraiburgo, por meio da implantação do Util Card. Um cartão de informatização de vales e adiantamento salariais, que possibilita ainda o fomento ao comércio local, por meio do credenciamento de farmácias, supermercados, postos de combustíveis entre outros.

Para o prefeito Ivo Biazzolo, o Util Card será mais um benefício ao servidor público municipal, sem que haja ônus para a prefeitura ou para o servidor “São dois momentos revestidos de muita importância. Inicialmente a Expo ACIAF, por contribuir com o desenvolvimento das empresas locais e regionais, fomentar a agricultura familiar e o comércio lojista, e o Util Card, que é mais uma forma de fortalecer o desenvolvimento local” destacou o prefeito.

Na sequência do evento as autoridades e todos os presentes na abertura do evento efetuaram uma visita oficial aos corredores da Expo ACIAF , como iniciativa que marcou a abertura oficial do evento. A programação da Expo ACIAF seguirá até o próximo domingo, dia 15, com inúmeras programações.

A Expo ACIAF é uma iniciativa é da Associação Empresarial de Fraiburgo, que conta ainda com o apoio Governo do Estado de Santa Catarina, Prefeitura de Fraiburgo, Sicoob, Uniarp, Facisc, CDL, Fiesc, Sesi,Senai, IEL, Trombini, HB Info, Epagri, Alesc, Sebrae, Desenfrai, Centro Cultural Egon Frey, Programa Empreender, Senac, Vale Mais, CRA SC, Secretaria de Agropecuária e Meio Ambiente e a de Desenvolvimento Econômico de Fraiburgo e IFC Campus Fraiburgo

Fonte: ACIAF

  

 



Coluna de opinião publicada no Jornal Catarinense do dia 13-05

O Esporte pensado

Fraiburgo tem sido destaque na modalidade Xadrez. Recentemente doze enxadristas defenderam as cores de suas escolas e de nosso município no Campeonato Sul-Brasileiro Escolar em Otacílio Costa/SC. O mais importante que se trata de uma competição oficial da CBX-Confederação Brasileira de Xadrez o que melhora a posição destes atletas no ranking nacional, reuniu 175 alunos de 18 cidades do Paraná, Rio Grande do Sul e Santa Catarina. Quero chamar a atenção de nossos governantes para que olhe e aumente o investimento nestas ações e em outras que na pratica representam bem a nossa bandeira Fraiburguense.

Reeleição do Gabriel

O Vereador Gabriel Fantin foi reeleito na semana passada para o cargo de presidente do Sitraipel - Sindicato Dos Trabalhadores Na Indústria Do Papel, Celulose, Pasta de Madeira Para Papel, Papelão e Cortiça de Fraiburgo.  Sua aprovação foi de 99%, o que demonstra ter realizado um excelente trabalho junto à classe dos trabalhadores. Fantin além de um longo tempo dedicado a área política também presta serviços sindicais há muito tempo e vem sendo bem cotado dentro do PMDB a uma vaga na majoritária.


GAECO e a patrola

Nesta semana fomos surpreendidos com a prisão de políticos e empresários ligados à operação patrola. Como exemplo a do Ex-prefeito de Tangará Robens Rech, conhecido pelo apelido de "Bagulho", e de mais quatro empresários da cidade de Chapecó.  Falam que nesta terceira Fase da Operação Patrola, que envolve mais de 100 Municípios de Santa Catarina a maioria do oeste e meio oeste.  “Dizem” que os empresários teriam assinado um acordo de delação premiada e revelado nomes de agentes públicos que receberam “vantagens” para fazer negócios com os empresários, só espero que não haja nomes de Fraiburguenses nesta lista

Suspense político

A segunda feira foi de grande suspense no meio político, um mandado expedido pela comarca de tangará foi cumprido na prefeitura de Fraiburgo. Documentos de 2011 de licitações da qual as empresas de Chapecó, citadas no processo, haviam participado foram apreendidos. Enquanto a população especulava que haviam sido levados documentos de datas posteriores o líder do governo (PSD) Rodrigo de Lara tratou de reforçar na tribuna da sessão da câmara que somente de 2011, mandato do ex-prefeito Nelmar Pinz. No outro dia o próprio prefeito Ivo Biazzolo tratou desmentir as informações paralelas. Caso a operação PATROLA atinja algum político cotado para vaga majoritária, o prejuízo eleitoral será enorme. 

Área de anexos