13/05/2016

Expo ACIAF é oficialmente aberta em Fraiburgo

O Legislativo Fraiburguense representado pelo vereador
Oracir Ferreira de Deus
Empresários, autoridades, representantes de entidades e a comunidade estiveram participando, nesta quinta-feira dia 12, da abertura oficial da Expo ACIAF 2016. O evento aconteceu no Centro de Eventos Fraiburgo e reuniu público significativo que conferiram os mais de 130 espaços de exposições de produtos e serviços e as primeiras oficinas gratuitas realizadas. A Câmara legislativa foi representada pelo vereador presidente Oracir Ferreira de Deus e contou com a presença dos vereadores: Gabriel Fantin, Rodrigo de Lara, Valcir Rezzadori, Claudio Bazuca, Gerson de Matia e Francisco Maciel da Silva.

Segundo o presidente da ACIAF, Luiz Felipe Torcatto Zanella, a grande motivação em promover a Expo ACIAF está atrelada a geração de negócios e o fomento ao desenvolvimento local e regional “Queremos de um modo especial agradecer a cada um dos apoiadores, parceiros, ao nosso conselho superior, fiscal, a todos os diretores que integram a ACIAF e também a equipe técnica que não mediu esforços para transformar a Expo ACIAF 2016 em um evento ainda mais expressivo e grandioso” afirmou.

Durante a abertura do evento também foi formalizado a parceria entre a Associação Empresarial de Fraiburgo e a Prefeitura de Fraiburgo, por meio da implantação do Util Card. Um cartão de informatização de vales e adiantamento salariais, que possibilita ainda o fomento ao comércio local, por meio do credenciamento de farmácias, supermercados, postos de combustíveis entre outros.

Para o prefeito Ivo Biazzolo, o Util Card será mais um benefício ao servidor público municipal, sem que haja ônus para a prefeitura ou para o servidor “São dois momentos revestidos de muita importância. Inicialmente a Expo ACIAF, por contribuir com o desenvolvimento das empresas locais e regionais, fomentar a agricultura familiar e o comércio lojista, e o Util Card, que é mais uma forma de fortalecer o desenvolvimento local” destacou o prefeito.

Na sequência do evento as autoridades e todos os presentes na abertura do evento efetuaram uma visita oficial aos corredores da Expo ACIAF , como iniciativa que marcou a abertura oficial do evento. A programação da Expo ACIAF seguirá até o próximo domingo, dia 15, com inúmeras programações.

A Expo ACIAF é uma iniciativa é da Associação Empresarial de Fraiburgo, que conta ainda com o apoio Governo do Estado de Santa Catarina, Prefeitura de Fraiburgo, Sicoob, Uniarp, Facisc, CDL, Fiesc, Sesi,Senai, IEL, Trombini, HB Info, Epagri, Alesc, Sebrae, Desenfrai, Centro Cultural Egon Frey, Programa Empreender, Senac, Vale Mais, CRA SC, Secretaria de Agropecuária e Meio Ambiente e a de Desenvolvimento Econômico de Fraiburgo e IFC Campus Fraiburgo

Fonte: ACIAF

  

 



Coluna de opinião publicada no Jornal Catarinense do dia 13-05

O Esporte pensado

Fraiburgo tem sido destaque na modalidade Xadrez. Recentemente doze enxadristas defenderam as cores de suas escolas e de nosso município no Campeonato Sul-Brasileiro Escolar em Otacílio Costa/SC. O mais importante que se trata de uma competição oficial da CBX-Confederação Brasileira de Xadrez o que melhora a posição destes atletas no ranking nacional, reuniu 175 alunos de 18 cidades do Paraná, Rio Grande do Sul e Santa Catarina. Quero chamar a atenção de nossos governantes para que olhe e aumente o investimento nestas ações e em outras que na pratica representam bem a nossa bandeira Fraiburguense.

Reeleição do Gabriel

O Vereador Gabriel Fantin foi reeleito na semana passada para o cargo de presidente do Sitraipel - Sindicato Dos Trabalhadores Na Indústria Do Papel, Celulose, Pasta de Madeira Para Papel, Papelão e Cortiça de Fraiburgo.  Sua aprovação foi de 99%, o que demonstra ter realizado um excelente trabalho junto à classe dos trabalhadores. Fantin além de um longo tempo dedicado a área política também presta serviços sindicais há muito tempo e vem sendo bem cotado dentro do PMDB a uma vaga na majoritária.


GAECO e a patrola

Nesta semana fomos surpreendidos com a prisão de políticos e empresários ligados à operação patrola. Como exemplo a do Ex-prefeito de Tangará Robens Rech, conhecido pelo apelido de "Bagulho", e de mais quatro empresários da cidade de Chapecó.  Falam que nesta terceira Fase da Operação Patrola, que envolve mais de 100 Municípios de Santa Catarina a maioria do oeste e meio oeste.  “Dizem” que os empresários teriam assinado um acordo de delação premiada e revelado nomes de agentes públicos que receberam “vantagens” para fazer negócios com os empresários, só espero que não haja nomes de Fraiburguenses nesta lista

Suspense político

A segunda feira foi de grande suspense no meio político, um mandado expedido pela comarca de tangará foi cumprido na prefeitura de Fraiburgo. Documentos de 2011 de licitações da qual as empresas de Chapecó, citadas no processo, haviam participado foram apreendidos. Enquanto a população especulava que haviam sido levados documentos de datas posteriores o líder do governo (PSD) Rodrigo de Lara tratou de reforçar na tribuna da sessão da câmara que somente de 2011, mandato do ex-prefeito Nelmar Pinz. No outro dia o próprio prefeito Ivo Biazzolo tratou desmentir as informações paralelas. Caso a operação PATROLA atinja algum político cotado para vaga majoritária, o prejuízo eleitoral será enorme. 

Área de anexos

12/05/2016

Enxadristas de Fraiburgo colhem bons resultados no Sul-Brasileiro Escolar

Doze enxadristas defenderam as cores de suas escolas e de nosso município no Campeonato Sul-Brasileiro Escolar em Otacílio Costa/SC. É uma competição oficial da CBX-Confederação Brasileira de Xadrez, reuniu 175 alunos de 18 cidades do Paraná, Rio Grande do Sul e Santa Catarina.  Os destaques Fraiburguenses foram: Nathalia Recalcatti Crestani (IFC) Vice-campeã, Sul-Brasileira cat. Ensino Médio; João Vitor Dalanhol (Cefrai) Vice-campeão Sul Brasileiro cat. 8º e 9º ano; - Leonardo Borges Lopes (Carlos Drummond) 3º colocado cat. 6º e 7º ano. Os enxadristas de Fraiburgo comemoram a sua 16ª participação e competição neste ano.




09/05/2016

Ex-prefeito de Tangará é preso pelo GAECO

  • Bagulho é acusado de vários crimes relacionados ao tempo 
  • em que exerceu o cargo

Ex-prefeito de Tangará Robens Rech (Bagulho)
A informação foi repassada com exclusividade ao Portal Éder Luiz e trata-se da prisão do Ex-prefeito de Tangará Robens Rech, conhecido pelo apelido de "Bagulho", e de mais quatro empresários da cidade de Chapecó, efetuadas na manhã desta segunda-feira, 09, pelo Grupo de Atuação Especial de Combate às Organizações Criminosas (GAECO). Além das prisões um mandado de condução coercitiva foi cumprida para Pedro Magnagnagno, vereador de Tangará.  As prisões do Ex-prefeito e o cumprimento do mandado de condução coercitiva do vereador foram efetuados em Tangará, já as prisões dos empresários, em Chapecó, nesta que é a terceira Fase da Operação Patrola, que envolve mais de 100 Municípios de Santa Catarina e investiga irregularidades nas atividades que envolvem o uso de maquinários pesados de propriedade do poder público.  De acordo com as informações repassadas ao Portal Éder Luiz, o Ex-prefeito está sendo acusado de vários crimes relacionados ao tempo em que exerceu o cargo como Prefeito. Uma coletiva de imprensa em Chapecó, nesta segunda-feira, deve trazer maiores informações sobre essa nova fase da operação.  Nas fases anteriores da Operação Patrola, o prefeito de Tangará, Euclides Cruz e uma secretária, Zoldane Fonseca além de um empresário de Joaçaba. também foram presos.

Fonte: Portal Éder Luiz

08/05/2016

Policiais de Videira são homenageados em comemoração aos 81 Anos da PM SC

Foi realizada no dia 5 de maio de 2016 no auditório do Instituto Federal Catarinense (IFC), em Videira, a formatura alusiva aos 181 anos da Polícia Militar de Santa Catarina. O evento contou com a participação de diversas autoridades locais, dentre elas o Prefeito Municipal de videira, o Vice-prefeito, O Secretário Executivo a 9ª ADR, o Presidente da Câmara de Vereadores e o Representante do IGP.  Na solenidade, reuniram-se Policiais Militares das 1ª e 3ª Companhias do 15º Batalhão de Polícia Militar, respectivamente, Videira e Fraiburgo. Primeiro, mencionaram-se aqueles que, por mérito, se destacaram em suas ações. Brasões por Mérito Pessoal 2ª e 3ª categorias foram entregues, assim, aos seguintes Policiais Militares:

1º Tenente PM - RICARDO SILVA DE SOUSA DA 1ª CIA/15ºBPM  (BRASÃO MÉRITO PESSOAL 3º CAT)
Terceiro  Sargento  VITORINO ALVES DO PATROCÍNIO (BRASÃO MÉRITO PESSOAL 3º CAT)
Terceiro Sargento PM MAURO CÉSAR TELLES DA 1ª CIA/15ºBPM (BRASÃO MÉRITO PESSOAL 2º CAT)
Terceiro Sargento PM CÉLIO ANTÔNIO RIBEIRO (BRASÃO MÉRITO PESSOAL 1ª CAT)
Tereceiro Sargento SGT PM EDSON KRIEGUER (BRASÃO MÉRITO PESSOAL 2º CAT)
Terceiro Sargento DJHONEY ANTONIO VIAN (BRASÃO MÉRITO PESSOAL 3º CAT)
Cabo MAICO CÉSAR CORREA FRANÇA (BRASÃO MÉRITO PESSOAL 2º CAT)
Cabo PAULO CESAR DUARTE DA SILVA (BRASÃO MÉRITO PESSOAL 3º CAT)
Cabo SIDNEI MARCOS CAON (BRASÃO MÉRITO PESSOAL 2ª CAT)
Soldado GABRIEL LEONARDO DOS SANTOS (BRASÃO MÉRITO PESSOAL 2º CAT)
Soldado CRISTIANO SARTOREL (BRASÃO MÉRITO PESSOAL 2º CAT)

Em seguida, foram também entregues as medalhas por tempo de serviço. Tais medalhas são dadas aos Policiais Militares que:
• tenham completado o decênio de tempo de serviço;
• tenham prestado bons serviços nas funções desempenhadas;
• não tenham sofrido nenhuma punição nos últimos 2 anos
• não tenham sofrido sentença condenatória.
São eles:

CATEGORIA PRATA – 20 ANOS
Terceiro  PM Cristiane Kunz

CATEGORIA BRONZE – 10 ANOS
Cabo  PM Renata Cristina Kemp
Cabo  PM João Luis Rosnowski
Cabo  PM Nedir Gastmann
Cabo  PM 928195-9 Maico Cesar Correa Franca
Cabo  PM Sheylon Shirano
Soldado PM Sheron Shirano
Soldado Gabriel Leonardo Dos Santos

Por fim, foram promovidos dois Praças da Companhia PM de Fraiburgo:

promovido a Sargento PM pelo quadro especial:

CB PM MATRÍCULA 923413-6 JADIR GONÇALVES

• promovido a Cabo PM pelo quadro especial:

SD PM MATRÍCULA 926846-4 ANDERSON PACKER

Parabéns a todos os promovidos e condecorados! Isso foi só o resultado do árduo trabalho!

(Fotos: Rádio Videira) (Fonte: PM Videira)