12/05/2016

Enxadristas de Fraiburgo colhem bons resultados no Sul-Brasileiro Escolar

Doze enxadristas defenderam as cores de suas escolas e de nosso município no Campeonato Sul-Brasileiro Escolar em Otacílio Costa/SC. É uma competição oficial da CBX-Confederação Brasileira de Xadrez, reuniu 175 alunos de 18 cidades do Paraná, Rio Grande do Sul e Santa Catarina.  Os destaques Fraiburguenses foram: Nathalia Recalcatti Crestani (IFC) Vice-campeã, Sul-Brasileira cat. Ensino Médio; João Vitor Dalanhol (Cefrai) Vice-campeão Sul Brasileiro cat. 8º e 9º ano; - Leonardo Borges Lopes (Carlos Drummond) 3º colocado cat. 6º e 7º ano. Os enxadristas de Fraiburgo comemoram a sua 16ª participação e competição neste ano.




09/05/2016

Ex-prefeito de Tangará é preso pelo GAECO

  • Bagulho é acusado de vários crimes relacionados ao tempo 
  • em que exerceu o cargo

Ex-prefeito de Tangará Robens Rech (Bagulho)
A informação foi repassada com exclusividade ao Portal Éder Luiz e trata-se da prisão do Ex-prefeito de Tangará Robens Rech, conhecido pelo apelido de "Bagulho", e de mais quatro empresários da cidade de Chapecó, efetuadas na manhã desta segunda-feira, 09, pelo Grupo de Atuação Especial de Combate às Organizações Criminosas (GAECO). Além das prisões um mandado de condução coercitiva foi cumprida para Pedro Magnagnagno, vereador de Tangará.  As prisões do Ex-prefeito e o cumprimento do mandado de condução coercitiva do vereador foram efetuados em Tangará, já as prisões dos empresários, em Chapecó, nesta que é a terceira Fase da Operação Patrola, que envolve mais de 100 Municípios de Santa Catarina e investiga irregularidades nas atividades que envolvem o uso de maquinários pesados de propriedade do poder público.  De acordo com as informações repassadas ao Portal Éder Luiz, o Ex-prefeito está sendo acusado de vários crimes relacionados ao tempo em que exerceu o cargo como Prefeito. Uma coletiva de imprensa em Chapecó, nesta segunda-feira, deve trazer maiores informações sobre essa nova fase da operação.  Nas fases anteriores da Operação Patrola, o prefeito de Tangará, Euclides Cruz e uma secretária, Zoldane Fonseca além de um empresário de Joaçaba. também foram presos.

Fonte: Portal Éder Luiz

08/05/2016

Policiais de Videira são homenageados em comemoração aos 81 Anos da PM SC

Foi realizada no dia 5 de maio de 2016 no auditório do Instituto Federal Catarinense (IFC), em Videira, a formatura alusiva aos 181 anos da Polícia Militar de Santa Catarina. O evento contou com a participação de diversas autoridades locais, dentre elas o Prefeito Municipal de videira, o Vice-prefeito, O Secretário Executivo a 9ª ADR, o Presidente da Câmara de Vereadores e o Representante do IGP.  Na solenidade, reuniram-se Policiais Militares das 1ª e 3ª Companhias do 15º Batalhão de Polícia Militar, respectivamente, Videira e Fraiburgo. Primeiro, mencionaram-se aqueles que, por mérito, se destacaram em suas ações. Brasões por Mérito Pessoal 2ª e 3ª categorias foram entregues, assim, aos seguintes Policiais Militares:

1º Tenente PM - RICARDO SILVA DE SOUSA DA 1ª CIA/15ºBPM  (BRASÃO MÉRITO PESSOAL 3º CAT)
Terceiro  Sargento  VITORINO ALVES DO PATROCÍNIO (BRASÃO MÉRITO PESSOAL 3º CAT)
Terceiro Sargento PM MAURO CÉSAR TELLES DA 1ª CIA/15ºBPM (BRASÃO MÉRITO PESSOAL 2º CAT)
Terceiro Sargento PM CÉLIO ANTÔNIO RIBEIRO (BRASÃO MÉRITO PESSOAL 1ª CAT)
Tereceiro Sargento SGT PM EDSON KRIEGUER (BRASÃO MÉRITO PESSOAL 2º CAT)
Terceiro Sargento DJHONEY ANTONIO VIAN (BRASÃO MÉRITO PESSOAL 3º CAT)
Cabo MAICO CÉSAR CORREA FRANÇA (BRASÃO MÉRITO PESSOAL 2º CAT)
Cabo PAULO CESAR DUARTE DA SILVA (BRASÃO MÉRITO PESSOAL 3º CAT)
Cabo SIDNEI MARCOS CAON (BRASÃO MÉRITO PESSOAL 2ª CAT)
Soldado GABRIEL LEONARDO DOS SANTOS (BRASÃO MÉRITO PESSOAL 2º CAT)
Soldado CRISTIANO SARTOREL (BRASÃO MÉRITO PESSOAL 2º CAT)

Em seguida, foram também entregues as medalhas por tempo de serviço. Tais medalhas são dadas aos Policiais Militares que:
• tenham completado o decênio de tempo de serviço;
• tenham prestado bons serviços nas funções desempenhadas;
• não tenham sofrido nenhuma punição nos últimos 2 anos
• não tenham sofrido sentença condenatória.
São eles:

CATEGORIA PRATA – 20 ANOS
Terceiro  PM Cristiane Kunz

CATEGORIA BRONZE – 10 ANOS
Cabo  PM Renata Cristina Kemp
Cabo  PM João Luis Rosnowski
Cabo  PM Nedir Gastmann
Cabo  PM 928195-9 Maico Cesar Correa Franca
Cabo  PM Sheylon Shirano
Soldado PM Sheron Shirano
Soldado Gabriel Leonardo Dos Santos

Por fim, foram promovidos dois Praças da Companhia PM de Fraiburgo:

promovido a Sargento PM pelo quadro especial:

CB PM MATRÍCULA 923413-6 JADIR GONÇALVES

• promovido a Cabo PM pelo quadro especial:

SD PM MATRÍCULA 926846-4 ANDERSON PACKER

Parabéns a todos os promovidos e condecorados! Isso foi só o resultado do árduo trabalho!

(Fotos: Rádio Videira) (Fonte: PM Videira)


07/05/2016

Partido Progressista de Fraiburgo estabelece estratégia para fortalecimento


Reunião do PP realizada em 06 de maio de 2016
As turbulências no cenário nacional e a expectativa de mudanças no governo federal não estão impedindo as articulações para as eleições municipais de 2016. Em Fraiburgo, quatro blocos começam a se definir na provável disputa. Do lado da situação, as apostas se concentram na candidatura do atual prefeito Ivo Biazzolo (PSD). Na oposição, três candidatos dividem a preferência dos partidos. No PMDB Nelmar Pinz, no PSDB Edi Luiz de Lemos e entre os progressistas Juliano Cesar Costa é unanimidade.   O Partido Progressista tem realizado reuniões com simpatizantes e com seus filiados com mais frequência já visando o pleito de 2016. 

Reunião realizada dia 27 de maio de 2016 com o PR
Dia 27 de Abril se reuniu com os integrantes do PR (Partido da República) para tratar de uma possível parceria no período eleitoral. Dia 6 de Maio reuniu a executiva e os pretensos pré-candidatos a majoritária e a câmara municipal. No dia 7 de maio realizou também uma conversa com os integrantes do PEN (51) que teve a mesma 
característica das conversas acontecidas com o PR. O Objetivo geral da reunião com a executiva e com os pré-candidatos  acontecida dia 6 foi para estabelecer uma estratégia de fortalecimento do partido, oxigenando as bases e dando competitividade aos pré-candidatos do PP em Fraiburgo. 
 
Reunião  com a executiva e com os pré-candidatos do PP de Fraiburgo

ANDRAGÁS DIVULGA NOME DO GANHADOR DO SORTEIO

 O que é GLP?

O GLP, Gás Liquefeito de Petróleo, é uma mistura de hidrocarbonetos líquidos obtidos 
em processo convencional nas refinarias, quando produzido a partir do petróleo. Pode ser também produzido a partir do gás natural, em unidades de processamento de gás natural (UPGNs).     É popularmente conhecido como “gás de cozinha”, pois seu principal uso acontece na cocção dos alimentos. Também é utilizado em várias etapas industriais e agrícolas. Em estado líquido, o GLP é mais leve do que a água e pode ser facilmente armazenado a uma pressão moderada. Em estado gasoso, ele é mais pesado do que o ar, o que faz com que se concentre próximo ao solo em caso de vazamento. Por ser invisível e inodoro, adiciona-se um odorizante não-tóxico, a mercaptana, como medida de segurança. Por sua facilidade de armazenamento, transporte, grande eficiência térmica e limpeza na queima, o GLP é usado intensivamente em todo o mundo.


Ganhador foi:   Jandir Paulo dos Santos,  morador da Travessa Luiz G. da Silva 441 L 11Telefone  9971 2505


06/05/2016

Jornalista descreve visita a Central de Luto de Curitiba

Central de Luto em Curitiba

Pelo  motivo de estar ainda sendo uma matéria bastante polêmica em Fraiburgo resolvi retomar o tema e quis saber mais como funcionam em cidades maiores, como Curitiba.


Frente da Central de Luto em Curitiba-Pr
Estando eu em viagem a trabalho nos dias 26 a 30 de Abril em Curitiba, assisti na TV uma polêmica envolvendo Funerárias do Paraná, (Sobre outro assunto) me lembrei da nossa polêmica em Fraiburgo.  Resolvi visitar a CENTRAL DE LUTO de Curitiba.  Fiz contato primário com a secretaria de meio ambiente a qual me encaminhou para  a assessoria de imprensa e posteriormente com um diretor da Central.  Na visita ao órgão encontrei 27 funerárias cadastradas, uma com 130 anos de existência. Na média diária as 27 funerárias chegam a  atender um número de óbitos acima de 45 pessoas. O Rodízio, segundo o diretor funciona muito bem: “As famílias se deslocam até a central e comunicam o óbito e saem com toda documentação resolvida aqui, o programa de computador sorteia de forma aleatória a empresa que irá atender a família até que as 27 funerárias tenham sido solicitadas, depois começa novo sorteio, não há um contato da família com a empresa antes da central, aqui eles conhecem a empresa sorteada que os atenderá” e nunca houve nenhum problema.  Em Curitiba eles seguem a lei (10595 /2002 e Lei 11.643 de 22/12/2005) e com demanda e concorrência proporcional de uma metrópole até 3,5 milhões de pessoas, tem um serviço de excelência. Quando questionei o diretor sobre a possibilidade da família solicitar a funerária "tal", ele respondeu aqui seguimos a lei e essa possibilidade não existe é sorteio é rodízio.

Entrada da Central de Luto em Curitiba-Pr

Relembre o caso em Fraiburgo:

Serviço funerário:

Atendendo o disposto na Lei Federal nº 8987/1995 e na Lei Municipal nº 2263/2014 a Administração Municipal de Fraiburgo por meio do Decreto nº 270/2015 estabeleceu as normas para a concessão dos serviços funerários no município. Após a concessão pública duas empresas passarão a prestar os serviços pelos próximos dez anos.   Segundo o prefeito Ivo Biazzolo desde a edição da Lei Federal em 1995 o município vinha sendo notificado pelo Ministério Público para que cumprisse o disposto em lei, visto que, por ser um serviço público de caráter essencial, cabe ao Poder Público delegar a iniciativa privada a concessão.  Por força da lei as duas empresas habilitadas oferecerão o mesmo serviço pelo mesmo preço e igual qualidade.

O que diz a lei:

Pela lei foi instituída uma Central de Luto a qual no município está localizada nas dependências do Hospital de Fraiburgo - e a partir disso é a responsável pela organização do Sistema Funerário Municipal.    A Central de Luto tem a responsabilidade de encaminhar à família enlutada, através de escolha aleatória, às empresas funerárias Concessionárias que prestarão o serviço.  É competência também da Central a emissão da guia para autorização para Liberação, Transporte e Sepultamento de Corpos e ainda a Guia para Prestação de Serviços Funerários a pessoas carentes.

A polêmica dos poderes:

Câmara Municipal de Fraiburgo
A câmara Municipal de Fraiburgo aprovou por 8 votos a favor com 2 votos contrários o PROJETO DE LEI Nº 2461/2016, de autoria do Vereador Gabriel Fantin e subscritos pelos vereadores da bancada de oposição, que “INCLUIU INCISOS NO ARTIGO 10, § 6º DA LEI MUNICIPAL Nº 2263, DE 23 DE OUTUBRO DE 2014”. Que na prática devolveu ao cidadão o direito de escolher com qual funerária quer que seu parente seja sepultado.      O Prefeito Municipal Ivo Biazollo não aceitou a decisão da câmara e vetou as alterações.   Na 8ª SESSÃO ORDINÁRIA - 28/03/2016, foi derrubado o veto do Prefeito por 8 votos contra 2 em sua ÚNICA VOTAÇÃO. Ficando resguardada a livre escolha. Presidente da câmara promulgou no prazo de 48 horas e publicou no diário oficial do município fazendo valer a lei com a nova redação.  

Artigos esclarecem temas eleitorais

Desembargador Cesar Abreu
05.05.2016 A partir desta quinta-feira (5), a Justiça eleitoral catarinense promove a publicação de artigos em jornais regionais e locais de grande circulação, para tratar de temas relativos ao pleito municipal em linguagem simples, direta e acessível. Propaganda eleitoral e financiamento de campanha, duas das principais mudanças sofridas na legislação para as eleições 2016, estão entre os assuntos a serem abordados.  “Vamos fornecer informações através de artigos para conscientizar e esclarecer eleitores, candidatos e partidos políticos, acreditando que são um meio eficaz de contribuir com a compreensão do processo eleitoral como um todo”, afirmou o presidente da Instituição, desembargador Cesar Abreu. Para o sucesso do projeto, o TRE vai contar com o apoio dos veículos de comunicação e associações de jornais, destacando que “são colaboradores fundamentais para o desenvolvimento de um pleito limpo, honesto e transparente”.     Os artigos quinzenais serão produzidos por desembargadores, juízes, promotores e advogados e contarão também com uma versão eletrônica posterior à publicação, em vídeo e áudio, a ser distribuída para a imprensa.

Por Jairo Grisa
Assessoria de Comunicação do TRE-SC
ASCOM - Assessoria de Comunicação Social
imprensa@tre-sc.gov.br
Fone: (48) 3251.3700 / 3803
Twitter: http://twitter.com/trescjusbr