14/04/2016

Jornalista Cesar Malinoski é premiado como destaque em 2015

Jornalista de Fraiburgo recebe prêmio de destaque 2015
O Instituto de Pesquisas Max-Líder realizou pesquisa de opinião pública no comércio de Fraiburgo e região, e agora divulga em jantar as empresas, personalidades e imprensa que se destacaram em Fraiburgo e Videira em 2015. A Max-Líder Pesquisas e Eventos são especializados em pesquisa de mercado, política e empresarial e vem atuando há 18 anos nos estados do Paraná, Santa Catarina e São Paulo. Segundo o diretor de pesquisa Lucenir Carlos Thomaz e o consultor de vendas Adriano Pepe, 245 questionários foram distribuídos no comércio de Fraiburgo e Videira, classificando assim as empresas, personalidades e imprensa que mais se destacaram em 2015. A cerimônia de entrega do prêmio de Qualidade Profissional e Empresarial aconteceu durante jantar realizado na noite de 13 de Abril de 2016, no Restaurante e Churrascaria Pinheiro de Videira SC. Pelo segundo ano consecutivo o Jornalista Wilson Cesar Malinoski foi escolhido como: Jornalista (60%) e comentarista politico (68%) destaque  de 2015 em Fraiburgo.  Na ocasião foi acompanhado pela sua esposa Jerusa Moreira e pelos amigos o Sindicalista Osenir Ribeiro e o vice-prefeito de Fraiburgo Juliano Cesar Costa.  
Vice-prefeito de Fraiburgo Juliano Costa, Jornalista Cesar Malinoski
e o sindicalista Osenir Ribeiro

08/04/2016

Coluna de Opinião publicada no Jornal O CATARINENSE de 08-04-2016

Vida e morte

Em Fraiburgo o tema “Vida e Morte” sempre acompanhou as matérias mais polêmicas da nossa administração pública.  Começou com a falta de espaço nos cemitérios públicos que se arrastam há anos, são criados novos capítulos e nunca se chegam a uma solução.  Se ampliam as funerárias, mas o cemitério não.  A indagação continua e passa pela questão hospital (Vida) que antes eram administrados por religiosas e gastavam 10% do dinheiro público que se gasta hoje, algo próximo a 370 mil reais por mês ou 4,5 milhões por ano.  Sem fazer juízo de valores, quero dizer que a municipalidade criou o projeto da Central de Luto que gerou muita reclamação social.  A Câmara por entender que o projeto continha falhas, alterou parte e contemplou os munícipes com o direito de livre escolha, evitando o rodízio, como prevê a constituição e o código dos direitos do consumidor.  O prefeito insatisfeito, por razões pessoais e políticas vetou as alterações, a Câmara Municipal por 8 votos contra 2 derrubou o veto, e o Presidente Oracir Ferreira de Deus promulgou a lei, que foi publicada dia 05-04-2016 (Lei nº2337 de 04-04-2016). O povo continua com o direito de escolha.

Reflexões

Serviço funerário, não é comércio de artigos funerários, o correto é serviço funerário, mas porque é importante diferenciar isso? É extremamente importante que se entenda essa diferença, pois comércio é apenas a compra e venda de um produto, mas quando falamos de serviço funerário vamos muito além da compra de um bem, aqui estamos falando de pessoas, estamos falando dos últimos momentos de uma pessoa entre nós, estamos falando da última oportunidade em homenagear uma pessoa, muitas vezes são os últimos desejos de uma pessoa nesse mundo. A prestação desse serviço envolve não apenas caixão, velas, carro e um buraco, não estamos falando no descarte de um corpo, estamos falando de uma pessoa, como já falei antes são os últimos momentos dessa pessoa entre nós, é uma única chance de fazer tudo certo. Entendido isso podemos começar a falar do serviço funerário, esse serviço não se presta por si só, também não pode ser prestado por um robô, mas por que não por um robô? Porque na prestação de um serviço funerário se exige Coração, esse serviço deve ser prestado por pessoas, afinal envolve respeito, carinho e ética. Pessoa é a Palavra Chave nesse ramo, são pessoas prestando serviços para pessoas, e como a própria Bíblia relata somos semelhantes e não iguais, nem uma pessoa é igual à outra, portanto é impossível que um funeral seja igual ao outro, é impossível que um prestador seja igual ao outro e isso torna tão importante a escolha da família sobre quem irá prestar esse serviço tão importante nos últimos momentos da pessoa entre nós.


Com quem vai o PR de Fraiburgo?

Aquilo que parecia na semana passada um boato, hoje tomou forma de “articulação política”.  Por ter um deputado estadual vinculado a esta sigla, ela passa ser assediada pelos partidos maiores PMDB e PSD de Fraiburgo, pela busca de um bom vice.  Havia nos bastidores uma informação que dava como certa a saída do grupo vinculado a Beto Ferreira (1/3 do diretório do PMDB) para o Partido da República PR.  Esta estratégia foi construída para fortalecer os número e para evitar a concorrência interna para vaga de vice na chapa pura (PMDB).  Nesta ocasião o vereador Juca Chechi (PMDB) seria indicado como candidato do PR e posteriormente como vice do PMDB.  O curioso que na última hora o grupo recuou e voltou à condição de ter uma chapa pura no PMDB.  Outra manobra foi que neste mesmo momento membros do PPS e do PSD migraram para o PR, a exemplo de Tadeu Borges que recentemente ocupava uma secretaria no governo municipal. Agora ficou a dúvida? Com quem vai o PR?