30/03/2016

SINTSER FBR Convoca filiados para reunião do conselho fiscal

  Sindicato dos trabalhadores no serviço público de Fraiburgo e região convoca os filiados para uma reunião do Conselho  Fiscal  a realizar-se no dia 30 de março, às 18 horas nas dependências do SINTSER  FBR sito a Rua Olavo Bilac nº 290 em Fraiburgo-SC

SINTSER FBR Convoca filiados para reunião do Conselho Deliberativo

O  Sindicato dos trabalhadores no serviço público de Fraiburgo e região convoca os filiados para uma reunião do Conselho  Deliberativo  a realizar-se no dia 30 de março, às 17 horas nas dependências do SINTSER  FBR sito a Rua Olavo Bilac nº 290 em Fraiburgo-SC




SINTSER FBR Convoca filiados para Assembléia geral ordinária de Fraiburgo

O Sindicato dos trabalhadores no serviço público de Fraiburgo e região convoca os filiados para uma Assembleia geral ordinária a realizar-se no dia 31 de março, às 18 horas nas dependências do SINTSER FBR sito a Rua Olavo Bilac nº 290 em Fraiburgo-SC


Biblioteca itinerante de Fraiburgo já tem novo logotipo

Divulgado resultado do concurso para escolha do logotipo da biblioteca itinerante de Fraiburgo  Victor Natanael dos Santos, 13 anos, é o autor do trabalho vencedor


A Secretaria de Educação, Cultura e Esportes divulgou o resultado do concurso 'Crie um logotipo para a biblioteca itinerante de Fraiburgo'. Entre 32 trabalhos inscritos, o premiado foi Victor Natanael dos Santos, 13 anos, estudante da Escola São Sebastião. Segundo a comissão julgadora, o desenho conquistou a maior pontuação pela criatividade, a identificação com o município e a relação com o nome da biblioteca, também selecionado em concurso, 'Livros Viajantes'. Os critérios utilizados foram originalidade, transmissão da ideia e relação com o espaço.   Victor vai ganhar um exemplar do livro Fraiburgo: marcos da história, de Gerda Maria Frey Ziolkowski. A autora ainda ofereceu um café colonial com acompanhante no Hotel Renar. O logotipo passa a integrar o material gráfico e de papelaria da biblioteca itinerante e ainda vai estar estampado na fachada do ônibus. A entrega do prêmio está marcada para sexta-feira (01/04), às 9h, na Casa da Cultura Lydia Frey. Além de Victor, Claudio Reichardt também será homenageado, pela seleção do nome 'Livros Viajantes'.

29/03/2016

Fechamento do cadastro eleitoral ocorre no próximo dia 4 de maio

29.03.2016 As Eleições Municipais de 2016 ocorrerão no primeiro domingo de outubro e a Justiça Eleitoral catarinense já está se preparando para o dia do pleito. Por isso, os eleitores que desejam fazer inscrição eleitoral, transferências de local de votação ou atualização cadastral têm até o dia 4 de maio (prazo para o fechamento do cadastro eleitoral) para procurar o cartório do seu município. Os cartórios estarão abertos de segunda a sexta-feira, das 12h às 19h. 

Aqueles que completarem 16 anos até o dia 2 de outubro de 2016 (data do 1° turno das Eleições municipais) e desejam votar, devem realizar seu alistamento eleitoral. Eleitores de 16 e 17 anos têm o voto facultativo. Além disso, eleitores portadores de alguma deficiência física devem comunicar o cartório eleitoral, para que o local de votação seja adaptado e se torne acessível. 

Já os eleitores de Florianópolis, Joinville, Blumenau, São José e Palhoça que não fizeram o cadastro biométrico obrigatório devem procurar os cartórios e postos de atendimento para regularizar sua situação. Caso contrário, esses eleitores não poderão votar nas próximas eleições e ficarão sujeitos a sanções decorrentes disso. Nesse caso, a Justiça Eleitoral recomenda que a regularização seja feita até o dia 15 de abril, para que as possíveis filas do final do cadastro sejam evitadas. Especificamente nessas cinco cidades, os cartórios e postos de atendimento estão abertos de segunda a sexta-feira, das 12h às 18h. 

Para a realização de todos os procedimentos é preciso apresentar documento oficial de identificação com foto, comprovante de residência emitido nos últimos três meses e título de eleitor (se existente). No caso do primeiro alistamento, os homens maiores de 18 anos devem apresentar também quitação militar.

Em caso de dúvidas, está disponível o Disque Eleitor, gratuitamente, pelo número 0800-647-3760, de segunda a sexta-feira, das 13 às 18h.
Por Stefany Alves
Assessoria de Comunicação Social do TRE-SC

Stefany Alves
Jornalista
Assessoria de Comunicação Social
(48) 3251-3852

Câmara de Fraiburgo derruba veto do Prefeito

vereadores devolveram ao cidadão o direito de escolher com qual funerária quer que seu ente querido seja sepultado.

Mesa diretora da câmara municipal de Fraiburgo
A lei instituiu uma Central de Luto, a qual em Fraiburgo foi localizada nas dependências do Hospital de Fraiburgo.  Esta central seria a responsável pela organização do Sistema Funerário Municipal, a quem caberia a responsabilidade de encaminhar à família enlutada, através de escolha aleatória, às empresas funerárias Concessionárias que prestarão o serviço.  Na ocasião foi divulgado para toda a população que, em razão dessa regulamentação, em caso de falecimento os familiares deveriam dirigir-se a Central de Luto e não mais as funerárias. Tal medida valia inclusive para aqueles que possuíam planos funerários”, explicou na época o responsável pela medida. Isto por que, era competência também da Central a emissão da guia para autorização para Liberação, Transporte e Sepultamento de Corpos e ainda a Guia para Prestação de Serviços Funerários a pessoas carentes.  A fiscalização dos serviços ficava na responsabilidade da Secretaria Municipal de Finanças. Este procedimento foi amplamente criticado por populares, a maioria alegava que tal medida feria o código do consumidor e impedia a liberdade de livre escolha. 

Vereador Gabriel Fantin 
Na sessão seguinte da câmara foi aprovado por 8 votos a favor com 2 votos contrários em sua primeira votação o PROJETO DE LEI Nº 2461/2016, de autoria do Vereador Gabriel Fantin e subscritos pelos vereadores da bancada de oposição, que “INCLUIU INCISOS NO ARTIGO 10, § 6º DA LEI MUNICIPAL Nº 2263, DE 23 DE OUTUBRO DE 2014”. Que na prática devolveu ao cidadão o direito de escolher com qual funerária quer que seu ente querido seja sepultado.  A decisão anterior de promover um “rodizio” entre as funerárias de plantão não agradou a população, que se organizou e pressionou a classe política para reformar a lei.  Os vereadores entenderam este clamor popular e aprovaram a reforma.  O Prefeito Municipal Ivo Biazollo não aceitou a decisão da câmara e vetou as alterações.   Na 8ª SESSÃO ORDINÁRIA - 28/03/2016, foi derrubado o veto do Prefeito por 8 votos contra 2 em sua ÚNICA VOTAÇÃO - PROJETO DE DECRETO LEGISLATIVO Nº 01/2016, que “DISPÕE SOBRE O VETO TOTAL DO PREFEITO MUNICIPAL AO PROJETO DE LEI Nº 2461/2016”. Como o veto foi rejeitado, permaneceu a redação do projeto na forma aprovada pelos vereadores. O Senhor Prefeito terá um prazo de 48 horas para a promulgação, caso não o faça no prazo estipulado pela lei orgânica, o Presidente da câmara terá também o prazo de 48 horas para promulgar.  Na prática, os vereadores devolveram ao cidadão o direito de escolher com qual funerária quer que seu ente querido seja sepultado.

26/03/2016

Supermercado Bazuca inaugura nova unidade em Fraiburgo

Equipe de trabalho do Supermercado Bazuca/ Bela Vista
Família Padilha 
Hoje dia 26 de Março de 2016 aconteceu a inauguração do Supermercado Bazuca – Bela Vista em Fraiburgo-SC.  De forma simples, mas muito simbólica a Família Padilha após posar para foto oficial adentrou as portas e deu por inaugurada mais uma unidade do conhecido Supermercado Bazuca.  Bazuca e Jane, como são popularmente conhecidos os proprietários do supermercado, deixaram claro em suas falas que: “estão otimistas com essa nova unidade e esperam atrair novos clientes, vender bem mais e poder ampliar novos postos de trabalho, contribuindo ainda mais para o desenvolvimento da cidade”.  Nesta data festiva prepararam muitos preços promocionais e garantem que com esta nova instalação vão atender todas as necessidades dos clientes.  Neste endereço você poderá encontra gêneros alimentícios, material escolar, material de limpeza, brinquedos, frutas e verduras, açougue, frios. Tudo de qualidade e com menor preço da cidade, equipe qualificada com atendimento especial aos clientes. Para o Supermercado Bazuca você é a razão do nosso progresso, por isso estamos há muitos anos na região e fazendo o que há de melhor para você cliente. A equipe do supermercado Bazuca agradece a sua visita e a sua preferencia.


25/03/2016

PSC de Fraiburgo poderá apresentar pré-candidato a prefeito

Orélio Luiz Beal
A cada nova eleição, a internet vem se firmando como um dos mais importantes instrumentos de campanha, seja para os candidatos ampliarem o alcance de seus discursos, seja para os eleitores se informar a respeito das propostas dos concorrentes. Mas ao mesmo tempo que traz vantagens para o processo democrático, a rede também tem suas armadilhas, que podem atrair os internautas menos informados. Com o início do período eleitoral, está aberta a temporada de propagação notícias que servem para incitar o eleitor a pensar. Em Fraiburgo nesta semana santa, o primeiro "boato político" dá conta que o ex-secretário de desenvolvimento econômico: Orélio Luiz Beal, que já participou de outras eleições, e que encontrava-se filiado ao PMDB, pode estar indo para o PSC, com status de pré-candidato a prefeito.   Muitos simpatizantes do PSC falam numa dobradinha de Beal e Josiel. Orélio Beal que já participou de campanhas para vereador e foi muito bem votado, agora vem propondo que a eleição tenha nomes novos, como o seu ou mesmo do vereador Josiel Nunes da Silva, que podem representar a "mudança" que a sociedade tanto pede.

Coluna de opinião publicada no Jornal O Catarinense de 25 de março de 2016 nº 764

O Tigrão está à solta

Está confirmado: O EX-PREFEITO EDI LUIZ DE LEMOS será o pré-candidato do PSDB, a prefeito de Fraiburgo. Hoje (23/03) o partido entrou em consenso na escolha de um nome, como pré-candidato a chefe do executivo municipal.  O partido aguarda o tempo designado pela legislação, para enfim bater o martelo e lançar a campanha na rua. Houve até um clima de comemoração dos tucanos, segundo o presidente Antônio Carlos Ribeiro e aos demais Peessedebistas que concorriam. Realmente foi uma lição de cidadania! Motivados pelo passado político e o trabalho que o ex-prefeito fez junto com sua esposa dona Ani, a frente do executivo. Agora o desafio é unir mais ainda, o partido, que já vem crescendo, e procurar mais apoio de outros partidos para formar uma base forte, para poder ficar competitivo. 

Pizzolatti encrencado

Segundo o Jornalista Prisco, no blog do Prisco (22-03): outro fator catarinense na Lava Jato foi o indiciamento, pela Polícia Federal, do ex-deputado João Pizzolatti (PP-foto). Ele e mais cinco são acusados de formar organização criminosa, corrupção passiva e lavagem de dinheiro. A bagatela de R$ 500 milhões teria sido desviada, de acordo com a PF, da Petrobrás somente por este grupo. Os demais indiciados também são filiados ao PP.  Pizzolatti refugiou-se em Roraima, onde é secretário de Estado e segundo consta, está hospitalizado em função de um acidente doméstico cercado de mistérios. Vale lembrar! Que Pizzolatti foi quem trouxe a maior parte das verbas para Fraiburgo nos últimos anos e agora alguns políticos fingem que nunca lhe conheceram,  será este algum indicio de que receberam presentinhos?

Páscoa eleitoral

A partir de quarta-feira (23-03), estarão fechados os cartórios eleitorais, centrais e postos de atendimento ao eleitor em todo o Estado. A sede do Tribunal Regional Eleitoral também não abre.  A Justiça Eleitoral paralisa as atividades para o feriado da Semana Santa. A lei nº 5010/66 determina que, além dos feriados fixados em lei, entre quarta-feira e domingo de Páscoa é também feriado na Justiça Federal, inclusive nos Tribunais Superiores. O trabalho será retomado dia 28 de março, menos nos postos de atendimento dos cinco municípios que realizaram o cadastramento biométrico obrigatório, que estarão fazendo um balanço da biometria.


Muito perto

A GAECO continua investigando supostos crimes de associação criminosa, falsidade ideológica e fraude em concurso público na região, como aconteceu com a participação direta de servidores públicos da Prefeitura de Santa Cecília, agindo em conluio com empresários da região Alto Vale e Vale do Itajaí. Cada vez que o helicóptero da polícia passa por cima da cidade de Fraiburgo fica sensação é de que a qualquer momento possam descer aqui na cidade. Coincidência ou não, quando isso acontece alguns conhecidos empresários saem de viagem as pressas.  

Vereador Mauricio consegue 100 mil reais para o Hospital

Deputado Jorginho Melo e Vereador Mauricio
O vereador e presidente da Câmara municipal de Lebon Réis, Professor Mauricio (PR), anunciou essa semana a conquista de mais uma emenda parlamentar do Deputado Federal Jorginho Mello (PR) para Lebon Régis.    Atendendo ao pedido do vereador, que também preside o Partido da República (PR) de Lebon Régis, Jorginho Mello destinou R$ 100.000,00 para a saúde do município, recurso que será utilizado para aquisição de equipamentos para o Hospital e Maternidade Santo Antônio.   Segundo Prof. Mauricio o recurso da emenda parlamentar será utilizado para aquisição de 21 equipamentos para o Hospital, “ A prioridade foi para aquisição de equipamentos que possam salvar vidas”, visto que a sala de urgência e emergência do Hospital de Lebon Régis está em péssimas condições de atendimento, apresentando falta da maioria dos equipamentos necessários para o socorro dos pacientes”.  Para os gestores da Secretaria de Saúde e do Hospital e Maternidade Santo Antônio, o recurso destinado pelo Deputado Federal Jorginho Mello vem em boa hora, pois o hospital sofre com a falta de recursos e necessita de diversas adequações em sua estrutura, passa por necessidade urgente de implantação de novos equipamentos para a sala de urgência e emergência, haja visto o aumento da demanda e a vontade do município de Lebon Régis em ingressar a rede de urgência e emergência a nível regional, programa do Governo do Estado de Santa Catarina, para que isso aconteça se faz necessário o aumento do número de leitos adequados a RDC-50.  Serão adquiridos os seguintes equipamentos com o recurso da emenda parlamentar do Dep. Federal Jorginho Mello (PR): 01 Monitor Multiparâmetros, 01 Cardioversor, 01 Desfibrilador Externo Automático, 01 Computador – Desktop, 01 Oxímetro de Pulso, 04 Nebulizador Portátil, 09 Camas Hospitalares/com colchões – Fawler Mecânica, 01 Mesa Ginecológica, 02 Baldes a Pedal.  Essa é a terceira emenda parlamentar conquistada pelo vereador Prof. Mauricio, através do Deputado Federal Jorginho Mello para Lebon Régis. As duas anteriores foram entregues em 2014:  Em janeiro de 2014 foi entregue a administração municipal emenda para estruturação do Conselho Tutelar de Lebon Régis, chamada de Kit Conselho Tutelar, era composta por 01 automóvel 0 km – Fiat Palio Weekend Attractive 1.4 Flex 2014, 05 computadores, 01 impressora multifuncional, 01 geladeira e 01 bebedouro.   Em março de 2014 foi entregue R$ 120.000,00 para agricultura lebonregense, onde foram adquiridos 15 implementos agrícolas, distribuídos para as cooperativas e associações de agricultores de Lebon Régis.    O vereador afirma que não está poupando esforços em busca de recursos para Lebon Régis, já realizou vários pedidos para os deputados do PR, mas depende da boa vontade, e interesse da administração municipal, para a realização de projetos técnicos e cadastros nos sistemas do governo federal e estadual.