18/01/2016

Fraiburgo terá carnaval com quatro blocos


Esse quadro, resultado de uma pesquisa feita pelo Ibope em dezembro/2015 em 143 municípios brasileiros, mostra a dificuldades que os atuais prefeitos terão para se reelegerem ou fazerem o sucessor. Esse é um sentimento de mudança na cabeça do eleitor que poderá ser modificado com uma boa campanha eleitoral, com comunicação profissional e propostas que sejam melhores do que os adversários. Se deixar correr solto, a tendência de mudança é grande.



Paulo Mota cordenará a 5ª edição do Gashuko em Fraiburgo

Paulo Miguel da Mota Junior
A 5ª edição do Gashuko (Treinamento Intensivo) de Carnaval, acontece entre os dias 05 a 08 de fevereiro, e terá dois palcos o Dojô Cidadão do Futuro, situado na rua Angelim Grigolo s/nº, bairro São Miguel – Fraiburgo – SC, espaço considerado por especialista em karatê como um dos melhores locais para a pratica da modalidade no Brasil e Dojô Macieirão em anexo ao Estádio Municipal Edir Prestes Valin, carinhosamente conhecido como Macieirão.  O Gashuko 2016 tem por objetivo o fortalecimento técnico dos praticantes da modalidade na Região do contestado e também a atualização dos mesmos com as novas regras da modalidade.  O 5º Gashuko será coordenado pelo Shihan Paulo Miguel da Mota Junior 7º Dan, um dos diretores nacional do estilo Hayashi-ha Shito Ryu Kai. No último mês de novembro, Mota esteve no Japão durante 20 dias se aperfeiçoando, com isso, poderá trazer novas informações do estilo e da modalidade aos estudantes e demais participantes do evento.  Estão convidados karatecas da Região do Contestado em especial os moradores de Fraiburgo, Lebon Régis, Videira, Tangará e Timbó Grande, também estão convidados atletas/karatecas das outras regiões de Santa Catarina e do Rio Grande do Sul e Paraná.   O evento é organizado pela Associação Vital Fraiburgo de Karatê-dô, a Fundação Municipal de Esportes e Lazer é uma das parceiras do evento, forneceu as passagens de ónibus ao Shihan Paulo Mota. O evento também conta com o apoio de Empresas e do Comercio local, Caritas Diocesana de Caçador, Associação Paulo Freire de Educação e Cultura Popular (APAFEC), Blog Esportes em Debates, e dos pais, mães e responsáveis dos karatecas menores de idade.


Além dos treinos estão programados exames de graduação conforme programação abaixo:

Dia 05/02 – Sexta-feira:
14h00min às 16h00min – Treino Aberto Escolinha Centro;
19h00min – Exame de Graduação Escolinha Centro.

Dia 06/02 – Sábado:
09h00min – Exame de Graduação com estudantes do Projeto Karatê-dô Cidadão do Futuro dos Núcleos: São Miguel, Escola Agrícola, Rio Doce/Lebon Régis e Timbó Grande;
14h00min às 15h15min – Treino todas as graduações;
15h30min às 17h00min – Treino faixa verde acima.

Dia 07/02 – Domingo:
09h00min às 11h30min – Treino todas as graduações;
14h00min às 16h00min – Treino todas as graduações;
16h30min – Confraternização e Futebol.

Dia 08/02 – Segunda-Feira:
09h00min às 11h30min – Treino todas as graduações.


Mais informações podem ser obtidas com o educador marcial Luiz Coelho pelos fones: (0**49) 9952 – 4410 (tim) e 9113-2959 (vivo), ou ainda pelo e-mail: luizcoelhoshitoryu2000@yahoo.com.br.

O enxadrista Ruan surpreende e vence no II Floripa Open

Aconteceu domingo (17) a 2ª e 3ª rodada no II Floripa Open onde Ruan Gonçalves foi o único Fraiburguense que obteve três vitórias.  Venceu o fortíssimo Vitor Carneiro de São Paulo (Vitor é várias vezes campeão Brasileiro de categorias, disputou 2 mundiais em 2015 - sub 18 na Grécia e sub 20 na Turquia - e tem força de MI- Mestre Internacional. Pela 3ª rodada Ruan surpreendeu novamente e venceu o Carioca MF Mestre Fide Dirceu Viana. Ruan mostrando sua boa forma obteve duas vitórias em cima de dois mestres. Destaque também para o jovem talento João Pedro Baldissera, 12 anos, que venceu a atual campeã Catarinense sub 18 Mariani Nazário de Criciúma.

16/01/2016

Acidente deixa dois mortos no trecho entre Fraiburgo e Lebon Regis

O acidente, aconteceu na manhã de Sábado dia (16) por volta da 08h30min, próximo a Comunidade 30 de outubro.  Envolvendo um ônibus da empresa Ouro e Prata RS que faz a linha da empresa Reunidas Joaçaba a Curitiba, e uma Camionete L 200 com Placas de Curitibanos.  Com o impacto o motorista e o carona da L 200, morreram no local. Ambos ficaram prensados na ferragem.   A deformação foi tão intensa que a equipe de socorrista precisou usar o desencarcerador e um guincho para poder abrir a lataria.   As causas do acidente estão sendo apuradas. Estiveram no local do acidente os Bombeiros Militares de Lebon Régis, a Polícia Militar (PRE) E o IGP.  (Fotos: Marcos Imprensa e Fonte: PGN).  A identificação dos mortos ainda não foi realizada , assim que tivermos a informação faremos o registro.




12/01/2016

A importância de conhecer a nossa história

Gilmar Silvério*
Para um país como o Brasil, em que a diversidade cultural é imensa, pode parecer estranho quando se fala na história dos nossos antepassados. Ainda mais se pensarmos na forma como ocorreu a formação da nossa sociedade, a partir das influências recebidas dos diferentes ciclos migratórios.
Saber a história de uma nação significa resgatar e preservar a tradição daqueles que contribuíram para que chegássemos ao ponto em que nos encontramos. Trata-se de uma oportunidade única para compreender, inclusive, a nossa própria identidade.
A despeito da visão europeia, que ainda é predominante nos livros didáticos e paradidáticos, há outra corrente que defende que a história da humanidade seja contada com base em outros relatos e visões de mundo. Nesse sentido, existe uma legislação federal que torna obrigatório o ensino nas escolas da cultura afro-brasileira e indígena. Essa lei, que acaba de completar dez anos, infelizmente ainda é pouco conhecida. Compete a nós, militantes e especialistas da área de educação, colocarmos isso em prática.
Como exemplo, podemos citar o que ocorre em Santo André, na região do ABC paulista. No final de 2013, teve início a capacitação sobre cultura indígena para os professores de educação física da rede municipal de ensino. O objetivo é fazer com que o docente passe a utilizar em suas aulas as danças, os jogos cooperativos e as brincadeiras oriundas dessa tradição.
Trazer essa visão de mundo para os alunos é importante para se perceber como a influência desse povo se faz muito presente no nosso dia a dia. Para ficar em um só aspecto, vale mencionar o hábito do banho diário. Sem falar nas centenas de palavras e termos de origem indígena que usamos para nos expressarmos.
Essa percepção, que por vezes passa despercebida face ao contexto globalizado em que vivemos, é fundamental para mostrar às nossas crianças e jovens a riqueza da cultura e da tradição dos primeiros habitantes do nosso país.
Ao oferecer essa possibilidade aos alunos, estamos contribuindo para resgatar o papel dos índios na formação do Brasil. Serve, ainda, para evitar possíveis percepções preconceituosas em relação a esse povo, que deve ser reverenciado pelas inúmeras contribuições que, hoje, se encontram naturalmente incorporadas ao nosso cotidiano. Significa também dar à cultura indígena o devido protagonismo que ela tanto merece.
* Gilmar Silvério, professor da rede estadual de ensino, é secretário de Educação de Santo André, SP. -  gilmar_silverio@hotmail.com.