23/06/2016

Tendências da política Fraiburguense para 2016

Procurando entender as tendências políticas em Fraiburgo elaborei algumas informações que tentam traçar os próximos movimentos dos partidos.   É fato que Fraiburgo comparado com os municípios vizinhos, tem demorado mais tempo para  apresentar todos os pré-candidatos e formar as duplas que concorrerão aos cargos majoritários.   Em Fraiburgo  a tendência é apresentar quatro candidatos:  PMDB, PSD, PP e PSDB.  Os nomes dos "cabeças de chapa" já se encontram pré-definidos, o mesmo não acontece com os vice nomes que tem apenas a metade definido. O PMDB já pre-definiu o nome do ex-prefeito Nelmar Pinz e do vereador Gabriel Fantin a vice. O PSD pré-escolheu o atual prefeito Ivo Biazzolo para reeleição e a secretária de educação licenciada Claudete Geller Mathias ( PPS) para sua vice.  O PSDB indicou o ex-prefeito Edi Luiz de Lemos como pré candidato da sigla e ainda não escolheu o companheiro (a) de chapa.   O Partido Progressista (PP) tem como seu pré-representante o atual vice -prefeito Juliano Cesar Costa (Juliano da autoescola) que ainda não definiu como formará sua futura chapa.  
PMDB
O Partido do Movimento Democrático Brasileiro, decidiu em reunião da executiva e do diretório  acontecida dia 19/06 que o pré-candidato a prefeito será Nelmar Pinz e o pré-candidato a vice será o sindicalista e vereador Gabriel Fantin e  que o projeto da sigla será pautada pela "Chapa Pura". Nelmar que foi vereador e também prefeito por 8 anos. Gabriel está no seu quinto mandato no legislativo municipal.  A tendência do partido é fazer uma eleição com o quadro de militantes restrito a sigla e o desafio será tentar repetir uma receita que deu certo antes e ainda apresentar uma cara de mudança com uma chapa com dois políticos muito experientes. 


PSD / PPS
O atual prefeito Ivo Biazzolo foi aclamado pelo PSD como pré-candidato a reeleição e estabeleceu um acordo com o PPS fornecendo a pré-vaga de vice, o qual indicou a secretária de educação licenciada Claudete Geller Mathias. O Fato de escolher uma mulher como candidata é um dos pontos positivos para campanha e pode oxigenar uma campanha que parecia muito previsível.   Ivo realizou uma administração muito conservadora que sofre inúmeras criticas, mas não podemos esquecer que ele "tem a máquina na mão", mas, vai ter dificuldade de convencer o eleitorado que o que não fez em 4 anos vai fazer agora.


PP / Partido Progressista

Os progressistas  lançaram o nome do ex-vereador e atual vice-prefeito Juliano Cesar Costa (Juliano da autoescola) como pré-candidato a prefeito.  A sigla ainda não acertou as parcerias que que completarão a dupla que irá concorrer aos cargos majoritários.  A Tendência do partido é abrir a porta a todos os partidos com menores densidades e tentar realizar um "blocão" para enfrentar os candidatos dos partidos maiores e do grupo retirar um representante que irá ser seu pré-vice candidato. Informações extra-oficiais dão conta que Josiel Silva do PSC é o nome preferido dos progressistas para vaga de vice, seguido pelo nome do ex-vereador Litrinho (Paulo Cesar Ribeiro) do PR. Juliano goza do privilégio de nunca ter sido prefeito, portanto dos quatro candidatos é o único que poderá avançar no discurso de oposição e não terá o desgaste da comparação.


PSDB

O PSDB escolheu como pré-candidato o ex-prefeito Edi Luiz de Lemos e ele tem a preferencia de uma camada de eleitores mais populares da nossa cidade.  Edi é conhecido por ser um politico de opinião muito forte, e está em busca de um partido que lhe ofereça um vice.  A imprensa desconhece as negociações que acontecem com o PSDB, e espera em pouco tempo ter mais noticias para publicar.