24/12/2015

Origem do Natal e o significado da comemoração

O Natal é uma data em que comemoramos o nascimento de Jesus Cristo. Na antiguidade, o Natal era comemorado em várias datas diferentes, pois não se sabia com exatidão a data do nascimento de Jesus. Foi somente no século IV que o 25 de dezembro foi estabelecido como data oficial de comemoração. Na Roma Antiga, o 25 de dezembro era a data em que os romanos comemoravam o início do inverno. Portanto, acredita-se que haja uma relação deste fato com a oficialização da comemoração do Natal.   As antigas comemorações de Natal costumavam durar até 12 dias, pois este foi o tempo que levou para os três reis Magos chegarem até a cidade de Belém e entregarem os presentes (ouro, mirra e incenso) ao menino Jesus. Atualmente, as pessoas costumam montar as árvores e outras decorações natalinas no começo de dezembro e desmontá-las até 12 dias após o Natal.    Do ponto de vista cronológico, o Natal é uma data de grande importância para o Ocidente, pois marca o ano 1 da nossa História.

22/12/2015

Mensagem de Natal do SITRUFRAI


Mensagem de Natal de Toni Francisco


Pedro Lopes atinge a metade do percurso do projeto

Pedro Lopes, percorreu metade do percurso, já fez 500  quilômetros está entre as cidades de Cajatí em transito para Registro-SP, segundo ele: “ Continua não  sendo fácil, mas consegui chegar na metade da prova com disposição ”.  Manifestou que sua dificuldade aumentou por dois fatores, a garupa da bicicleta quebrou e toda carga está sendo transportada nas costas, outro fator é a chuva que insiste em aparecer.   Pedro sempre com bom humor vai informando a sua localização e suas ações e já percorreu em oito dias cerca de 1/2 (metade) do percurso, nessa média deve atingir seu objetivo antes do final do ano.   Uma dificuldade que está lhe preocupando é que seus gastos tem sido maiores (gastos com água, manutenção da bicicleta, comida e as vezes onde não é muito seguro precisa pagar pernoite e  local para guardar a bicicleta ) a sua reserva financeira está acabando antes do tempo.   Quem quiser e puder colaborar é só depositar qualquer quantia na CEF – agência  operação 013 -  conta corrente 60.688-6  em nome de Pedro Cremil Lopes.      





19/12/2015

Fraiburguense conquista medalha de Bronze nos Jogos Abertos de SC

O professor de xadrez de Fraiburgo Juliano Zonta, também conhecido por Pena, conquistou a medalha de bronze na 55ª edição dos Jogos Abertos de SC - JASC que aconteceram em Joaçaba entre os dias 11 a 17 de dezembro.  A competição aconteceu na prova de “xadrez pensado” por equipe, com partidas que poderiam durar até 5 horas e foram premiados também os melhores jogadores no individual. Em sua performance individual, Zonta disputou 7 partidas sendo que venceu 5 e perdeu apenas 2, para um GMI (Grande Mestre Internacional) e um MI (Mestre Internacional). O GMI trata-se de Gilberto Milos, de SP, simplesmente o enxadrista que mais disputou Olimpíadas representando o Brasil.  “Estou muito feliz com a conquista dessa medalha, é a competição mais importante de SC. E a experiência de jogar com uma lenda do xadrez brasileiro certamente ficará guardada por muito tempo”, comentou o professor. O xadrez de Fraiburgo ainda teve outros representantes. Como o município não disputou do JASC vários atletas de diversas modalidades jogaram por outras cidades: No xadrez: Juliano Zonta/ Jaraguá do Sul, Thaís Moraes Zonta/ Jaraguá do Sul, Thiago Reichert/ Jaraguá do Sul, MF Lucas Aguiar Cunha/ Criciúma, Bruna Francescato Favero/ Brusque, João Eduardo Félix/Brusque, João Vitor Dalanhol/ Brusque, Ruan Alves Gonçalves/Brusque.   Por equipes, destacamos Jaraguá do Sul, 5º lugar no masculino que venceu 4 confrontos, empataram 2 e perderam apenas para a campeã Florianópolis e 6º lugar feminino com 5 vitórias e 2 derrotas.