25/09/2015

Curando com Amor.

Suponha que um circo chegou em nossa cidade. Adultos e crianças correm para ver o espetáculo e certamente para rir muito com a atração principal, os palhaços. Centenas de pessoas pagarão um preço para sentar nas desconfortáveis cadeiras circenses para aplaudi-los no picadeiro.
Mas, presuma que o circo venha até você e num momento não muito propício, onde você está num leito de hospital, chateado, ansioso pela recuperação, com dores e amarrado a um pedestal. Você não está nem um pouco com vontade de rir nesta situação.
Mas eis que alguém de cara pintada bate á porta e pede licença. Logo atrás dele vem mais um bando de palhaços. Só em vê-los entrando você já solta um inevitável sorriso. É um segundo mágico, um momento de sofrimento que se transforma num pedaço de felicidade. Eles não terão centenas de pessoas para aplaudi-los mas somente um espectador, você. Não cobrarão ingresso. Não receberão e não pedirão nada em troca além da felicidade de tê-lo feito sorrir. O riso vem de graça. Foram 10 minutos em que me senti o Senhor do Picadeiro. Parecia que eu era a atração.
A arte de fazer rir é um dom que nem todas as pessoas recebem . Imagine então a qualidade dos artistas que conseguem fazer rir até quem está na situação descrita acima. Somente pessoas iluminadas conseguem esta proeza. Esta é a diferença que faz o grupo do Projeto Curando com Amor de Fraiburgo. Doutores estudam durante anos para curar o corpo mas vocês curam almas. Me diverti muito. Que este grupo continue a ser merecedor de todo louvor. Vocês merecem mais que somente o meu aplauso.   Albino Martini  

( Abaixo a prescrição dos "Doutores da Alegria".) 




Computadores são entregues a estudantes de Fraiburgo

Quatro estudantes da EEB. Gonçalves Dias receberam do projeto “SDR inclusão digital” computadores completos

Fraiburgo – Nesta quinta-feira, dia 24, foi realizada, na EEB Gonçalves Dias, em Fraiburgo, a entrega de computadores do programa “SDR de Inclusão Digital|”. Quatro estudantes do primeiro ano do Ensino Médio receberam as máquinas recuperadas pelos estudantes dos cursos de informática e aprendizagem industrial do Senai. O projeto, uma parceria entre a 9ª Secretaria de Estado de Desenvolvimento Regional (SDR) e Senai, conta ainda com apoio das associações empresariais e a comunidade, que pode doar computadores sem serventia para que os mesmos integrem essa iniciativa.

Para a gerente de educação, Rita de Cássia Soares, a iniciativa é benéfica para todas as partes envolvidas. “A comunidade pode dar um destino correto a essas máquinas sem utilização; o Senai capacita os estudantes por meio dessa iniciativa, e a 9ª SDR tem a oportunidade de valorizar o aprendizado selecionando estudantes, que não possuem computadores, mas que apresentam um bom rendimento escolar e freqüência” afirmou Rita destacando que a comunidade pode doar os computadores sem uso em qualquer uma das 21 escolas da rede estadual.

As alunas contempladas nesta etapa são: Jocelene Museka Machado, Kelly Beatriz Bierhals, Sabrina Ortiz Correa e Roselaine Ribeiro Mello. A estudante Kelly destacou a importância dessa iniciativa. Segundo ela, receber o equipamento em reconhecimento a sua dedicação aos estudos é estimulante. Ela informou que sem o computador em casa, os trabalhos eram feitos sempre na escola, dificultando por causa do tempo e da locomoção.

A mãe da estudante Roselaine, Gerci Aparecida Ribeiro, também integrou o evento de entrega e agradeceu todas as entidades e órgãos mobilizados com essa iniciativa. Para ela o projeto proporciona além da inclusão o acesso e a motivação aos estudos. Ela que criou três filhos sozinha, mencionou a dificuldade em viabilizar o equipamento e que fica feliz em perceber que os filhos, mesmo sem esse aporte, se dedicam significativamente aos estudos.
O diretor do Senai, Evandro Desidério, também falou da iniciativa e destacou que o programa não tem data para se encerrar “Queremos a mobilização da comunidade. Todas as pessoas que tem em suas casas ou empresas computadores que não utilizam mais, podem estar doando para essa campanha e melhorando a qualidade educacional dos estudantes contemplados” finalizou.



Ideia está sendo multiplicada


O Programa “SDR de Inclusão Digital” teve início em 2010 no município de Jaraguá do Sul. De lá para cá, mais de 520 computadores já foram entregues a estudantes da rede estadual. O programa consiste no recebimento pelas empresas e comunidade de computadores sem serventia; repasse para o Senai, grande parceiro da iniciativa, para a manutenção das máquinas, realizado pelos estudantes dos cursos de aprendizagem e técnico em informática; e posterior o encaminhamento a estudantes selecionados pela Gerência de Educação.

24/09/2015

Estilista de alta costura promove desfile em Fraiburgo

Neusa Cervelin estilista de alta costura
A estilista de moda Neusa Ana Cervelin moradora de Fraiburgo há 32 anos,  mãe da Psicóloga Daiane Cervelin Miglioli e a estudante Maionara Cervelin Miglioli,    apaixonada pela arte com tecidos lembra que quando tinha quatro ou cinco anos já acompanhava sua mãe que fazia as roupas de toda a família.   Suas criações são obras de arte e é elaborada sobre cada corpo. Neusa trata o corpo das suas clientes como algo exclusivo, único, e dentro deste olhar demonstra sua fascinação por fazer com que cada vestido se molde ao corpo da sua cliente. Há tempos nutria o desejo de realizar um desfile com essas obras em tecidos e que estes vestidos sejam apresentados pelas próprias clientes do seu ateliê. Após um longo trabalho e muita persistência a estilista Neusa marcou  a data do tão sonhado desfile.  O evento será realizado no dia 24 de outubro de 2015 no Clube Fraiburguense às partir das 19h 30 min. Na programação haverá desfile de algumas das suas obras, a presença do estilista Kiko, apresentação de dança de Tango e dança do ventre, exposição de arte, sorteio de um vestido, gentileza Oliveira Tecidos e Cervelin Ateliê, joias da La Glamour, sapatos e bolsas Carmem Steffens, maquiagem O Boticário, cabelo Dani,quitutes da Kunst haus café, Evva FRAIBURGO. O desfile é definido  com a oportunidade dos Fraiburguenses conhecerem o  trabalho da estilista Neusa Cervelin e de presenciarem de perto a sua arte em tecidos.  Cervelin finalizou dizendo: “Este trabalho é a minha paixão e minha maior alegria, e faço questão de dividir com  a nossa gente!”. 

23/09/2015

Marcel Lemos deixa o PPS e filia-se no PSDB de Fraiburgo

Marcel Lemos com a carta de desfiliação nas mãos
Marcel Rodrigo de Lemos publicou uma nota para imprensa comunicando que dia 24/9  entregará uma carta de desfiliação ao PPS 23, partido ao qual está filiado, desde 2011.Comunica que seu destino político já foi definido e daqui para diante, vestirá a camisa do PSDB 45. Os motivos são de foro íntimo. Voltando um pouco no tempo, o PSDB foi o primeiro partido ao qual ele escolheu para me filiar-se, lá nos anos 90 e afirma “estar muito feliz em poder voltar, agora mais maduro e muito mais preparado. Tal decisão veio depois de um consenso em minha família, já que meu filho Kaio, está filiado junto aos 45 e meu pai, Edi Lemos (ex-prefeito), tudo indica também vai seguir na mesma onda, agregando forças nesta sigla”.  Marcelo disse: quando se envolve família, creio eu, deve-se ter união. Volto ao PSDB para um fortalecimento em prol de um projeto maior. Quero estar na tropa de choque junto aos demais, para as eleições no ano que vem. Podem contar comigo sempre. Ao meu antigo partido, PPS 23, deixo meu singelo abraço, meu respeito e minha admiração. Creio que fiz muitos amigos aos quais vivemos momentos muito bons. Da minha parte, o que foi acordado lá em 2011, eu cumpri. Todavia, agora e daqui pra frente, é 45. Lembrando que, em âmbito nacional PPS e PSDB estão do mesmo lado. 

Marcelo de Oliveira entra no PSC e coloca seu nome a disposição do partido

Marcelo Oliveira e  Josiel Nunes da Silva
Registro a decisão do empresário do ramo de tecidos e aviamentos Marcelo de Oliveira que formalizou nesta semana a sua afiliação no PSC de Fraiburgo. Marcelo que foi membro do DESENFRAI participou de núcleos da ACIAF e foi o sétimo presidente do LIONS CLUB FRAIBURGO, decidiu engrossar as fileiras do Partido Social Cristão por ter identificado no partido uma ideologia semelhante a sua que tem apreço muito grande pela honestidade e a transparência de ação.  Vem com o propósito de colocar seu nome como: pré-candidato a majoritária e poderá medir forças com Josiel Nunes da Silva, o qual representa na atualidade o nome mais natural do partido a majoritária.  Partido Social Cristão (PSC) é um partido político brasileiro. Seu número eleitoral é o 20 e obteve registro definitivo em 29 de março de 1990. No mesmo ano, elegeu o governador de Alagoas, Geraldo Bulhões. Constituiu-se, portanto, a partir de 2013, momento em que o Partido dos Trabalhadores se posicionou favorável às pautas progressistas a que o partido se opõe, em partido de oposição ao Governo Dilma.


Vereador solicita iluminação para quadra de areia

Vereador Gerson de Matia (Cersão) PMDB
Na Sessão da câmara municipal de Fraiburgo  dia 21/09/2015 o Vereador Gerson de Matia (PMDB) apresentou uma  INDICAÇÃO de  Nº 60/2015, solicitando ao Poder Executivo Municipal  que tome as providências necessárias para instalação de iluminação nas quadras de areia localizadas na Avenida. Rio Grande do Sul, próximas ao Centro de Eventos. Neste local existem duas quadras de areia destinadas a prática de esportes e lazer, porém, só podem ser utilizadas durante o dia, pois a noite devido à falta de iluminação as mesmas ficam desativadas, sendo que muitas famílias (pais, filhos, amigos) só tem tempo para sair após o horário de trabalho, ou seja, em horário noturno. Importante ressaltar que ao lado está sendo construído uma pista de Skate, mais um motivo para a instalação das referidas iluminações. Essa indicação agradou a opinião pública que em redes sociais se manifestaram de forma solidária a indicação do vereador.

Prefeitos da AMARP participam de pré-assembleia da FECAM

23/09/2015- Videira sediou nesta quarta-feira (23), para a pré-assembleia regional da Associação de Municípios do Alto Vale do Rio do Peixe AMARP. A reunião aconteceu no auditório da Associação e foi aberta pelo presidente da AMARP e prefeito de Videira, Wilmar Carelli e pelo secretário executivo da Associação, Clóvis Biscaro. Durante o encontro o presidente da Federação Catarinense de Municípios - FECAM, José Claudio Caramori e os diretores da entidade, Celso Vedana e Rodrigo Guesser fizeram uma prestação de contas sobre a aquisição da sede administrativa da FECAM, que também contou com o aporte financeiro dos municípios.

A nova sede está em um espaço de três andares no Centro Executivo Imperatriz, no bairro Estreito, em Florianópolis. O local tem 2.750m² e abrigará, além da FECAM a Escola de Gestão Pública Municipal - EGEM, o Consórcio de Informática na Gestão Pública Municipal - CIGA e a Agência Reguladora Intermunicipal de Saneamento - ARIS. A nova sede deverá ser inaugurada em outubro.

Ainda durante a reunião, os representantes da FECAM apresentaram os dados referentes às ações realizadas neste ano pela entidade, bem como o fortalecimento do movimento municipalista e a atuação dos colegiados e conselhos. Na reunião, os prefeitos também aprovaram algumas alterações estatutárias da federação, em decorrência da mudança de endereço.

Outro item da pauta da assembleia foi a apresentação e debate sobre captação e aplicação dos recursos do Programa Fundo Social do Governo do Estado. A explanação foi feita pelo secretário executivo de supervisão de Recursos Desvinculados, Celso Antônio Calcagnotto. O secretário mostrou o que foi arrecadado nos últimos anos com o Fundo, as projeções que o governo faz para os últimos meses deste ano e o que pretende fazer no ano que vem. Calcagnotto também orientou os prefeitos sobre a melhor conduta que devem ter para otimizar as receitas a que terão acesso e alertou para o fato de ser um ano curto, em razão do período eleitoral.


Silvia Palma

Assessoria de Imprensa

Deputado presta contas do mandato no semáforo em Florianópolis

Deputado do PMDB Gean Loureiro entregando prestação de contas
O Deputado estadual Gean Marques Loureiro é um político Catarinense, filiado ao Partido do Movimento Democrático Brasileiro (PMDB), eleito em 2014 para a 18ª legislatura (2015-2019). Gostaria de registrar um fato que me chamou a atenção: uma foto do deputado no semáforo distribuindo sua prestação de contas dos seus seis meses de mandato.  Durante as eleições eu acompanhei nas campanhas ele pedindo voto no semáforo e agora ele volta ao semáforo para entregar, como forma de agradecimento a sua prestação de conta. Peço ao seu assessor na região do meio oeste: o eleitor de Fraiburgo Nei da trinca vidros, que leve os nossos cumprimentos e o parabenize em nosso nome e em nome de nossos leitores pelo gesto de humildade e de respeito com que trata o eleitor. 

Educador participa da 29ª Sessão Ordinária da Câmara Municipal de Fraiburgo


O educador popular Jilson Carlos Souza foi convidado para participar da 29ª Sessão Ordinária da Câmara de Vereadores, realizada no dia 21/09, ele é morador do bairro Jardim América e faz o uso da tribuna Livre pelo prazo de dez minutos para dissertar sobre a "devastação" promovida pela Secretaria de Infraestrutura Urbana no Capão das Araucárias no bairro Jardim América nos dias 10,11 e 12 de agosto. O educador entregou dois levantamentos fotográficos com mais 80 fotos, nas quais pode ser observado o dano a duas araucárias, várias arvores arrancadas pelas raízes e a destruição de várias outras arvores que foram roçadas ou passado com a retroescavadeira por cima, essas arvores estavam com 30 a 50cm, e faziam parte das 122 mudas de arvores nativas plantadas no dia 1º de Maio do corrente ano como forma de celebrar o dia do Trabalhador/a, realizada por mais de 70 (setenta) fraiburguenses sob a orientação técnica do Viveiro de Mudas Nativas Figueiredo. Souza solicitou a mesa diretora da câmara de vereadores, requeira junto ao chefe do poder executivo se a prefeitura tinha autorização e plano de corte emitido pelos órgãos ambientais responsáveis.  

Também foi solicitado pelo educador que a Mesa Diretora da Câmara de Vereadores promova as seguintes indicações ao poder executivo, para que o mesmo realize as seguintes melhorias no Capão das Araucárias: Instalação de iluminação por toda a extensão do Capão das Araucárias; Construção de muro de contensão para evitar a erosão em toda a extensão da praça; Construção de calçada por toda a extensão, tornado o espaço local apropriado para pratica de corridas e caminhadas a ser utilizado por moradores dos bairros: Jardim América, São José entre outros bairros; Colocação de caçambas móveis para ser depositados entulhos, ao menos uma em cada lado do Capão das Araucárias; Reforma, pintura e demais melhorias no parquinho existente no local e Estudo para tornar a Praça das Araucárias em um Parque Permanente de Preservação Ambiental. “Estou satisfeito com a minha ida a câmara de vereadores, pude esclarecer a alguns dos legisladores municipais, que existe muita diferença entre limpeza e destruição da natureza, além disso, o uso da tribuna gerou um importante debate e ficou claro nas intervenções dos vareadores da base de sustentação do atual governo municipal a falta de compromisso com a natureza”, finaliza Jilson.

Master Fraiburgo vence de goleada



No sábado dia 19/09, a equipe Fraiburguense fez mais uma ótima partida.   A disputa ocorreu no campo da ART. O Master completou dez jogos invictos, com a maioria do seu elenco, venceu  e aplicou uma goleada sobre a equipe reforçada de Santa Cecília pelo placar de 6 x 1. No intervalo do jogo, a equipe Fraiburguense vencia pelo placar de cinco a zero.  Ainda na primeira etapa do jogo, o Técnico Sônego fez algumas substituições, onde a equipe foi brilhante durante todo o jogo, a defesa bem postada e segura, o meio campo ditou o ritmo do jogo e o ataque criou várias oportunidades e que foram preciso nos gols. O Master Fraiburgo sobrou em campo, não deu chance alguma para os adversários. Os gols da equipe fraiburguense foram marcados pelos atletas Giva(02), Negrete, Lico, Carrero e Jovani.  O destaque dessa partida foi o atleta Giva que marcou em duas oportunidades, que agora soma 16 gols, ficando apenas a dois gols do artilheiro Lico.

22/09/2015

Xadrez Fraiburguense obtém ótimos resultados em SP


Três Fraiburguenses estiveram entre os dias 17 a 20 de setembro na cidade de São Paulo disputando o II SP Clássico Open. O evento foi dividido em torneio A (sub 2300) e Torneio B (2050). Ambos torneios eram abertos a enxadristas de todas as idades e ofereceram R$ 5.500,00 em premiação cada.    Na categoria B, que reuniu 96 enxadristas, o melhor colocado foi Ruan Gonçalves que ficou na 9ª colocação geral e ainda sagrou-se campeão sub 20. Ruan fez 4.5 pontos, foram quatro vitórias, um empate e apenas uma derrota. João Vitor Dalanhol, outra fera do xadrez

Fraiburguense somou 3.5 pontos, três vitórias, um empate e duas derrotas alcançando a 34ª colocação geral e o 2º lugar sub 14. Vale destacar que das seis partidas, João enfrentou cinco adultos.  Na categoria principal, o Brasiliense e mestre Lucas Aguiar que agora reside em Fraiburgo, conquistou a 3ª colocação no geral entre 40 participantes. Somou quatro vitórias, um empate e uma derrota apenas para o campeão. Em sua campanha Aguiar venceu três mestres.    O amigo e apoiador da equipe Fraiburguense Guilherme Deola, de Itajaí, que levou nossos meninos também participou.

Em 6 partidas totalizou 3.5 pontos e ficou com a 12ª colocação no geral. As despesas foracm custeadas pelos próprios atletas, sendo que cada um desembolsou em torno de R$ 500,00 para disputar essa competição tão importante.
O professor Juliano Zonta comenta: “Sempre incentivamos nossos enxadristas, principalmente crianças e jovens, a participarem de competições adultas. Enfrentar adversários mais fortes e experientes faz com que evoluam mais rápido. Estamos muito felizes pelas excelentes partidas e resultados que nossos enxadristas obtiveram”.

 



19/09/2015

Partido progressista se reuniu em videira com a presença de Amim

Osenir Ribeiro, Meirelles,  Esperidião Amim e Oracir Ferreira de Deus
Fraiburgo esteve representado na Reunião micro regional do Partido Progressista que aconteceu no dia de hoje 18/09/2015 em Videira.   O evento foi prestigiado com as presenças do Presidente Estadual do Partido Progressista e Deputado Federal Esperidião Amin do Secretario Gilson dos Santos, e do Deputado Estadual Sílvio Drevek.  Na comitiva de Fraiburgo estava o presidente do sindicato dos trabalhadores rurais Osenir Ribeiro, o vice-presidente do legislativo Fraiburguense o vereador Oracir ferreira de Deus e o militante progressista Alcides Meirelles. O deputado Silvio Devek recebeu uma comissão de professores da APAE de Videira que lhe entregaram um documento com diversas solicitações referente às mudanças propostas pela secretaria de educação estadual.  Amim sempre usando figuras de linguagem e lembrando a passagem bíblica do filho pródigo recebeu inúmeros filiados que saíram do partido e hoje retornam a fazer parte dos progressistas estaduais. O presidente do partido deixou claro que é pré candidato ao governo do estado e pediu união aos partidários dizendo que o cenário é favorável e que o PP pode voltar a governar o estado de Santa Catarina.

Entidades avaliam que aumento da carga tributária impede crescimento do Brasil

Ao elevar impostos, o governo está transferindo o ônus do ajuste fiscal para a sociedade e para o setor produtivo

A Ordem dos Advogados do Brasil, a Confederação Nacional da Indústria, a Confederação Nacional do Transporte, a Confederação Nacional de Saúde e a Confederação Nacional de Dirigentes Lojistas avaliam que, ao elevar a pressão fiscal sobre os contribuintes - com a recriação da CPMF -, o governo está transferindo para a sociedade e o setor produtivo o custo do ajuste fiscal. O Brasil possui carga tributária das mais elevadas para países com a sua renda, que passa de 35% do Produto Interno Bruto (PIB). O aumento dos tributos neste momento repete a fórmula anticompetitividade e impeditiva do crescimento.

A CPMF é um tributo de má qualidade por ser pouco transparente e incidir de forma cumulativa na cadeia produtiva.

A ausência de um programa fiscal estrutural, que enfrente as regras automáticas de expansão dos gastos, abre caminho para a fácil alternativa de se criar novos tributos. O corte de gastos apresentado pelo governo, além de insuficiente, é bem menor que as contribuições das receitas.

Para as Entidades novas contribuições estão sendo transferidas para a sociedade sem que se vislumbre um caminho de saída da atual crise. O Brasil precisa enfrentar a agenda de superação da crise com agenda estrutural que demonstre a intenção real do governo em equilibrar as contas públicas. O caminho não passa pela elevação da carga tributária.