29/08/2015

Vereadores participam de palestra quando o produtor declara todos ganham

A Câmara Técnica de Agronegócios do Desenfrai, junto com a Secretaria de Desenvolvimento Econômico realizou Palestra intitulada "Quando o Produtor Declara, Todos Ganham", no dia 28 de agosto de 2015, as 14:00 horas, no Centro de Convivência da Melhor Idade Flor da Maçã em Fraiburgo SC. O evento abordou os seguintes temas: Benefícios Previdenciários para o Declarante; Benefícios em Financiamentos Bancários; Mais Desenvolvimento Econômico Local. Compareceram ao evento o Presidente da câmara vereador Gerson de Matia, o vice presidente Oracir Ferreira de Deus, e o vereador Rodrigo de Lara.


Estudantes dizem não as drogas

390 estudantes estiveram se formando no Programa Educacional de Resistência às Drogas e à Violência (Proerd)

Mesa de honra na solenidade do PROERD
Videira – O Programa Educacional de Resistência às Drogas e à Violência (Proerd) formou mais 20 turmas em Videira, na noite desta quinta-feira, dia 28. Trezentos e noventa estudantes estiveram participando da cerimônia, recebendo a certificação de conclusão e prestando o juramento: de evitar a violência e não fazer uso de nenhum tipo de droga. O gerente de administração da Secretaria de Estado de Desenvolvimento Regional (SDR) Ivair Ceron, esteve representando o secretário regional Dorival Carlos Borga, e enalteceu a importância do projeto “O Proerd está presente em quase todos os municípios catarinenses e em mais de 50 países, uma demonstração da seriedade e da eficiência dessa iniciativa” destacou.

A formatura dos estudantes do 5º ano foi realizada no Ginásio Municipal Padre Bruno Polkom. Estiveram participando alunos das escolas estaduais: Anísio Rachadel de Oliveira, Ester Crema Marmentini e Inspetor Eurico Rauen. Ainda integraram a cerimônia o Colégio Salvatoriano Imaculada Conceição (CSIC), Colégio Superação e Genius, e as escolas municipais: Vilson Pedro Kleinubing, Joaquim Amarante, Paulo Fioravante Penso, Fidelis Fantin, Colégio Criança do Futuro (CAIC), e as escolas pólo de São Pedro e Sueli Maria Gueller, de Sede Etelvina.

Instrutores do PROERD
Os instrutores no programa em Videira foram os policiais: tenente Ricardo da Silva de Souza; Cabo Mauro Cesar Telles; Cabo João Luis Rosnowski e  Soldado Thaiane Borges. O projeto está em vigor em Videira desde 2001 e atende estudantes do 5º ano, com idade entre 9 e 12 anos. No estado de Santa Catarina a proposta está funcionando desde 1998, tendo o seu início no município de Lages.

As estudantes Renata Panho e Maria Natalia Oliveira Lemos, da Escola Paulo Penso, que receberam o certificado nesta quinta-feira, 27, afirmaram que aprenderam bastante no programa “Muito legal a iniciativa e a dinâmica trabalhada pelos instrutores. Aprendemos durante os encontros a como reagir a violência, dizer não as drogas, entre outros conhecimentos” afirmaram.

Já para a professora, Claudia Novello, a proposta é elogiável. Segundo ela, as crianças interagem e aprendem de uma forma muito mais prática. O capitão, Christopher Rudolf Froehner, comandante da 1º Companhia de Polícia Militar, enalteceu a iniciativa e pediu o comprometimento dos pais para que o juramento efetuado pelos filhos seja efetivamente cumprido. “A escola, a sociedade e também a família devem estar engajados neste propósito, afinal é dele, que sairá o futuro do nosso país” finalizou.

Além da certificação, os alunos que participaram do Concurso de Redação do Proerd, ainda foram selecionados, sendo que os autores, da melhor redação por escola, receberam uma lembrança da Polícia Militar, um mascote do Proerd, conhecido pelo nome de Dare.



Na região

O Proerd está presente em todos os 5º anos de todas as escolas da regional. Até o momento, aproximadamente 650 estudantes, oriundos dos municípios de Videira, Pinheiro Preto, Tangará e Arroio Trinta, já receberam a certificação de conclusão. Nos próximos meses serão encerradas as turmas nos municípios de Iomerê e Salto Veloso, totalizando 750 estudantes no projeto. Em Fraiburgo, município integrante da 9ª SDR também há o projeto em desenvolvimento, porém sendo coordenado pela Polícia Militar daquele município.

JOSIANE ZAGO - Assessoria de Comunicação

27/08/2015

Faleceu o Senhor Mário pai do Nei do ventania


Comunicamos com profundo pesar o falecimento do senhor   Mário João Ruschel, 74 anos,  mais conhecido como pai do Nei do grupo musical Ventania.    Morador do bairro das Nações,  ocorrido às 08h30min de quinta feira 27-08 em Fraiburgo.       Seu corpo esta sendo velado na Capela Mortuária Ecumênica do Tite  na avenida Caçador.   Conivdamos parentes, amigos e pessoas de suas relações para celebração da esperança que será realizado sexta feira 28-08 às 09 horas seguindo após para sepultamento no Cemitério Municipal de Videira.

Os publicitários Ivo e Mariana filiam-se no PSC

Mariana Schur, Ivo Tribeck e Josiel Nunes da Silva
No dia 25 de Agosto o presidente do PSC de Fraiburgo, vereador Josiel Nunes da Silva recebeu a filiação dos proprietários da TRIBECK PUBLICIDADES no PSC.     Ivo Tribeck  e Mariana Schur aceitaram o convite feito por Josiel por entenderem que podem colaborar com o projeto humanístico do PSC.   O Partido Social Cristão (PSC) é um partido político brasileiro. Seu número eleitoral é o 20 e obteve registro definitivo em 29 de março de 1990. No mesmo ano, elegeu o governador de Alagoas, Geraldo Bulhões. Constituiu-se, portanto, a partir de 2013, momento em que o Partido dos Trabalhadores se posicionou favorável às pautas progressistas a que o partido se opõe, em partido de oposição ao Governo Dilma.  A história do PSC começou em 1970, com a criação do PDR (Partido Democrático Republicano). Em 1985, depois da reabertura política, Vítor Nósseis deu continuidade ao trabalho da sigla, com a fundação do PSC. Em 1989, aliou-se ao PST, PTR e PRN, essa coligação denominada "Brasil Novo" levou à vitória Fernando Collor. Só obteve registro definitivo no Tribunal Superior Eleitoral (TSE) em 1990. A denominação "Social Cristão" vem da crença dos partidários de que o Cristianismo, mais do que uma religião, é um estado de espírito que não segrega e não exclui, além de servir de base para que as pessoas tomem decisões de forma racional -daí, declara-se Provida e Pró-Família. Abertamente contrário ao Marxismo, é historicamente anticomunista. Seu atual vice-presidente, Everaldo Pereira, foi Candidato à Presidência da República em 2014.  Hoje o Partido tem: 01 Senador, 13 Deputados Federais, 34 Deputados Estaduais  e 1431 Vereadores espalhados pelo Brasil.  O Presidente do PSC Josiel Nunes informa aos interessados que estão abertas as filiações  nesta sigla e que basta um contato que ele lhe fará uma visita.  http://www.psc.org.br/   

Programa Lar Legal é tema de reunião com prefeitos da AMARP

27/08/2015- O juiz da Comarca de Caçador - André Milani marcou presença, mais uma vez, na reunião ordinária da Associação dos Municípios do Alto Vale do Rio do Peixe (AMARP), que aconteceu na quarta-feira (26). Na oportunidade Milani fez um balanço sobre o Programa de Regularização Fundiária que está sendo implantado na maioria dos municípios da região. O Programa é uma ação de apoio à regularização fundiária em áreas urbanas e tem como objetivo apoiar os municípios na implementação de atividades de regularização fundiária de assentamentos urbanos ocupados por população de baixa renda.

A intenção, segundo o magistrado é garantir a regularização administrativa e jurídica da posse dos imóveis para o benefício dos moradores de assentamentos urbanos irregulares. Para isso, a transferência de recursos federais permite a implementação de medidas técnicas, administrativas e jurídicas necessárias à regularização de edificações habitacionais residenciais e o parcelamento do solo urbano para a população carente. “Este Programa é de extrema importância porque é uma forma de promover a integração dessas áreas à cidade e de assegurar  que as famílias recebam títulos dos seus imóveis registrados em cartório. Além disso, mexe com a autoestima, a cidadania, a economia e oferece segurança jurídica para estes moradores de áreas irregulares ”, disse.

Ao presidente da AMARP, Wilmar Carelli e aos demais prefeitos e presidentes de Câmaras de Vereadores presentes o juiz apontou os prazos estipulados pela Justiça à empresa que realiza os levantamentos nos municípios e que estariam atrasados. Segundo ele, até o final do ano, todos os processos devem ser julgados e mais de mil lotes regularizados na região. Em Videira, cerca de 200 famílias que residem nos bairros Cidade Alta, Amarante, Pedreirinha e Água Verde deverão ser beneficiadas, assim como 400 famílias de Lebon Régis e 280 famílias de Caçador, entre tantas outras. “Em nome de todos os prefeitos queremos agradecer o empenho do juiz André Milani em auxiliar os municípios na implantação desse importante programa que oferece dignidade e respeito à tantas famílias da região”, disse Carelli.

No próximo dia 11 de setembro, o juiz André Milani volta a Videira onde se reunirá com secretários municipais de habitação e assistentes sociais das 14 prefeituras da Amarp, que são os responsáveis pelo Programa Lar Legal, nas Prefeituras. 

Vereador Oracir e vereador Rodrigo de Lara
A reunião da AMARP ainda contou com a presença do coordenador regional da Fatma, Dario Francio que explanou sobre a articulação que o órgão está fazendo junto ao Consema- Conselho Estadual de Meio Ambiente, para simplificar a equipe que deve fazer a análise técnica para concessão das licenças ambientais para as cascalheiras dos municípios da Amarp. O diretor executivo do Consórcio Cimcatarina, Elói Rönnau também participou da reunião e falou sobre o andamento do processo licitatório para a contratação dessa equipe.   O Poder Legislativo de Fraiburgo esteve representado no evento pelo vice-presidente Oracir Ferreira de Deus e pelo vereador Rodrigo de Lara.

Silvia Palma Assessoria de Imprensa



Tenda Gaúcha é uma das atrações da Expo Videira 2015

27/08/2015 – Uma das grandes novidades da Expo Videira 2015 é a Tenda Gaúcha. Uma parceria entre Comissão Central Organizadora (CCO) e Instituto federal Catarinense (IFC), está proporcionando um espaço exclusivo para o tradicionalismo dentro do parque de exposições, com apresentações exclusivas de danças, músicas, declamações, palestras sobre o tradicionalismo, oficina de laço, torneio de vaca parada, entre outras atrações nativistas.

“Nossa intenção com a disponibilização da Tenda Gaúcha é privilegiar, esta cultura que é bastante popular na nossa região. E, como estamos praticamente às vésperas da Semana Farroupilha, é um modo de homenagear os amantes do tradicionalismo”, explica o presidente da CCO – Clemir Schmitt. Ele destaca ainda que o IFC tem um projeto muito importante de resgate e manutenção da cultura gaúcha, com grupos de dança e música, e todos os elementos que permeiam a rica cultura tradicionalista será levado para a Expo Videira.

A tenda terá 20mX50m e será coberta. Schmitt ressalta que o espaço terá apacidade para abrigar confortavelmente até 3.500 pessoas. Os shows das bandas Herança de Gateiro, Trio Recuerdos e Amigos da Tradição também serão na tenda gaúcha. Não haverá cobrança de ingresso adicional para esse fim, ou seja, entrando no parque, a pessoa tem o direito de visitar a tenda Gaúcha.
 
Programação da Tenda Gaúcha

Dia 03/09 – Quinta-feira – Entrada franca
A partir das 19 horas  – CTG Herdeiros do Pago (IFC Videira) e Grupo Nativista Repontando Sul

Dia 04/09 – Sexta-Feira
A partir das 18 horas – Oficinas de dança de salão, apresentações do CTG Herdeiros do Pago IFC Videira e Show com Herança de Gaiteiro

Dia 05/09 – Sábado
A partir das 10 horas  – Recepção com Café de chaleira em fogo de chão
- 10:15 - Palestra sobre tradicionalismo
- 11:00 – Declamações
- 13:00 – Oficina de laço
- 15:00 - CTG Herdeiros do Pago IFC Videira
- 16:00 – Oficinas de dança de salão
- 17:10 - Show tradicionalista
- 18:00 – Fogo de Chão e Tertúlia
- 19:00 – Show tradicionalista
- 21:30 Apresentação de Chula, Boleadeira e Dança do Facão – IFC Concórdia
- 22:15 - Show com Trio Recuerdos

Dia 06/09 – Domingo
A partir das 9 horas  – Oficina de laço e  momento cultural
- 13:00 – Show tradicionalista
- 14:00 – Apresentação de dança – Invernada Infantil
- 14:45 – Show com Amigos da Tradições
- 17:00 – Torneio Vaca Parada
- 19:00 - CTG Herdeiros do Pago (IFC Videira)
- 20:00 - Oficinas de dança de salão
- 21:00 - Oficina de danças tradicionalistas
- 13:00 às 22:00 – Visitação à  Feira Multissetorial com entrada paga

Encontro de Jeeps e Motos
Os aventureiros terão espaço garantido dentro da Expo Videira 2015, isso porque entre as atrações do evento estão o Encontro de Jeeps e o 2º Videira Moto Fest, que acontecem de 4 a 6 de setembro, nas dependências SERP. De acordo com o presidente da Comissão Central Organizadora (CC) – Clemir Schmitt, ambos os encontros pretendem reunir um grande número de apaixonados por rodas e adrenalina. Já o público presente poderá conferir uma exposição de jeeps e motos, além de conversar com os motoqueiros e jeepeiros.

As motos ficarão em frente ao antigo restaurante da SERP. Será permitida a entrada de motos acima de 300 cilindradas e os interessados já devem entrar em contato com Odirlei Zago - o Pipoca (9101.3839), um dos organizadores do encontro. Por questões de segurança, não serão permitidas manobras com as motos. Já o encontro de Jeeps, será realizado em parceria com o Jeep Clube de Videira, onde os associados estarão presentes, expondo seus carros e confraternizando durante feira.

Expo Videira 2015

A Expo Videira acontece de 3 a 6 de setembro, na SERP, com uma extensa programação para toda a família. Haverá feira multissetorial, parque com brinquedos infláveis, restaurante e praça de alimentação. Na quinta-feira (3), o evento abre com o show gratuito do Guri de Uruguaiana. Na sexta-feira (4), a banda Jota Quest sobe ao palco com o show Funky Funky Boom Boom. Já no sábado (5) tem o belíssimo espetáculo circense do Grupo Tholl, seguido do fenômeno sertanejo Michel Teló. No domingo (6), os shows iniciam com a apresentação gospel de Régis Danese, logo após será a vez do Grupo Sambô animar os videirenses e a feira termina em grande estilo, com show de Rio Negro e Solimões.

Os ingressos podem ser adquiridos antecipadamente no site www.ticketmais.com.br ou nos pontos de venda. São eles:
Videira: Videira Shopping ,Sorveteria Boneco de Neve, Beer House e Prefeitura
Caçador: Omega Vídeo
Campos Novos: Rádio Simpatia FM
Joaçaba: Lorenci Modas e Cantina Universitária da Unoesc

Assessoria de Comunicação Prefeitura de Videira

Fotos: Pedro Schaitel

Jonatam Cordeiro se prepara para narrar jogos da serie "A" do brasileirão

O Conhecido Radialista Jonatam Cordeiro que se transferiu para o litoral já está colhendo lá os frutos da sua competência. Hoje ele faz parte da  excelente equipe da radio clube de são João batista próximo de itapema.  Como colega de profissão quero aqui reiterar os mais sinceros votos de sucesso e que você continue sendo esta pessoa guerreira que luta por aqueles muitas vezes esquecidos.  Seu trabalho no litoral tem evoluído e neste domingo irá narrar e transmitir a final do catarinense serie “B” em Brusque.  Fontes garantem que ainda este ano quando seu credenciamento na federação esportiva ficar pronta ele poderá narrar a serie “A” do brasileirão acompanhando times catarinenses como o Avai e Figueirense.   Sabemos que a cidade de Fraiburgo e os meios de comunicação daqui lhe deram essa bagagem. É o estado valorizando um produto que nasceu em Fraiburgo, e isso não tem preço. 

Mensagem do Jornalista

A Ética Jornalística é o conjunto de normas e procedimentos éticos que regem a atividade do jornalismo. Ela se refere à conduta desejável esperada do profissional. Portanto, não deve ser confundida com a deontologia jornalística ligada à dêontica, a deontologia se refere a uma série de obrigações e deveres que regem a profissão. Embora geralmente não institucionalizadas pelo Estado, estas normas são consolidadas em códigos de ética que variam de acordo com cada país. 
    
Atualmente, o jornalismo oscila entre a imagem romântica de árbitro social e porta-voz da opinião pública e a de empresa comercial sem escrúpulos que recorre a qualquer meio para chamar a atenção e multiplicar suas vendas, sobretudo com a intromissão em vidas privadas e a dimensão exagerada concedida a notícias escandalosas e policiais. 
   

Jornalismo é também definido como "a técnica de transmissão de informações a um público cujos componentes não são antecipadamente conhecidos". Este particular diferencia o Jornalismo das demais formas de comunicação. Atualmente, o termo Jornalismo faz referência a todas as formas de comunicação pública de notícias e seus comentários e interpretações.

Para quem interessar 

Master Fraiburgo goleia a equipe Radadalli de Videira

A equipe Fraiburguense que vinha de um empate sem gols, resultado da partida anterior, contra a equipe de Bonsucesso de Iômerê, considerada pelos  jogadores com sabor de derrota.  No dia 24/08, no campo adversário na Linha Gramado, município de Rio das Antas, a equipe do Master Fraiburgo venceu com folga a forte equipe Ragadalli de Videira, pelo placar de 3 x 0. A equipe esteve brilhante durante todo o jogo, a defesa bem postada e segura, o meio campo ditou o ritmo do jogo e o ataque criou várias oportunidades resultando em gols, não deu chance alguma a equipe adversária. Os gols da equipe fraiburguense foram assinalados pelos atletas Didio, Giva e Geovane.  O próximo compromisso do Master Fraiburgo será no próximo sábado dia 29/08 em Fraiburgo, no campo Macieirão, a partir das 15 h:30 min, contra a equipe Grêmio da Penha/Rio das Pedras de Videira.


26/08/2015

Câmara presta homenagem à única mulher presidente

Ex-vereadora Marta Back presidiu o legislativo Fraiburguense em 2009


Na 26ª Sessão Ordinária da Câmara municipal de Fraiburgo, dia 24 de Agosto de 2015 foi marcado pela presença da Ex-Presidente da Câmara Municipal de 2009: Marta Back, a qual foi homenageada e afixou o seu Quadro na Galeria dos Ex-Presidentes.  Essa sessão foi considerada muito importante, tendo em vista o reconhecimento da classe política por ser ela a única mulher até hoje a assumir a Presidência do Legislativo Fraiburguense.  Marta usou a tribuna e agradeceu aos familiares, agradeceu a homenagem recebida e expressou nas entrelinhas a vontade de voltar para casa de leis no próximo mandato, deixando claro sua intenção de concorrer nas próximas eleições.   Vários vereadores, até mesmo os adversários de sigla em tribuna fizeram questão de parabeniza-la pelo belo trabalho prestado a nossa sociedade.  Continuar atualizando a galeria dos ex-presidentes é uma das metas do atual presidente Gerson de Matia que finalizou dizendo: “Eu junto com a mesa diretora e demais vereadores queremos nos próximos meses afixar a foto dos demais presidentes”.   

  





24/08/2015

SDR assina termo de compromisso para Educação Prisional

Unidade Prisional Avançada de Videira (UPA) passará a 
contar com sala de aula

Videira – Na manhã desta segunda-feira, dia 24, foi assinado o termo de compromisso entre a 9ª Secretaria de Estado de Desenvolvimento Regional (SDR), por meio da Gerência de Educação (GERED) e Centro Educacional de Jovens e Adultos (CEJA); com a Unidade Prisional Avançada de Videira (UPA). O termo refere-se a implantação da Educação Prisional, por meio de uma sala de aula instalado dentro da unidade, que atenderá em média 30 alunos, nos três turnos escolares. Participaram da assinatura o secretário Dorival

Secretário Dorival Carlos Borga no ato da assinatura
Carlos Borga, a gerente de educação, Rita de Cássia Soares, a diretora do Ceja, Margarete Salvadori, o diretor da UPA, Dário de Souza e o presidente do Conselho Comunitário de Segurança Pública, Luciano Pasqual. Para o secretário Dorival Carlos Borga, esse é um importante passo dado rumo a ressocialização   e a criação de oportunidades para um futuro melhor a esses estudantes “É um compromisso do Governo do Estado em oferecer alternativas eficazes para a ressocialização dos detentos: ocupando o tempo ocioso dentro de cela, para a melhoria educacional e de qualificação. É um importante passo dado nesse dia rumo a um futuro melhor” afirmou. A implantação da educação prisional foi possível por meio de uma parceria eficaz entre a SDR e os órgãos de segurança da região. Por meio dessa parceria ficou acordado que a Unidade Prisional viabilizaria um espaço para a implantação do programa e a contrapartida do Estado seria com a disponibilidade de professores e material didático. O Fórum da Comarca de Videira, juntamente com o Conselho Comunitário de Segurança Pública e a Unidade Prisional trabalharam para construir um espaço adequado

Salas de aulas instalados dentro da UPA em Videira
para a implantação do programa. Por meio dos recursos oriundos das transações penais do Judiciário foram adquiridos os materiais necessários e fazendo uso da mão de obra dos próprios detentos foi construído o espaço, que a partir do dia 1º de setembro, passará a sediar as aulas da Educação Prisional.  Nesta segunda-feira, dia 24, a Gerência de Educação realiza a chamada pública para os interessados em ministrar as aulas na modalidade da Educação de Jovens e Adultos e durante essa semana, os profissionais classificados deverão passar por um treinamento. Inicialmente serão ofertadas duas turmas de nivelamento (alfabetização) e uma turma de Séries Finais, com as disciplinas de Matemática, Língua Portuguesa e Inglês neste semestre.  Para concretizar essa parceria, a diretora do CEJA de Videira, professora Margarete Salvadori, participou há dois anos de uma capacitação oferecida pela Secretaria de Estado da Educação em parceria com a Secretaria de Justiça e Cidadania e começou a fazer levantamento de demanda. Durante este período foram muitas reuniões até que pudesse ser concretizada esta ação.   Segundo a gerente de educação, Rita de Cássia Soares, o projeto contribuirá para a formação de uma sociedade melhor “Além da formação educacional o espaço poderá ser utilizado para cursos profissionalizantes, palestras e demais atividades. Todas as ações pedagógicas serão supervisionadas pela GERED-CEJA” finaliza. 







23/08/2015

Amim é novamente o homem forte do PP no estado

Amim retorna com toda força eleito o novo presidente estadual do PP
O deputado federal Esperidião Amin foi eleito presidente estadual do PP (Partido Progressista) em Santa Catarina. A convenção estadual que ocorreu no plenário da Assembleia Legislativa, sábado, alçou Amim ao cargo até então inédito em seus mais de 40 anos de vida pública, um período em que foi prefeito de Florianópolis e governador de Santa Catarina por duas vezes cada, além de deputado e senador. A aclamação aconteceu após um impasse sobre os nomes do secretário-geral e tesoureiro-geral, discutido por lideranças em uma reunião a portas fechadas.   Até então, o ex-deputado federal Leodegar Tiscoski assumiria a secretaria no lugar de Aldo Rosa e o deputado estadual Valmir Comin permaneceria na tesouraria. Ao final, foi feita a vontade de Amim.  O ex-deputado estadual e ex-presidente do Tribunal de Contas:  Gilson dos Santos ficou como secretário e o ex-deputado estadual Antônio Carlos

Vice prefeito  de  Fraiburgo Juliano Costa (PP)  e o Vereador
Oracir Ferreira de Deus (PP) estavam presentes na convenção
Vieira, o Vieirão, será o secretário.  Mesmo diante do clima de tensão gerado nos bastidores, Amin considerou saudável que muitas pessoas quisessem participar da executiva. Um dos nomes que, segundo Amin, não foi “escolhido” e sim “imposto” foi o de Vieirão. “Foi imposto a ele que assumisse como tesoureiro. Porque a legislação sobre contas partidárias está cada vez mais complicada. Eu não estou falando de captação, mas sim de prestação de contas. Vieirão será o responsável por cuidar da contabilidade”, explicou Amin. O ex-deputado estadual Joares Ponticelli, que passou a presidência, será o vice.   Desde o início da convenção era possível perceber, nos discursos ou nas entrevistas, que o PP deseja retomar voltar a ser protagonista nas principais prefeituras do Estado, entre elas a de Florianópolis, ajudamos a eleger o Cesar Souza Junior [PSD]. “Em princípio, seria natural reeditar coligação”, disse Amin. “Há dúvidas sobre a aproximação que ele fez com o PMDB, por isso trabalhamos sem consolidar uma posição”, completou. Sobre 2018, Amin reafirmou que o partido terá candidatura ao governo, mas despistou se ele assumirá o desafio “O candidato pode ser qualquer um inclusive eu”

Lideranças de outros partidos marcaram presença na convenção do PP

A convenção partidária era do PP, mas políticos de outras siglas como PSDB, PSD e PSB prestigiaram o encontro na Alesc. Um deles, o senador Paulo Bauer (PSDB), ex-pepista, disse que o PP é parceiro de seu partido e que as alianças entre as siglas são antigas. Sobre os próximos pleitos, as eleições municipais de 2016 e as majoritárias de 2018, Bauer considera que, mesmo com as particularidades de cada município, nas eleições do ano que vem existe a possibilidade de em muitos catarinenses os partidos repetirem a dobradinha de 2014, quando o PP apoiou a candidatura de Bauer a governador. Já sobre 2018, o senador acredita que é cedo para fazer previsões. “Ainda está longe e depende de muita coisa, principalmente esse cenário político nacional que está muito conturbado”.  Candidato ao Senado na última eleição, Paulinho Bornhausen (PSB) também esteve na convenção. Questionado se pretende concorrer a algum cargo público em 2016, já que seu nome vem sendo cogitado para disputar a prefeitura de Florianópolis ou a de Itajaí, para onde transferiu seu título de eleitor recentemente. “Eu não sei nem o que vai acontecer até o final do ano, imagine em 2016”, disse. Já o prefeito de Itajaí, Jandir Bellini (PP), desconversou quando questionado se Paulinho Bornhausen seria um bom substituto para ele. “Morando lá ele já está”.

“PP precisa voltar ao protagonismo eleitoral em Santa Catarina”, diz senadora Ana Amélia Lemos


Representando o PP do Rio Grande do Sul, a senadora Ana Amélia Lemos chegou a Alesc às 11h20min junto com o casal Esperidião e Ângela Amin, com o deputado federal ao volante. Para ela, chegou a hora de o partido voltar a encabeçar chapas próprias nas principais prefeituras e no governo de Santa Catarina. “Com certeza, o PP catarinense virá com força nas próximas eleições, inclusive com a família Amin podendo voltar a disputar cargos pelos quais já foram eleitos”, comentou. Em seu discurso, um dos mais aplaudidos pelos filiados do PP, Ana Amélia exaltou a “unidade” do partido e elogiou o também senador Paulo Bauer, tucano que a apresentou em alemão a chanceler da Alemanha, Angela Merkel.  A ex-prefeita Ângela Amin, quando perguntada se pretende concorrer ao cargo de prefeita de Florianópolis, disse que antes de nomes é preciso pensar um projeto para a Capital. E isso, garante, ela e o partido já estão fazendo. “Estamos analisando pesquisas qualitativas, para ver qual a aspiração do cidadão de Florianópolis com relação a uma administração municipal. Em cima disso, vamos montar um projeto. Estamos trabalhando bastante concluiu Angela”.