15/08/2015

Imposto de renda rural é tema de palestra que o DESENFRAI promoverá no dia 28

Secretários de Agropecuária, Taylor Martello e de

 Desenvolvimento, Joaquim Tadeu Borges, com integrantes
 da Câmara Técnica. Foto: Viridiane Mohr
A Câmara Técnica de Agronegócios do Desenfrai em parceira com as Secretarias Municipais de Desenvolvimento Econômico e Agropecuária e Meio Ambiente de Fraiburgo promovem no dia 28 de agosto, às 14h, no Centro de Convivência da Melhor Idade Flor de Maçã palestra gratuita para discutir o tema “Quando o Produtor Declara, Todos Ganham". O evento é direcionado aos produtores rurais do município, mas também aberto a qualquer interessado.  Segundo a secretária executiva do Desenfrai, Viridiane Mohr, a palestra será focada na Declaração Anual do Imposto de Renda Rural e, em contrapartida, permitirá aos participantes ampliar os conhecimentos, sendo apresentados os benefícios previdenciários, de financiamentos bancários e as possibilidades de incremento no movimento econômico local. Foram convidados para conduzir os trabalhos o representante da unidade setorial de fiscalização da Secretaria de Estado da Fazenda, Alberto Lidani, a engenheira agrônoma da Epagri, Rosana Kokuszka e o engenheiro agrônomo, Marcos Munaro.      Atualmente o município de Fraiburgo conta com aproximadamente 1.400 produtores rurais em atividade. O secretário de Desenvolvimento Econômico, Joaquim Tadeu Borges ressaltou sobre a importância deste esclarecimento aos produtores rurais, os quais ainda têm muitas dúvidas sobre os benefícios que podem obter com emissão de notas fiscais de seus produtos, além da contribuição com o desenvolvimento econômico local.

Microrregional do JASC tem equipes da região classificadas

Seis equipes dos municípios integrantes da 9ª SDR foram classificados na etapa microrregional do JASC

Bolão-  Arroio Trinta - Vice Campeã
Região – Videira, Arroio Trinta e Tangará são os três municípios integrantes da 9ª Secretaria de Estado de Desenvolvimento Regional (SDR), que contarão com equipes na etapa estadual dos Jogos Abertos de Santa Catarina (JASC), nas modalidades de bocha masculino, bolão 23, futsal feminino e masculino. A etapa microrregional foi realizada de 7 a 11 de agosto, no município de Ouro e contou com a participação de 17 municípios. Para o secretário regional Dorival Carlos Borga,  o resultado foi expressivo. “Contamos com a participação de atletas oriundos de seis dos nossos sete municípios da regional, e o resultado apontou três deles para a estadual. Consideramos um ótimo

Fut-Sal Tangará 3º Lugar
resultado. Parabenizamos os atletas e toda a comissão organizadora” afirma.  
Na primeira colocação, levando o título de campão no microrregional a equipe de Videira foi o destaque no futsal masculino, com os atletas: Alan Deivi Mozzer; Alex Sandro Nogueira; Angelo Batista Garcia; Ederson Leobet; Eduardo Alves Dos Santos; Felipe Farias; Gilmar Pelentir; Jair Cordeiro Junior; Jonathan Lucas Wartha Balbinot; Kleyton Medeiros De Brito; Pablo Wesley Dalves; Roberto Samuel De Castro; Sidonio Campistano De Oliveira; Welinton Felipe Batista e Yan Matheus De Deus. Ainda no futsal a equipe de Tangará conquistou o terceiro lugar; Salto Veloso o 10º lugar; o 11º com Iomerê e o 12º com Arroio Trinta.   No futsal feminino a região também teve destaque, classificando a equipe de

Fut-Sal Videira Campeã
Tangará, que ficou com o terceiro lugar da disputa. No bolão 23, as duas equipes classificadas foram: Arroio Trinta, que conquistou o segundo lugar; e Videira com o 3º. Na bocha masculina a única equipe classificada foi Videira com o 2º lugar. Nessa modalidade o município de Salto Veloso conquistou o 5º lugar; Arroio Trinta o 7º; Pinheiro Preto o 8º e Tangará na 10º colocação. Já na bocha feminina não houve classificação para a estadual, no entanto
  Salto Veloso conquistou a sexta colocação.   O integrador esportivo, Fernando Ribeiro, acompanhou as disputas e reforçou o grau de comprometimento das equipes da regional “O esporte realmente é algo fantástico que possibilita a integração, melhora a qualidade de vida e estimula o bom humor. Nossos atletas estão de parabéns” finalizou Fernando.

Regional também participa do JESC

Os Jogos Escolares de Santa Catarina (JESC), fase estadual, realizado de 7 a 9 de agosto, em Caçador, também contou com a participação de atletas dos municípios integrantes da 9ª SDR.  Nesta competição o futsal feminino, representado pela equipe da escola Waldemar Kleinubing, de Videira, ficou com o terceiro lugar. No tênis de mesa feminino a estudante do Colégio Superação, Lais Ramiro conquistou o 5º lugar.
No xadrez masculino o município de Fraiburgo emplacou boas colocações com o aluno  João Vitor Dalanhol, do Colégio Cefrai, que conquistou o 2º lugar e o aluno Leonardo Augusto de Paula, da Escola Bairro das Nações conquistou a sexta colocação.

O atletismo de Tangará também marcou presença na etapa estadual. Os estudantes: Bianca de Lima conquistou o 15º lugar na corrida 1000 metros; Vanessa Gatti ficou com o 13º lugar no salto em altura feminino e a 26º colocação no salto em distância; Josué Zampronne no lançamento de disco ficou com o 16º lugar e o estudante Guilherme Vecentim ficou em 13º no salto em altura

GOLDENTUR te leva para Europa








13/08/2015

Sessão da câmara poderá ser acompanhada pela rádio em tempo real

O Presidente da Câmara de Vereadores de Fraiburgo Gerson de Matia (Cersão), junto com os Vereadores Oracir Ferreira de Deus e Paulo Santos, acompanhados do assessor Jurídico Dr. Paulo Ferreira, e do Técnico de Som Agenor Gobbi, estiveram no dia 06/08/2015 quinta- feira, visitando as dependências da Rádio Catarinense AM-FM de Joaçaba,  Na ocasião foram recebidos pelo diretor da emissora Sr. Nelson Paulo Santos.  Após visitar Rádio e tirar algumas dúvidas com o diretor da emissora, a Comitiva foi visitar as dependências da Câmara de Vereadores de Joaçaba. O objetivo principal da visita foi conhecer melhor o funcionamento das transmissões das


Sessões já realizadas pela câmara municipal de Joaçaba, tendo em vista o interesse de que as Sessões sejam transmitidas aqui em Fraiburgo também. Em analise feito pela comitiva a viagem foi produtiva, pois sanaram todas as dúvidas e conheceram um sistema que funciona já há 20 anos. O presidente da Casa Vereador Cersão relata que essa é uma das suas metas como Presidente do Legislativo, pois acredita que a transmissão das Sessões via Rádio vai dar mais “publicidade aos trabalhos desenvolvidos pelos Vereadores, além de atingir um público que não costuma vir nas sessões, e que terão a oportunidade de acompanhar as Sessões em suas casas” Justifica Cersão.  Já nesta segunda feira dia 10/08/2015 o Presidente Reuniu todos os Vereadores para discutirem em conjunto sobre esta possibilidade, sendo que a ideia agradou a maioria, e que o sistema deverá funcionar daqui alguns dias em caráter experimental até o final de ano, para depois fazermos uma avaliação para dar continuidade, finalizou o presidente entusiasmado com a ideia.




10/08/2015

Toni do Sine pendura seu quadro na galeria de ex-presidente

Todos os vereadores fazendo a entrega do quadro para Toni do Sine
O ex-presidente da câmara municipal de Fraiburgo Toni do Sine recebeu homenagem durante a 24ª sessão ordinária ocorrida dia 10 de Agosto de 2015.   Na ocasião o presidente da câmara Gerson de Matia (Cersão) convidou o ex-presidente a pendurar um quadro com sua foto oficial na Galeria nobre dos ex-presidentes.   A solenidade foi acompanhada por todos os vereadores da casa onde alguns fizeram uso da tribuna com frequentes elogios por sua passagem na chefia do legislativo.  Após pendurar seu quadro na sequência cronológica Toni do Sine foi convidado a usar a tribuna e aproveitou para agradecer e relembrar fatos marcantes de sua vida pública.   Sua voz emocionada não escondeu a sua satisfação, pois manteve um discurso intenso e em tom de eterno agradecimento até no final da sessão.  Compareceram no evento muitos admiradores, familiares, partidários e no final ele foi bastante cumprimentado até mesmo pelos adversários políticos da época.  Toni do Sine hoje trabalha na secretaria de saúde do município e é frequentemente elogiado  por sua eficiência.

Toni do Sine na tribuna agradecendo a homenagem
Momento em que pendurou o seu quadro de ex-presidente da casa

Toni do Sine com sua família na  noite festiva na câmara legislativa 

Xadrez com bons resultados, em Caçador e Curitiba

JOÃO DALANHOL É PRATA NO ESTADUAL DO JESC
Após disputar sete partidas e vencer seis, João Vitor Dalanhol do colégio Cefrai sagrou-se vice-campeão do JESC Jogos Escolares de Santa Catarina 12 a 14 anos que aconteceu em Caçador.  Sua única derrota, foi para o campeão Guilherme de Borba de Blumenau.



JOÃO FÉLIX CAMPEÃO NA COPA CURITIBA
O final de semana foi de muita alegria para os João's. No sábado, João Eduardo Orlandi Félix subiu no lugar mais alto do pódio na Copa Curitiba de Xadrez - cat. 6• ano. Venceu as 6 partidas que disputou. Parabéns João Eduardo!






Estação Experimental recebe pesquisadores da Inglaterra

Objetivo da visita foi prospectar parcerias científicas no âmbito internacional

Pesquisadores Hugo Agripino Medeiros, Richard Harrison,
Peter Gregory, Vinícius Caliari, Marco Dalbó,
André Külkamp de Souza e Alexandre Menezes Netto
Videira – Conhecer gestão, aprimorar técnicas e prospectar parcerias. Esses foram os objetivos da visita, realizada nesta semana, de pesquisadores ingleses. Estiveram participando da visita o diretor do centro de pesquisa East Malling Research (EMR), de Londres, Inglaterra; Professor Peter Gregory e o Pesquisador Richard Harrison. O gerente da estação, Vinícius Caliari acompanhou os visitantes e explanou sobre os trabalhos desenvolvidos na unidade.
O EMR é um Centro de Referência em pesquisa de fruticultura de clima temperado na União Européia, com trabalhos em melhoramento vegetal, manejo sustentável de pragas e doenças, ciência de uso de recursos para produção agrícola, pesquisas para produção de novos porta enxertos e recentemente também avançando nos estudos da vitivinicultura.
 Os pesquisadores ingleses demonstraram interesse de firmar uma parceria com a Epagri para desenvolver estudos em fruticultura de clima temperado. Durante o encontro os visitantes puderam conhecer a estrutura de pesquisa da Estação Experimental de Videira (EEV), acompanharam a execução de alguns experimentos e efetivaram uma reunião com os pesquisadores da unidade.
Para Caliari o interesse de centros de pesquisas internacionais nos trabalhos desenvolvidos na unidade de Videira só reforça a eficiência e as expertises dos pesquisados locais, inclusive contando com repercussão significativa no meio científico e acadêmico internacional. “Os pesquisadores demonstraram grande interesse em desenvolver trabalhos com uvas para espumantes e ficaram bastante interessados nos resultados dos estudos com aromas. Esse talvez tenha sido o primeiro passo rumo a uma parceria de sucesso entre os centros de pesquisa” finalizou.

Faleceu aos 83 anos a senhora Chiquita Rudeck

Comunicamos com imenso pesar o falecimento da Senhora Chiquita Rudeck, aos 83 anos, residente na Rua Uruguai , bairro Jardim América, ocorrido às 15 horas nesta segunda feira 10-08 na cidade de Xanxerê-SC.  Seu corpo deverá chegar na cidade de Fraiburgo por volta das 22 horas e será velada na Igreja Adventista do Sétimo dia. Convidamos amigos e pessoas de suas relações para o Culto que será realizado nesta terça feira 11-08 às 15 horas, seguindo logo para o sepultamento no Cemitério Municipal.

09/08/2015

Umbandistas de Fraiburgo fundam associação

Aconteceu dia  09 de Agosto às 16 horas a Assembleia Geral da Fundação da Associação Comunitária do Centro de Umbanda Pai Baiano de Fraiburgo.  Conforme convocação feita pela Comissão provisória da Associação Comunitária na qual os simpatizantes deveriam comparecer na sede situada na Rua Guilherme Fantinel, nº 166 – Bairro São José, em Fraiburgo-SC.    Abertos os trabalhos com a seguinte ordem do dia:  1-      Fundação da Associação Comunitária do Centro de Umbanda Pai Baiano de Fraiburgo   2-      Apreciação e aprovação do estatuto 3-      Eleição e Posse dos membros da diretoria e conselho fiscal. Conforme objetivava o encontro a referida associação foi oficialmente fundada por aclamação e seu estatuto previamente aprovado.  Em seguida foi apresentado a diretoria que ficou assim constituída e considerada eleita: Presidente Tito de Jesus, Vice-presidente Hélio Kosizki , Tesoureiro Vilmar Corso, 2ª Tesoureira: Iria Terezinha de Souza Bento, 1ª Secretária: Maria Granemann de Mello Kosiszki, 2ª Secretária: Salete Prates de Oliveira, Diretor Social: Carlos Alberto Dias. 

Saiba Mais: Umbanda é uma religião brasileira formada através de elementos de outras religiões como o catolicismo ou espiritismo juntando ainda elementos da cultura africana e indígena.   A palavra é derivada de “u´mbana”, um termo que significa “curandeiro” na língua banta falada na Angola, o quimbundo. A umbanda tem origem nas senzalas em reuniões aonde os escravos vindos da África louvavam os seus deuses através de danças e cânticos e incorporavam espíritos.   O culto umbandista é realizado em templos, terreiros ou Centros apropriados para o encontro dos praticantes onde entoam cânticos e fazem uso de instrumentos musicais como o atabaque. Apesar disso, quando a Umbanda foi criada, não existiam manifestações musicais, como cânticos e utilização de instrumentos.   O culto é presidido por um chefe masculino ou feminino. Durante as sessões são realizadas consultas de apoio e orientação a quem recorre ao terreiro, práticas mediúnicas com incorporações de entidades espirituais e outros rituais.