10/08/2015

Toni do Sine pendura seu quadro na galeria de ex-presidente

Todos os vereadores fazendo a entrega do quadro para Toni do Sine
O ex-presidente da câmara municipal de Fraiburgo Toni do Sine recebeu homenagem durante a 24ª sessão ordinária ocorrida dia 10 de Agosto de 2015.   Na ocasião o presidente da câmara Gerson de Matia (Cersão) convidou o ex-presidente a pendurar um quadro com sua foto oficial na Galeria nobre dos ex-presidentes.   A solenidade foi acompanhada por todos os vereadores da casa onde alguns fizeram uso da tribuna com frequentes elogios por sua passagem na chefia do legislativo.  Após pendurar seu quadro na sequência cronológica Toni do Sine foi convidado a usar a tribuna e aproveitou para agradecer e relembrar fatos marcantes de sua vida pública.   Sua voz emocionada não escondeu a sua satisfação, pois manteve um discurso intenso e em tom de eterno agradecimento até no final da sessão.  Compareceram no evento muitos admiradores, familiares, partidários e no final ele foi bastante cumprimentado até mesmo pelos adversários políticos da época.  Toni do Sine hoje trabalha na secretaria de saúde do município e é frequentemente elogiado  por sua eficiência.

Toni do Sine na tribuna agradecendo a homenagem
Momento em que pendurou o seu quadro de ex-presidente da casa

Toni do Sine com sua família na  noite festiva na câmara legislativa 

Xadrez com bons resultados, em Caçador e Curitiba

JOÃO DALANHOL É PRATA NO ESTADUAL DO JESC
Após disputar sete partidas e vencer seis, João Vitor Dalanhol do colégio Cefrai sagrou-se vice-campeão do JESC Jogos Escolares de Santa Catarina 12 a 14 anos que aconteceu em Caçador.  Sua única derrota, foi para o campeão Guilherme de Borba de Blumenau.



JOÃO FÉLIX CAMPEÃO NA COPA CURITIBA
O final de semana foi de muita alegria para os João's. No sábado, João Eduardo Orlandi Félix subiu no lugar mais alto do pódio na Copa Curitiba de Xadrez - cat. 6• ano. Venceu as 6 partidas que disputou. Parabéns João Eduardo!






Estação Experimental recebe pesquisadores da Inglaterra

Objetivo da visita foi prospectar parcerias científicas no âmbito internacional

Pesquisadores Hugo Agripino Medeiros, Richard Harrison,
Peter Gregory, Vinícius Caliari, Marco Dalbó,
André Külkamp de Souza e Alexandre Menezes Netto
Videira – Conhecer gestão, aprimorar técnicas e prospectar parcerias. Esses foram os objetivos da visita, realizada nesta semana, de pesquisadores ingleses. Estiveram participando da visita o diretor do centro de pesquisa East Malling Research (EMR), de Londres, Inglaterra; Professor Peter Gregory e o Pesquisador Richard Harrison. O gerente da estação, Vinícius Caliari acompanhou os visitantes e explanou sobre os trabalhos desenvolvidos na unidade.
O EMR é um Centro de Referência em pesquisa de fruticultura de clima temperado na União Européia, com trabalhos em melhoramento vegetal, manejo sustentável de pragas e doenças, ciência de uso de recursos para produção agrícola, pesquisas para produção de novos porta enxertos e recentemente também avançando nos estudos da vitivinicultura.
 Os pesquisadores ingleses demonstraram interesse de firmar uma parceria com a Epagri para desenvolver estudos em fruticultura de clima temperado. Durante o encontro os visitantes puderam conhecer a estrutura de pesquisa da Estação Experimental de Videira (EEV), acompanharam a execução de alguns experimentos e efetivaram uma reunião com os pesquisadores da unidade.
Para Caliari o interesse de centros de pesquisas internacionais nos trabalhos desenvolvidos na unidade de Videira só reforça a eficiência e as expertises dos pesquisados locais, inclusive contando com repercussão significativa no meio científico e acadêmico internacional. “Os pesquisadores demonstraram grande interesse em desenvolver trabalhos com uvas para espumantes e ficaram bastante interessados nos resultados dos estudos com aromas. Esse talvez tenha sido o primeiro passo rumo a uma parceria de sucesso entre os centros de pesquisa” finalizou.

Faleceu aos 83 anos a senhora Chiquita Rudeck

Comunicamos com imenso pesar o falecimento da Senhora Chiquita Rudeck, aos 83 anos, residente na Rua Uruguai , bairro Jardim América, ocorrido às 15 horas nesta segunda feira 10-08 na cidade de Xanxerê-SC.  Seu corpo deverá chegar na cidade de Fraiburgo por volta das 22 horas e será velada na Igreja Adventista do Sétimo dia. Convidamos amigos e pessoas de suas relações para o Culto que será realizado nesta terça feira 11-08 às 15 horas, seguindo logo para o sepultamento no Cemitério Municipal.

09/08/2015

Umbandistas de Fraiburgo fundam associação

Aconteceu dia  09 de Agosto às 16 horas a Assembleia Geral da Fundação da Associação Comunitária do Centro de Umbanda Pai Baiano de Fraiburgo.  Conforme convocação feita pela Comissão provisória da Associação Comunitária na qual os simpatizantes deveriam comparecer na sede situada na Rua Guilherme Fantinel, nº 166 – Bairro São José, em Fraiburgo-SC.    Abertos os trabalhos com a seguinte ordem do dia:  1-      Fundação da Associação Comunitária do Centro de Umbanda Pai Baiano de Fraiburgo   2-      Apreciação e aprovação do estatuto 3-      Eleição e Posse dos membros da diretoria e conselho fiscal. Conforme objetivava o encontro a referida associação foi oficialmente fundada por aclamação e seu estatuto previamente aprovado.  Em seguida foi apresentado a diretoria que ficou assim constituída e considerada eleita: Presidente Tito de Jesus, Vice-presidente Hélio Kosizki , Tesoureiro Vilmar Corso, 2ª Tesoureira: Iria Terezinha de Souza Bento, 1ª Secretária: Maria Granemann de Mello Kosiszki, 2ª Secretária: Salete Prates de Oliveira, Diretor Social: Carlos Alberto Dias. 

Saiba Mais: Umbanda é uma religião brasileira formada através de elementos de outras religiões como o catolicismo ou espiritismo juntando ainda elementos da cultura africana e indígena.   A palavra é derivada de “u´mbana”, um termo que significa “curandeiro” na língua banta falada na Angola, o quimbundo. A umbanda tem origem nas senzalas em reuniões aonde os escravos vindos da África louvavam os seus deuses através de danças e cânticos e incorporavam espíritos.   O culto umbandista é realizado em templos, terreiros ou Centros apropriados para o encontro dos praticantes onde entoam cânticos e fazem uso de instrumentos musicais como o atabaque. Apesar disso, quando a Umbanda foi criada, não existiam manifestações musicais, como cânticos e utilização de instrumentos.   O culto é presidido por um chefe masculino ou feminino. Durante as sessões são realizadas consultas de apoio e orientação a quem recorre ao terreiro, práticas mediúnicas com incorporações de entidades espirituais e outros rituais.





05/08/2015

Câmara municipal de Fraiburgo instaura CPI da enchente

Vereadores de Fraiburgo instauram CPI para determinar responsabilidades decorrente da enchente da rua Arnoldo Frey e do bairro Salete

Vereadores no momento da votação da CPI
Na sessão ordinária da câmara municipal de Fraiburgo do dia 22 de Junho de 2005 foi aprovado por unanimidade o requerimento, de autoria do Senhor Marcelo de Oliveira, representante parcial dos moradores e comerciantes das ruas Arnoldo Frey e Rio Grande do Sul.  Na ocasião ele solicitou o uso da palavra perante o plenário, para discorrer acerca do alagamento ocorrido no dia 14 de junho, nas ruas mencionadas. Com aprovação ele compareceu na sessão ordinária do dia 29/06/2015 onde expôs perante o plenário, sobre os prejuízos decorridos da enchente e solicitou que a casa de leis instaurasse uma comissão parlamentar de inquérito para apurar as responsabilidades.  O poder legislativo de Fraiburgo depois de exaustivo debate colocou a matéria em apreciação na câmara.   Na  sessão ordinária de 2 de agosto de 2015, os vereadores Gerson de Matia (PMDB), Josiel Nunes da Silva (PSC),  José Waldir Dias Cechi (PMDB) e Paulo Santos (PP) apresentaram um requerimento fruto de longo debate, propondo a instauração da CPI.  Em votação o requerimento foi aprovado por seis votos contra quatro.   Votaram a favor os vereadores: Paulo Santos, Josiel Nunes da Silva, José Waldir, Gabriel Fantin, Oracir Ferreira de Deus, Claudio Padilha.   Votaram contra os vereadores: Francisco Maciel, Jose Darcy Soares França, Valcir Rezzadori, Rodrigo de Lara.  O objeto de investigação da CPI abordará os seguintes fatos: 1) alagamento ocorrido no dia 14/06/2015, afetando o bairro Salete, centro (Rua Arnoldo Frey e imediações) e transbordamento do lago das Araucárias, focando na apuração das causas, efeitos e danos decorrentes; 2) requer seja deferido o prazo de 90 (noventa) dias para apresentação de relatório. E ficou assim a composição dos membros da comissão parlamentar de inquérito: Rodrigo de Lara (PSD), Oracir Ferreira de Deus (PP) e Gabriel Fantin (PMDB). A partir de agora essa comissão deverá no prazo estipulado reunir todas as informações necessárias para determinar responsabilidades e sugestões de obras ou ações que possam evitar sinistros desta natureza.  





9ª SDR promove treinamento do CAR

Cadastro Ambiental Rural (CAR) será tema de treinamento promovido 
pela 9ª SDR e Epagri

Videira - Nos próximos dias 11 e 12 de agosto, no Centro de Treinamento de Videira (CETREVI) será realizado um treinamento para operadores do Cadastro Ambiental Rural (CAR). O evento é uma promoção da Gerência de Agricultura da 9ª Secretaria de Estado de Desenvolvimento Regional (SDR), juntamente com a Gerência Regional da Epagri. Segundo o secretário Dorival Carlos Borga, o objetivo é qualificar os profissionais que prestam esse serviço a fim de beneficiar a comunidade “Com operadores qualificados o processo para Cadastramento Ambiental Rural torna-se mais célere, aumentando as possibilidades da região concluir o mais breve possível esse procedimento obrigatório” afirma.

O treinamento terá início às 13h30 e contará com instrutores cedidos pela Secretaria de Estado de Desenvolvimento Sustentável e Epagri de Rio do Sul. Durante os dois dias de capacitação os interessados receberão subsídios para proceder com o cadastro, as informações que o sistema exige, entre outros dados solicitados. Para participar os operadores deverão levar consigo notebook com o navegador Mozila Fire Fox instalado.
Para o treinamento serão 25 vagas ofertadas, sendo 18 destinadas para a 9ª SDR, que compreende os municípios de Videira, Iomerê, Arroio Trinta, Salto Veloso, Pinheiro Preto, Tangará e Fraiburgo; e outras sete vagas para a SDR de Caçador. O objetivo principal será aumentar a porcentagem de cadastros efetivados.

Referente ao mês de junho, os índices de propriedades rurais com o CAR na regional são: Salto Veloso com 61,01%; Tangará com  48,94%; Iomerê com 47,74%; Arroio Trinta com 38,24%; 37,76% das propriedades de Fraiburgo; Videira com 37,46% e 30,05% em Pinheiro Preto. Segundo o gerente de agricultura da 9ª SDR, Mauro Santini, o prazo final do CAR é maio de 2016. “Esse treinamento é uma demanda das nossas secretarias municipais que evidenciaram alguns problemas decorrentes da exigência desse cadastro. Acreditamos que esse procedimento favorecerá os municípios, a quem o produtor deve procurar para efetuar o Cadastro, e também o próprio dono das terras que terá um serviço muito mais ágil e capacitado” destacou.

O CAR é um registro eletrônico, obrigatório para todos os imóveis rurais, que tem por finalidade integrar as informações ambientais referentes à situação das Áreas de Preservação Permanente - APP, das áreas de Reserva Legal, das florestas e dos remanescentes de vegetação nativa, das Áreas de Uso Restrito e das áreas consolidadas das propriedades e posses rurais do país. Criado pela Lei 12.651/2012 no âmbito do Sistema Nacional de Informação sobre Meio Ambiente - SINIMA, o CAR se constitui em base de dados estratégica para o controle, monitoramento e combate ao desmatamento das florestas e demais formas de vegetação nativa do Brasil, bem como para planejamento ambiental e econômico dos imóveis rurais.


Conheça Maceió saindo de Chapecó