07/07/2015

Progressistas de Fraiburgo discutem aproximação com PSDB

PP de Fraiburgo e PSDB da capital reunidos em Florianópolis 
No dia 30 de Junho de 2015 o presidente do SITRUFRAI e vice-presidente do PP de Fraiburgo Osenir Ribeiro e o vice-prefeito de Fraiburgo Juliano Cesar Costa (PP) estiveram na capital catarinense.   Na ocasião participaram de almoço com a bancada do Partido Progressista e do Partido da social democracia brasileiro -PSDB. Foram realizadas várias tratativas, entre elas a aproximação dos dois partidos visando as eleições estaduais e municipais, possibilidades de liberação de recursos financeiros para o município, inclusive recursos para o hospital. Durante o encontro nossa comitiva foi informado que tramitava na casa um projeto de socorro aos hospitais, uma verba de custeio.  A dupla de políticos progressistas voltaram esperançosos para a cidade da maçã e pretendem dar andamento no município a aproximação iniciada nesta viagem.



05/07/2015

Faleceu a dona Janda moradora do bairro São José

Comunicamos com pesar o falecimento da senhora Dejanira Coreia, 71 anos,  mais conhecida como dona “Janda”,  ocorrido às 4 horas deste domingo 05/07 na sua residência.    Moradora da Avenida Lebon Régis  nº 366, bairro São José – Fraiburgo –SC.   Deixa Filhos, Noras, Genros, Bisnetos e outros parentes e amigos.  Seu corpo está sendo velado na capela mortuária da Igreja Católica do Bairro São José.  Convidamos amigos e pessoas de suas relações para celebração da esperança que será realizada às 16 horas deste domingo seguindo após para o sepultamento no Cemitério Municipal de Fraiburgo.

Enxadristas representam Fraiburgo patrocinados pelos pais

Seis alunos Fraiburguenses estiveram em Concórdia entre os dias 26 a 28 de junho representando a ACXF-Associação Clube de Xadrez Fraiburgo, no 1º Torneio Aberto Internacional de Concórdia. Os atletas foram acompanhados por cinco pais com três carros, os quais arcaram com todas as despesas de inscrição, alojamento, alimentação e transporte. No torneio, a premiação de R$ 10.000,00 atraiu muitos jogadores fortes, os quais se destacam a participação de 19 mestres e cinco bandeiras: Brasil, Argentina, Paraguai, Uruguai e Sérvia. Certamente foi uma oportunidade

de adquirir experiência incrível para nossos enxadristas, que enfrentaram jogadores de diversas idades e de maneira geral, adversários mais experientes.Seis enxadristas conquistaram medalha:   Lucas Aguiar Cunha (que está morando em Fraiburgo) 4º lugar geral e melhor Brasileiro; Ruan Gonçalves 17º geral e Campeão sub 18;  João Eduardo Felix 50º geral e Campeão sub 12;  Leonardo Borges Lopes 51º geral e 2º lugar sub 12;  Bruna Francescato Favero 73º geral e 2º lugar sub 12 fem; - Lucas Gheller 91º geral e 2º lugar sub 8; - Heloisa Borges Lopes 112º lugar geral e 3º lugar sub 8 fem; Dias (03 a 05 de julho), 4 enxadristas estão disputando o Floripa Chess Winter, outro torneio aberto a jogadores de todas as idades. As despesas também serão arcadas pelos próprios atletas.

  

   

01/07/2015

Emissão de Identidade em Fraiburgo é tema de pedido do vereador Cersão

Gerson de Matia, Jaison dos Santos, Leandro Paniago Moreira
No começo de Junho o presidente do Legislativo Fraiburguense Gerson de Matia (Cersão) usou a tribuna durante o tempo destinado a palavra livre e proferiu um desabafo emocionado: “É inadmissível uma cidade com 35 mil habitantes, com quase 55 anos de emancipação política administrativa, com um povo trabalhador, honesto, ordeiro e muitos ainda em situação de carência, ter que sair de Fraiburgo e ir para cidade vizinha de Videira fazer o documento mais importante para o cidadão que é sua Carteira de Identidade”  A partir desta reflexão Gerson prometeu fazer tudo ao seu alcance para inverter a decisão que obriga Fraiburguenses a se deslocarem a cidade vizinha de Videira para fazer uma carteira de identidade. Gerson promoveu discussões acaloradas na tribuna da câmara, na rádio local, nos jornais e nas redes sociais e tão logo os representantes do IGP Jaison Borsatti Moreira dos Santos, perito responsável pelo Núcleo Regional de Videira e Leandro Paniago Moreira Perito Responsável pela Gerência de toda a região do meio oeste, vinculados a Joaçaba, tomaram conhecimento do assunto vieram a Fraiburgo para conversar com Gerson na tentativa de viabilizar uma solução. A primeira atitude prática do legislador após a conversa foi apresentar uma MOÇÃO de nº 21/2015 na 19ª sessão ordinária ocorrida no dia 22 de JUNHO de 2015 que foi aprovada por unanimidade subscrita por todos os Vereadores; encaminhada ao perito responsável pelo Instituto Geral de Perícias de Santa Catarina - IGP, Núcleo Regional de Videira. Na moção solicitou ao órgão competente que autorize as emissões de carteiras de identidade no município de Fraiburgo como se fazia nos meses anteriores. Apesar do legislativo e do IGP estarem de acordo com este clamor popular, esta é uma solução que passa pela parceria do IGP com o executivo municipal em dois quesitos, a disponibilização de uma sala e de um funcionário que fará o atendimento direto ao povo. Apesar de Cersão estar otimista quanto ao resultado, sabe que esta realização depende de vontade política do Executivo Municipal. Agora o Vereador Cersão fará uma Indicação ao Prefeito para que disponibilize uma sala e um funcionário para que esse documento seja feito na nossa cidade o mais rápido possível.