03/06/2015

Primeira reunião descentralizada do Conselho de Desenvolvimento Regional ocorreu em Fraiburgo

Presidente do Legislativo de Fraiburgo Cersão fazendo suas considerações
Fraiburgo – O auditório da Associação Empresarial de Fraiburgo (ACIAF) foi palco da primeira reunião descentralizada do Conselho de Desenvolvimento Regional (CDR). O evento aconteceu na tarde desta quarta-feira, dia 3, e contou com a presença de prefeitos da região, presidente dos legislativos, além de integrantes que representam a sociedade civil organizada. Para o secretário de Estado de Desenvolvimento Regional da 9ª SDR, Dorival Carlos Borga, a pauta contou com importantes apontamentos “O nosso projeto de estar mais próximo da comunidade a qual estamos inseridos está dando os primeiros passos com essa reunião descentralizada. A próxima, que ocorrerá no dia 3 de julho, será realizada em Arroio Trinta” afirmou.  A reunião teve início às 17 horas com a apresentação de dois projetos: o de número 1479/2015 que repassa viabiliza recursos do Governo do Estado de 20 mil reais para a realização da ExpoTrinta, em Arroio Trinta. Trata-se de uma feira multissetorial do comércio, indústria e agronegócio;  e o de número 1243/2015 que repassa recursos no valor de 60 mil reais para a realização da Festivitá All Italiana, que ocorrerá no mês de julho, no município de Arroio Trinta. Ambos os projetos tiveram parecer favorável das comissões e foram aprovados com unanimidade no conselho.    Na sequência dos trabalhos o presidente do Conselho de Desenvolvimento Regional, Dorival Carlos Borga, apresentou as doze prioridades levantadas durante o Seminário de Levantamento de Demanda, realizado em parceria com a Unoesc e Editora Êxito, na sexta-feira, dia 29 de maio. Além da apresentação da lista de prioridades e votação, foram

apresentados os estudos de viabilidades e as alternativas sugeridas para a região.  Entre as principais pautas que serão elencadas no Plano Plurianual 2016/2019 da 9ª SDR estão: infra-estrutura das rodovias, sendo a pavimentação de quatro trechos (Contorno Viário de Fraiburgo à Frei Rogério; Arroio Trinta à Macieira; Iomerê à Pinheiro Preto e Salto Veloso à Treze Tílias) além da revitalização de dois trechos (Fraiburgo à BR 116 e Fraiburgo à BR 470); infra-estrutura de saneamentos básicos; energia elétrica e trifásica;  capacidade física instalada nos hospitais e serviços de saúde; incentivo a instalação de novas indústrias; construção de moradias populares;  plano de formação para professores da educação básica, especial, técnica e superior; especialidades médicas; infra-estrutura física das escolas do ensino integral , aumento do efetivo policial e um plano de aproveitamento de dejetos de animais.  Cada uma das prioridades contou com a apresentação das soluções, custo estimado e da meta provisionada para realização. Os dados foram retirados de um documento maior, que será encaminhado para a Secretaria de Planejamento, onde constam ainda as causas dos problemas levantados, qual o órgão responsável pela execução dos projetos e os resultados esperados. Com a aprovação no Conselho o documento será remetido ao Governo no Estado no próximo dia 8 de junho.  As demais prioridades elencadas no Seminário acompanharão o documento, sendo que algumas terão um direcionamento próprio “Algumas demandas levantadas no Seminário tratam de políticas de estado, como a participação da família na escola, política de custeio estadual da saúde, entre outros, que não podem serão inclusas no PPA e que serão formatadas em documento oficial e remetidos as secretarias setoriais e ao Governo do Estado. É importante destacar que todo o trabalho não será esquecido. Ele terá o devido prosseguimento, com a atenção que merece” finalizou o secretário.



Reflexões sobre a biblioteca itinerante de Fraiburgo

Durante a EXPOACIAF ocorrida no mês de Maio de 2015 no Centro de Eventos Sebastião Andrade dos Santos em Fraiburgo, muito se falou sobre a tal biblioteca Itinerante e até se fez exposição do ônibus recebido.  Até então nada de especial, seria mais um projeto bem sucedido.   Duas semanas depois fui ao Supermercado e encontrei no pátio o ônibus com uma faixa dizendo ser a biblioteca itinerante.  Gosto de ler preciso ler e sou Jornalista de mídia impressa, e escutei alguns comentários de populares de que o tal projeto estava sendo concluído de forma incompleta, não da forma como foi concebido e aprovado pelo órgão financiador.  Busquei saber e encontrei no Jornal INFOEDUCA de 2013 na página 20 uma matéria com o titulo:SECRETÁRIA DE 
EDUCAÇÃO RECEBERÁ BIBLIOTECA ITINERANTE:

No texto inicial dizia “A Secretária Elionete Francescatto Konkol foi a Florianópolis no início do mês de Junho e levou o projeto de uma brinquedoteca para o deputado José Nei e outro de um laboratório de ciências para deputado Reno Caramori e o projeto Biblioteca Itinerante apara o deputado Romildo Titon”.  Para alegria de toda equipe o projeto desenvolvido pela secretaria de educação de Fraiburgo foi aprovado e logo Fraiburgo estará recebendo a sua Biblioteca Itinerante.   Nada contra este projeto, até porque cultura é sempre vindo, o que eu questiono é: em momento algum na EXPOACIAF foi feito alguma referencia a equipe que desenvolveu este projeto e propiciou a sua aprovação, talvez porque as pessoas eram de outro partido ou porque não fazem mais parte do quadro e não possam mais agregar valor político, a segunda reflexão é com relação à reclamação de algumas pessoas que dizem que o que foi entregue é semelhante ao que foi aprovado no projeto.   Reservo neste blog um espaço para explicações (direito de resposta) se a administração municipal quiser se pronunciar.

02/06/2015

Sandro Morando (PT) assume uma cadeira no Legislativo Fraiburguense

Professor Sandro Morando (PT)
Durante a 15ª sessão ordinária ocorrida dia 25 de Maio de 2015 foi aprovado por 9 votos  
requerimento de autoria  do vereador Josiel Nunes da Silva (PSC) , pedindo licença da vereança pelo prazo de 30 (trinta) dias, no período entre 1º à 30/06/2015. Após esta resolução o suplente foi convocado e no dia 01 de junho na 16ª Sessão Ordinária aconteceu à posse do Professor Sandro Morando (PT) para preencher a cadeira vaga.  Josiel Silva e Sandro Morando participaram  da coligação que teve o slogan em “Defesa do Ser Humano” (PSC + PT), Josiel atingiu 1,70% dos votos (360) e o Professor Sandro Morando (PT) com 253 votos , quantia que o declarou suplente da coligação.  Esta sessão ficou marcada de forma emblemática como sendo a sessão da boa vontade, percebida pelo eleitor como um gesto de aproximação, de cumprimento de acordo, de agradecimento, de reconhecimento. Josiel Nunes concedeu ao seu suplente a oportunidade de trabalhar, de exercitar seus projetos, de legislar em favor dos eleitores de Sandro, mesmo que por 30 dias já cumpre a função de fazer politica pensando no coletivo, como foram os votos que o elegeram.


01/06/2015

Master Fraiburgo vence a equipe do Frei Bruno de Joaçaba

Sábado dia (30/05) as 16 horas no campo do Mirasol, a equipe do Master Fraiburgo, voltou a vencer jogando contra a ótima equipe Frei Bruno de Joaçaba. Ainda na primeira etapa do jogo, o Técnico Sônego fez várias substituições, dando maior ritmo à equipe que não caiu de produção, surpreendendo o time adversário e nos minutos finais da partida foi assinalado o único gol do jogo.  O gol da equipe Fraiburguense foi marcado pelo jogador Carlinhos, que após um cruzamento na área, o zagueiro da equipe adversária acabou desviando para o gol.  O próximo compromisso do Master Fraiburgo será no sábado dia 13/06 em Fraiburgo no Estádio Macieirão, a partir das 16 horas, contra a fortíssima equipe Pinheiros de Campos Novos.  A diretoria do Master Fraiburgo agradece a todos os atletas efetivos e convidados, ao Técnico Sônego, e parabeniza a todos que realizaram uma bela apresentação diante seu adversário, proporcionando um belo espetáculo. Agradece ainda a Fundação Municipal de Esportes, através do superintendente o "Billy" e toda sua equipe, pelo apoio que tem dado a equipe do Master e pela disposição em deixar os campos em perfeitas condições de uso e prática esportiva.

31/05/2015

Ex-secretário Orélio Beal comenta decisão da câmara municipal

Ex-secretário Orélio Beal
Ao Ler que:   Na 15ª Sessão Ordinária realizada dia 25 de MAIO de 2015, em única votação a casa de leis analisou o parecer da comissão de legislação Justiça e redação final direcionado ao projeto de lei nº 2415/2014, que autoriza o chefe do poder executivo de Fraiburgo a transferir imóveis públicos para fins habitacionais para o programa Minha Casa minha Vida, no parecer a comissão entendeu haver desvio de função, o ex-secretário de desenvolvimento econômico comentou:

Parabéns a decisão da Câmara de Vereadores, nada contra a construir mais casas populares, o que soa sempre não como medida de ajuda aos mais necessitados mais sim como um pedido de votos em troca da Benesses como a história nos conta. Por outro lado é só andar pela nossa cidade, do centro aos bairros, ver nos sites das Imobiliárias quantas casas, das mais baratas as mais caras têm para negócio. Em resumo tem muitas moradias sobrando, da mesma forma como tem emprego e oportunidades faltando. Está errado o Governo do município querer fazer mais casas populares ? Claro que não, afinal tem algumas famílias daqui que precisam de uma condição acessível para adquirir sua casa, da mesma forma tem famílias de fora querendo arrumar um lugar barato para residir em nossa cidade. Agora, verdade seja dito, poucas cidades do Brasil já tiveram tantos programas de casas populares como a nossa, é só relembrar: Lá no início o Bairro Santo Antonio do então Vigário Pe Biagio, depois as casas populares do Bairro São José, o Bairro São Sebastião inteiro, A vila Nova, construída pela Vinícola, a Vila Fischer construída pela Fischer, as casas populares na Vila Nova, Bairro Macieira, Bairro São Luiz na Liberata, as casas da Porto belo também na Liberata, pelo menos mais 10 Vilas nos pomares de maçãs das empresas e, o Grande Bairro São Miguel e Nossa Senhora Aparecida, se não deixei fora nenhum. Doutro lado, em todo este tempo de administrações ou melhor em boa parte de falta de administração, quantas empresas vieram para nossa cidade efetivamente com programa de apoio do governo? Vamos citar antes algumas que saíram por falta de iniciativa de governo, como a Agrícola que está em Rio das Pedras - Videira, a indústria de Máquinas Bruno hoje uma das maiores indústrias de Campos Novos, basta, deve ter mais. Agora que vieram por iniciativa dos governos: a Montana que teve o apoio do governo Pinz mais veio porque teve empresário que se empenhou em traze lá, a Agroceres produção de Sêmen Suíno, também no governo Pinz, no atual governo em seu primeiro ano, pelo menos três pequenas empresas novas se instalaram e tinha um belo programa de incentivo para muitas outras virem, e claro sem citar os incentivos as empresas existentes que foram concedidos, os projetos de criação do novo distrito industrial, a incubadora Tecnológica que aliás já estava estruturada, a vinda de uma grande universidade pública com início bem definido, a vinda de uma Grande Cooperativa com uma grande indústria para processamento de sementes de grão, tudo parado ? Enfim parece que pelo menos os Vereadores estão agora observando quanto tempo nós perdemos de desenvolvimento, ou será que é apenas oposição? Não estou criticando este ou aquele governo, esta ou aquela iniciativa, estou sim relatando uma realidade de um município que já foi exemplo de geração de empregos, e que a pelo menos 10 anos está vendo o definhar dos postos de trabalho, pelo erradicar das macieiras, pela nova realidade do mercado e principalmente pela falta de inciativas dos governos, que se sucedem e parecem não querem mudar o conceito de que dar ou vender casas baratas dão mais retorno que gerar oportunidades, este conceito aliás foi muito bem aplicado no auge da produção de maçã para atrair funcionários. A sim, será que nossos Executivos públicos ainda não se desligaram das raízes das macieiras? Ou será que fica mais fácil para, “hummmm” ganhar uns votinhos!

30/05/2015

9ª SDR realiza Seminário de Demanda

Videira – A Secretaria de Estado de Desenvolvimento Regional – 9ª SDR, com sede em Videira, mobilizou mais de 150 pessoas, na realização do Seminário de Levantamento de Demanda, que é parte integrante do Plano Pluri Anual (PPA -2016-2019). O evento contou com a parceria da Unoesc, juntamente com a Editora Êxito e foi realizado no Auditório da Universidade, com início às 13h30min, da sexta-feira, dia 29 de maio. Para o secretário Dorival Carlos Borga, a participação demonstra o compromisso da comunidade regional com iniciativas que discutam um futuro melhor para a região “Queremos agradecer as empresas parceiras e em especial todas as pessoas que dispuseram um pouco do seu tempo para pensar na região. Esse é o primeiro passo para que o desenvolvimento regional aconteça de forma efetiva. Agora todas as demandas levantadas no seminário passarão por um estudo de viabilidade que identificará e escolherá as alternativas de solução. É um trabalho feito a quatro mãos” afirmou o secretário.

A reunião teve início com a formação da mesa de honra que contou com a presença
Presidente e vice do Legislativo Fraiburguense Cersão e Oracir
do deputado estadual Natalino Lázare, do coordenador do orçamento estadual da Assembleia Legislativa, Adilor Guglielmi, do vice-reitor da Unoesc, Antonio Carlos de Souza e do secretário de estado de desenvolvimento regional, Dorival Carlos Borga. Na sequência foram repassadas instruções acerca da realização do Levantamento de Demanda e apresentado informações sobre a região, especificando dados referentes a números populacionais, IDH, renda, entre outros fatores.Os trabalhos no Seminário prosseguiram com a separação em grupos que debateram sete eixos temáticos: Educação; Infraestrutura; Saúde; Desenvolvimento Social e Habitação; Indústria, Comércio e Serviços; Segurança Pública e Agricultura. Em cada grupo aproximadamente 20 pessoas entre autoridades, empresários e representantes da sociedade civil organizada levantaram as principais demandas de cada setor. No mesmo grupo foram votadas e priorizadas as cinco mais importantes.
No retorno para o grande grupo, já com a lista das 35 demandas levantadas pelos eixos temáticos, todos os presentes puderam efetuar a última votação, elencando as cinco prioridades, seguindo o seu ponto de vista. As cédulas de votação foram recolhidas e serão compiladas, para que na sequência os Comitês Temáticos do Conselho de Desenvolvimento Regional possa realizar o próximo passo, que concentra-se no estudo de viabilidade, elencando alternativas e quantificando-as para posterior encaminhamento ao Governo de Estado para a elaboração do Plano Pluri Anual (PPA 2016-2019)
Para um dos participantes, Flavio José Martins, a organização está de parabéns “Esse é o primeiro grande passo para que a região se desenvolva: o pensar coletivo no melhor para a região e não apenas para o seu ponto de vista. Com a participação maciça da comunidade que integra todos os municípios da 9ª SDR o procedimento torna-se mais participativo e os resultados serão ainda melhores” afirmou.
O vice-reitor da Unoesc, Antonio Carlos de Souza, também evidenciou a importância do debate regionalizado “A Unoesc cumpre sua missão de contribuir com o desenvolvimento regional e abre suas portas para o debate coletivo em prol das melhorias que a região necessita. Após esse trabalho, fica o compromisso de todos em acompanhar as ações, para que as mesmas aconteçam e que tenhamos mais qualidade de vida, prosperidade, crescimento econômico, até pela relevância que a região tem para a economia do estado de Santa Catarina” finaliza Antonio Carlos.




Integrantes do núcleo São Miguel (ACIAF) entregam carta de intenções ao prefeito

Os integrantes do Núcleo São Miguel da Associação Empresarial de Fraiburgo (ACIAF) foram recebidos nesta segunda-feira, dia 25, para uma reunião com o prefeito Ivo Biazzolo. A reunião se deu em virtude de uma carta de intenções entregue pelo núcleo ao chefe do executivo municipal durante a Expo Aciaf, realizado nos dias 15,16 e 17 de maio. Durante o encontro foram discutidos os principais pleitos requisitados pelos moradores que integram o núcleo. Para a consultora de núcleos, Patricia Zimmermann, o encontro já é um reflexo de uma ação determinada no planejamento estratégico do núcleo “Na carta de intenções entregue pelo núcleo constava os principais pleitos dos moradores do bairro São Miguel como: Unidade da PM e dos Bombeiros, Agência Bancária, Parque Industrial, Moradias e muito mais. Essa reunião é uma demonstração que a ação desenvolvida pelo núcleo já está surtindo efeitos positivos” avaliou.   Durante o encontro o prefeito Ivo Biazzolo apresentou o projeto de lei denominado “São Miguel fase 03” que trata da transferência de imóveis públicos para finalidades habitacionais do programa Minha Casa, Minha Vida. O projeto contempla além da implantação de 300 moradias a implantação nesse loteamento de unidade dos bombeiros, da Polícia Militar, Centro de Educação Infantil, além de alguns lotes para finalidade industrial. As colocações do prefeito foram de reforçar que a Administração Municipal esta atenta as reivindicações do núcleo e que em breve resultados poderão se colhidos dos pleitos apresentados. Foram ainda colocadas as opiniões acerca do projeto e discutido os demais anseios do Núcleo, que trabalha de forma intensa para valorização do comércio local, estimulando o morador a orgulhar-se em residir no bairro.