21/05/2015

Terreno para implantação do Cepen é pauta da sessão da câmara de vereadores de Fraiburgo

Gerson de Matia
Durante a 14ª sessão ordinária da câmara de municipal de vereadores, realizada no dia 18/05, a cessão (comodato ou doação) para implantação do Centro Esportivo Pablo Henrique do Nascimento (CEPEN) foi pauta da sessão, mais de 60 fraiburguenses, mobilizados pela Associação Vital Fraiburgo de Karatê-dô participaram do evento.  A indicação nº 14/2015, de autoria do vereador Gerson de Matia foi aprovada por 10 votos. Na proposição os legisladores indicam para que o chefe do poder executivo municipal promova os estudos necessários para viabilizar o mais rápido possível a cessão de uso de terreno para a Associação Vital Fraiburgo de Karatê–dô, edificar o Cepen, espaço esportivo e cultural aberto a toda a comunidade fraiburguense.  A sugestão é para que a municipalidade ceda terreno publico localizado na Av. Adalberto Schmidt Burda, s/nº, anexo ao Estádio Macieirão.   A indicação é fruto do encontro com o

presidente do legislativo municipal realizado no dia (04/03), participaram da reunião, 14 representantes da Associação de Pais e Professores da Escola Eurico Pinz de Ensino Médio, Associação Paulo Freire de Educação e Cultura Popular (APAFEC), Associação Vital Fraiburgo de Karatê-dô, Conselho Pastoral da Comunidade (CPC) do bairro São Miguel, Cooperativa de Crédito Rural com Interação Solidária (CRESOL) e do Coletivo de Educadores da Escola de Ensino Médio Eurico Pinz.


20/05/2015

CDL Fraiburgo inicia curso de Vendedor em parceria com o Senac

Aconteceu na noite de 18 de maio, no auditório da CDL Fraiburgo, a aula inaugural do Curso de Vendedor 175h, que está sendo promovido em parceria com o Senac de Videira. A CDL buscou juntamente com o Sindicato do Comércio de Fraiburgo trazer uma oportunidade de qualificação profissional gratuita para os colaboradores do comércio local. A presidente da CDL Fraiburgo, Elaine Vedani Piccoli, ressalta que este é o ultimo curso em parceria com o Senac que será gratuito, pois devido a redução do Pronatec, a instituição não terá mais fontes para oferecer programas gratuitos.  O objetivo do curso, é forma profissionais com competências para atuar e intervir em seu campo de trabalho, com foco em resultados. Os alunos serão capacitados nos temas: promoção do trabalho em equipe,

carreira profissional e pessoal, comunicação verbal e não verbal no ambiente de trabalho, organização e acompanhamento do ponto de venda, atendimento ao cliente interno e externo, princípios do processo de venda.  De acordo com o presidente do Sincof, Claudio Padilha, o Senac está investindo cerca de R$ 30.000,00 para realização do curso, que está sendo oferecido de forma totalmente gratuita para os participantes, por isso é tão importante os participantes aproveitarem ao máximo a oportunidade.    A turma é formada por 35 alunos, terá duração de cerca de 4 meses e ao final do curso será entregue certificado reconhecido com 175h.
  

Reitor Adélcio destaca dia do Pedagogo

O Reitor da Uniarp e Presidente da Associação Caçadorense de Imprensa, Prof. Pós-Dr. Adelcio Machado dos Santos, destacou a relevância do Dia do Pedagogo, formalizando cumprimentos a estes profissionais da educação.  Igualmente, ele ainda observa que o Curso de Graduação em Pedagogia se pauta pela Resolução nº 1, de 15 de maio de 2006, dada à luz pelo Conselho Nacional de Educação, que dispõe acerca das Diretrizes Curriculares Nacionais do Curso de Graduação em Pedagogia (licenciatura).  De acordo com o art. 5º do supra aludido documento, entre outras funções, “o egresso do curso de Pedagogia deverá estar apto a: I - atuar com ética e compromisso com vistas à construção de uma sociedade justa, equânime, igualitária; II - compreender, cuidar e educar crianças de zero a cinco anos, de forma a contribuir, para o seu desenvolvimento nas dimensões, entre outras, física, psicológica, intelectual, social; III- fortalecer o desenvolvimento e as aprendizagens de crianças do Ensino Fundamental, assim como daqueles que não tiveram oportunidade de escolarização na idadeprópria ;IV - trabalhar, em espaços escolares e não-escolares, na promoção da aprendizagem de sujeitos em diferentes fases do desenvolvimento humano, em diversos níveis e modalidades do processo educativo; V - reconhecer e respeitar as manifestações e necessidades físicas, cognitivas, emocionais, afetivas dos educandos nas suas relações individuais e coletivas; VI - ensinar Língua Portuguesa, Matemática, Ciências, História, Geografia, Artes, Educação Física, de forma interdisciplinar e adequada às diferentes fases do desenvolvimento humano; VII - relacionar as linguagens dos meios de comunicação à educação, nos processos didático-pedagógicos, demonstrando domínio das tecnologias de informação e comunicação adequadas ao desenvolvimento de aprendizagens significativas; VIII - promover e facilitar relações de cooperação entre a instituição educativa, a família e a comunidade;” Igualmente, na pessoa do Coordenador do Curso, Prof. Itamar Fávero, Adelcio fez questão de entender os cumprimentos ao corpo docente e ao alunado, que merecem aplausos pela dedicação e competência no exercício de suas atribuições.   Por fim, o Reitor Adelcio lembrou de que o Curso de Graduação em Pedagogia (licenciatura) figura entre os mais antigos da Universidade, já havendo formado educadoras e educadores de destaque.


19/05/2015

Faleceu o senhor Leonildo Sebastião Lucas morador do bairro São Jóse

Comunicamos com profundo pesar o falecimento do Senhor Leonildo Sebastião Lucas (88 anos).  Ocorrido às 9h30min desta terça-feira no Hospital de Fraiburgo.  Morador do bairro São José- FRaiburgo -SC, deixa esposa, filhos, nora e genros, netos e bisnetos e amigos,  Seu corpo será velado no pavilhão comunitário do Lau Melo.  Convidamos parentes e amigos e pessoas de suas relações para Celebração da Esperança que será realizada às 9 horas de quarta-feira seguindo logo após para o sepultamento no cemitério do Lau Melo.

18/05/2015

Divulgada pauta da 14ª Sessão Ordinária da Câmara Municipal de Fraiburgo

ORDEM DO DIA - dia 18 de MAIO de 2015 - 12ª LEGISLATURA




2ª VOTAÇÃO - PROJETO DE LEI Nº 2416/2015, que “DISPÕE SOBRE A ADOÇÃO DE FORMATOS ABERTOS DE ARQUIVOS PARA A CRIAÇÃO, ARMAZENAMENTO E DISPONIBILIZAÇÃO DIGITAL DE DOCUMENTOS”.





REQUERIMENTO Nº 11/2015, de autoria do vereador JOSIEL DA SILVA; -se existe projeto de revitalização para a área nos arredores do Lago das Araucárias; ·Em caso positivo, cópia do projeto de execução de obra pública para referida área.








INDICAÇÃO Nº 14/2015, de autoria - vereador GERSON DE MATIA: para que o Poder Executivo Municipal promova os estudos viabilizando a cessão de uso de terreno para a Associação Vital Fraiburgo de Karatê, para a implantação de Centro Cultural e Esportivo, de acordo com projeto anexo, apresentando-se como sugestão o terreno localizado na Av. Adalberto Schmidt Burda, s/nº, anexo ao Estádio Macieirão.  


.

INDICAÇÃO Nº 23/2015, de autoria do Vereador GABRIEL FANTIN - para que sejam promovidas melhorias na estrada que liga a localidade de Lau Melo à localidade de Santa Luzia.






INDICAÇÃO Nº 17/2015, de autoria do Vereador ORACIR FERREIRA DE DEUS; - para que seja realizada pavimentação asfáltica na rua Juscelino Kubitschek, Bairro Santo Antônio, numa extensão aproximada de 300 metros.







INDICAÇÃO Nº 20/2015, de autoria do Vereador FRANCISCO MACIEL DA SILVA: -para que sejam realizadas melhorias como patrolamento e cascalhamento nas estradas do Faxinal dos Domingues, que dá acesso ao Lau Melo e de lá ao Faxinal dos Carvalhos.






INDICAÇÃO Nº 25/2015, de autoria do Vereador RODRIGO DE LARA; - para que se verifique a possibilidade de implantar lombada física na Avenida Micheli Simonetti, especificamente em frente a casa nº 1051, entre o Casarão e a Farmácia Atual, no Bairro São Migu

17/05/2015

Faleceu o senhor Souvenir Luciano morador do bairro São José


Comunicamos com profundo pesar o  falecimento do Senhor Souvenir Luciano, 73 anos.  Ocorrido às 07 horas deste domingo (17/05) no Hospital Santa Terezinha em Joaçaba - SC.  Morador do bairro São Jose.  Deixa filhas, Genros, Netos e demais parentes e amigos.  Seu corpo será velado na Capela Mortuária da igreja Católica do bairro São José Convidamos  parentes , amigos e pessoas de suas relações  para Celebração da Esperança que será realizada às 09 horas na segunda- feira (18/05) seguindo após para o sepultamento no Cemitério Municipal de Fraiburgo.

A consequência da falta de renovação de poder

São inúmeros os exemplos que temos de mandatários que permanecem no poder apesar de exercerem governos sem programa, bem como administrações medíocres e sem realizações relevantes. Isso demonstra o quão frágil é a percepção do processo político pela coletividade. Os políticos na busca da perpetuação no poder, apostam na sublimação do personalismo, na pirotecnia, na comédia, na camuflagem dos problemas, e especialmente, no comodismo de todos os que aprovam sem questionamentos as mais descabidas proposições, os que não se importam em ter o melhor conquanto não sejam incomodados.   Muitas vezes, alguns políticos se apoiam mesmo em sequazes (capangas), usando o prestígio político e o poder para confrontar a lei e aliciar, subornar, oprimir e humilhar. Os necessitados submetem-se a esses métodos, contrariando as suas consciências de pessoas dignas, com receio de perder o emprego, o serviço e o fornecimento para a prefeitura.  A possibilidade de reeleição “ad infinitum” torna os dirigentes permanentes frequentadores de palanque com discursos vazios eleitoreiros de promessas futuras por quem está no exercício do poder, clara evidência da distorção do deixar o trabalho do mandato presente em função da conquista eleitoral de uma próxima gestão. Essa prática do continuísmo direto ou indireto, ao se eleger políticos comprometidos e da confiança do gestor público em exercício, é alvo de muitas denúncias, como por exemplo, corrupção eleitoral, desvios de verbas, licitações viciadas, favorecimentos e outras imputações de improbidades afins.   Devido o grande poder atribuído ao presidente no Brasil, principalmente pelo sistema presidencialista centralizador, o princípio da alternância na ocupação do cargo é extremamente saudável para a manutenção dos princípios democráticos, garantindo nossa vitória que é a conquista da democracia. Cabe ao presidente da república mais do que a qualquer outro membro dos três poderes, ditar os rumos políticos e econômicos, editar e sancionar as medidas que visam o desenvolvimento do país.  Assim, contra possíveis desmandos de um líder que esteja confortável na sua condição de líder, é sempre saudável que a população levante de tempos em tempos, a questão da alternância de poder. Nunca vivenciei um reeleito que fizesse uma segunda administração melhor que a primeira. 

Oito mil pessoas participam da 23ª Romaria ao Santuário Diocesano Nossa Senhora de Fátima

No dia 17/05 aconteceu a 23ª Romaria ao Santuário Diocesano Nossa Senhora de Fátima, em Fraiburgo. O evento religioso é tradicional na região,  reuniu milhares de fiéis para celebrar o dia dedicado a Nossa Senhora de Fátima, conhecida como mãe dos pobres, em 13 de maio de cada ano. Estima-se que oito mil fiéis de 27 municípios pertencente à Diocese de Caçador participaram do evento. A programação teve início às 8h30min, com acolhida dos romeiros. A missa foi realizada às 10h00min, coordenada pelo bispo diocesano Dom Frei Severino Clasen e concelebrada por demais padres da diocese. O almoço foi servido a partir do 12h00min e a partir das 13h30min houve uma extensa programação destinada aos romeiros, entre shows de banda Católica e sorteio de prêmios. 

  

16/05/2015

Balada dos anos 80 no Steiner Park


Legislativo Fraiburguense marca presença na abertura da EXPOACIAF

Autoridades na solenidade de abertura
Com a intensa  presença do Legislativo Faiburguense e outras autoridades locais, regionais e do estado, foi  aberta oficialmente às 17h30, no Centro de Eventos de Fraiburgo, a Expo ACIAF – Oportunidades de Empreender.  A abertura aconteceu após as palavras do presidente da ACIAF, Jorge Pederiva, que enalteceu a iniciativa como uma grande oportunidade de gerar negócio “Agradecemos a presença de todos, reforçamos que nossa expectativa é durante o final de semana mobilizar mais de cinco mil pessoas, e dar continuidade a esse processo, tornando ele evento anual em Fraiburgo” afirmou.  Representando o legislativo de Fraiburgo compôs  o grupo das autoridades o presidente Gerson de Matia (Cersão) prestigiados pela presença dos seguintes vereadores: 

Vereadores na abertura do evento
Valcir Rezzadori, Rodrigo de Lara, Josiel Nunes da Silva,  Claudio Bazuca e o vice-presidente Oracir ferreira de Deus.   A abertura marca o início de um ciclo de grande importância para a associação, que reforça sua nova missão, enquanto instituição: de estar mais próximo da comunidade e receber o reconhecimento dela de entidade referência no associativismo e no desenvolvimento da região.      Após o ato, todos foram convidados a efetuar a visitação aos mais de 70 espaços devidamente decorados para receber o público. As aproximadamente 50 empresas estarão durante o final de semana apresentando seus produtos e serviços e prospectando clientes a fim de gerar movimento econômico.   O diretor de Núcleos da ACIAF, Luiz Felipe Zanella, finalizou destacando a força do Programa Empreender no município de Fraiburgo, que atualmente mobiliza nove núcleos e mais de 100 empresários e que nos últimos dez anos já proporcionou a comunidade local e regional mais de 200 eventos. “Agradecemos o empenho de todas as empresas nucleadas e a confiança das empresas associadas presentes nessa iniciativa” afirmou.