07/05/2015

Faleceu Ademar Antunes de Lima morador do bairro São José

Comunicamos com profundo pesar o falecimento do Senhor Ademar Antunes de Lima, 40 anos (Mais conhecido por Lima),  ocorrido às 21 horas e 30 minutos (Quarta-Feira)  no hospital de São Miguel do Oeste,  morador do bairro São José.  Deixa esposa, filhos, pais, sobrinhos e amigos e parentes.  Seu corpo está sendo velado na Igreja Assembléia de Deus do Bairro Mirassol.  Convidamos amigos e parentes e pessoas de suas relações para o Culto que será realizado às 15 horas e 30 minutos seguindo após para o sepultamento do Cemitério Municipal.

06/05/2015

Músico suíço ministra aulas de violão para o Núcleo de Música de Videira

A parceria entre a administração municipal, por meio da Secretaria de Turismo e Cultura, com a Associação Suíça em Prol da Música e da Cultura de Videira tem dado bons resultados e contribuído significativamente para a formação dos músicos videirenses. Desta vez, o violonista Ariel Rossi está fazendo intercâmbio em Videira. Segundo o secretário da pasta – Clemir Schmitt, durante sua passagem pelo município, o músico está ministrando aulas para as crianças que participam da oficina de violão e para os professores do Núcleo de Música. Rossi está em Videira há pouco mais de um mês e deve permanecer até o fim de junho. Para o professor do Núcleo de Música de Videira - Marco Aurélio Perin dos Santos, a atuação de Rossi juntos aos alunos das oficinas tem sido uma experiência positiva. “O jeito  de trabalhar e conduzir a aula é diferente, os alunos estão gostando muito e está sendo bastante produtivo”. Já o músico Aymoré Pereira de Souza Júnior destaca que a realidade cultural da Suíça é completamente diferente do Brasil e o intercambio musical agrega muito conhecimento. “É importante nós, professores, também fazermos aula com o Ariel, pois aprendemos muitas coisas que podemos repassar para nossos alunos depois, contribuindo para a formação musical deles”, destaca.  Rossi é argentino, naturalizado na Suíça, e começou a tocar violão com oito anos, para se aperfeiçoar estudou na escola de Jazz da Suíça, além disso, ele é formado em Pedagogia. De acordo com Rossi, na Suíça, ao invés dos jovens fazerem o alistamento militar, há a possibilidade de fazer algum serviço social. “Eu optei por vir a Videira, dar aulas de violão. o meu país eu já trabalhava com isso, mas estou muito contente aqui, pois estou tendo a oportunidade de ensinar e aprender muito também, além de crescer profissionalmente”, explica.



Concerto Acordes Clássicos

A Orquestra de Violões está ensaiando para apresentar o concerto Acordes Clássicos, juntamente com seus professores e músicos convidados. O violonista Ariel Rossi participará do evento, que acontece no próximo dia 17 de maio, no Centro de Eventos Vitórias (Cevi), às 20 horas. O concerto é aberto a comunidade e é uma promoção da administração municipal, por meio do Núcleo de Música da Secretaria de Turismo e Cultura, Associação Videira Música Viva e Associação Suíça em Prol da Música e da Cultura de Videira.

Assessoria de Comunicação Prefeitura de Videira e Fotos: Pedro Schaitel

Em 18 meses três ações de preservações foram promovidas

O Projeto Amigos da Natureza é uma iniciativa da Associação Paulo Freire de Educação e Cultura Popular (APAFEC), foi iniciado em novembro de 2013, ou seja, o projeto acabou de completar 18 (dezoito) meses de funcionamento, com este projeto a instituição tem por objetivo promover ações concretas de proteção e preservação da natureza.   No período já foram realizadas 
três atividades, sendo: Novembro de 2013 foram entregues 



3 toneladas de sucatas eletrônicas (monitores, teclados, mouses, pilhas, lâmpadas florescentes, impressoras, televisores, rádios velhos e em desuso...) a empresa Alpha Lixo Digital de Joaçaba. Essa ação foi desenvolvida em parceria com a Associação Vital Fraiburgo de Karatê-dô e Cresol, contou com o apoio da comunidade fraiburguense, entidades, empresas, lojas e o comércio em geral que realizaram a entrega das sucatas eletrônicas.   






Em setembro de 2014, precisamente nos dias 05 e 06 durante encontro estadual da Juventude do Campo e da Roça realizado em São Miguel do Oeste, cada jovem recebeu uma muda de Curi (Araucária), simbolizando a amizade e aliança entre a: PJR (Pastoral da Juventude Rural), PJMP (Pastoral da Juventude do Meio Popular), com a Apafec, foram distribuídas 120 mudas que foram plantas em 14 municípios do oeste e extremo oeste catarinense. 


A terceira atividade concretizada pelo Projeto Amigos da Natureza aconteceu no ultimo dia 01/05, mais de 70 (setenta) pessoas, entre crianças, adolescentes, jovens e adultos da Associação Vital Fraiburgo de Karatê-dô, Apafec, Clube do Cafezinho e da comunidade em geral participaram do plantio de 122 (cento e vinte e duas) mudas de árvores nativas no Capão das Araucárias no bairro Jardim América.  Foram plantadas as seguintes mudas de árvores nativas: Butiá (10), Araucária (20), Pitanga (08), Ariticum (10), Guavirova (10), Ingá (03), Araçá Amarelo (15), Araçá Vermelho (10), Goiaba (10), Guabiju (10), Cerejeira (08), Pinho Bravo (04), Espinheiras Santa (02) e duas árvores nativas originárias da Argentina, também  foi recolhido o lixo depositado indevidamente no local.  A ação  contou com o apoio institucional do Viveiro de Mudas Nativas Figueiredo, Clube do Cafezinho, Tribeck Comunicação Visual, Apafec, Radio Fraiburgo, Marp Som de Rua, dos Blogs: Curta Fraiburgo, Opinião de Cesar Malinoski e Esportes em Debate.    Para o mês de setembro próximo, planeja-se fazer a quarta ação do Projeto Amigos da Natureza para celebrar o dia da arvore e seguir aprofundando o debate sobre a necessidade de proteger e preservação a natureza.



04/05/2015

Ex-secretário de desenvolvimento econômico visita presidente do legislativo

Gerson de Matia  e Orélio Beal
O Presidente da Casa de Leis de Fraiburgo  o vereador Gerson de Matia (PMDB)  recebeu no dia 25 de abril a tarde a visita do ex-secretário de Desenvolvimento Econômico da atual Administração  municipal Orélio Beal.    O visitante que já participou de eleições como candidato a vereador tem consigo muita vontade continuar militando nessas estâncias.   Gerson de Matia (Cersão) que não esconde de ninguém a sua pretensão de colocar o seu nome para concorrer na chapa majoritária de seu partido nas próximas eleições animou-se com a visita do amigo.  Depois de conversarem sobre inúmeros assuntos Gerson fez um convite para que Orélio viesse somar forças nas trincheiras do PMDB.    Ficou acordado que ele iria pensar e uma semana depois responderia ao convite.  Como prometido Orélio Beal respondeu  por telefone que aceitou o convite e vai assinar a ficha de filiação ao PMDB com as bênçãos do Cersão.  O Presidente do partido foi comunicado e aprovou a vinda de Orélio no PMDB. 

Divulgada a pauta da 12ª sessão ordinária da Câmara Municipal de Fraiburgo

PAUTA DA 12ª SESSÃO ORDINÁRIA - dia 04 de MAIO de 2015



REQUERIMENTO Nº 06/2015, de autoria do vereador GERSON DE MATIA; cópia da autorização para corte de espécimes nativas e exóticas da mata localizada no loteamento São Miguel; - cópia do projeto de execução de obra pública para referida área; -destinação do material lenhoso suprimido do local e qual a quantidade por espécime.






INDICAÇÃO Nº 06/2015, de autoria do Vereador JOSIEL DA SILVA; para que a Secretaria competente realize melhorias com patrolamento e cascalhamento nas estradas que dão acesso às propriedades rurais na localidade de Rio Mansinho.









INDICAÇÃO Nº 18/2015, de autoria do Vereador JOSÉ DARCY SOARES FRANÇA; para que seja instalada rede elétrica com iluminação, nos 3 postes existentes na entrada da Usina de Triagem de Resíduos Sólidos da Sanefrai, que fica em terreno e edificações do município no bairro Jardim América.







MOÇÃO Nº 10/2015, de autoria do vereador ORACIR FERREIRA DE DEUS: seja encaminhada ao Fórum Parlamentar Catarinense no Congresso Nacional, a seguinte moção: a Câmara Municipal de Fraiburgo conclama aos integrantes do Fórum Parlamentar Catarinense com assento no Senado Federal e na Câmara dos Deputados, para que requeiram a inclusão na ordem do dia do Plenário, do PL nº 4.434, de 2008. Trata-se de matéria que “Dispõe sobre o reajuste dos benefícios mantidos pelo regime geral de previdência social e o índice de correção previdenciária”.



MOÇÃO Nº 12/2015, de autoria dos Vereadores FRANCISCO MACIEL DA SILVA e JOSÉ DARCY SOARES FRANÇA: a Câmara Municipal de Fraiburgo reitera solicitação ao Deinfra, para que seja instalada lombada simples ou trevo alemão no km 19 da Rodovia SC 355, sentido Fraiburgo - Lebon Régis, local denominado de Butiá Verde/Vila Reflor, onde estão estabelecidas a Cooperativa Comineti e o Secador de grãos de propriedade do sr. Volni Maciel.

03/05/2015

Faleceu o Senhor Antonio Vendramini popular Polaco sogro do Canha

Comunicamos com profundo pesar o falecimento do Senhor Mário Antônio Vendramini aos 62 anos , popularmente conhecido por Polaco e sogro do Canha.  Seu falecimento ocorreu as 23 horas e 30 minutos de Sábado 02/04/2015 no Hospital de Itapema-SC.  Polaco era morador da Rua Ivan A. de Souza no Bairro São José em Fraiburgo-SC. Deixa esposa ,filhos , Noras, genros, e Netos,   Seu corpo está sendo velado na Capela Mortuária da Igreja Católica do Bairro São José.  Convidamos parentes e amigos e pessoas de suas relações para a Celebração da Esperança que será realizada às 15 horas (Domingo 04/04) seguindo após para o sepultamento no Cemitério Municipal de Fraiburgo. 

02/05/2015

Dia do trabalho comemorado com muito trabalho

Por iniciativa da Associação Vital Fraiburgo de Karatê-dô foi realizado na sexta-feira 01/05, ás 13h30min o plantio de mudas de arvores nativas frutíferas na Praça do Capão das Araucárias no Jardim América. Foram plantadas mudas de Araçá (duas qualidades), Araucária, Guavirova, Pitanga, Ariticum entre outras variedades.  A ação contou com o apoio institucional e técnico da Apafec (Associação Paulo Freire de Educação e Cultura Popular) e do Viveiro de Mudas Nativas Figueiredo respectivamente. O plantio das mudas nativas teve por finalidade, ampliar os conhecimentos dos integrantes da Associação Vital Fraiburgo de Karatê-dô e a Apafec sobre a importância da preservação da natureza, o cuidado com espaços públicos, e também serviu para celebrar de maneira diferente o 1º de Maio o Dia do Trabalhador/Trabalhadora. As mudas nativas também foram plantadas pensando no futuro do planeta e das pessoas. Pois plantar árvores é um jeito simples de proteger e
apoiar a vida, a natureza, a agricultura, o abastecimento de água, o desenvolvimento comunitário e a saúde.   Por tratar-se de um terreno publico municipal popularmente conhecido como Praça do Capão das Araucárias, as entidades protocolaram na segunda-feira 27/04, oficio solicitando autorização ao chefe do poder executivo para realizar o evento. Mais de setenta pessoas, entre crianças, adolescentes, jovens e adultos da Associação Vital Fraiburgo de Karatê-dô, Apafec, Clube do Cafezinho e da comunidade em geral participaram do plantio de 122 (cento e vinte) mudas de árvores nativas, inclusive a Imprensa esteve presente representado pelo jornalista Cesar Malinoski e pelo Repórter Pedro Lopes.