06/05/2015

Músico suíço ministra aulas de violão para o Núcleo de Música de Videira

A parceria entre a administração municipal, por meio da Secretaria de Turismo e Cultura, com a Associação Suíça em Prol da Música e da Cultura de Videira tem dado bons resultados e contribuído significativamente para a formação dos músicos videirenses. Desta vez, o violonista Ariel Rossi está fazendo intercâmbio em Videira. Segundo o secretário da pasta – Clemir Schmitt, durante sua passagem pelo município, o músico está ministrando aulas para as crianças que participam da oficina de violão e para os professores do Núcleo de Música. Rossi está em Videira há pouco mais de um mês e deve permanecer até o fim de junho. Para o professor do Núcleo de Música de Videira - Marco Aurélio Perin dos Santos, a atuação de Rossi juntos aos alunos das oficinas tem sido uma experiência positiva. “O jeito  de trabalhar e conduzir a aula é diferente, os alunos estão gostando muito e está sendo bastante produtivo”. Já o músico Aymoré Pereira de Souza Júnior destaca que a realidade cultural da Suíça é completamente diferente do Brasil e o intercambio musical agrega muito conhecimento. “É importante nós, professores, também fazermos aula com o Ariel, pois aprendemos muitas coisas que podemos repassar para nossos alunos depois, contribuindo para a formação musical deles”, destaca.  Rossi é argentino, naturalizado na Suíça, e começou a tocar violão com oito anos, para se aperfeiçoar estudou na escola de Jazz da Suíça, além disso, ele é formado em Pedagogia. De acordo com Rossi, na Suíça, ao invés dos jovens fazerem o alistamento militar, há a possibilidade de fazer algum serviço social. “Eu optei por vir a Videira, dar aulas de violão. o meu país eu já trabalhava com isso, mas estou muito contente aqui, pois estou tendo a oportunidade de ensinar e aprender muito também, além de crescer profissionalmente”, explica.



Concerto Acordes Clássicos

A Orquestra de Violões está ensaiando para apresentar o concerto Acordes Clássicos, juntamente com seus professores e músicos convidados. O violonista Ariel Rossi participará do evento, que acontece no próximo dia 17 de maio, no Centro de Eventos Vitórias (Cevi), às 20 horas. O concerto é aberto a comunidade e é uma promoção da administração municipal, por meio do Núcleo de Música da Secretaria de Turismo e Cultura, Associação Videira Música Viva e Associação Suíça em Prol da Música e da Cultura de Videira.

Assessoria de Comunicação Prefeitura de Videira e Fotos: Pedro Schaitel

Em 18 meses três ações de preservações foram promovidas

O Projeto Amigos da Natureza é uma iniciativa da Associação Paulo Freire de Educação e Cultura Popular (APAFEC), foi iniciado em novembro de 2013, ou seja, o projeto acabou de completar 18 (dezoito) meses de funcionamento, com este projeto a instituição tem por objetivo promover ações concretas de proteção e preservação da natureza.   No período já foram realizadas 
três atividades, sendo: Novembro de 2013 foram entregues 



3 toneladas de sucatas eletrônicas (monitores, teclados, mouses, pilhas, lâmpadas florescentes, impressoras, televisores, rádios velhos e em desuso...) a empresa Alpha Lixo Digital de Joaçaba. Essa ação foi desenvolvida em parceria com a Associação Vital Fraiburgo de Karatê-dô e Cresol, contou com o apoio da comunidade fraiburguense, entidades, empresas, lojas e o comércio em geral que realizaram a entrega das sucatas eletrônicas.   






Em setembro de 2014, precisamente nos dias 05 e 06 durante encontro estadual da Juventude do Campo e da Roça realizado em São Miguel do Oeste, cada jovem recebeu uma muda de Curi (Araucária), simbolizando a amizade e aliança entre a: PJR (Pastoral da Juventude Rural), PJMP (Pastoral da Juventude do Meio Popular), com a Apafec, foram distribuídas 120 mudas que foram plantas em 14 municípios do oeste e extremo oeste catarinense. 


A terceira atividade concretizada pelo Projeto Amigos da Natureza aconteceu no ultimo dia 01/05, mais de 70 (setenta) pessoas, entre crianças, adolescentes, jovens e adultos da Associação Vital Fraiburgo de Karatê-dô, Apafec, Clube do Cafezinho e da comunidade em geral participaram do plantio de 122 (cento e vinte e duas) mudas de árvores nativas no Capão das Araucárias no bairro Jardim América.  Foram plantadas as seguintes mudas de árvores nativas: Butiá (10), Araucária (20), Pitanga (08), Ariticum (10), Guavirova (10), Ingá (03), Araçá Amarelo (15), Araçá Vermelho (10), Goiaba (10), Guabiju (10), Cerejeira (08), Pinho Bravo (04), Espinheiras Santa (02) e duas árvores nativas originárias da Argentina, também  foi recolhido o lixo depositado indevidamente no local.  A ação  contou com o apoio institucional do Viveiro de Mudas Nativas Figueiredo, Clube do Cafezinho, Tribeck Comunicação Visual, Apafec, Radio Fraiburgo, Marp Som de Rua, dos Blogs: Curta Fraiburgo, Opinião de Cesar Malinoski e Esportes em Debate.    Para o mês de setembro próximo, planeja-se fazer a quarta ação do Projeto Amigos da Natureza para celebrar o dia da arvore e seguir aprofundando o debate sobre a necessidade de proteger e preservação a natureza.



04/05/2015

Ex-secretário de desenvolvimento econômico visita presidente do legislativo

Gerson de Matia  e Orélio Beal
O Presidente da Casa de Leis de Fraiburgo  o vereador Gerson de Matia (PMDB)  recebeu no dia 25 de abril a tarde a visita do ex-secretário de Desenvolvimento Econômico da atual Administração  municipal Orélio Beal.    O visitante que já participou de eleições como candidato a vereador tem consigo muita vontade continuar militando nessas estâncias.   Gerson de Matia (Cersão) que não esconde de ninguém a sua pretensão de colocar o seu nome para concorrer na chapa majoritária de seu partido nas próximas eleições animou-se com a visita do amigo.  Depois de conversarem sobre inúmeros assuntos Gerson fez um convite para que Orélio viesse somar forças nas trincheiras do PMDB.    Ficou acordado que ele iria pensar e uma semana depois responderia ao convite.  Como prometido Orélio Beal respondeu  por telefone que aceitou o convite e vai assinar a ficha de filiação ao PMDB com as bênçãos do Cersão.  O Presidente do partido foi comunicado e aprovou a vinda de Orélio no PMDB. 

Divulgada a pauta da 12ª sessão ordinária da Câmara Municipal de Fraiburgo

PAUTA DA 12ª SESSÃO ORDINÁRIA - dia 04 de MAIO de 2015



REQUERIMENTO Nº 06/2015, de autoria do vereador GERSON DE MATIA; cópia da autorização para corte de espécimes nativas e exóticas da mata localizada no loteamento São Miguel; - cópia do projeto de execução de obra pública para referida área; -destinação do material lenhoso suprimido do local e qual a quantidade por espécime.






INDICAÇÃO Nº 06/2015, de autoria do Vereador JOSIEL DA SILVA; para que a Secretaria competente realize melhorias com patrolamento e cascalhamento nas estradas que dão acesso às propriedades rurais na localidade de Rio Mansinho.









INDICAÇÃO Nº 18/2015, de autoria do Vereador JOSÉ DARCY SOARES FRANÇA; para que seja instalada rede elétrica com iluminação, nos 3 postes existentes na entrada da Usina de Triagem de Resíduos Sólidos da Sanefrai, que fica em terreno e edificações do município no bairro Jardim América.







MOÇÃO Nº 10/2015, de autoria do vereador ORACIR FERREIRA DE DEUS: seja encaminhada ao Fórum Parlamentar Catarinense no Congresso Nacional, a seguinte moção: a Câmara Municipal de Fraiburgo conclama aos integrantes do Fórum Parlamentar Catarinense com assento no Senado Federal e na Câmara dos Deputados, para que requeiram a inclusão na ordem do dia do Plenário, do PL nº 4.434, de 2008. Trata-se de matéria que “Dispõe sobre o reajuste dos benefícios mantidos pelo regime geral de previdência social e o índice de correção previdenciária”.



MOÇÃO Nº 12/2015, de autoria dos Vereadores FRANCISCO MACIEL DA SILVA e JOSÉ DARCY SOARES FRANÇA: a Câmara Municipal de Fraiburgo reitera solicitação ao Deinfra, para que seja instalada lombada simples ou trevo alemão no km 19 da Rodovia SC 355, sentido Fraiburgo - Lebon Régis, local denominado de Butiá Verde/Vila Reflor, onde estão estabelecidas a Cooperativa Comineti e o Secador de grãos de propriedade do sr. Volni Maciel.

03/05/2015

Faleceu o Senhor Antonio Vendramini popular Polaco sogro do Canha

Comunicamos com profundo pesar o falecimento do Senhor Mário Antônio Vendramini aos 62 anos , popularmente conhecido por Polaco e sogro do Canha.  Seu falecimento ocorreu as 23 horas e 30 minutos de Sábado 02/04/2015 no Hospital de Itapema-SC.  Polaco era morador da Rua Ivan A. de Souza no Bairro São José em Fraiburgo-SC. Deixa esposa ,filhos , Noras, genros, e Netos,   Seu corpo está sendo velado na Capela Mortuária da Igreja Católica do Bairro São José.  Convidamos parentes e amigos e pessoas de suas relações para a Celebração da Esperança que será realizada às 15 horas (Domingo 04/04) seguindo após para o sepultamento no Cemitério Municipal de Fraiburgo. 

02/05/2015

Dia do trabalho comemorado com muito trabalho

Por iniciativa da Associação Vital Fraiburgo de Karatê-dô foi realizado na sexta-feira 01/05, ás 13h30min o plantio de mudas de arvores nativas frutíferas na Praça do Capão das Araucárias no Jardim América. Foram plantadas mudas de Araçá (duas qualidades), Araucária, Guavirova, Pitanga, Ariticum entre outras variedades.  A ação contou com o apoio institucional e técnico da Apafec (Associação Paulo Freire de Educação e Cultura Popular) e do Viveiro de Mudas Nativas Figueiredo respectivamente. O plantio das mudas nativas teve por finalidade, ampliar os conhecimentos dos integrantes da Associação Vital Fraiburgo de Karatê-dô e a Apafec sobre a importância da preservação da natureza, o cuidado com espaços públicos, e também serviu para celebrar de maneira diferente o 1º de Maio o Dia do Trabalhador/Trabalhadora. As mudas nativas também foram plantadas pensando no futuro do planeta e das pessoas. Pois plantar árvores é um jeito simples de proteger e
apoiar a vida, a natureza, a agricultura, o abastecimento de água, o desenvolvimento comunitário e a saúde.   Por tratar-se de um terreno publico municipal popularmente conhecido como Praça do Capão das Araucárias, as entidades protocolaram na segunda-feira 27/04, oficio solicitando autorização ao chefe do poder executivo para realizar o evento. Mais de setenta pessoas, entre crianças, adolescentes, jovens e adultos da Associação Vital Fraiburgo de Karatê-dô, Apafec, Clube do Cafezinho e da comunidade em geral participaram do plantio de 122 (cento e vinte) mudas de árvores nativas, inclusive a Imprensa esteve presente representado pelo jornalista Cesar Malinoski e pelo Repórter Pedro Lopes.    
   
 

   

30/04/2015

Contadores e controladores da região da AMARP se reúnem em Videira

30/04/2015- Contadores  e controladores que atuam nas prefeituras dos 14 municípios membros da Associação dos Municípios do Alto Vale do Rio do Peixe – AMARP se reuniram na manhã desta quinta-feira (30), para mais uma reunião do Colegiado Regional desses profissionais. O encontro foi aberto pelo secretário executivo da AMARP – Clóvis Biscaro que participantes em nome do presidente de entidade e prefeito de Videira – Wilmar Carelli, deu as boas vindas aos participantes. Biscaro também falou sobre os principais futuras capacitações, novos convênios e vários outros assuntos pertinentes a área e de interesse de todos os municípios.

Durante a reunião o controlador da Prefeitura de Fraiburgo - Moisés Patrício repassou informações  sobre a reunião do Colegiado de Contadores e Controladores da FECAM e a contadora da Prefeitura de Videira – Cristina Clock compartilhou  informações adquiridas em recente participação em um curso promovido pelo Conselho Regional de Contabilidade (CRC), em Florianópolis. Entre os temas abordados pela profissional da Prefeitura de Videira esteve principalmente a Portaria da Secretaria do Tesouro Nacional -nº 702 que trata sobre o Sistema de Informações Contábeis e Fiscais do Setor Público Brasileiro (SICONFI).  Silvia Palma - Assessoria de Imprensa

Master vence o Santa Lúcia de goleada

No sábado (25/04), no campo de Santa Lúcia em Videira, a equipe do Master Fraiburgo, aplicou uma goleada sobre a equipe de Santa Lucia pelo placar de oito a um. Já no intervalo do jogo, a equipe Fraiburguense vencia pelo placar de quatro a um. Na segunda etapa do jogo, o Técnico Betinho fez várias substituições, dando maior ritmo a equipe não que não caiu de produção, surpreendendo o time adversário, fazendo mais quatro gols no jogo. Os gols da equipe fraiburguense foram marcados pelos atletas Giva(05), Marquinhos (01), Gilce  (01) e Lico (01).  O destaque do jogo foi o atleta Giva, que ultrapassou os três gols na partida, pediu música, mas não foi atendido.  O próximo compromisso do Master Fraiburgo será no sábado dia 09/05, no Estádio Macieirão em Fraiburgo, a partir das 16 horas, contra a boa equipe AGAFE de Curitibanos.