26/03/2015

Videira registra terceiro foco do mosquito da Dengue


25/03/2015- A Secretaria de Saúde de Videira, por meio do Programa de Combate a Dengue, divulgou na manhã desta quarta-feira (25), que o município acaba de registrar o terceiro foco do mosquito da Dengue. A larva foi encontrada em uma das armadilhas instaladas em um ferro velho no Bairro Nossa Senhora Aparecida, na saída para Caçador, onde outros dois focos também foram registrados desde o mês passado. “A situação vem se agravando em todo o estado e em Videira, infelizmente não está sendo diferente. É importante destacar que só conseguiremos controla-la de fato com a ajuda da comunidade”, diz a secretária de Saúde – Maria Eneida Furlin Dresch ressaltando que o município ainda investiga um caso suspeito da doença.  Segundo ela, para evitar possíveis focos do mosquito que transmite a Dengue, as pessoas devem ficar atentas aos ambientes que possam atrair o mosquito, como caixas d´água, piscinas, vasos de flores, tonéis, pneus, lixo espalhado, vasilhas de animais, e outros pontos comuns nas residências. “Evitar água parada é a principal medida para evitar a proliferação do mosquito”, diz.  O ciclo de vida do mosquito, ou seja, do ovo ao mosquito adulto leva em média 7 a 9 dias. O mosquito adulto vive em média 30 a 45 dias e desova de 300 a 600 ovos, de preferência em lugares sombreados. A reprodução só acontece se o ovo entrar em contato com a água, portanto, um único ovo pode ficar vivo por até 1 ano sem entrar em contato com a água; “Então jamais devemos deixar água acumulada em qualquer tipo de recipiente”, diz.  Atualmente os agentes do município realizam o controle em 125 armadilhas espalhadas pela cidade e em outros 60 pontos estratégicos que são cemitérios, borracharias, ferros velhos e floriculturas. Desde 2010, foram encontrados seis focos do mosquito: três focos em 2010, dois focos em 2013 e um em 2015. Denúncias podem ser feitas pelo telefone 3566-7900. Empresas e escolas interessadas também podem programar palestras com os profissionais do Programa.

Silvia Palma- Assessoria de Comunicação Prefeitura de Videira

 
 
 





23/03/2015

Incra prepara novo Cadastro de Imóvel Rural e emissão de CCIR fica suspensa de 20 a 30 de março

Modernizar o Cadastro Rural brasileiro, gerenciado pelo Incra, para integração futura com os imóveis declarados na Receita Federal no âmbito do Projeto Cadastro Nacional de Imóveis Rurais (CNIR). Com este objetivo, o Incra lança em abril deste ano o novo Sistema Nacional de Cadastro Rural (SNCR) e, em conjunto com a Receita Federal do Brasil, o portal do Cadastro Rural. Para ser efetivada, a medida precisa de um período de migração para o novo sistema, entre 20 e 30 de março, quando o SNCR, por motivos tecnológicos e de segurança, não poderá ser acessado. Com a medida, a emissão de Certidão de Cadastro de Imóvel Rural (CCIR) estará indisponível. Todo imóvel rural no Brasil precisa estar cadastrado no SNCR para a emissão do CCIR, documento indispensável para desmembrar, arrendar, hipotecar, vender ou prometer em venda o imóvel rural e para homologação de partilha amigável ou judicial. O CCIR é essencial também para a concessão de crédito agrícola, exigido por bancos e agentes financeiros. 

Comodidade

O novo sistema permitirá maior comodidade para os proprietários de imóveis atualizarem seus dados e de seus imóveis rurais constantes da base do SNCR. Através do acesso online, as declarações de atualização cadastral poderão ser feitas através de qualquer computador com acesso a internet. A atualização vai extinguir os formulários de papel, mas o Incra informa que o cadastro segue sendo feito nas Unidades Municipais de Cadastro (UMCs), nas Salas da Cidadania, nas Unidades Avançadas e superitendências regionais da autarquia em todo o Brasil - para quem não tem acesso a internet.

Santa Catarina
Em Santa Catarina, o sistema também estará indisponível entre os dias 20 e 30 de março e por isso o atendimento nas 295 UMCs do estado estará restrito. Para aprender a atuar no novo sistema, setenta gestores que atuam nas UMCs em municípios catarinenses de maior fluxo de atendimento participarão de capacitação no Incra em São José, na Grande Florianópolis, de 30 de março a 02 de abril. Outras capacitações estão previstas para ocorrer até junho a fim de abranger todas as unidades. Conheça todos os locais de atendimento do Incra em Santa Catarina no endereço: