23/03/2015

Incra prepara novo Cadastro de Imóvel Rural e emissão de CCIR fica suspensa de 20 a 30 de março

Modernizar o Cadastro Rural brasileiro, gerenciado pelo Incra, para integração futura com os imóveis declarados na Receita Federal no âmbito do Projeto Cadastro Nacional de Imóveis Rurais (CNIR). Com este objetivo, o Incra lança em abril deste ano o novo Sistema Nacional de Cadastro Rural (SNCR) e, em conjunto com a Receita Federal do Brasil, o portal do Cadastro Rural. Para ser efetivada, a medida precisa de um período de migração para o novo sistema, entre 20 e 30 de março, quando o SNCR, por motivos tecnológicos e de segurança, não poderá ser acessado. Com a medida, a emissão de Certidão de Cadastro de Imóvel Rural (CCIR) estará indisponível. Todo imóvel rural no Brasil precisa estar cadastrado no SNCR para a emissão do CCIR, documento indispensável para desmembrar, arrendar, hipotecar, vender ou prometer em venda o imóvel rural e para homologação de partilha amigável ou judicial. O CCIR é essencial também para a concessão de crédito agrícola, exigido por bancos e agentes financeiros. 

Comodidade

O novo sistema permitirá maior comodidade para os proprietários de imóveis atualizarem seus dados e de seus imóveis rurais constantes da base do SNCR. Através do acesso online, as declarações de atualização cadastral poderão ser feitas através de qualquer computador com acesso a internet. A atualização vai extinguir os formulários de papel, mas o Incra informa que o cadastro segue sendo feito nas Unidades Municipais de Cadastro (UMCs), nas Salas da Cidadania, nas Unidades Avançadas e superitendências regionais da autarquia em todo o Brasil - para quem não tem acesso a internet.

Santa Catarina
Em Santa Catarina, o sistema também estará indisponível entre os dias 20 e 30 de março e por isso o atendimento nas 295 UMCs do estado estará restrito. Para aprender a atuar no novo sistema, setenta gestores que atuam nas UMCs em municípios catarinenses de maior fluxo de atendimento participarão de capacitação no Incra em São José, na Grande Florianópolis, de 30 de março a 02 de abril. Outras capacitações estão previstas para ocorrer até junho a fim de abranger todas as unidades. Conheça todos os locais de atendimento do Incra em Santa Catarina no endereço:
 
 

22/03/2015

Reitor Adélcio analisa livro de Salomão Ribas Junior

 O Reitor da Uniarp e Presidente da Associação Caçadorense de Imprensa, Prof. Pós-Dr. Adelcio Machado dos Santos, destacou a relevância da obra “Corrupção pública e privada – quatro aspectos”.


Reitor da UNIARO  Adélcio Machado
obra, fruto de tese doutoral, de acordo o autor, dispõe de quatro objetivos - Objetivos Gerais: A presente obra tem dois objetivos gerais : (i) a realização de pesquisa sobre aspectos linguísticos, jurídicos, econômicos e sociológicos da corrupção e (ii) a divulgação para o público das pesquisas, análises e conclusões delas extraídas sobre o fenômeno de corrupção.  Assim, a leitura vai evidenciar que mesmo seguindo o rigor da metodologia científica, para validá-la como trabalho acadêmico, também se adota uma linguagem, na medida do possível, mais simplificada. O que se pretende é demonstrar se as evidências da corrupção tem correlação com as teorias desenvolvidas pelos doutrinadores de reconhecido saber em seus respectivos campos de estudo. Objetivos Específicos: Quatro aspectos concretos serão examinados mais atentamente no desenvolvimento do tema “corrupção pública e privada”. São eles: ética dos servidores públicos, contratação pública, financiamento de partidos políticos e controle de Administração”.

Salomão Ribas Jr
Titular de vasto currículo, entre os feitos de Salomão Ribas abulta os seguintes: “Graduado em Direito pela Universidade Federal Fluminense. Jornalista e radialista, iniciou sua profissão na Rádio Caçanjurê e no extinto Jornal de Caçador. Trabalhou em vários jornais e emissoras de rádio, inclusive na Diário da Manhã de Florianópolis e Nacional do Rio de Janeiro. Em Florianópolis trabalhou, também, na RBS- TV. Como homem público foi assessor parlamentar, Secretário de Estado, Consultor Geral do Estado e Deputado Estadual”.

Para Adelcio, o tema está muito em voga, demandando análises científicas, e não apenas abordagens impressionistas. Destarte, a obra se reveste de importância.
A par disso, vale salientar que obras de tão alta qualidade auxilia as funções da Universidade, que, no Brasil, pressupõe a conjunção das atividades de ensino, pesquisa e extensão. Ao se fazer referencia à pesquisa, não significa apenas as pesquisas que exigem elevados investimentos e somente podem ser desenvolvidas por grandes instituições de educação superior, mas as soluções para os problemas locais.


O que estamos aprendendo com grandes eventos em Fraiburgo?

Foi um sucesso de público  o jogo realizado em Fraiburgo ontem com a presença do jogador Falcão.   Sem entrar nos méritos do resultado de 3X1 e nem da qualidade técnica do jogo quero refletir sobre outros aspectos. Kaka Pavanello o organizador disse que pretende trazer para Fraiburgo jogos do campeonato brasileiro neste ano A realização de grandes eventos exige um planejamento bastante organizado e antecipado. Depois da construção do centro de eventos Sebastião Andrade dos Santos Fraiburgo tem se destacado bastante no setor de eventos de grande porte, sediando não apenas, encontro, shows, seminários  mas também outros tipos de eventos, incluindo competições esportivas que atraem muitos turistas.    O impacto de grandes eventos para o setor na cidade é bem variado. No caso de shows, por exemplo, sabe-se que tais eventos geram uma receita para as cidades em que eles acontecem, visto que shows assim costumam atrair pessoas de diferentes municípios e estados. Desse modo, os frequentadores dos shows acabam usando os serviços disponíveis nas cidades que sediam os grandes eventos, visto que o público utiliza hotéis e ainda aproveita para conhecer pontos turísticos dos locais.   O planejamento dos eventos em conjunto com as autoridades responsáveis pelas cidades é imprescindível para minimizar e evitar os possíveis aspectos negativos. Como muitos turistas visitam as cidades ao mesmo tempo, é comum que a população sofra com o grande aumento de pessoas em determinado período (o transporte público tende a ficar sobrecarregado, por exemplo) água costuma ser disputada, preços dos serviços  sobem e oneram o morador também.  Cuidados com eventuais agressões a patrimônios naturais e culturais também são fundamentais para que os eventos não sejam prejudiciais às cidades.


Tipos de impactos


Conhecer os tipos de impactos que eventos de grande porte podem causar ajuda na prevenção de problemas, considerando os eventos que já aconteceram. Para que os eventos deixem mais benefícios do que prejuízos, os organizadores devem fazer estudos e pesquisas de modo que haja uma programação que tenha como base as características de cada cidade.  Os impactos sociais incluem mudanças na infraestrutura do município, além de alterações na segurança para a população. É essencial que as autoridades não ignorem a opinião dos moradores, pois é a vida deles que será modificada por conta do evento. Logo, a aceitação de mudanças que influenciam a rotina das pessoas pode ser decisiva para que os moradores aprovem a integração entre eles e os turistas.  Eventos de grande porte também geram impactos culturais, que consistem em alterações nos costumes culturais da população. Ao sediar um grande evento, qualquer cidade pode ter seu turismo impulsionado, o que funciona como um incentivo para atividades culturais.

19/03/2015

Presidente Gerson representa o legislativo no 18º encontro da mulher

Em Fraiburgo aconteceu dia 15 de março no Centro de eventos Sebastião Andrade dos Santos o 18º Encontro da Mulher com a presença de quase 800 mulheres. O presidente da câmara municipal Gerson de Matia (Cersão) na ocasião representou todos os vereadores da casa de leis. Ao se pronunciar parabenizou a equipe a qual classificou como as guerreiras do GVC. Deu destaque em sua fala a importância que é para a comunidade a existência de um grupo como o GVC que pratica em sua essência o trabalho voluntário. Além da alegria manifestada pelo bom uso do centro de eventos com palestras saudáveis, orientações e eventos disse estar encantado com a confraternização que encontros como este proporcionam, além do mais por um motivo de grande relevância: lembrar-se do DIA INTERNACIONAL DA MULHER. Aproveitou a ocasião para lembrar que está atento com referencia aos convênios que não estão sendo cumpridos com entidades desta natureza como: Corpo de Bombeiros, GVC, APAFEC e outros. Completou que espera que o poder executivo mande ao legislativo, convênios que contemplem entidades como o GVC que atua nos bairros mais carentes como: São Miguel, Nossa Senhora Aparecida e São Cristóvão onde o estado não chega com plenitude. Finalizando parabenizou aos organizadores e reafirmou sua confiança no trabalho das mulheres principalmente nas mulheres organizadas como a do GVC - (Grupo Voluntario Vida e Cidadania).