29/08/2015

Estudantes dizem não as drogas

390 estudantes estiveram se formando no Programa Educacional de Resistência às Drogas e à Violência (Proerd)

Mesa de honra na solenidade do PROERD
Videira – O Programa Educacional de Resistência às Drogas e à Violência (Proerd) formou mais 20 turmas em Videira, na noite desta quinta-feira, dia 28. Trezentos e noventa estudantes estiveram participando da cerimônia, recebendo a certificação de conclusão e prestando o juramento: de evitar a violência e não fazer uso de nenhum tipo de droga. O gerente de administração da Secretaria de Estado de Desenvolvimento Regional (SDR) Ivair Ceron, esteve representando o secretário regional Dorival Carlos Borga, e enalteceu a importância do projeto “O Proerd está presente em quase todos os municípios catarinenses e em mais de 50 países, uma demonstração da seriedade e da eficiência dessa iniciativa” destacou.

A formatura dos estudantes do 5º ano foi realizada no Ginásio Municipal Padre Bruno Polkom. Estiveram participando alunos das escolas estaduais: Anísio Rachadel de Oliveira, Ester Crema Marmentini e Inspetor Eurico Rauen. Ainda integraram a cerimônia o Colégio Salvatoriano Imaculada Conceição (CSIC), Colégio Superação e Genius, e as escolas municipais: Vilson Pedro Kleinubing, Joaquim Amarante, Paulo Fioravante Penso, Fidelis Fantin, Colégio Criança do Futuro (CAIC), e as escolas pólo de São Pedro e Sueli Maria Gueller, de Sede Etelvina.

Instrutores do PROERD
Os instrutores no programa em Videira foram os policiais: tenente Ricardo da Silva de Souza; Cabo Mauro Cesar Telles; Cabo João Luis Rosnowski e  Soldado Thaiane Borges. O projeto está em vigor em Videira desde 2001 e atende estudantes do 5º ano, com idade entre 9 e 12 anos. No estado de Santa Catarina a proposta está funcionando desde 1998, tendo o seu início no município de Lages.

As estudantes Renata Panho e Maria Natalia Oliveira Lemos, da Escola Paulo Penso, que receberam o certificado nesta quinta-feira, 27, afirmaram que aprenderam bastante no programa “Muito legal a iniciativa e a dinâmica trabalhada pelos instrutores. Aprendemos durante os encontros a como reagir a violência, dizer não as drogas, entre outros conhecimentos” afirmaram.

Já para a professora, Claudia Novello, a proposta é elogiável. Segundo ela, as crianças interagem e aprendem de uma forma muito mais prática. O capitão, Christopher Rudolf Froehner, comandante da 1º Companhia de Polícia Militar, enalteceu a iniciativa e pediu o comprometimento dos pais para que o juramento efetuado pelos filhos seja efetivamente cumprido. “A escola, a sociedade e também a família devem estar engajados neste propósito, afinal é dele, que sairá o futuro do nosso país” finalizou.

Além da certificação, os alunos que participaram do Concurso de Redação do Proerd, ainda foram selecionados, sendo que os autores, da melhor redação por escola, receberam uma lembrança da Polícia Militar, um mascote do Proerd, conhecido pelo nome de Dare.



Na região

O Proerd está presente em todos os 5º anos de todas as escolas da regional. Até o momento, aproximadamente 650 estudantes, oriundos dos municípios de Videira, Pinheiro Preto, Tangará e Arroio Trinta, já receberam a certificação de conclusão. Nos próximos meses serão encerradas as turmas nos municípios de Iomerê e Salto Veloso, totalizando 750 estudantes no projeto. Em Fraiburgo, município integrante da 9ª SDR também há o projeto em desenvolvimento, porém sendo coordenado pela Polícia Militar daquele município.

JOSIANE ZAGO - Assessoria de Comunicação