22/03/2015

Reitor Adélcio analisa livro de Salomão Ribas Junior

 O Reitor da Uniarp e Presidente da Associação Caçadorense de Imprensa, Prof. Pós-Dr. Adelcio Machado dos Santos, destacou a relevância da obra “Corrupção pública e privada – quatro aspectos”.


Reitor da UNIARO  Adélcio Machado
obra, fruto de tese doutoral, de acordo o autor, dispõe de quatro objetivos - Objetivos Gerais: A presente obra tem dois objetivos gerais : (i) a realização de pesquisa sobre aspectos linguísticos, jurídicos, econômicos e sociológicos da corrupção e (ii) a divulgação para o público das pesquisas, análises e conclusões delas extraídas sobre o fenômeno de corrupção.  Assim, a leitura vai evidenciar que mesmo seguindo o rigor da metodologia científica, para validá-la como trabalho acadêmico, também se adota uma linguagem, na medida do possível, mais simplificada. O que se pretende é demonstrar se as evidências da corrupção tem correlação com as teorias desenvolvidas pelos doutrinadores de reconhecido saber em seus respectivos campos de estudo. Objetivos Específicos: Quatro aspectos concretos serão examinados mais atentamente no desenvolvimento do tema “corrupção pública e privada”. São eles: ética dos servidores públicos, contratação pública, financiamento de partidos políticos e controle de Administração”.

Salomão Ribas Jr
Titular de vasto currículo, entre os feitos de Salomão Ribas abulta os seguintes: “Graduado em Direito pela Universidade Federal Fluminense. Jornalista e radialista, iniciou sua profissão na Rádio Caçanjurê e no extinto Jornal de Caçador. Trabalhou em vários jornais e emissoras de rádio, inclusive na Diário da Manhã de Florianópolis e Nacional do Rio de Janeiro. Em Florianópolis trabalhou, também, na RBS- TV. Como homem público foi assessor parlamentar, Secretário de Estado, Consultor Geral do Estado e Deputado Estadual”.

Para Adelcio, o tema está muito em voga, demandando análises científicas, e não apenas abordagens impressionistas. Destarte, a obra se reveste de importância.
A par disso, vale salientar que obras de tão alta qualidade auxilia as funções da Universidade, que, no Brasil, pressupõe a conjunção das atividades de ensino, pesquisa e extensão. Ao se fazer referencia à pesquisa, não significa apenas as pesquisas que exigem elevados investimentos e somente podem ser desenvolvidas por grandes instituições de educação superior, mas as soluções para os problemas locais.