23/03/2015

Incra prepara novo Cadastro de Imóvel Rural e emissão de CCIR fica suspensa de 20 a 30 de março

Modernizar o Cadastro Rural brasileiro, gerenciado pelo Incra, para integração futura com os imóveis declarados na Receita Federal no âmbito do Projeto Cadastro Nacional de Imóveis Rurais (CNIR). Com este objetivo, o Incra lança em abril deste ano o novo Sistema Nacional de Cadastro Rural (SNCR) e, em conjunto com a Receita Federal do Brasil, o portal do Cadastro Rural. Para ser efetivada, a medida precisa de um período de migração para o novo sistema, entre 20 e 30 de março, quando o SNCR, por motivos tecnológicos e de segurança, não poderá ser acessado. Com a medida, a emissão de Certidão de Cadastro de Imóvel Rural (CCIR) estará indisponível. Todo imóvel rural no Brasil precisa estar cadastrado no SNCR para a emissão do CCIR, documento indispensável para desmembrar, arrendar, hipotecar, vender ou prometer em venda o imóvel rural e para homologação de partilha amigável ou judicial. O CCIR é essencial também para a concessão de crédito agrícola, exigido por bancos e agentes financeiros. 

Comodidade

O novo sistema permitirá maior comodidade para os proprietários de imóveis atualizarem seus dados e de seus imóveis rurais constantes da base do SNCR. Através do acesso online, as declarações de atualização cadastral poderão ser feitas através de qualquer computador com acesso a internet. A atualização vai extinguir os formulários de papel, mas o Incra informa que o cadastro segue sendo feito nas Unidades Municipais de Cadastro (UMCs), nas Salas da Cidadania, nas Unidades Avançadas e superitendências regionais da autarquia em todo o Brasil - para quem não tem acesso a internet.

Santa Catarina
Em Santa Catarina, o sistema também estará indisponível entre os dias 20 e 30 de março e por isso o atendimento nas 295 UMCs do estado estará restrito. Para aprender a atuar no novo sistema, setenta gestores que atuam nas UMCs em municípios catarinenses de maior fluxo de atendimento participarão de capacitação no Incra em São José, na Grande Florianópolis, de 30 de março a 02 de abril. Outras capacitações estão previstas para ocorrer até junho a fim de abranger todas as unidades. Conheça todos os locais de atendimento do Incra em Santa Catarina no endereço: