10/03/2015

Ibope revela: Jornal impresso é campeão de confiança no Brasil

A pesquisa mostra que a população confia mais no jornal impresso do que no rádio, na televisão, revistas, mídias sociais ou blogs
 
 
Jornalista  Malinoski  especializado em  jornal impresso
Na hora de confiar na informação que está vendo ou lendo, o brasileiro acredita mesmo é no jornal impresso. Interessada em saber quais os veículos em que a população tem mais confiança, a Secretaria de Comunicação Social da Presidência da República (Secom/PR) encomendou uma pesquisa a...o Ibope e o resultado final revela: 53% das 18.312 pessoas ouvidas pelo instituto, 53% delas afirmaram que confiram “sempre” ou “muitas vezes” nas notícias veiculadas pelos jornais impressos.  O Ibope também questionou as pessoas sobre a confiança nas propagandas veiculadas em diferentes meios de comunicação. De novo, os jornais impressos lideraram os resultados: 47% dos entrevistados que usam esse meio afirmaram confiar sempre ou muitas vezes em anúncios de publicidade publicados nesse veículo, índice superior ao constatado entre os anúncios de TV (42%), rádio (42%), revistas (36%), sites (23%), redes sociais (22%) e blogs (19%).  No resultado geral – que engloba as notícias e propagandas - os jornais são campeões de confiabilidade, acima do rádio (50%), da televisão (49%) e das revistas (40%). O índice mais baixo de confiança fica com a internet: só 28% dos entrevistados dizem confiar sempre ou muitas vezes nas informações veiculadas em sites. E os veículos que o brasileiro confia menos são as redes sociais (24%) e a “lanterna” fica com os blogs, com apenas 22% de confiabilidade pelo povo brasileiro.  Contratado por meio de licitação, o Ibope ouviu 18.312 pessoas em 848 municípios entre os dias 12 de outubro e 6 de novembro de 2013, para coletar os dados que compõem a “Pesquisa brasileira de mídia 2014 – Hábitos de consumo de mídia pela população brasileira”. De acordo com o governo, o objetivo é subsidiar a elaboração da política de comunicação do Executivo federal.