08/12/2014

Master Fraiburgo promoveu o domingo em vermelho e branco


A diretoria do Master Fraiburgo  realizou no último domingo (07/12) o ‘Domingo Vermelho e Branco’ comemorado  em uma partida de futebol de campo entre Master Fraiburgo e o Master do Internacional de Porto Alegre.  Mais de 200 pessoas prestigiaram o encontro na sede do Steiner Park  onde ocorreu um delicioso almoço animado por Marcos na gaita, Juliano no violão e Tite no vocal, que esbanjaram talento musical.   O evento que já foi realizado enfrentando  as equipes do Corinthians Paulista  e do Criciúma  agora é repetido  contra o Internacional de Porto Alegre.    Encontro como este tem como  objetivo prestigiar e integrar os associados e os jogadores  da entidade.    A partida que recebeu um público acima de mil pessoas  terminou vencida pelo Internacional pelo placar de 2 X 1, após a partida foi servido um excelente jantar no restaurante Tio Bressiani e novamente abrilhantado pelo trio musical do Tite e seus afiliados.  



Destaque para o embaixador do Internacional o Caçapava (Luiz Carlos de Melo Lopes) que atuou  no período de 1974 a 1978, que foi campeão Gaúcho: 1972, 1975, 1976 e 1978,  campeão brasileiro em 1975 e 1976 e seleção brasileira em 1976 e 1977,  hoje funcionário do clube e trabalha captando sócios para o glorioso colorado. 

  

A Esquerda Caçapava em entrevista na rádio Fraiburgo acima O Master Fraiburgo com seu uniforme azul um tempero que provocou um jogo mais pegado, mais disputado e com um Inter buscando a vitória .

Sindicato definiu prioridades para classe dos servidores municipais

No dia 22 de novembro aconteceu na Câmara Municipal de Vereadores de Fraiburgo, uma assembleia com os membros da diretoria do Sindicato dos Servidores Públicos do Município de Fraiburgo e região (SINTSER ) associados e demais servidores públicos municipais, para deliberarem sobre  assuntos de interesse da categoria. O Presidente Sighard Seidel, fez na ocasião a apresentação da nova diretoria. Na sequência apresentou imagens da atual situação da sede do sindicato, a qual teve reformas. Em seguida falou sobre a criação de um site exclusivo  para o sindicato, o qual servirá para melhorar a comunicação entre sindicato e servidores. O advogado  Amauri Jr explicou sobre as ações que estão em 

em andamento  e também da mudança quanto a importância de estar filiado ao sindicato  para usufruir dos benefícios do mesmo. Após explanar o assunto abriu para o público espaço para se tirar as dúvidas com relação às ações.  O presidente Sighard  falou sobre as filiações, as quais poderão ser feitas no sindicato e nos próximos dias através do site, também explicou que todos podem se filiar ao sindicato integrantes de cargos comissionados. Com relação aos convênios ainda continuam os mesmos, mas que deverão surgir outros e que os mesmos estarão no site. O advogado João Belotto explicou sobre a importância da prestação de contas e da transparência para com os sócios, também disse que a contabilidade do sindicato está em atraso há dois anos e que já foi contratada uma empresa para esse

trabalho.  Ficou decidido na reunião que serão adotadas formas de divulgação em jornais para potencializar a comunicação e popularização do sindicato bem como suas ações. Com relação à proposta de reposição salarial a assembleia decidiu que o ponto de partida e reduzir os cargos comissionados sendo que os mesmos são muitos comparados com outros municípios da região, a redução desses cargos  favorecerá o índice percentual da folha de pagamento para assim conseguir recuperar as perdas salariais. A proposta apresentada foi em dobrar o valor do vale alimentação, fazer um plano de recuperação das perdas salariais, INPC acrescido de 2% de recuperação das perdas ano a ano, redução da carga horária para seis horas diárias e disponibilização de 80 horas cursos anuais. O servidor público Silvano falou sobre um projeto de lei o qual visa algumas mudanças no estatuto do servidor, sendo essas prejudiciais aos funcionários públicos. Portanto a necessidade de encaminhar um documento para a câmera de vereadores com uma nota de repúdio ao projeto de lei. Também o presidente do sindicato falou sobre a importância de manifestações na busca de direitos.  A diretoria pretende marcar reuniões desta natureza em todos os município onde tem representação.





Morre o jovem Cleiton Rodrigues

Comunicamos com profundo pesar o falecimento do Jovem Cleiton Rodrigues, 24 anos. ( Filho de Claudinei e Sirlei Rodrigues).     Ocorrido tragicamente vitima de afogamento no Balneário de Penha por volta das 12h00min desta segunda-feira em Penha.    Morador do Bairro São José. Deixa: Pais, irmã, avós, tios demais parentes e amigos.  Seu corpo está sendo trasladado para Fraiburgo com chegada prevista as 05h00min desta terça-feira e será velado na Igreja Assembleia de Deus (Sede). Ao lado da Rádio Fraiburgo.   Outrossim, convidam parentes, amigos e pessoas de suas relações para Culto de corpo presente que será realizado às 15h 00 min desta terça-feira seguindo logo após para o sepultamento no cemitério Municipal.

05/12/2014

Reitor Adélcio destaca proposta curricular de SantaCatarina


O Reitor da Uniarp e Presidente da Associação Caçadorense de Imprensa (ACIJO), Prof. Pós-Dr. Adelcio Machado dos Santos, destacou a importância do documento “Proposta Curricular de Santa Catarina – formação integral na educação Básica”, trazido a lume pela Secretaria de Estado da Educação. Explica introdução do aludido documento:  “O processo de atualização da Proposta Curricular orienta-se por três fios condutores que se colocam como desafios no campo educacional: 1) perspectiva de formação integral, referenciada numa concepção multidimensional de sujeito ;  2) concepção de percurso formativo visando superar o etapismo escolar e a razão fragmentária que ainda predomina na organização curricular e 3) atenção a concepção de diversidade no reconhecimento das diferentes configurações indenitárias  e das novas modalidades de educação.   Cabe ressaltar que a atualização da Proposta Curricular apresenta neste texto, por força do processo pelo qual foi construída, manifesta algum pluralismo teórico-metodológico, expressando o próprio movimento político e epistemológico presente nos debates contemporâneos sobre a educação, bem como possíveis contradições deles decorrentes.”   Para Adelcio, atualmente, configura-se consenso quanto à relação direta entre educação e desenvolvimento econômico, ou seja, entre o enriquecimento das nações e seu grau escolar, entre o progresso econômico e a capacidade criadora e transformadora de seu povo.  Neste sentido, a política educacional está relacionada diretamente com o contexto e a organização política de cada sociedade, e o seu perfil depende em grande parte desse aspecto da sociedade em que ela se processa.  A política educacional deve assegurar o direito à educação para todos os cidadãos. Junto a outras políticas sociais asseguradoras de seus respectivos direitos, ela tem por fim proporcionar condições mais igualitárias de vida, proporcionando oportunidades iguais de existência para todos.   Por fim, o Reitor Adelcio destaca a relevância de a educação superior apoiar a educação básica, visto que esta se constitui no sustentáculo do regime democrático.


Master Fraiburgo a espera do Internacional de Porto Alegre

Master Fraiburgo continua vencendo


No sábado passado dia 29/11/2014, o Master Fraiburgo recebeu no estádio Macieirão a boa equipe do Master de Treze Tílias e venceu o jogo de virada pelo placar de 2x1. Os gols da equipe Fraiburguense foram marcados pelos atletas: Giba e Negretti. Esta tudo preparado para o grande jogo do ano, aonde no dia 07/12/2014, a partir das 16h:30min no estádio Macieirão o Master Fraiburgo receberá a grande equipe do Master do Internacional de Porto Alegre, que contara com grandes jogadores que fizeram historia pelo time colorado e deram muitas alegrias para a fanática torcida colorada, entre eles: Caico, Paulo Diniz, Fabiano, Celso Vieira, Claiton, Aloisio, Mauricio, Vinicios, Pinga, Caçapava, Valdomiro, Claudiomiro entre muitos outros jogadores que estarão em Fraiburgo, com possibilidades de virem também falcão, Tafarel e cristian, estes, dependendo de negociação e disponibilidade, além das principais taças de conquistas do Inter (Libertadores, Mundial Interclubes e Recopa), e para abrilhantar a festa não poderia ficar de fora a musa colorada, que também virá para Fraiburgo. O Master Fraiburgo em nome de sua diretoria e de todos os atletas que fazem parte do clube convida a todos os desportistas e a toda a comunidade Fraiburguense, amantes do esporte, principalmente os torcedores do internacional, que prestigiem o evento e compareçam do estádio Macieirao no próximo domingo dia 07/12/2014 as 16:30 para assistirem o grande jogo do ano, e ver de perto os ídolos que fizeram história pelo clube do internacional. Não percam será uma grande festa.

04/12/2014

APAFEC presente no 3º CONAES realizado em Brasília

Hoje reconhecida como uma forma legítima e necessária de organização do trabalho, no Brasil, as cooperativas de economia solidária buscam, de forma coletiva, a força de dentro das pessoas.


“Vocês, como protagonistas, apontaram caminhos”, afirmou a presidenta da República Dilma Rousseff, na solenidade de abertura da 3ª Conferência Nacional de Economia Solidária (CONAES), que aconteceu na noite da quinta-feira, (27/11) e se estendeu até domingo (30/11), no Centro de Convenções Ulisses Guimarães, em Brasília/DF.   A 3ª CONAES, contou com a presença de representações nacionais e internacionais de coletivos, órgãos e entidades que constroem e fortalecem a Economia Solidária no país.     Todas as discussões da 3ª CONAES foram pautadas pelo tema “Construindo um Plano Nacional da Economia Solidária para promover o direito de produzir e viver de forma associativa e sustentável”. A etapa nacional da 3ª CONAES foi precedida e preparada em conferencias estaduais, territoriais e municipais. Em Santa Catarina a etapa estadual foi realizada nos dias 29 e 30 de maio de 2014, em Florianópolis, já a etapa territorial ocorreu em Fraiburgo no dia 29/03.    Como organização que participa de espaços de discussão e fomento dessa nova forma de produzir, relacionar e consumir, sendo uma das entidades/grupos integrantes do Fórum de Economia Solidária da Região do Contestado, a Apafec (Associação Paulo Freire de Educação e Cultura Popular) esteve presente na 3ª CONAES, representada por sua coordenadora Mariza Aparecida Fidelis Ribeiro Rodrigues.

Tecnologia transformando gerações

Pegar o jornal, colocar em baixo do braço, ir até a Praça da Chaminé, encontrar amigos e jogar conversa fora. Esse é um descritivo de uma realidade de poucas pessoas nos dias de hoje. Se isso está assim no Brasil e no mundo, em Fraiburgo não é diferente. Para HBinfo, empresa especializada em internet e Data Denter, a tecnologia contribuiu não somente para facilitar a comunicação, mas vem transformando gerações. “As mudanças nem sempre são bem aceitas, porém, são necessárias para a evolução, porque possibilitam que uma pessoa, residente em Fraiburgo, esteja conectada ao mundo, tendo acesso às informações de forma rápida” afirma o sócio proprietário Wilson Ribeiro Cardoso Jr. 
Trabalhar com tecnologia no interior do Brasil nem sempre foi uma atividade fácil. A opção dos fraiburguenses, proprietários da HBinfo, foi audaciosa, mas já traz resultados positivos. A escassez de fornecedores fazia com que os valores praticados de internet fossem muito acima da média nacional. Hoje, esse cenário mudou, possibilitando a entrega de serviços com melhor qualidade e com preços adequados, como, por exemplo, acesso em fibra óptica.

Mas se hoje o acesso à internet, a conexão com o mundo globalizado, são atividades mais facilitadas do que alguns anos atrás, mesmo assim, elas detém alguns desafios e oportunidades. Estar atento as perspectivas futuras é fundamental nesse mercado cada vez mais competitivo. Frente a essas circunstâncias, questionar sobre o porquê optar por atuar em Fraiburgo, a resposta é imediata, em justificar por ser a nossa cidade.

O gosto por Fraiburgo e a crença que ações de quem realmente se importa com o município, podem fazer a diferença. É o que impulsiona a HBinfo e muitas outras empresas. No caso da HBinfo, experiências externas já comprovaram maior rendimento e mais facilidades, no entanto, a permanência em Fraiburgo é fato decido.

“Aqui construí minha vida, minha família, encontro meus amigos, e é aqui que quero morar. Tenho expectativa de poder acompanhar um crescimento mais expressivo, não somente de infraestrutura, mas essencialmente de qualidade de vida das pessoas que nasceram aqui ou que optaram por morar em Fraiburgo” destaca Wilson.

No ramo da internet, a empresa mantem seu posicionamento de atuação somente em Fraiburgo, no entanto, para deter uma maior gama de serviços, surgiu o Data Center, ampliando o leque de atendimento para empresas de toda a região, que  estão sendo atendidas e contempladas com serviços de excelência nesta área pela HBinfo.

Se por um lado, todo esse artefato tecnológico contribui para a facilidade de informação e comunicação, a expectativa é que o município também ganhe a mídia e seja mais reconhecido, no âmbito regional, estadual e também nacional. Com belas paisagens naturais, um dos frios mais intensos do Brasil e uma série de atributos, Wilson acredita que a internet, por meio das redes sociais, possa contribuir também para colocar o município na vitrine das boas opções turísticas.

Um município feito por pessoas

Como uma grande casa, cada tijolo é essencial para sua edificação. Assim também é o município de Fraiburgo, segundo a opinião do empresário: cada pessoa tem o poder de fazer a diferença. Nessa perspectiva traçar uma Fraiburgo cada vez melhor depende essencialmente do que se esta sendo feito para que as pessoas melhorem, seja na educação, infraestrutura, lazer ou opções de trabalho.