27/11/2014

Escritora fraiburguense, lança livro de poesia

Lançamento será no Centro Cultural Egon Frey, seguido por bate-papo em escolas e outras entidades da região


No dia 4 de dezembro, às 19h, será realizado no Centro Cultural Egon Frey, em Fraiburgo, o lançamento do livro A luz de cada dia, da escritora Carolina Franceschi Vieira. A obra, bilíngue, reúne poesias que abordam a beleza que o cotidiano esconde, nos sentimentos e situações mais corriqueiros.  Carolina é fraiburguense, mas mora atualmente em Curitiba. Em um retorno à infância e à adolescência, escolheu a terra natal para lançar o primeiro trabalho. Foi na cidade que vários textos que estão presentes no livro foram escritos. “Muitos deles foram feitos – ou pelo menos rabiscados – entre meus 13, 14 anos. Há alguns que eram esboços bem anteriores a essa época, mas só terminei depois”, afirma.      Leitora de Mário Quintana, Helena Kolody e Carlos Drummond de Andrade, comenta que aprendeu com estes escritores que “a poesia pode ser simples e, ao mesmo tempo, muito rica em sentido”. Desta forma, a obra é composta por poesias livres, uma quase-prosa sonora, nascidas da observação e da indagação.    O conteúdo completo do livro é também reproduzido em inglês, com tradução da autora. O objetivo é que o leitor tenha contato com a poesia em outra língua, bem como, contribuir com a divulgação da literatura brasileira fora do país.

Levando a poesia aos quatro cantos da região

Além do lançamento, a escritora vai participar de uma série de encontros com crianças e jovens de escolas, associações e entidades públicas e privadas da região, a partir de 4 de dezembro. A conversa vai girar em torno da importância da leitura e da poesia.  O objetivo é aproximar o público da literatura e também do autor. Segundo Carolina, “a leitura sempre foi uma das melhores companhias, com a capacidade de, ao mesmo tempo, desenvolver e acolher o indivíduo”. O bate-papo pretender seguir com esta premissa, além da leitura de poesias e sorteio do livro.  A publicação da obra é um projeto realizado pelo Centro Cultural Egon Frey com apoio do Programa de Incentivo à Cultura do Ministério da Cultura. Conta com o patrocínio do Banco Regional de Desenvolvimento do Extremo Sul, Big Bom Supermercados, Bragagnolo e Divosul. O apoio cultural é de Rádio Fraiburgo, Rota da Amizade, Renar Pomifrai, Adsive, Poetria e Prefeitura Municipal de Fraiburgo. O lançamento é aberto ao público e tem entrada gratuita. Mais informações no Centro Cultural Egon Frey, pelo telefone (49) 3246 0093.

Serviço

Lançamento do livro A luz de cada dia, da escritora Carolina Franceschi Vieira
Data: 4 de dezembro, 19h
Local: Centro Cultural Egon Frey (Rua Mar-Ly, Lago das Araucárias, Fraiburgo)

Entrada gratuita

24/11/2014

MASTER VENCE DE VIRADA EM VIDEIRA

No ultimo sábado 22/11/2014, o Master Fraiburgo foi ate a localidade de Bracatinga interior da cidade de Videira e depois de sair perdendo,  venceu de virada o jogo pelo placar de  5 x 2. Os gols da equipe Fraiburguense foram marcados pelos atletas: Lico (03) Didio (01) e Marquinhos (01). O jogo foi muito disputado, o técnico Betinho fez algumas mudanças na equipe e deu resultado. Esta chegando a hora do grande jogo do ano, e o Master segue firme na sua preparação para o grande jogo, onde no dia 07/12/2014, a partir das 16h:30min no estadio macieirão recebera a grande equipe do Master do Internacional de Porto Alegre, que contara com grandes jogadores que fizeram historia pelo time colorado e deram muitas alegrias para a fanática torcida colorada, entre eles: Caíco, Paulo Diniz, Fabiano, Celso Vieira, Claiton, Aloisio, Mauricio, Vinicios, Pinga, Caçapava, Valdomiro, Claudiomiro entre muitos outros jogadores que estarão em Fraiburgo, com possibilidades de virem também falcão, Tafarel e Cristian, estes, dependendo de negociação e disponibilidade, além das principais taças de conquistas do Inter (Libertadores, Mundial Interclubes e Recopa), e para abrilhantar a festa não poderia ficar de fora a musa colorada, que também vira para Fraiburgo. O Master jogará no próximo sábado em Fraiburgo, a partir das 16h:00min contra a boa equipe do Master de Treze Tílias.

21/11/2014

Morre o pai do Jornalista Cesar Malinoski

Passei muitos anos reportando o falecimento de muitos conhecidos, amigos e até familiares. Hoje profundamente consternado noticio o falecimento de meu pai: Wilson Malinoski (77 anos) "filho do Véio da cuia", morador de Correia Pinto -SC , ocorrido no Hospital em Lages.  



Deputado e presidente da CELESC participam de reunião na ACIAF

Deputado Valdir Cobalchini (PMDB) na ACIAF em Fraiburgo
Dia 21/11 o Deputado Valdir Cobalchini  e o Presidente da Celesc Cleverson Siewergt e seus diretores realizaram uma reunião no auditório da ACIAF, com a presença de diversas entidades, empresários e representantes políticos do nosso Município.  O Deputado está sendo o primeiro a atender as reivindicações feitas pelas entidades durante a campanha eleitoral.  Um gesto que demonstra boa vontade de trabalhar e um comprometimento com Fraiburgo.    Com esta presença está retribuindo a confiança dos Fraiburguenses que o reelegeram Deputado Estadual mais votado do PMDB de SC e de Fraiburgo.   As reuniões devem ser repetidas e em breve receberemos para informar quais foram as decisões aceitas e quando serão colocadas em pratica. 




Cortella uma nova visão sobre como educar para vida

Mario Sergio Cortella filósofo brasileiro, mestre e doutor em Educação pela Pontifícia Universidade Católica de São Paulo, onde também é professor-titular do Departamento de Teologia e Ciências da Religião e da pós-graduação em Educação, além de professor-convidado da Fundação Dom Cabral e do GVpec da FGV-SP.      Dono de um fantástico e extenso currículo profissional prefere sempre se apresentar com uma versão mais resumida. Entre algumas das suas principais referências estão: Professor-titular do Departamento de Teologia e Ciências da Religião e da Pós-Graduação em Educação (Currículo) da Pontifícia Universidade Católica de São Paulo, na qual está desde 1977. É membro-conselheiro do Conselho Técnico Científico Educação Básica da CAPES/MEC (
2008/2010).  Foi Secretário Municipal de Educação de São Paulo (1991/1992) e tem experiência na área de Educação, com ênfase em Currículos Específicos para Níveis e


Tipos de Educação, atuando principalmente nos seguintes temas: educação libertadora, ética, multiculturalidade, antropologia filosófica, epistemologia e currículo.  Com um poder de comunicação acima da média recebeu dia 20/11 mais de 800 pessoas, a grande maioria educadores, no Centro de eventos Sebastião Andrade dos Santos em Fraiburgo e proferiu a palestra: Ética, compromisso e competência na educação.  No final do evento com toda “calma” posou para fotos e autografou livros de sua autoria.   Um evento que vai se tornar uma injeção de animo naqueles que educam nossa gente
  
Oracir Ferreira de Deus (PP) e  Rodrigo de Lara (PSD) representando o legislativo



Reitor Adelcio participa de evento relativo ao cinquentenário da UNISUL


O Reitor da Uniarp e Presidente da Associação Caçadorense de Imprensa (ACIJO), Prof. Pós-Dr. Adelcio Machado dos Santos, participou de sessão especial do Conselho Estadual de Educação relativo ao cinquentenário da Universidade do Sul de Santa Catarina (Unisul), no “campus” de Tubarão.
De acordo com seu Estatuto, no art.3º, “são objetivos específicos da Unisul: – promover o ensino e a aprendizagem em todos os níveis, nas modalidades presencial e a distância, especialmente em ensino superior; II – promover a pesquisa, a extensão, a aplicação do conhecimento e o desenvolvimento e a difusão do saber teórico e aplicado, a cultura e o esporte, a arte em suas diversas modalidades e formas de expressão, o desenvolvimento tecnológico e a pesquisa científica, o desenvolvimento social e comunitário e a formação integral do homem; III- promover o desenvolvimento e a integração social por meio de atividades de extensão; IV – promover o desenvolvimento da cidadania e propiciar condições ao seu pleno exercício; V – promover o intercâmbio e a cooperação com entidades nacionais, internacionais e estrangeiras que visem ao desenvolvimento de atividades de interesse comum; VI -   manter outras unidades ou desdobramentos de seus cursos e demais serviços, observada a legislação pertinente.
Adelcio trabalhou duas décadas na Unisul, tanto no magistério quanto na pesquisa, bem como assessorou a Reitoria.

O Reitor Adelcio concluiu frisando seu afeto pela instituição, sobretudo pelas grandes amizades ali criadas e mantidas até hoje.