24/11/2014

MASTER VENCE DE VIRADA EM VIDEIRA

No ultimo sábado 22/11/2014, o Master Fraiburgo foi ate a localidade de Bracatinga interior da cidade de Videira e depois de sair perdendo,  venceu de virada o jogo pelo placar de  5 x 2. Os gols da equipe Fraiburguense foram marcados pelos atletas: Lico (03) Didio (01) e Marquinhos (01). O jogo foi muito disputado, o técnico Betinho fez algumas mudanças na equipe e deu resultado. Esta chegando a hora do grande jogo do ano, e o Master segue firme na sua preparação para o grande jogo, onde no dia 07/12/2014, a partir das 16h:30min no estadio macieirão recebera a grande equipe do Master do Internacional de Porto Alegre, que contara com grandes jogadores que fizeram historia pelo time colorado e deram muitas alegrias para a fanática torcida colorada, entre eles: Caíco, Paulo Diniz, Fabiano, Celso Vieira, Claiton, Aloisio, Mauricio, Vinicios, Pinga, Caçapava, Valdomiro, Claudiomiro entre muitos outros jogadores que estarão em Fraiburgo, com possibilidades de virem também falcão, Tafarel e Cristian, estes, dependendo de negociação e disponibilidade, além das principais taças de conquistas do Inter (Libertadores, Mundial Interclubes e Recopa), e para abrilhantar a festa não poderia ficar de fora a musa colorada, que também vira para Fraiburgo. O Master jogará no próximo sábado em Fraiburgo, a partir das 16h:00min contra a boa equipe do Master de Treze Tílias.

21/11/2014

Morre o pai do Jornalista Cesar Malinoski

Passei muitos anos reportando o falecimento de muitos conhecidos, amigos e até familiares. Hoje profundamente consternado noticio o falecimento de meu pai: Wilson Malinoski (77 anos) "filho do Véio da cuia", morador de Correia Pinto -SC , ocorrido no Hospital em Lages.  



Deputado e presidente da CELESC participam de reunião na ACIAF

Deputado Valdir Cobalchini (PMDB) na ACIAF em Fraiburgo
Dia 21/11 o Deputado Valdir Cobalchini  e o Presidente da Celesc Cleverson Siewergt e seus diretores realizaram uma reunião no auditório da ACIAF, com a presença de diversas entidades, empresários e representantes políticos do nosso Município.  O Deputado está sendo o primeiro a atender as reivindicações feitas pelas entidades durante a campanha eleitoral.  Um gesto que demonstra boa vontade de trabalhar e um comprometimento com Fraiburgo.    Com esta presença está retribuindo a confiança dos Fraiburguenses que o reelegeram Deputado Estadual mais votado do PMDB de SC e de Fraiburgo.   As reuniões devem ser repetidas e em breve receberemos para informar quais foram as decisões aceitas e quando serão colocadas em pratica. 




Cortella uma nova visão sobre como educar para vida

Mario Sergio Cortella filósofo brasileiro, mestre e doutor em Educação pela Pontifícia Universidade Católica de São Paulo, onde também é professor-titular do Departamento de Teologia e Ciências da Religião e da pós-graduação em Educação, além de professor-convidado da Fundação Dom Cabral e do GVpec da FGV-SP.      Dono de um fantástico e extenso currículo profissional prefere sempre se apresentar com uma versão mais resumida. Entre algumas das suas principais referências estão: Professor-titular do Departamento de Teologia e Ciências da Religião e da Pós-Graduação em Educação (Currículo) da Pontifícia Universidade Católica de São Paulo, na qual está desde 1977. É membro-conselheiro do Conselho Técnico Científico Educação Básica da CAPES/MEC (
2008/2010).  Foi Secretário Municipal de Educação de São Paulo (1991/1992) e tem experiência na área de Educação, com ênfase em Currículos Específicos para Níveis e


Tipos de Educação, atuando principalmente nos seguintes temas: educação libertadora, ética, multiculturalidade, antropologia filosófica, epistemologia e currículo.  Com um poder de comunicação acima da média recebeu dia 20/11 mais de 800 pessoas, a grande maioria educadores, no Centro de eventos Sebastião Andrade dos Santos em Fraiburgo e proferiu a palestra: Ética, compromisso e competência na educação.  No final do evento com toda “calma” posou para fotos e autografou livros de sua autoria.   Um evento que vai se tornar uma injeção de animo naqueles que educam nossa gente
  
Oracir Ferreira de Deus (PP) e  Rodrigo de Lara (PSD) representando o legislativo



Reitor Adelcio participa de evento relativo ao cinquentenário da UNISUL


O Reitor da Uniarp e Presidente da Associação Caçadorense de Imprensa (ACIJO), Prof. Pós-Dr. Adelcio Machado dos Santos, participou de sessão especial do Conselho Estadual de Educação relativo ao cinquentenário da Universidade do Sul de Santa Catarina (Unisul), no “campus” de Tubarão.
De acordo com seu Estatuto, no art.3º, “são objetivos específicos da Unisul: – promover o ensino e a aprendizagem em todos os níveis, nas modalidades presencial e a distância, especialmente em ensino superior; II – promover a pesquisa, a extensão, a aplicação do conhecimento e o desenvolvimento e a difusão do saber teórico e aplicado, a cultura e o esporte, a arte em suas diversas modalidades e formas de expressão, o desenvolvimento tecnológico e a pesquisa científica, o desenvolvimento social e comunitário e a formação integral do homem; III- promover o desenvolvimento e a integração social por meio de atividades de extensão; IV – promover o desenvolvimento da cidadania e propiciar condições ao seu pleno exercício; V – promover o intercâmbio e a cooperação com entidades nacionais, internacionais e estrangeiras que visem ao desenvolvimento de atividades de interesse comum; VI -   manter outras unidades ou desdobramentos de seus cursos e demais serviços, observada a legislação pertinente.
Adelcio trabalhou duas décadas na Unisul, tanto no magistério quanto na pesquisa, bem como assessorou a Reitoria.

O Reitor Adelcio concluiu frisando seu afeto pela instituição, sobretudo pelas grandes amizades ali criadas e mantidas até hoje.

19/11/2014

Colle e Carelli visitam as obras do Contorno Sul de Videira

O Contorno Sul de Videira é uma das maiores obras do Governo do Estado no município e está entrando na reta final de sua construção. Para conferir o trabalho realizado, o secretário regional, Evandro Colle, e o prefeito de Videira, Wilmar Carelli, estiveram no local, na tarde desta quarta-feira, 19. “Essa é uma obra que vai beneficiar muito a população, desviando o tráfego pesado do centro da cidade, proporcionando maior mobilidade e rapidez ao trânsito de Videira, além de otimizar o escoamento da produção local”, destacou.
Colle e Carelli percorreram toda a extensão da obra. Mais de 90% da obra já está pronta, inclusive, quase toda sua extensão, de 5,5 quilômetros, já está asfaltada. Faltando apenas um trecho de aproximadamente 100 metros, logo após a ponte, que deve ser feito nos próximos dias. Em seguida, deverá iniciar a construção das canaletas e sinalização da via, bem como a construção do trevo de acesso à rodovia SC-135, na saída para Pinheiro Preto.
“No início de 2015 essa obra será entregue à população”, garantiu Colle. Ele explicou ainda que uma série de problemas com a antiga empreiteira comprometeu a inauguração da obra dentro do prazo estipulado. “A empresa acabou falindo e, consequentemente, desistindo da obra. Em março deste ano, a Setep Construções, que havia ficado em terceiro lugar na licitação, assumiu o Contorno Sul. Desde então, a obra tem andado em um ritmo bom e em breve será inaugurada”, salientou Colle.
A obra

Com uma extensão de 5,5 quilômetros e custo aproximado de R$ 15 milhões, o novo contorno viário de Videira foi licitado em três lotes: o primeiro tem 4,4 quilômetros, com início no Bairro Panazzolo e segue até a SC-135, na saída para Pinheiro Preto. Já o segundo, corresponde à alça que liga o traçado já existente ao novo, dando acesso ao pelo Rio Tigre, com extensão de 1,10 km. O terceiro lote é a construção da ponte. O segundo e o terceiro lotes já foram concluídos.

18/11/2014

Beto Ferreira e Pinho moreira se encontram em Florianópolis

Eduardo Pinho Moreira e Beto Ferreira em Florianópolis
Beto Ferreira (PMDB) esteve em Florianópolis dia 13/11 em audiência com o vice-governador reeleito Eduardo Pinho Moreira (PMDB).     O encontro foi mais de cunho social e teve o objetivo de parabenizar o vice-governador pela vitória no ultimo pleito, onde discutiram também assuntos sobre o futuro político de Fraiburgo.  Na ocasião Pinho Moreira retribuiu com agradecimentos a Beto Ferreira pelo belo trabalho realizado na ultima eleição elegendo os deputados que receberam seu apoio e coordenando a campanha vencedora de Cobalchini deputado estadual e de Ronaldo Bendedet deputado federal, o mais votado de Fraiburgo.  Beto Ferreira articula fortemente dentro do partido e não esconde que pretende concorrer ao cargo de  presidente sigla e vem cotadíssimo como pré-candidato a prefeito em 2016.

Um reconhecimento em vida para quem conforta a morte

Homenagem da Câmara municipal de Fraiburgo ao agente funerário TITE

Tite  e  sua esposa Janete
O vereador José Waldir Dias Chechi "Juca Chechi" formulou a proposição que parabenizou e reconheceu Carlos Alberto Marques "Tite", pela sua dedicação e carinho que conduz os seus trabalhos de agente funerário em Fraiburgo. Carlos Alberto Marques, popularmente conhecido como Tite da funerária, nasceu em 18 de março de 1955, na cidade de Florianópolis - SC. Filho de Mário Antônio Marques, primeiro Policial Militar de Fraiburgo e de Maria das Dores Marques.    A família veio a residir em Fraiburgo antes que Carlos Alberto completasse um ano de idade. Em Fraiburgo ele passou sua infância e adolescência, estudou e ajudava seu pai nos serviços de pedreiro, tomou gosto pelo ofício fazendo deste sua profissão.  Morador de Fraiburgo, reside com sua família na Av. João Marques Vieira. Concluiu o ensino de primeiro grau na Escola Sedes Sapientiae, hoje Escola de Ensino Fundamental Padre Biagio Simonetti. Tite sempre foi participante ativo em várias atividades sociais e comunitárias. Participou de várias diretorias ocupando diversos cargos no Clube Fraiburguense, Escola Bela Vista e Corpo de Bombeiros. Na sua gestão no Clube Fraiburguense, foram construídas as piscinas, realizando o sonho dos associados. Frente ao corpo de Bombeiros, ocorreu a fusão do Corpo de Bombeiros Militar e Voluntários, formando assim o Corpo de Bombeiros Comunitário. Também foi candidato a Vereador, porém não eleito.  Trabalhou durante anos como pedreiro, construindo várias casas em nosso município. Por volta de 1988 trocou de ramo e montou a empresa Comércio de Aparas, no ramo de reciclagem.  Em 1º de maio de 1999, comprou do Sr. Ademar Novick a funerária São Marcos, atualmente Funerária do Tite, e hoje atende com filiais em Monte Carlo e Lebon Régis. Para melhor atender às famílias enlutadas conta com cemitério particular, o Memorial Park e uma Marmoraria.   "Trata-se de um profissional que prima pela discrição e respeito pelo luto, pois a morte é uma situação que mexe muito com o sentimento das pessoas, afinal, não se trata de um negócio onde convém passar logo para a apresentação do catálogo dos produtos. Isso porque em muitos casos, além de vender um serviço um agente funerário tem que servir de suporte emocional para as famílias. Pelos relevantes trabalhos prestados em prol da população de nossa cidade, o Sr. Carlos faz jus a esta homenagem", explicou Juca Chechi.    Relata Tite: “Temos que ser profissionais, apesar da emoção. Trabalhamos com a morte, mas somos humanos, temos que segurar as lágrimas e fazer o melhor para confortar os entes queridos quando necessário”.