Para
Adelcio, de acordo com Davis, a escola deve considerar em seu trabalho as
experiências de vida e as características psíquicas e socioculturais dos alunos
que atende, buscando uma adequação pedagógico-didática à sua clientela,
tornando possível um processo de aprendizagem realmente significativo.
À
luz do magistério de Vigotski, uma vez que mudou na ciência o ponto de vista
central e basilar sobre o objeto, tem-se sempre de dar um novo tratamento ao
velho material, traduzir os velhos conceitos para a linguagem nova, elucidar e
assimilar leis e fatos anteriores à luz das novas concepções.
Destarte, à
medida que se fortalece a educação básica melhor serão as oportunidades de
trabalho para o alunado e qualidade no ensino, com maior informação aos atores
envolvidos no processo de aprendizagem, com aproveitamento das práticas
pedagógicas.
Percebe-se,
assim, o grande valor teórico e prático da educação básica, que pode definir a
inserção do indivíduo na sociedade.
Por tanto,
faz-se imprescindível apoio ao corpo docente, que necessita de condições de
trabalho para o exercício de suas funções.
Ainda nos
termos do raciocínio do Reitor Adelcio, não se pode apenas planejar
cientificamente, visto que o sucesso demanda crença no poder dos sonhos.
Neste
contexto, cita o magistério de Anatole France: “Para realizar grandes
conquistas, devemos não apenas agir, mas também sonhar; não apenas planejar,
mas também acreditar”.
Por fim,
Adelcio parabeniza licenciadas e licenciados, que prestam magnífico labor à
educação básica.