04/09/2014

Reitor Adélcio destaca importância da educação básica


       
   O Reitor da Uniarp e Presidente da Associação Caçadorense de Imprensa (ACIJO), Prof. Pós-Dr. Adelcio Machado dos Santos, em palestra efetuada na Universidade, destacou a importância da educação básica.
Para Adelcio, de acordo com Davis, a escola deve considerar em seu trabalho as experiências de vida e as características psíquicas e socioculturais dos alunos que atende, buscando uma adequação pedagógico-didática à sua clientela, tornando possível um processo de aprendizagem realmente significativo.
À luz do magistério de Vigotski, uma vez que mudou na ciência o ponto de vista central e basilar sobre o objeto, tem-se sempre de dar um novo tratamento ao velho material, traduzir os velhos conceitos para a linguagem nova, elucidar e assimilar leis e fatos anteriores à luz das novas concepções.
Destarte, à medida que se fortalece a educação básica melhor serão as oportunidades de trabalho para o alunado e qualidade no ensino, com maior informação aos atores envolvidos no processo de aprendizagem, com aproveitamento das práticas pedagógicas.
Percebe-se, assim, o grande valor teórico e prático da educação básica, que pode definir a inserção do indivíduo na sociedade.
Por tanto, faz-se imprescindível apoio ao corpo docente, que necessita de condições de trabalho para o exercício de suas funções.
Ainda nos termos do raciocínio do Reitor Adelcio, não se pode apenas planejar cientificamente, visto que o sucesso demanda crença no poder dos sonhos.
Neste contexto, cita o magistério de Anatole France: “Para realizar grandes conquistas, devemos não apenas agir, mas também sonhar; não apenas planejar, mas também acreditar”.
Por fim, Adelcio parabeniza licenciadas e licenciados, que prestam magnífico labor à educação básica.




Fraiburguense disputará Sul-Americano em Montevidéu

Ruan Lucas Alves Gonçalves embarca nesse domingo rumo a Montevidéu/Uruguai para representar o Brasil no Campeonato Sul-Americano da Juventude. A competição será disputada entre os dias 07 a 14 de setembro e o campeão receberá o título de Mestre Fide. Cada jogador disputará 9 partidas com duração média de 4 horas.  Sem ter muito tempo pra descansar, já no dia 18 de setembro, Ruan e João Vitor Dalanhol (12 anos) embarcam rumo a Durban/Africa do Sul para disputar o Campeonato Mundial da Juventude.
Aos 16 anos de idade, Ruan dedica-se ao xadrez Fraiburguense desde seus 8 anos. Entre suas principais conquistas pelo nosso município estão:

·     Tri-campeão Catarinense pela Federação Catarinense de Xadrez;
·     Bi-Campeão da fase Estadual dos Jogos Escolares de SC;

  • Eleito Atleta Revelação no ano de 2013;
  • Campeão Sul-Brasileiro pela Conferação Brasileira de Xadrez;
  • Participou de 7 Campeonatos Brasileiros sempre ficando entre os melhores colocados;
  • 3º lugar por equipes OLESC Estadual
  • Ouro no individual OLESC Estadual
  • 2º lugar por equipes Joguinhos Abertos de SC
  • Ouro no individual Joguinhos Abertos de SC
  • Nesse mês de setembro representará o Brasil no Campeonato Sul-Americano em Montevidéu/Uruguai e no Campeonato Mundial da Juventude em Durban/Africa do Sul.

03/09/2014

Raimundo Colombo participa de carreata em Fraiburgo


Hoje (03-09) ás 15h30min o governador do estado de Santa Catarina Raimundo Colombo participou de uma carreata política em Fraiburgo-sc, na companhia de Dário Berger, Vanderley Agostini, Valdir Cobalchini. Romildo Titon, Beto Ferreira, o prefeito de Fraiburgo Ivo Biazzolo, ex-prefeito Nelmar Pinz, o vereador Valcir Rezzadori, Puxirão, Valdir Aquino, Artur Weber, vereador Josiel Nunes da Silva, Elói Regalin, Bino Barros, Rui Batagêlo, Alzerina Sartori Dias, Antonio Bylly, Ademar de Deus, Fiorindo de Oliveira, Joaquim Tadeu Borges, Marcel Lemos, Toni do Sine, Rodrigo de Lara e João Alvadi.  A carreata começou na entrada da cidade (Portal) passando pelo bairro São José, Centro da cidade,  Bairro São Miguel,  passando novamente no centro e depois se deslocaram ma Videira. 


Morre mais um Fraiburguense em assalto


Comunicamos com profundo pesar o falecimento do Senhor Antonio Claudio de Oliveira 47 anos. (Mais conhecido por Cascavel irmão do Giovani Bombeiro).  Ocorrido tragicamente por volta das 16h00min desta terça-feira em Atibaia - São Paulo.  Morador do Assentamento Dandara X de Novembro. Deixa: Esposa, filhos, mãe, irmãos, cunhado, sobrinhos demais familiares e amigos. Seu corpo será velado na Capela Mortuária Ecumênica do Tite na Av. Caçador (Em horário a ser confirmado). Do mesmo modo convidam parentes e amigos para Celebração da Esperança que será realizado (Em horário a confirmar) seguindo logo após para o Cemitério municipal de Fraiburgo onde baixará sepultura. ( Fonte: Funerária do Tite)

Saiba Mais


Um morador de Fraiburgo morreu depois de ser atingido com um tiro em um assalto em Atibaia (SP). Antonio Claudio de Oliveira de 47 anos, conhecido como Cascavel, era caminhoneiro e assaltantes abordaram o caminhão que ele conduzia com o objetivo de levar a carga. O falecimento ocorreu por volta das 16 horas de ontem (02), o caminhoneiro ainda chegou a ser atendido com vida, porém não resistiu aos ferimentos.   Antonio Claudio de Oliveira era morador do Assentamento Dandara que fica próximo à linha X de Novembro. Deixou esposa, filhos, mãe, irmãos, cunhado, sobrinhos. A vítima possui um irmão bastante conhecido em Fraiburgo, chamado de Giovani Bombeiro. O corpo será velado na Capela Mortuária Ecumênica do Tite na Avenida Caçador, em horário a ser confirmado, pois o corpo está sendo transladado  ( Fonte: Radio Vitória).

01/09/2014

Master Fraiburgo se reabilita e vence fora de casa

No ultimo domingo 31/08/2014, com muita chuva, o master fraiburgo foi ate a localidade de aparecida (interior de videira), e venceu o master quela localidade pelo placar de 02x01. Os gols da equipe fraiburguense foram marcados pelos atletas Gilmar e Maninho. Após o jogo houve o tradicional almoço de integração entre as equipes. O Master Fraiburgo segue firme na sua preparação para o GRANDE JOGO DO ANO onde no dia 07/12/2014 a partir das 16:00 no estádio Macieirão receberá a grande equipe do MASTER DO INTERNACIONAL DE PORTO ALEGRE, que contará com grandes jogadores que fizeram história pelo time colorado tudo  em comemoração aos 17 anos de fundação do Master Fraiburgo. O próximo jogo do Master será dia 13/09/2014 em Fraiburgo contra a equipe do Master de Lacerdópolis.

29/08/2014

Suplente de vereador desafia secretários a cumprirem o plano de governo

Suplente de vereador Ivens Negão (DEM)
O primeiro suplente  de vereador pela coligação “Pelo futuro do povo de Fraiburgo” Ivens Negão (DEM) que recebeu 339 votos em 2012, esteve na redação do Jornal conversando com o Jornalista Cesar Malinoski do Blog Opinião e levou algumas reclamações para torna-las publicas.  A primeira delas se refere à discriminação que é feita pelo secretário de agricultura de Fraiburgo com o pequeno produtor rural.   Cita Ivens que: “O Sr José Goes do assentamento butiá verde reclama de ter pegado inúmeras ordens para trator e a máquina nunca apareceu”.  Em contra partida reclama que as grandes propriedades estão sempre recebendo as máquinas, o que considera um contra senso já que quem não precisa porque tem condições financeiras é quem recebe.   Também , depois de enumerar os agricultores que reclamam, citou o Sr Darlam que é agricultor do Papuã que disse que as estradas daquela localidade estão ruins.  Trouxe em mãos um exemplar do plano de governo do então candidato Ivo Biazzolo de 2012 e observou os pontos relevantes, que no entendimento dele nenhum foi até agora cumprido.  O Suplente de vereador desafia a municipalidade a lhe mostrar o plano e dizer de que forma estão sendo cumpridas.