28/08/2014

Reitor Adelcio cumprimenta profissionais de educação física pelo transcurso de seu dia

O Reitor da Uniarp e Presidente da Associação Caçadorense de Imprensa (ACIJO), Prof. Pós-Dr. Adelcio Machado dos Santos, formalizou cumprimentos às e aos profissionais de educação física pelo transcurso de seu  dia – 1º de setembro.
De acordo com a Lei nº 9.696, de 1º de setembro de 1998, que “Dispõe sobre a regulamentação da profissão de educação física e cria os respectivos Conselho Federal e Conselhos Regionais de Educação Física, no art. 3o, “Compete ao Profissional de Educação Física coordenar, planejar, programar, supervisionar, dinamizar, dirigir, organizar, avaliar e executar trabalhos, programas, planos e projetos, bem como prestar serviços de auditoria, consultoria e assessoria, realizar treinamentos especializados, participar de equipes multidisciplinares e interdisciplinares e elaborar informes técnicos, científicos e pedagógicos, todos nas áreas de atividades físicas e do desporto”.
No âmbito acadêmico, o Curso de Graduação em Educação se pauta pela Resolução nº  7, de 31 de março de 2004, dada a lume pelo Conselho Nacional de Educação, que, no art. 3º, dispõe: “A Educação Física é uma área de conhecimento e de intervenção acadêmico-profissional que tem como objeto de estudo e de aplicação o movimento humano, com foco nas diferentes formas e modalidades do exercício físico, da ginástica, do jogo, do esporte, da luta/arte marcial, da dança, nas perspectivas da prevenção de problemas de agravo da saúde, promoção, proteção e reabilitação da saúde, da formação cultural, da educação e da reeducação motora, do rendimentofísico-esportivo, do lazer, da gestão de empreendimentos relacionados às atividades físicas, recreativas e esportivas, além de outros campos que oportunizem ou venham a oportunizar a prática de atividades físicas, recreativas e esportivas”.

Finalmente, o Reitor Adelcio destacou a relevância do profissional de educação física para a saúde e bem-estar coletivo.

27/08/2014

Etapa regional centro-oeste da Olesc acontece em Fraiburgo a partir de sexta-feira, 29


Mais de mil atletas devem desembarcar em Fraiburgo até a próxima sexta-feira, 29. O município vai sediar a etapa regional centro-oeste dos Jogos da Juventude Catarinense (Olesc). A solenidade de abertura do evento acontece às 19 horas, da sexta-feira, no Centro de Eventos de Fraiburgo e deve reunir, além de atletas e comissão organizadora, autoridades dos municípios de abrangência da Secretaria de Desenvolvimento Regional (SDR) de Videira.

A competição encerra no dia 2 de setembro, de acordo com o integrador esportivo da Fundação Catarinense de Esportes, Fernando Ribeiro, serão disputadas as modalidades de futsal, handebol, vôlei e basquete, nas categorias feminino e masculino. As competições acontecerão no Centro de Eventos de Fraiburgo, no Ginásio de Esportes da Escola de Educação Básica Gonçalves Dias, Ginásio de Esportes do Bairro Jardim América e no Ginásio de Esportes do Centro de Educação Municipal Santo Antônio.

Para o secretário regional, Evandro Colle, competições como a Olesc são importantes por incentivar a prática desportiva. “O esporte é um valioso elemento educacional, ensina valores morais e hábitos saudáveis, envolve inclusão e cidadania, além de despertar habilidades nos alunos e descobrir novos talentos” destacou.

Os municípios que participarão da competição são: Fraiburgo, Videira, Lages, Rio do Sul, Campos Novos, Chapadão do Lageado, Capinza, Correa Pinto, São José do Cerrito, Apiúna, Rio das Antas, Caçador, Campo Belo do Sul, Pouso Redondo, Anita Garibaldi, Lontras, Imbuia, São Cristóvão do Sul, Catanduvas, Joaçaba, Luzerna, Tangará, Curitibanos, Dona Emma, Agrolância, Vargem Bonita, Água Doce, Presidente Getúlio e Celso Ramos. 

Três escolas da Gered Videira são contempladas com o Programa Mais Cultura nas Escolas


Três dos cinco mil planos de atividades culturais selecionados para participarem do Programa Mais Cultura nas Escolas são de educandários pertencentes à Gerência Regional de Educação (Gered) de Videira. De acordo com a gerente da pasta, Rita de Cássia Soares, o Programa Federal é uma parceria entre Ministérios da Cultura (MINC) e da Educação (MEC), envolvendo ações conjuntas entre as escolas, artistas e/ou entidades culturais. “O principal objetivo é promover a escola como espaço de circulação e produção da diversidade cultural brasileira, reconhecendo potencialidades na escola, bem como ampliando as oportunidades de aprendizagens dos nossos estudantes em questões culturais”.

As escolas que foram beneficiadas com estes recursos são: Escola de Educação Básica. Esther Crema Marmentini, com plano cultural na área de musicalização e cultura brasileira; EEB Adelina Régis, na área da Capoeira; e EEB Cecília Vivan, com projeto voltado para a fotografia. Os planos já começaram a receber os recursos no mês de julho. O repasse dos recursos será em duas parcelas (definido pela Resolução FNDE/PDDE nº 05 de 31/03/2014) e os depósitos são feitos  na conta das Associações de Pais e Professores (APP), repassados diretamente às escolas, por meio do Programa Dinheiro Direto nas Escolas do Fundo Nacional do Desenvolvimento da Educação (PDDE/FNDE). As atividades iniciam em agosto de 2014 e serão mantidas por seis meses e, caso seja necessário, poderão ser estendidas ao próximo ano letivo.

Na noite desta segunda-feira, 25, a EEB Esther Crema Marmentini, durante reunião da APP, demonstrou aos presentes um pouco do que será oferecido por meio do plano de musicalização. O músico e proprietário da Emuvi, Juliano Lima, aplicou uma mini-oficina de percussão corporal, ou seja, tirando diferentes sons do próprio corpo.  “A importância da música na nossa vida é imensa. Além da melodia que está sempre presente, podemos ressaltar o ritmo, a harmonia, o trabalho em equipe e são essas coisas que vamos trazer para as nossas aulas, auxiliando na educação dos alunos. Muito mais do que aprender notas musicais, quero que cada estudante absorva a essência dessa arte para sua vida”, destacou o músico.


Já a diretora da escola, Fátima Pittol, afirmou que a iniciativa do plano surgiu da ideia de inserir cada vez mais a cultura brasileira no dia-a-dia da escola. “O projeto é amplo, ele envolve a capoeira, a musicalização, passeios em museus, entre outros itens que envolvam o conhecimento da história dos caboclos, índios e afrodescendentes, evidenciando a nossa cultura”, afirmou. A diretora explicou ainda que o plano será trabalhado com oito turmas na escola, envolvendo 120 alunos, entre seis e dez anos, totalizando 192 horas de oficinas. 

Josiane Ugolini 

Eleições 2014 estão dentro do cronograma, informa TRE-SC

26.08.2014. “Tudo conforme o planejado”, o aceno é da Justiça Eleitoral e se refere ao desenrolar das Eleições 2014 em Santa Catarina. De acordo com o acompanhamento realizado pelo Tribunal Regional Eleitoral catarinense (TRE-SC), todas as ações envolvendo a realização das eleições no Estado estão em dia com o planejado. A informação foi disponibilizada no dia 26 de agosto durante a reunião do Conselho de Gestão Estratégica e Integração (CGEI) do TRE-SC.

Com a entrega das urnas, as próximas etapas das eleições acontecem agora nas Zonas Eleitorais. No decorrer de setembro os 105 cartórios eleitorais do Estado realizarão audiências públicas com o objetivo de mostrar à população, aos partidos políticos e ao Ministério Público que as informações inseridas nas urnas eletrônicas correspondem aos dados reais e não foram alteradas. Até o final das eleições as urnas também passam por manutenções e verificações constantes.

Para garantir a inviolabilidade e a integridade das urnas, o Gabinete de Segurança das Eleições 2014 está realizando medidas de segurança em parceria com as forças policiais (Polícia Federal, Militar e Civil) do Estado. Entre as ações, a polícia tem feito rondas nos locais de guarda dos equipamentos. Já nos dias que antecedem às eleições e no dia de votação será instalada a Sala de Situação ao lado da presidência do TRE para que sejam monitorados os acontecimentos em torno do evento. A organização contará com a presença de representantes das forças policiais que estarão em contato direto com seus efetivos.

O interesse pelas eleições vai além das fronteiras nacionais. Neste ano, o TRE catarinense foi selecionado para receber a visita de representantes da comunidade internacional interessados em conhecer e acompanhar o processo eleitoral brasileiro. A visita ainda aguarda a confirmação do Tribunal Superior Eleitoral (TSE).

As novidades também alcançam o eleitor mesmo após o fim do segundo turno. O cidadão que deixar de votar e de justificar a ausência no dia da votação poderá fazê-lo agora através da internet. A novidade é uma iniciativa do TRE-SC e está sendo desenvolvida em parceria com o TRE-RS, sendo válida para os eleitores desses dois estados. Além de ser mais cômodo para o eleitor - que não precisará se deslocar até o cartório – o procedimento permite mais eficiência no processamento interno das informações.

Biometria

Os cinco maiores municípios da grande Florianópolis – Florianópolis, São José, Palhoça, Biguaçu e Santo Amaro da Imperatriz - passarão por revisão de eleitorado no início de 2015. O comparecimento dos eleitores será obrigatório e visa à ampliação do cadastro biométrico.  A intenção também é abrir o procedimento de registro ordinário (não obrigatório) nos municípios de Joinville e Blumenau.

O cadastramento biométrico ordinário e simultâneo em todo o Estado de Santa Catarina pode ocorrer em 2015, mas para isso ainda é necessária a aprovação da proposta encaminhada pelo TRE-SC ao TSE. Caso isso aconteça, cada Cartório Eleitoral receberá ao menos dois kits para a coleta dos dados biométricos.

Responsabilidade

Durante o encontro, os representantes do Conselho de Gestão Estratégica e Integração (CGEI) também chamaram atenção para que se tenha cautela nos testes de novas tecnologias no processo eleitoral. De acordo com o secretário do CGEI, Augusto Campos, “a ideia central é de que a busca pela celeridade na apuração dos votos deve ser sempre conjugada com os demais valores que compõem a legitimidade do resultado”.

Por Rafael Spricigo

Assessoria de Imprensa do TRE-SC

26/08/2014

Master Fraiburgo perde invencibilidade em casa

Após seis vitorias consecutivas, no ultimo sábado dia 23/08/2014, a equipe do Master Fraiburgo jogando nos seus domínios, contando com alguns desfalques, acabou perdendo o jogo para a grande equipe do Master de Videira pelo placar de 2 x 1, o jogo aconteceu no estadio Macieirão e a equipe de videira contou com jogadores de muita qualidade entre eles Fabinho, Nei, Fumaça, Luciano, Dentinho entre outros, que fizeram a diferença no jogo.  O gol da equipe fraiburguense foi marcado pelo atleta Giva. O Master Fraiburgo apesar da derrota segue firme na sua preparação para o GRANDE JOGO DO ANO onde no dia 07/12/2014 a partir das 16h:00min neste mesmo estádio receberá a grande equipe do MASTER DO INTERNACIONAL DE PORTO ALEGRE, que contará com grandes jogadores que fizeram história pelo time colorado tudo  em comemoração aos 17 anos de fundação do Master Fraiburgo. O próximo jogo do Master será dia 31/08/2014 contra o Master de Aparecida interior da cidade de Videira.

23/08/2014

Morre mais um jovem em acidente na rodovia SC-355

Wiliam Baron
Um grave acidente de trânsito foi registrado por volta das 14h30m de hoje sábado (23), o sinistro aconteceu na rodovia SC-355 entre Fraiburgo e Videira, praticamente em frente ao Hotel Colonial. O Corpo de Bombeiros de Fraiburgo foi acionado para atender a ocorrência e deslocou rapidamente todo seu trem de socorro para o local.   Envolveu-se no acidente o veiculo VW Gol modelo quadrado com Placas LYK – 6206 de Fraiburgo, conduzido por Ygor Rodrigues Ramos 19 anos, junto com ele estava o carona Wiliam Baron também de 19 anos. De acordo com informações o motorista perdeu o controle da direção do veículo e acabou capotando o mesmo.    As vítimas receberam os primeiros atendimentos ainda no local, de acordo com informações da guarnição que atendeu a ocorrência Ygor estava consciente e orientado,
,
 sendo que segundo informações ele sofreu apenas ferimentos leves, já Wiliam acabou

ficando preso entre as ferragens, ele foi atendido primeiro pela guarnição da Polícia militar que chegou antes ao local e em seguida com os equipamentos de desencarceramento os bombeiros assumiram a situação sendo retirado Wiliam das ferragens e conduzido rapidamente ao Hospital de Fraiburgo.     Logo depois foi realizado contato com a direção do hospital a qual informou que foram realizados todos os trabalhos de reanimação em Wiliam, mas infelizmente ele não resistiu aos ferimentos e entrou em óbito logo após dar entrada no hospital.   Esteve no local a Polícia Militar de Fraiburgo, o Corpo de Bombeiros de Fraiburgo e também a Polícia Militar Rodoviária Estadual, as causas do acidente serão investigadas. 


Fotos: Corpo De Bombeiros Militar de Fraiburgo

Fonte: Radio Fraiburgo

22/08/2014

Decisão liminar do TRE suspende propaganda de Paulo Bornhausen na TV

( 22.08.2014 ) Por desobedecer parte da legislação eleitoral, o candidato ao Senado Paulo Bornhausen (PSB) teve suas inserções na televisão suspensas pelo Tribunal Regional Eleitoral de Santa Catarina. O pedido de impugnação da propaganda foi ajuizado pelo Partido dos Trabalhadores (PT). A decisão foi proferida no dia 20 de agosto e está disponível no Mural Eletrônico do TRE-SC.  Conforme apresenta a decisão do relator do caso, juiz Marcelo Krás Borges, a propaganda veiculada por Bornhausen utilizou imagens externas e computação gráfica, o que é proibido pela legislação. Pelo artigo 38 da Resolução TSE nº 23.404/2014, na veiculação de inserções são proibidas a “utilização de gravações externas, montagens ou trucagens, computação gráfica, desenhos animados e efeitos especiais”, entre outras regras.   O candidato tem também a possibilidade de substituir a mídia que contem o programa para continuar com a divulgação, desde que ele não utilize os mesmos recursos da propaganda impugnada. O prazo para defesa termina às 16h do dia 22 de agosto de 2014.

Por Rafael Spricigo

Assessoria de Imprensa do TRE-SC

Reitor Adelcio participa de evento educacional

O Reitor da Uniarp e Presidente da Associação Caçadorense de Imprensa (ACIJO), Prof. Pós-Dr. Adelcio Machado dos Santos, participou de evento destinado à mobilização para o Plano Municipal de Educação.
 Evento contou com a presença da Federação das Indústrias de Santa Catarina (FIESC), Prefeitura/Secretaria Municipal de Educação de Caçador e de dos outros municípios, União dos Dirigentes Municipais de Educação (UNIDIME), Ministério da Educação e Secretaria de Estado de Educação.
Em seu pronunciamento, efetuado por ocasião da abertura do evento, o Reitor Adelcio destacou que o plano se constitui em técnica de planejamento educacional, permitindo a participação da sociedade civil.
Num sentido amplo, o planejamento é um processo de previsão de necessidades e racionalização de emprego dos meios materiais e dos recursos humanos disponíveis, a fim de alcançar objetivos concretos, em prazos determinados e em etapas definidas, a partir do conhecimento e avaliação científica da situação original.
O ato de planejar sempre parte das necessidades e urgências que surgem a partir de uma sondagem sobre a realidade. Esta sondagem da realidade é a primeira etapa do processo do planejamento. É através do conhecimento da realidade que se pode estabelecer, com mais precisão, quais as mais importantes urgências e necessidades que devam ser enfocadas, analisadas e estudadas durante o ato de planejar.
Para Menegolla e Sant’Anna (2000), o ato de planejar que envolve toda a possível ação ou qualquer empreendimento da pessoa. Sonhar com algo de forma objetiva e clara requer ato de planejar.
Da mesma forma, o ato de planejar requer habilidade para prever uma ação que se realizará posteriormente, por isso se exige acertada e racional previsão de todos os meios e recursos necessários nas diferentes etapas do planejamento, do seu desenvolvimento e de sua efetiva execução, para alcançar os objetivos desejados.
Uma das etapas principais do processo de planejamento é a definição e triagem dos melhores objetivos, porquanto estes fornecerão toda a orientação e direção à dinâmica do processo de planejamento, como também à sua execução. Os objetivos constituem o núcleo e a dinâmica do planejamento; são eles que determinam e orientam todas as demais etapas do ato de planejar.
Uma vez que o objetivo do planejamento consiste em prever mudanças de uma situação real, o próprio ato de planejar deve se submeter a uma constante avaliação durante todo o processo. A avaliação do processo de planejamento deve ser a mais criteriosa e científica, para se evitar falhas na sua elaboração e estruturação. O planejamento deve ser constantemente avaliado e reavaliado, para se poder observar a concordância ou discordância entre os seus elementos construtivos.

Planejar, portanto, é pensar sobre aquilo que existe, sobre o que se quer alcançar, com que meio se pretende agir e como avaliar o que se pretende atingir.