22/08/2014

Decisão liminar do TRE suspende propaganda de Paulo Bornhausen na TV

( 22.08.2014 ) Por desobedecer parte da legislação eleitoral, o candidato ao Senado Paulo Bornhausen (PSB) teve suas inserções na televisão suspensas pelo Tribunal Regional Eleitoral de Santa Catarina. O pedido de impugnação da propaganda foi ajuizado pelo Partido dos Trabalhadores (PT). A decisão foi proferida no dia 20 de agosto e está disponível no Mural Eletrônico do TRE-SC.  Conforme apresenta a decisão do relator do caso, juiz Marcelo Krás Borges, a propaganda veiculada por Bornhausen utilizou imagens externas e computação gráfica, o que é proibido pela legislação. Pelo artigo 38 da Resolução TSE nº 23.404/2014, na veiculação de inserções são proibidas a “utilização de gravações externas, montagens ou trucagens, computação gráfica, desenhos animados e efeitos especiais”, entre outras regras.   O candidato tem também a possibilidade de substituir a mídia que contem o programa para continuar com a divulgação, desde que ele não utilize os mesmos recursos da propaganda impugnada. O prazo para defesa termina às 16h do dia 22 de agosto de 2014.

Por Rafael Spricigo

Assessoria de Imprensa do TRE-SC

Reitor Adelcio participa de evento educacional

O Reitor da Uniarp e Presidente da Associação Caçadorense de Imprensa (ACIJO), Prof. Pós-Dr. Adelcio Machado dos Santos, participou de evento destinado à mobilização para o Plano Municipal de Educação.
 Evento contou com a presença da Federação das Indústrias de Santa Catarina (FIESC), Prefeitura/Secretaria Municipal de Educação de Caçador e de dos outros municípios, União dos Dirigentes Municipais de Educação (UNIDIME), Ministério da Educação e Secretaria de Estado de Educação.
Em seu pronunciamento, efetuado por ocasião da abertura do evento, o Reitor Adelcio destacou que o plano se constitui em técnica de planejamento educacional, permitindo a participação da sociedade civil.
Num sentido amplo, o planejamento é um processo de previsão de necessidades e racionalização de emprego dos meios materiais e dos recursos humanos disponíveis, a fim de alcançar objetivos concretos, em prazos determinados e em etapas definidas, a partir do conhecimento e avaliação científica da situação original.
O ato de planejar sempre parte das necessidades e urgências que surgem a partir de uma sondagem sobre a realidade. Esta sondagem da realidade é a primeira etapa do processo do planejamento. É através do conhecimento da realidade que se pode estabelecer, com mais precisão, quais as mais importantes urgências e necessidades que devam ser enfocadas, analisadas e estudadas durante o ato de planejar.
Para Menegolla e Sant’Anna (2000), o ato de planejar que envolve toda a possível ação ou qualquer empreendimento da pessoa. Sonhar com algo de forma objetiva e clara requer ato de planejar.
Da mesma forma, o ato de planejar requer habilidade para prever uma ação que se realizará posteriormente, por isso se exige acertada e racional previsão de todos os meios e recursos necessários nas diferentes etapas do planejamento, do seu desenvolvimento e de sua efetiva execução, para alcançar os objetivos desejados.
Uma das etapas principais do processo de planejamento é a definição e triagem dos melhores objetivos, porquanto estes fornecerão toda a orientação e direção à dinâmica do processo de planejamento, como também à sua execução. Os objetivos constituem o núcleo e a dinâmica do planejamento; são eles que determinam e orientam todas as demais etapas do ato de planejar.
Uma vez que o objetivo do planejamento consiste em prever mudanças de uma situação real, o próprio ato de planejar deve se submeter a uma constante avaliação durante todo o processo. A avaliação do processo de planejamento deve ser a mais criteriosa e científica, para se evitar falhas na sua elaboração e estruturação. O planejamento deve ser constantemente avaliado e reavaliado, para se poder observar a concordância ou discordância entre os seus elementos construtivos.

Planejar, portanto, é pensar sobre aquilo que existe, sobre o que se quer alcançar, com que meio se pretende agir e como avaliar o que se pretende atingir.

20/08/2014

Deputado Titom (PMDB) é autorizado a retornar para presidência da Assembleia

Deputado estadual Romildo Titon, do PMDB, está autorizado a retornar à presidência da Assembleia Legislativa, a partir de 27 de agosto. A decisão foi tomada hoje pelo Órgão Especial do Tribunal de Justiça, a partir de proposta do desembargador Torres Marques. Fundamentou sua manifestação pela decisão anterior do relator, desembargador José Trindade dos Santos, que afastou o deputado Romildo Titon da presidência da Assembleia por 180 dias. O prazo termina no dia 26 de agosto.    Como a denúncia não foi recebida e nem julgada, o entendimento do Órgão Especial foi de que deixam de existir as razões que determinaram o afastamento. O relator concordou com a tese.     O deputado Romildo Titon está afastado do cargo desde 26 de fevereiro de 2014. Em maio deste ano, Titon decidiu licenciar-se do mandato de deputado para cuidar de sua reeleição.    Continua exercendo interinamente a presidência da Assembleia desde 27 de fevereiro o deputado Joares Ponticelli, do PP.

Fraiburguenses são campeões no JESCÃO em Porto União


Na modalidade de xadrez, Ruan Lucas Alves Gonçalves do colégio Cefrai e Nayele Manfioletti Straginski do colégio Gonçalves Dias conquistaram nesse final de semana a fase Regional Centro-Oeste dos Jogos Escolares de SC 15-17 anos em Porto União. Com o título ambos garantiram vaga para disputar a fase Estadual que acontece em Blumenau nos dias 22 a 24 de agosto.  Ruan obteve uma excelente performance somando 7 vitórias em 7 partidas. Já havia conquistado o título com uma rodada de antecedência. No feminino Nayele também saiu invicta, somou 4,5 pontos (4 vitórias e 1 empate). Mylena Rocha de Souza também do colégio Cefrai completou a equipe Fraiburguense e ficou na 9ª

colocação. Para Nayele esse foi um título muito especial: “Estou muito feliz, esse é o terceiro ano que jogo o Jescão e a primeira vez que me classifico para a fase Estadual, vou dar o meu máximo em Blumenau, quero brigar pelo título”. Esta é uma atleta exemplo de empenho e persistência.  Além do xadrez, o município de Fraiburgo também foi representado pelo futsal fem do colégio São José e pelo basquete masc e handebol masc e fem todos do Gonçalves Dias.

18/08/2014

Delegado aguarda os laudos para concluir inquérito sobre acidente

Durou menos de uma semana a prisão de A. G. R., de 23 anos, que se envolveu em um acidente de trânsito no qual Dyorgenes Carlos Deon, 28 anos morreu. A. G. R foi preso logo após o acidente por sinais de embriaguez. A confirmação da liberdade do rapaz foi fornecida pela Unidade Prisional Avançada (UPA) de Videira. O delegado que está cuidando do inquérito policial, Adriano Moreira até na última sexta-feira (15), desconhecia sobre o benefício concedido ao rapaz.

A. G. R. se envolveu no acidente de trânsito na madrugada de domingo (10), em que o videirense Deon morreu. O acidente aconteceu por volta das 05h30min na SC 355 no KM 51,2 em Videira, próximo a Linha Catani. Na colisão frontal, envolvam-se o veículo VW/UP Take MA, placa MLZ-1514, do município de Fraiburgo, conduzido por A. G. R., de 23 anos e o GM Corsa Hatch, placa MCP-8871, do município de Videira-SC, conduzido por Dyorgenes Carlos Deon.


  O Policia Militar Rodoviária de Lebon Régis foi quem atendeu o acidente. De acordo com o sargento, Castro, o laudo do acidente foi enviado na sexta-feira para a Polícia Civil. Mas de acordo com ele, o carro do motorista que estava preso invadiu a pista em que o videirense trafegava. O delegado Adriano Moreira aguarda os laudos para concluir o inquérito do caso.

Morre Sérgio Israel em acidente de carro

Ivone Chechi Israel e os filhos comunicam com profundo pesar o falecimento do Senhor Sérgio Israel.  Ocorrido tragicamente às 08h30min desta segunda-feira (18) na estrada sentido  Fraiburgo / Monte Carlo.  Morador do Bairro Bela Vista.  Deixa: Esposa, Filhos, nora, genro, netos, demais familiares e amigos.  Seu corpo será velado na Capela Mortuária Ecumênica do Tite na Av.Caçador.



Fotos do acidente


  



17/08/2014

Orélio Beal opina sobre o contexto político


Orélio Luiz Beal 
Quero pedir licença para manifestar minha opinião sobre as eleições que estão ai, e, dizer que o grande mal do nosso Brasil, são os conchavos políticos, onde grupos por interesse de se manter no poder se unem para mostrar forças e se perpetuarem. Vejam só o PT era um modelo de partido, lutou sozinho mais só ganhou quando se juntou. Se juntou e hoje o PT não mostra mais sua estrela porque sua estrela é o PMDB, é o conchavo, é a união de forças não para fazer o Brasil melhor, mais sim para se manter no poder. Vejam em Santa Catarina não foi o Colombo quem ganhou a eleição passada foi a união de forças liderados por um grande `"Conchavista" resultado um governo que mostra pouco, fez muito pouco, enrola muito, mais por incrível que pareça esta na ponta das pesquisas. O governo de SC como o da Dilma tem exatamente o mesmo perfil, grandes conchavos para ótimos resultados, para "eles". Vejam bem, o Lula odeia o Sarnei, odeia o Collor, e etc., o Luiz Henrique odeia a Dilma, e ai vai, mais é melhor dividir o bolo juntos, então todos se "amam" em nome deste bolo. Quer saber, a Ridícula da Dilma não tem medo de perder, mesmo com tanta rejeição porque seu conchavo é muito maior que todos os outros juntos, o Colombo nem passa em sua mente a tese de perder pelo mesmo motivo. Eles apreenderam que a força não esta no fazer o melhor para o povo mais sim em se unir nos interesses de se manterem no poder. Se posso contribuir com minha opinião, não acredito que só indo as ruas se manifestar é o suficiente para mudarmos. Os maus políticos tem que terem medo de que se não fizerem o melhor para o povo, o povo não vai votar para eles, vejam bem nós não temos mais partidos fortes, nós temos grupos de partidos unidos para ludibriar o povo e ganhar as eleições, nós não temos mais LIDERES, nós temos articuladores de vitórias, temos adversários que se abraçam pelo poder. Eu decidi, eu não voto na Dilma porque eu vejo ela rindo da minha cara dizendo eu ja ganhei, eu não voto no Colombo porque vejo ele dizer eu ganhei a eleição quando definimos a "aliança" com o PMDB. Eu acredito que o Brasil vai ser a nossa Pátria, vai avançar como nação rica que é, quando o povo não votar mais em Grupos de conchavos mais sim em lideres em governantes comprometidos com a gestão pública e cientes de que se não fizerem o melhor no final dos 4 anos vão sair pelo nosso voto e dar lugar a outro. Isto é democracia política, o que estamos vivendo é uma grande "ditadura"disfarçada onde somos a maioria contra, mais continuamos reprimidos pela força da união de meia duzia de "con-chavistas" espertalhões. Ainda da tempo de virarmos este jogo....eu acredito......

PSB escolhe Marina Silva para ser candidata no lugar de Campos

Oficialmente, partido vai anunciar novo candidato na próxima semana.  Ex-senadora chegou ao Recife onde acompanha velório do ex-governador.


Marina Silva foi escolhida para ser a candidata do PSB à Presidência da República no lugar de Eduardo Campos, morto em acidente de avião na última quarta-feira (13). A escolha será anunciada oficialmente na próxima quarta (20).   Marina chegou ao Recife na tarde deste sábado (16) para acompanhar o velório de Campos, que acontece no Palácio das Princesas. À noite, ela visitou familiares do ex-governador de Pernambuco. Ela não comentou sobre o assunto.    Durante o voo, Marina falou em "senso de responsabilidade e compromisso com o que a perda de Eduardo nos impõe", conforme reportagem do jornal O Globo.   Líderes do PSB se reuniram na noite de sexta (15) em um hotel de São Paulo para conversar sobre a candidatura. Entre eles, estavam o presidente do partido, Roberto Amaral, o governador de Pernambuco, João Lyra, e os deputados federais, Júlio Delgado (MG) e Márcio França (SP). Mais cedo, eles estiveram com Marina, também na capital paulista, e receberam dela o aval para a candidatura.  Ao saírem da reunião de dirigentes, já na madrugada deste sábado, integrantes do PSB confirmavam que, apesar do anúncio oficial ser feito na quarta (20), o nome de Marina já era dado como certo, com um vice na chapa que deve ser um integrante do partido, e não de uma sigla aliada.

Marina

A ex-senadora, que  era vice na chapa de encabeçada por Campos, se filiou ao PSB em outubro de 2013 depois que seu partido, a Rede Sustentabilidade, não conseguiu registro no Tribunal Superior Eleitoral para disputar as eleições deste ano.   Neste dias após a morte de Campos, ela não tem falado publicamente sobre política e não fez comentários sobre assumir ou não a vaga de candidata.

16/08/2014

Morre em Fraiburgo o Proêncio gaitero


Familiares do Senhor Alicindo Proêncio (61 anos), conhecido como Proêncio Gaiteiro. Comunicam o seu falecimento ocorrido às 04h00min deste sábado (16) no Hospital de Fraiburgo. Deixa: Filhos, nora, genro, netos, irmãos demais familiares e amigos. Seu corpo está sendo velado na Igreja Assembléia de DEUS do Bairro São Sebastião. Do mesmo modo, convidam parentes, amigos e pessoas de suas relações para Culto de corpo presente que será realizado as 09h00 deste domingo (17) seguindo logo após para municipal.