28/07/2014

Gered de Videira implanta o Pacto Nacional pelo Fortalecimento do Ensino Médio

A Gerência Regional de Educação (Gered) realizou na quarta-feira, 23, o primeiro encontro sobre o Pacto Nacional pelo Fortalecimento do Ensino Médio. O curso, que foi ministrado pelo formador regional e diretor da Escola de Educação Básica Governador Bornhausen, Renato Manentti, foi dividido em duas etapas: a primeira contou com a participação dos diretores das escolas estaduais de Ensino Médio, já a segunda foi voltada para os professores que serão os orientadores de estudos do Programa. O encontro foi realizado no auditório da EEB Professora Adelina Régis.    

Este Pacto prevê várias ações, dentre elas um curso de formação continuada dirigido aos professores e coordenadores pedagógicos de Ensino Médio da Rede Estadual. O objetivo do curso, de acordo com a gerente da pasta, Rita de Cássia Soares, é promover a oportunidade de discutir com os professores as suas práticas pedagógicas, construindo um currículo pensando no jovem e na sociedade de hoje, buscando tornar o jovem estudante  um cidadão protagonista do mundo. “Esta formação continuada, com duração de 10 meses e 200 horas de estudos, parte do princípio de que o professor constrói seu conhecimento a partir da reflexão-ação-reflexão. Assim, atualizará sua prática docente”. Neste momento, serão abordados aspectos de como se organizará o programa na região.

 A Universidade Federal da Fronteira Sul (UFFS) dará suporte às Gereds do oeste e meio oeste, capacitando os formadores regionais. Estes formadores capacitam os orientadores de estudos, que serão os que articularão com os professores em cada unidade escolar”, explicou. Rita ressaltou ainda que todos os participantes do curso receberão bolsa de estudos, com valores diferenciados para formador regional, orientador de estudos e professor-cursista, por meio do Ministério da Educação (MEC).

Entre os conteúdos que serão abordados ao longo do curso, estão o currículo do Ensino Médio, avaliação e especificidades das áreas de conhecimento, bem como a organização e gestão do trabalho pedagógico. Também serão estudados os sujeitos do ensino médio e formação humana integral. Haverá a elaboração e publicação de um Caderno Regional, com experiências pedagógicas de destaque das escolas da Regional de Videira.


Para o secretário regional de Videira, Evandro Colle, o Pacto Nacional pelo Fortalecimento do Ensino Médio é de extrema importância para os professores, pois engloba assuntos relevantes e necessários para os profissionais da educação. “Os alunos adolescentes que estão cursando o ensino médio formam uma geração voltada às tecnologias, com mudanças e inovações a todo tempo. Os professores têm que acompanhar esses avanços, pois são os responsáveis pela permanência dos estudantes na escola e também pelo sucesso deles no futuro. E a melhor forma de preparar os docentes para este desafio é com formações continuadas como esta”, justificou.

24/07/2014

Equipe de Fraiburgo disputará Joguinhos Abertos de SC



A equipe de xadrez da FME/ACXF-Associação Clube de Xadrez Fraiburgo participará da fase final dos 27º Joguinhos Abertos de SC entre os dias 26 a 30 de julho que esse ano será na cidade de Caçador. Serão 26 equipes no masculino e 23 no feminino reunindo os melhores jogadores de Santa Catarina com idade até 19 anos. As equipes disputarão as modalidades de Xadrez Pensado (4 horas de partida), Xadrez Rápido (partidas de 32 minutos) e Xadrez Relâmpago (partidas de 10 minutos).  Nosso município será representado por 13 enxadristas acompanhados pelos professores Juliano Zonta e Thaís Moraes Zonta. No feminino, Raissa da Silva Coldebella, Nayele Manfioletti Straginski, Gabriela Carolina Frigotto, Mylena Rocha de Souza, Nathalia Recalcati, Amanda Emanuelle de Barros, Érica Beatriz Carmazio, Sofia Letícia Pinz Gomes e Valesca Bernardi Hoeckler. E no masculino, Lucas Ceron Machado, Ruan Lucas Alves Gonçalves, Matheus Lara Bardella e João Vitor Dalanhol. Outros dois enxadristas Fraiburguenses também estarão na competição, Nathan Straginski Dias e Leonardo Augusto de Paula irão representar o município de Lacerdópolis. Boa sorte a todos!