08/06/2014

Candidatos à Presidência da República apresentam queda nas intenções de voto

Dilma (PT),  Aécio (PSDB) , Eduardo Campos (PSB)
A presidente Dilma Rousseff (PT) continua apresentando queda nas intenções de voto, conforme pesquisa Datafolha concluída na noite de quinta-feira (05/06). Segundo o levantamento, a petista caiu de 37% em maio para 34% no começo do mês de junho.  Os adversários de Dilma também caíram, de acordo com a pesquisa. O pré-candidato do PSDB à presidência, senador Aécio Neves, passou de 20% das intenções de voto para 19%, enquanto Eduardo Campos, pré-candidato do PSB, oscilou de 11% para 7%.   O único crescimento registrado foi no número de eleitores indecisos, que somaram 13%, ante os 8% no mês anterior. Brancos e nulos somam 17%, depois de apresentar 16% em maio.

Partidos Nanicos

De acordo com a Datafolha, nas candidaturas de partidos nanicos, o pastor Everaldo (PSC) somou 4%, depois de atingir 3% em maio. José Maria (PSTU), Denise Abreu (PEN), Eduardo Jorge (PV) estacionaram em 1% das intenções de voto em junho. No levantamento anterior, os candidatos já tinham o mesmo índice.  Magno Malta (PR), que não estava incluído nas sondagens anteriores, soma 2% das intenções. Mauro Iasi (PCB), Levy Fidelix (PRTB), Eymael (PSDC) e Randolfo Rodrigues (PSOL) sequer pontuaram.

Segundo turno

Em um possível segundo turno, Dilma ganharia de Aécio Neves, somando 46% contra 38% do senador do PSDB. Em maio, a petista apresentava 47% contra 36% do tucano.  Em um cenário diferente, em que o adversário de Dilma é Eduardo Campos, Dilma venceria novamente, alcançando 47% contra 32% do socialista. No mês de maio, a disputa apontava 49% para a atual presidente contra 32% do ex-governador de Pernambuco.   O levantamento do Datafolha foi feito entre 3 e 5 de junho com 4.337 pessoas em 207 municípios do País. A pesquisa foi registrada no Tribunal Superior Eleitoral sob o protocolo BR-00144/2014 e tem margem de erro máxima de 2 pontos porcentuais e nível de confiança de 95%.