06/05/2014

Continua a indecisão política no estado

Reunião da executiva estadual do PP 
Não estão se confirmado as previsões dos meios políticos de que a pré-convenção do PMDB tornaria mais claro o cenário das eleições em Santa Catarina. O PMDB decidiu apoiar Colombo, mas fixou uma condição que deixa dúvidas: não admite entregar ao PP a candidatura ao senado. Veto hostilizando os progressistas e o pré-candidato Joares Ponticelli.  No comando do PSD, a chapa está definida: Raimundo Colombo, Eduardo Moreira e Joares Ponticelli. No PP, não há tanta segurança. Durante reunião do presidente João Pizzolatti com os 40 candidatos à Câmara e Assembleia, o ex-deputado Leodegar Tiscoski colocou seu nome à disposição para “qualquer majoritária”. Gesto interpretado como eventual coringa para manter a aliança PSD-PMDB-PP, sem Ponticelli.   O deputado Esperidião Amin, o mais incrédulo dos progressistas num acordo com o PMDB, definiu três pontos: 1. “Não acredito que vai dar coligação com o PMDB; 2. Acho que a coligação com o PMB vai ser nefasta ao governo e ao povo de Santa Catarina. Vai se administrar um serpentário no governo; 3. O PP tem que ter alternativas.” Alternativa, no caso, seria uma parceria com o PSDB, para apoio a candidatura de Aécio Neves em Santa Catarina, projeto sonhado por Amin.  Há que acredite que o PSDB acerte com Colombo e o PMDB, indicando o senador, se o PP for rifado. Nesta hipótese, ao PP só restaria aliar-se com o PT. E há quem defenda o PT na chapa do governador, fato descartado mais uma vez na reunião da Executiva petista com as bancadas federal e estadual. (Fonte: Moacir Pereira e Luis Hangai).

Marco civil entrará em vigor dia 23 de Junho


O Marco Civil é nada mais, nada menos que uma espécie de Constituição para a internet, ou seja, um conjunto de leis que vão regulamentar o uso dessa ferramenta cada vez mais popular no país. E que há 18 anos é utilizada sem nenhum tipo de critério. “Hoje, tudo o que você faz na internet é gravado e vendido para empresas de marketing ou mesmo outras finalidades sem a sua permissão. A partir do Marco Civil, isso ficará proibido. Seu provedor não pode sequer guardar o que você fez. E o Google, por exemplo, não pode vender dados sobre você”, explica o deputado federal Alessandro Molon (PT-RJ), relator do projeto. O Marco Civil não só garante a privacidade na internet, como previne mudanças que já vinham sendo estudadas pelas grandes corporações e que poderiam entrar em vigor brevemente. Como, por exemplo, um provedor reduzir ou aumentar a velocidade de acesso a sites de acordo com interesses políticos ou financeiros. “O site do jornal O DIA não poderá carregar devagar e o de outro jornal, carregar rápido. Serviços de voz como o Skype, por exemplo, não podem ser prejudicados por empresas de telefonia que oferecem serviços de internet, mas, ao mesmo tempo, têm serviços concorrentes”, prossegue Molon. A livre concorrência na internet, assim, está garantida. Os sites mais acessados serão sempre aqueles que oferecerem o melhor conteúdo e não os que você consegue navegar com mais velocidade, pois esta terá de ser a mesma, variando apenas de acordo com o pacote de dados adquirido pelo usuário.

Mais segurança na rede

O Marco Civil também trará mais segurança para a internet. Em casos de comentários ofensivos contra a honra de uma pessoa, a vítima poderá recorrer de forma direta a um Juizado Especial para determinar que as ofensas sejam retiradas do ar de forma rápida. Por outro lado, se você fizer críticas a um político, empresário ou qualquer tipo de autoridade, esses comentários só poderão ser retirados do ar por meio da Justiça, e não por uma simples notificação ou pressão da pessoa que foi criticada, garantindo a liberdade de expressão. Em caso de ofensa à honra de uma pessoa ou da destruição de sua imagem por perfis falsos, a partir do Marco Civil, com o que se chama de “guarda de logs”, será mais fácil de identificar e punir o autor do dano. “No ano passado, duas jovens se suicidaram após terem fotos íntimas divulgadas na internet. O Marco Civil inibirá essa prática por facilitar a identificação do criminoso”, explica Molon.

O Exadrista Ruan brilha em Joinville

Ruan Lucas Alves Gonçalves 
O Fraiburguense Ruan Lucas Alves Gonçalves de apenas 16 anos, do colégio Cefrai, brilhou na etapa do Circuito Aberto do Brasil, torneio válido também como Semifinal do 3º do Campeonato Estadual Absoluto. A competição aconteceu em Joinville entre os dias 01 a 04 de maio e reuniu vários jogadores de referencia Estadual e Nacional. Ao todo foram 69 participantes dos estados de SC, PR, SP, RS, RJ e até um jogador do Paraguai, o grande mestre Neuris Delgado, que se sagrou campeão da competição com sete vitórias em sete partidas.  Nosso menino de ouro disputou sete partidas, venceu quatro: Guilherme Alfredo de São Bento do Sul, Hugo Caetano de Foz do Iguaçu/PR, Icaro Jesus de Itapema e o Mestre Fide Charles Gauche de Itajaí. Empatou com Bruno Starke de Joinville e perdeu para o Grande Mestre paraguaio Neuris e para o Mestre Internacional Roberto Molina de Itajaí. Destaque para as vitórias sobre Hugo que disputou o Mundial Universitário ano passado e sobre o fortíssimo Mestre Charles que já foi campeão Estadual adulto.    Ao final Ruan sagrou-se Campeão em sua categoria (sub 16 anos), 10º lugar na classificação geral e ainda levou uma graninha para casa. Uma excelente participação do atleta da FME/ACXF fez partidas dificílimas enfrentou três mestres e ainda venceu um deles.    Nesse próximo final de semana, entre os dias 08 a 11 de maio, Ruan e Nayele Manfioletti Straginski (17 anos, estudante do colégio Gonçalves Dias) estarão em Três Rios (RJ) para disputar o Campeonato Brasileiro da Juventude, competição que apontará os campeões Brasileiros nas categorias sub 16 e 18 anos e que classificará os campeões para o Campeonato Mundial na África do Sul em setembro.  Ainda no dia 10 de maio a equipe Fraiburguense segue rumo a Lacerdópolis para disputar a 3ª etapa do Circuito Regional Professor Alvino Junior. Serão 30 enxadristas acompanhados por 10 pais. Na 1ª e 2ª etapa nossa cidade levou o título de cidade campeã geral.  Esse é o xadrez, levando o nome de Fraiburgo nos quatro cantos do Estado e do País.

03/05/2014

Comissão Fraiburguense obtém garantia de construção de escola

Foto oficial do encontro com o secretário estadual da educação
O Vice Prefeito de Fraiburgo  Juliano Costa classificou como proveitosa a viagem realizada a Florianópolis na companhia de vereadores e membros de associações populares com o objetivo de buscar apoio para Construção da Escola Estadual no bairro São Miguel, em Fraiburgo. Na reunião ocorrida dia 30/04 com o Secretário da Estadual de Educação, a comissão Fraiburguense obtive a garantia da obra. Agora a Secretaria fará a análise da viabilidade do terreno e acompanhará o processo por recursos no Ministério da Educação. Escola de ensino médio integral e com a seguinte a estrutura: 12 salas de aulas, laboratórios de química, física, biologia e informática, biblioteca, anfiteatro, auditório e ginásio de esportes. Prazo máximo de dois anos para pleno funcionamento.  Este é mais uma prova que quando todos os segmentos sociais se unem a obra acontece.

30/04/2014

Escritora Catarinense encontra-se com estudantes de Videira

EEB Josefina Caldeira de Andrade promove encontro entre a 
escritora catarinense e alunos

Buscando incentivar a prática da leitura entre os alunos, a Escola de Educação Básica Josefina Caldeira de Andrade, pertencente à Gerência Regional de Educação (Gered) de Videira, realiza na próxima quarta-feira, 30, o lançamento do livro Nossas Criações e Imaginações e, promove também, um encontro com a premiada escritora catarinense Eloí Elisabete Bocheco. Segundo a gerente regional de Educação, Rita de Cássia Soares, ambos os eventos integram o projeto de Leitura da Escola.   No período matutino e vespertino, Eloí estará presente na escola para conversar com alunos e professores sobre suas obras, sobre sua rotina de escritora e a importância da leitura. Eloí tem diversas publicações premiadas e, desde junho de 2013, a escola trabalha as obras da escritora com os alunos, inclusive o educandário na compra dos livros para que o trabalho pudesse ser realizado. “Tanto os alunos quanto os professores se encantaram com as histórias e poesias da autora. Todo trabalho desenvolvido em sala de aula de leituras e interpretações culminará com um dia de socializações entre os alunos e a escritora Eloí Elisabete Bocheco”, explicou a diretora da escola, Maristela Lang Ferraz.   Já no período da noite será realizado o lançamento do livro Nossas Criações e Imaginações, uma coletânea de produções de alunos, professores e pais, composta por poesias, desenhos, textos coletivos, quadrinhas, artigos, crônicas. Toda comunidade escolar está convidada para participar do evento. Ao final, será distribuído um exemplar do livro para cada família da escola.  O livro teve o apoio financeiro da Associação de Pais e Professores (APP).    “A parceria com a APP foi fundamental para a concretização deste livro. Além disso, possibilitou ações que enriqueceram e valorizaram a produção dos nossos alunos, tornando significativo também o trabalho pedagógico envolvido. Mostramos aos alunos que o hábito de ler precisa ser prazeroso, abre portas para um mundo cheio de encantos e melhora o desempenho escolar” frisou Maristela. A diretora destacou também o empenho e comprometimento dos professores durante todo o projeto.   De acordo com Rita, a Gered desenvolve este projeto em todas as unidades escolares da região de Videira, sempre enfatizando os valores e experiências de cada instituição. “Incentivamos o desenvolvimento de projetos de leitura nas escolas, pois temos ciência da importância da leitura na vida dos alunos. Neste sentido, cada escola tem autonomia para desenvolver o projeto de acordo com a sua realidade escolar. Com isto, surgiram variadas formas de organização e estratégias muito criativas em torno da leitura e do livro”, justificou, acrescentando que esta movimentação literária da EEB Josefina Caldeira de Andrade é um exemplo disto.


Eloí Elisabete Bocheco

Eloí nasceu em 1955, em Zortéa, interior do Estado de Santa Catarina, onde morou até seus 12 anos.  É formada em Letras pela Universidade de Passo Fundo-RS e pós-graduada em Alfabetização e Metodologias de Leitura. Atuou como alfabetizadora, professora de Língua Portuguesa e Literatura da rede estadual de ensino. Trabalhou também como animadora da biblioteca escolar, foi coordenadora do ensino de língua e literatura, dentre outras atividades ligadas ao ensino. O texto literário foi sempre o grande aliado na tarefa de criar a corrente de paixão pela leitura, e na criação de uma memória literária na vida de crianças e jovens com quem conviveu nos anos de magistério. Iniciou na literatura escrevendo crônicas para o Jornal A Notícia de Joinville. O primeiro livro infantil editado foi Uni...Duni...Téia,  depois deste, já publicou 12 livros.     Com o livro Beatriz Em Trânsito, conquistou o 1º Lugar na terceira edição do Prêmio "Casa de Cultura Mario Quintana", na categoria Literatura Juvenil, no ano de 2006. Por duas vezes (2003, 2011), foi vencedora do Prêmio Leia Comigo!, da Fundação Nacional do Livro Infantil e Juvenil, com as narrativas “Não vá embora, Clarice!” (2003) e “Doses de Sonho” (2011), entre outros importantes prêmios

Master Fraiburgo perde de 2 X 1 em Joaçaba

No ultimo sábado 26/04/2014, a equipe do Master Fraiburgo foi ate a cidade de Joaçaba onde enfrentou a ótima equipe do Frey Bruno onde e perdeu o jogo pelo placar de 2 x 1. O Master cumpre folga no sábado 03/05, voltando a jogar somente no dia 10/05/2014 contra o Master de Caçador as 16 horas no estadio Macieirão  em Fraiburgo.


Na assembléia Reno entra em licença e assume Eni Voltolini


Em atenção à política de revezamento implantado pelo Partido Progressista na sua bancada na Assembleia Legislativa do Estado de Santa Catarina, o deputado Reno Caramori (PP)  cedeu cadeira nessa terça-feira ao deputado Eni José Voltolini. O parlamentar que assume tem formação como engenheiro agrônomo, é natural de Corupá e já exerceu mandatos como deputado estadual e federal. 
No Governo do Estado, ocupou o cargo de engenheiro da Cidasc - Companhia Integrada de Desenvolvimento Agrícola de Santa Catarina e foi também secretário adjunto de Agricultura e secretário de Estado da Saúde. O deputado Reno cede espaço no plenário e nas comissões permanentes, mas segue trabalhando no gabinete, com a mesma equipe que vem atuando nos últimos anos.