24/03/2014

Master Fraiburgo empata em Piratuba

No ultimo sábado 22/03/2014, a equipe do Master Fraiburgo foi ate a cidade de Piratuba onde enfrentou a boa equipe do Master daquela cidade, e num jogo muito equilibrado depois de estar vencendo o jogo acabou cedendo o empate pelo placar de 02 x 02. Os gols do Master foram marcados pelo atleta Marquinhos. Logo apos o jogo houve a tradicional jantar de integração entre as equipes. O próximo compromisso do Master Fraiburgo será sábado dia 29/03/2014 na localidade de Bom Sucesso a partir das 16:00 contra um seleciona Master das cidades de Videira e Treze Tílias.

23/03/2014

Brasil pode enfrentar falta de água

Mais da metade dos municípios brasileiros podem ficar sem água em 

2015, segundo a Agência Nacional

Luana Lourenço

Dono do maior potencial hídrico do planeta, o Brasil corre o risco de chegar a 2015 com problemas de abastecimento de água em mais da metade dos municípios. O diagnóstico está no Atlas Brasil – Abastecimento Urbano de Água, lançado ontem pela Agência Nacional de Águas (ANA). O levantamento mapeou as tendências de demanda e oferta de água nos 5.565 municípios brasileiros e estimou em R$ 22 bilhões o total de investimentos necessários para evitar a escassez.    Considerando a disponibilidade hídrica e as condições de infraestrutura dos sistemas de produção e distribuição, os dados revelam que em 2015, 55% dos municípios brasileiros poderão ter déficit no abastecimento de água, entre eles grandes cidades como São Paulo, Rio de Janeiro, Salvador, Belo Horizonte, Porto Alegre e o Distrito Federal. O percentual representa 71% da população urbana do país, 125 milhões de pessoas, já considerado o aumento demográfico.   “A maior parte dos problemas de abastecimento urbano do país está relacionada com a capacidade dos sistemas de produção, impondo alternativas técnicas para a ampliação das unidades de captação, adução e tratamento”, aponta o relatório.     O diretor-presidente da ANA, Vicente Andreu, disse que o atlas foi elaborado para orientar o planejamento da gestão de águas no país. Segundo ele, como atualmente mais de 90% dos domicílios brasileiros têm acesso à rede de abastecimento de água, a escassez parece uma ameaça distante, como se não fosse possível haver problemas no futuro. “Existe uma cultura da abundância de água que não é verdadeira, porque a distribuição é absolutamente desigual. O atlas mostra que é preciso se antecipar a uma situação para evitar que o quadro apresentado [de déficit] venha a ser consolidado”, avalia.   De acordo com o levantamento, as regiões Norte e Nordeste são as que têm, relativamente, os maiores problemas nos sistemas produtores de água. Apesar de a Amazônia concentrar 81% do potencial hídrico do país, na Região Norte menos de 14% da população urbana é atendido por sistemas de abastecimento satisfatórios. No Nordeste, esse percentual é de 18% e a região também concentra os maiores problemas com disponibilidade de mananciais, por conta da escassez de chuvas.     O documento da ANA calcula em R$ 22,2 bilhões o investimento necessário para evitar que o desabastecimento atinja mais da metade das cidades brasileiras. O dinheiro deverá financiar um conjunto de obras para o aproveitamento de novos mananciais e para adequações no sistema de produção de água.    A maior parcelas dos investimentos deverá ser direcionada para capitais, grandes regiões metropolitanas e para o semi-árido nordestino. “Em função do maior número de aglomerados urbanos e da existência da região do semiárido, que demandam grandes esforços para a garantia hídrica do abastecimento de água, o Rio de

Janeiro, São Paulo, a Bahia e Pernambuco reúnem 51% dos investimentos, concentrados em 730 cidades”, detalha o atlas.     “Esperamos que os órgãos executores assumam o atlas como referência para os projetos. Ele é um instrumento de planejamento qualificado, dá a dimensão de onde o problema é grande e precisa de grandes investimentos e onde é pequeno, mas igualmente relevante”, pondera Andreu.    Além do dinheiro para produção de água, o levantamento também aponta necessidade de investimentos significativos em coleta e tratamento de esgotos. O volume de recursos não seria suficiente para universalizar os serviços de saneamento no país, mas poderia reduzir a poluição de águas que são utilizadas como fonte de captação para abastecimento urbano.    Andreu espera que o diagnóstico subsidie a elaboração de projetos integrados, compartilhados entre os órgão executores. “Ao longo do tempo, o planejamento acabou se dando apenas no âmbito do município, que busca uma solução isolada, como se as cidades fossem ilhas. É preciso buscar uma forma de integração, de planejamento mais amplo, preferencialmente por bacia hidrográfica”, sugere o diretor-presidente da agência reguladora.   “Ainda não estamos no padrão de culturas que já assumiram mais cuidado com a água. Mas estamos no caminho, e o atlas pode ser um instrumento dessa mudança”. (Agência Brasil).

Discussão termina com um morto, um ferido e quatro na delegacia

Uma guarnição da PM que estava na delegacia registrando um boletim de Maria da Penha chegou rapidamente ao local. Uma testemunha que presenciou todos os fatos e possuía uma câmera na bolsa conseguiu fotografar o acusado empreendendo fuga em um veículo VW Gol de cor verde. De posse da placa do veículo foi fácil para a PM localizá-lo na Rua Luiz Tortato (Caçador-SC) em frente a casa da proprietária.    Tendo chegado ao local onde estava o carro, os policiais encontraram duas pessoas próximas a ele, dentre as quais estava uma mulher que conduzia o veículo e um rapaz de aproximadamente 25 anos. Ao serem interrogados ambos acabaram relatando que teriam deixado os outros elementos em uma casa na Rua Moema.   Indo ao endereço revelado, as guarnições lograram êxito e prenderam os dois envolvidos e também a arma utilizada para efetuar os disparos. Nela havia seis munições, duas intactas e quatro deflagradas. Diante dos fatos a PM conduziu os quatro envolvidos até a Delegacia de Polícia da Comarca de Caçador. Eles ficaram a disposição do delegado de plantão. (Fonte Portal CDR - Caçador - SC).





22/03/2014

Deputado Reno Caramori participa da reunião sobre obras em atraso

O presidente da Comissão de Transportes e Desenvolvimento Urbano, deputado Reno Caramori (PP), representou a Assembleia Legislativa na reunião promovida pela Fiesc, quinta-feira 20 de março, em sua sede, onde foram avaliados atrasos nas obras em execução no estado. A reunião, convocada através da Câmara de Transporte e Logística da Fiesc, teve a presença da diretoria da construtora Espaço Aberto Ltda., responsável por várias obras com o cronograma atrasado, atualmente em execução em Santa Catarina e no Estado do Rio Grande do Sul. A atuação da construtora é questionada no Rio Grande do Sul, onde é responsável por obras de reforma do aeroporto internacional Santos Dumont, em Porto Alegre.  Em Santa Catarina, a Espaço Aberto é questionada pelo atraso nas obras de restauração da Ponte Hercílio Luz, de duplicação da Sc-403, de acesso a Ingleses, na ampliação do Aeroporto Internacional Hercílio Luz, na duplicação das rodovias de acesso ao Sul da Ilha e ao novo aeroporto e na construção do hospital da Base Aerea de Florianópolis.   No encontro, O engenheiro Honorato Tomelin, que há décadas acompanha as obras da ponte, fez um relatório sobre a atual situação e as perspectivas de sua recuperação. Coube ao engenheiro Cornelius Unruh, diretor de planejamento da Espaço Aberto, explicações sobre o novo cronograma das obras na Ponte Hercílio Luz, apresentado pela Espaço Aberto e em análise pelo governo do estado.   Como presidente da Comissão de Transportes da Alesc, o deputado Reno levou para o encontro uma relação que elaborou sobre outras obras sendo executadas e que igualmente estão em atraso, no interior do estado de Santa Catarina.

 

19/03/2014

“O PMDB é a salvação da democracia; suja, mas muito nossa.”


 ARNALDO JABOR

Fala, PMDB!

"Sem nós, a presidenta não faz nada! Não pensem vocês que estamos de brincadeira. Esses soviéticos não aprendem... Tentaram enrolar o PTB, logo com quem? – o ‘cobra’ criada Jefferson, que os botou para correr. Sei que o plano da presidente(a) é combater nosso excesso de poder.  Não adianta; em nosso ‘blocão’, além dos ‘nanicos’, nós temos os grandes mestres, os faixas pretas do país: Sarney, o eterno, a fênix Renan, e agora o implacável Eduardo Cunha, tantos...   Estamos no Executivo, sim, mas o comandante Temmer não sacia nossa fome. E o Temmer é o tipo de vice que ‘não aporrinha’, mas nós aporrinharemos, sim.  Esses comunas pensam que a gente é babaca. Temos séculos de aprendizado. O PMDB é uma das mais belas florações de nossa história. Temos interesses, claro. Queremos cargos e ministérios importantes, porque sem nós não tem comuna que se dê bem. Não é assim que essa tigrada do PT fala: ‘os fins justificam os meios’?. Pois é, nós somos os meios. No entanto, os fins são deformados pelos meios e de ‘meios’ acabaremos sendo ‘fins’. Sentiram a profundidade do PMDB? Não há casamento sem interesse. É belo e progressista o interesse. O desprendimento, a honestidade alardeada são hipocrisia de teóricos. Já foi o tempo em que o PT nos dominava, debaixo de destemperos e esculachos da presidenta. Vocês acham que vamos sair em campanha para reeleger essa mulher antipática, brizolista? Vamos é defender a democracia com nossos métodos tradicionais em que a vaselina e o ‘toma lá dá cá’ sempre levaram o país para a frente.  O Eduardo Cunha, que era o ‘coisa ruim’, virou ‘coisa linda’, pois ele é um técnico, um expert tenaz em acochambramentos e perfídias brasilienses. Antes, nossas revoltas eram desorganizadas, sem rumo. Edu nos devolveu o orgulho e consolidou um projeto de militância.   E nossos fins são frutos de uma grande tradição brasileira que os maldosos chamam de ‘corrupção’, quando são hábitos incrustados em nossa vida como a cana, o forró, nossos bigodes que chamam de bregas, as ancas das amantes risonhas com ouro tilintando em pescoços e pulsos, diante da palidez infeliz de nossas esposas.    Vocês não entendem que isso é a cara do país? Vocês reclamam de nossa voracidade. E os milhares de glutões petistas – mais de 100 mil – que invadiram o batatal do poder para comer tudo?   O PMDB é um exército de amigos unidos – qual o mal? Admire a beleza superior desse patrimônio espiritual que nós possuímos, tanto em nosso partido como nas alas aliadas.   E tem mais: nós do PMDB temos um projeto sim para este país... Um projeto muito mais pragmático, mais progressista que esses dogmas de 1917 do Dirceu e outros – abstrações ridículas como ‘igualdade’, ‘controle social’, ‘comitês centrais’, ‘palavras de ordem’.   ‘Nosso projeto é mais Brasil. São coisas nossas, muito nossas...’ como cantou o Noel. Nosso projeto é uma girândola de malandragens, de negociatas que deixam cair pelas brechas, pelas frestas, fecundas migalhas de progresso. É isso: tudo que houve de bom no país foi fruto de malandragens, do adultério entre o privado e o público.   Não, cara, não há corrupção no PMDB – trata-se apenas da continuação de um processo histórico. O dinheiro que arrecadamos em emendas do Orçamento, em gorjetas justas de empresas e burocratas, esse dinheiro sempre foi a mola do crescimento do país. Haveria Brasília sem ela?   Onde estaríamos nós? Na roça de um país agropastoril? Essa é a eterna verdade desde a colônia, tão eterna quando a miséria que sempre haverá. Querem o quê? Que fiquemos magros também, que dividamos nossas conquistas com os que nada têm? Quando eu faço uma piscina azul em meio à seca, não é crueldade, porque é preciso que alguém tenha piscina na caatinga para que a dor dos miseráveis seja suportável. A vida do pobre ganha um sentido hierárquico: ele está embaixo, mas se consola porque alguém vive feliz em cima. Vamos olhar para a outra face da beleza: a alegria de ver a grande arte dos lucros fabulosos, as mandíbulas salivando a cada grande negócio fechado, o encanto dos shoppings de luxo, o eufórico alarido dos restaurantes, os roncos de jet-skis à beira-mar, a euforia dos almoços de conchavos... Tudo isso doura o nosso progresso.    Portanto, não nos venham com papos de inclusão social. É tudo lero-lero para enrolar o povão. O PT não gosta do povo, não. O PT só gosta dele mesmo e de um poder imaginário no futuro que ninguém sabe qual é. Não fizeram uma mísera reforma estrutural, só houve shows de Lula na mídia e PACs irrelevantes. E nos chamam de ‘reacionários’; eles é que são.    Bolivarianismo caboclo não admitimos. Jamais viraremos a Venezuela, como querem o Rui Falcão, que já está lá puxando o saco do Maduro, e o Marco Aurélio Garcia, o último dos bolcheviques, para quem ‘tudo vai bem na Venezuela, apesar do exagero da mídia conservadora’. Nossa estratégia é mole, embuçada, insidiosa, mas muito eficaz.   A classe dominante deste país é uma grande família, unida por laços de amizade total, mesmo que definhe sob nossos pés a massa de escravos em seus escuros mundos.   Nós somos muito mais Brasil do que esse bando de comunas que chegaram aí, com um sarapatel de ideias feitas por um leninismo mal-lido e um getulismo tardio. Querem nos colar a pecha de ladrões, mas, por exemplo, quem comprou uma refinaria para a Petrobras no Texas por um bilhão e duzentos milhões de dólares que não vale nem US$100 milhões? Quem comprou? E o esquema da Holanda? Quem está jogando bilhões (quanta propina...) em estádios? Eles roubaram e roubam muito mais, e a gente fica com a fama?    No entanto, sou otimista – acho, sim, que a aliança PT-PMDB poderá ser doce e linda. Mas, do nosso jeito, pois na infraestrutura de nosso passado de donatários ninguém toca.

“O PMDB é a salvação da democracia; suja, mas muito nossa.”



18/03/2014

Fortes chuvas evidenciam a defasagem do sistema de esgoto em Fraiburgo

Um problema que foi exaustivamente explorado durante a campanha eleitoral ficou evidente hoje durante  uns 40 minutos de chuva no centro e na periferia. 

Por volta das 15 h 00 min de hoje (18) nuvens negras se formaram no céu, o dia quase virou noite, e não demorou muito a chuva começou a cair torrencialmente. Com cerca de 20 minutos de chuva já se registrava diversos pontos de alagamento pela cidade.   No bairro São José um carro quase ficou completamente submerso. No mesmo bairro um muro não aquentou a força da enxurrada e desmoronou, fazendo com que a água represasse dentro de uma residência. No centro da cidade várias ruas ficaram alagadas, comerciantes e a comunidade fizeram um grande esforço para salvar seus estoques. Os Bombeiros receberam várias ligações de emergência, solicitando ajuda para erguer os móveis dentro das residências.   Na SC-355, próximo ao bairro São Sebastião, terras e pedras caiaram sobre a pista formando um longo congestionamento de carro nos dois sentidos da via. Não há registro de feridos.  Segundo moradores e comerciantes atingidos essa ocorrência já vem sendo anunciada há muito tempo, pois cada vez que chove os sistemas de esgotos são defasados e insuficientes. 





Fraiburgo é Campeão da 1ª etapa do Circuito Regional de Lacerdópolis

Fraiburgo dominou a categoria  Sub-10 - Campeão, 2º e 4º lugar
Sábado, 15 de março, a equipe da ACXF-Associação Clube de Xadrez Fraiburgo/FME conquistou o título geral da 1ª etapa do 14º Circuito Regional de xadrez Rápido de Lacerdópolis, denominado esse ano de CIRCUITO PROF ALVINO JUNIOR. Uma homenagem (in memoriam) ao professor que iniciou o trabalho com o xadrez em Fraiburgo e contribuiu muito para o crescimento do esporte também no Estado.   A competição reuniu 139 enxadristas de 12 municípios da região. Fraiburgo participou com 33 enxadristas que foram acompanhados por 8 pais, sendo que 20 atletas subiram no pódio, com destaque para Eduardo Peroza campeão sub 10 masculino invicto com seis vitórias, Valesca Hoeckler campeã sub 10 femenino, João Vitor Dalanhol campeão sub 12 masculino e Ruan Lucas Alves Gonçalves campeão sub 18 masculino. No geral

Eduardo Peroza campeão sub 10 masculino invicto 
Fraiburgo conquistou o título com 91 pontos e foi seguido por duas potências do Estado, Concórdia em 2º lugar com 62 pontos e Lages em 3º lugar também com 62 pontos.  Esse resultado mostra que o trabalho de base está sendo muito bem feito em Fraiburgo através das escolinhas da FME. Novos talentos surgem a cada ano. Além de campeão sub 10 da 1ª etapa, Eduardo Peroza levou para casa outro troféu, campeão sub 8 anos do 13º Circuito de Lacerdópolis em 2013.    A 2ª etapa já está marcada, será no dia 13 de abril (domingo) na cidade de Fraiburgo. Um total de 8 etapas (4 em Fraiburgo e 4 em Lacerdópolis), que definirão os Campeões da 14ª edição do Circuito Regional Alvino Junior. 





Master Fraiburgo venceu em casa a equipe de Brunópolis

Equipe do Master Fraiburgo completa
No ultimo sábado (15/03/2014) as 16 h 00 min no estádio Maceirão, a equipe do Master Fraiburgo contando com praticamente todos os jogadores venceu a boa equipe de Brunópolis. Os visitantes comandados pelo jogador e professor Vande foram derrotados pelo placar de 2 x 0. Os gols da equipe de Fraiburgo foram marcados pelos atletas Gilmar e Negretti. O próximo compromisso do Master será dia 22/03/2014 as 16h00min contra a excelente equipe do Master de Piratuba, campo a ser definido.