05/03/2014

Buracos abertos na rua oferecem risco aos caminhões

O incidente aconteceu na manhã de hoje (05) envolveu o caminhão VW/16.220 placas IJD- 8886 de São João da Urtiga- RS. Segundo Clair Corazza, condutor do caminhão, o mesmo manobrava o bruto após fazer uma entrega no Supermercado Zornitta, quando derrubou a roda dianteira do veículo em um buraco que este aberto junto à calçada do passeio que do acesso a área de descarga do estabelecimento.   Populares que residem próximo ao local do ocorrido disseram que não é a primeira vez que acontece de um veículo cair no buraco, "no início do ano um automóvel de passeio também caiu neste buraco", disse uma testemunha que não quis se identificar.  Nossa equipe de reportagem irá apura de quem é a responsabilidade de deixar o buraco aberto e inseguro.


Elói Regalin presidente da SANEFRAI disse que a responsabilidade de fechar o dito buraco é do proprietário do prédio, "pois o buraco foi feito sem autorização da SANEFRAI ou da Prefeitura. O dono do prédio abriu o buraco com a intenção de fazer reparos no sistema de fossa e não nos comunicou", finalizou Regalin. 

MASTER Fraiburgo perde em casa

No ultimo sábado (01/03/2014) as 16h00min no estádio da ART - Associação esportiva e recreativa Trombini, a equipe do Master Fraiburgo com vários desfalques acabou perdendo o jogo para a equipe do Master de Ibicare pelo placar de 3x1. O gol da equipe de Fraiburgo foi marcado pelo atleta didio. No proximo sabado a equipe do Master estará de folga, voltando a jogar no dia 15/03/2014 em Fraiburgo contra a equipe do Master de Brunopolis. A diretoria do Master Fraiburgo vem a publico agradecer a Fundação Municipal de Esportes na pessoa de seu superintendente  "  Billy" pelo apoio incondicional que tem dado a equipe do Master, e tambem a toda sua equipe por deixar o estadio da ART em perfeitas condições de jogo. Da mesma forma o agradecimento a diretoria da ART na pessoa do " Silvio" pela liberação do estadio e de toda a infraestrutura daquela associação para as equipes usarem.

01/03/2014

Karatecas de Fraiburgo trocam carnaval por Gashuku

Gashuku é um treinamento intensivo e isolado de Karatê com o objetivo de aprimorar as artes marciais feitos durante períodos de feriado prolongado.



Cesar Malinoski, Paulo Mota, Luiz Coelho e Gerson Fischer
Nossa equipe de reportagem encontrou-se com Sensei Paulo Mota e com Sensei Luiz Coelho em Fraiburgo no dia 28-02 no Restaurante Aroma’s. O objetivo deste encontro foi conhecer um pouco mais sobre o GASHUKO.  Paulo Mota é o representante do estilo Shito Ryu no Brasil e vem como instrutor do curso.  É o 14º ano que ele durante o carnaval realiza esses treinamentos na cidade de Fraiburgo.  Ele afirma que tem notado a grande expansão o estilo Shito Ryu na região, além do melhoramento técnico, o que falta agora para o amadurecimento deste esporte é o investirmos nos atletas de ponta.  No Gashuko é mesclado o treinamento, é realizado agraduação e no final há um ganho no aprimoramento técnico.  Segundo Paulo Mota: “todo projeto precisa ter começo, meio e fim”.  O fim é quando exportamos Atletas de Ponta, aquele que sai com nível para seleção brasileira, aqui em Fraiburgo tem muitos atletas com este potencial, precisamos criar os meios (investimentos) para que eles não precisem desistir no meio do caminho.  O Gashuko está sendo realizado no Dojô Cidadão do Futuro no bairro São Miguel com cerca de 130 atletas e vai até dia 03 de março.   Desde hoje já está marcado para o ano que vem o GASHUKO-2015, que deve ultrapassar a casa dos 200 atletas.



27/02/2014

Ex-deputado estadual Dagomar Carneiro visita amigo jornalista em Fraiburgo

Dagomar Carneiro, Jeruza Moreira e Cesar Malinoski
O Ex-deputado Estadual Dagomar Carneiro, hoje filiado no PSB (40), de passagem a trabalho por Fraiburgo convidou o amigo Jornalista Cesar Malinoski e sua esposa Jeruza Moreira para tomar um café na padaria local.   Entre tantos assuntos a conversa principal foi à intenção de ele retomar sua carreira política.   Dagomar deixou bem claro que é pré-candidato a deputado estadual pelo seu novo partido, na eleição passada recebeu mais de 25 mil votos tornando-se suplente do PDT, partido em que estava filiado na época.  Dagomar disse: “que apesar de não ter tido nenhum mandato nesse período, manteve contato com seus amigos e seus eleitores, e acredita que pode repetir ou aumentar sua marca”.  Permaneceu por duas horas em Fraiburgo e seguiu para outros compromissos em cidades vizinhas.  Dagomar enquanto deputado criou o Programa de Reflorestamento do Pinheiro Brasileiro (Araucária) no estado de Santa Catarina. O projeto que tem como objetivo garantir a perpetuação da espécie, promovendo a sua conservação, bem como a possibilidade de exploração econômica da espécie que até então era proibida. A nova lei permite aos proprietários de terras que possuem Araucárias localizadas de forma isolada e fora da Área de Preservação Permanente (APP) promover o aproveitamento madeireiro mediante reflorestamento, hoje o projeto está sendo reavaliado por estancia superior. 

Palestra sobre saúde alimentar acontecerá no SITRUFRAI


Tribunal de Justiça afasta deputado Titon da presidência da ALESC

Deputado Titon afastado da Assembleia do estado
Ao decidir pelo afastamento do deputado Romildo Titon (PMDB) da presidência da Assembleia, o Tribunal de Justiça de Santa Catarina (TJ/SC) julgou que, caso ele se mantivesse no cargo, haveria grave risco à instrução criminal e à credibilidade da Justiça na condução do processo da Operação Fundo do Poço.    Responsável pela medida liminar, o desembargador Trindade dos Santos atendeu ao pedido do Ministério Público de Santa Catarina. Consta como razões principais do afastamento o fato de Titon, na presidência da Assembleia, ter nomeado como chefe de gabinete Lissandra Duwe Pasetto, mulher de Evandro Carlos dos Santos, ex-diretor de Tecnologia e Informação da Assembleia e um dos 46 denunciados na Operação.  Além disso, o TJ/SC leva em consideração que três testemunhas do caso são funcionárias comissionadas da Assembleia.   Outro ponto observado pelo TJ/SC é uma gravação durante a investigação em que o empresário denunciado  Luciano Dal Pizzol afirma que quando Titon assumisse a presidência "passaria a exercer mais diretamente influência junto aos órgãos estaduais, quando então poderiam os interesses da empresa de perfuração de poços de sua propriedade ser melhor preservados".

O  outro lado da história:  Versão do Deputado Titon (Áudio)